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Crítica

Ouvimos: Marshall Allen, “New dawn”

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Ouvimos: Marshall Allen, “New dawn”

O “novo amanhecer” de Marshall Allen não é apenas uma mera figura de linguagem. Saxofonista e multi-instrumentista, comandante da Arkestra do jazzista espacial Sun Ra desde a morte dele (ocorrida em 1993), ele lança New dawn, sua estreia solo, aos cem (!) anos. Deve ser o único caso de músico que começou uma carreira, ou pelo menos uma nova fase de carreira, nesta idade. E a vitalidade, necessária para o início de uma outra história, salta aos olhos e ouvidos nos 40 minutos do álbum.

Marshall, antes de ser um músico excepcional, era um dos discípulos mais aplicados de Sun Ra, um sujeito que misturava jazz, espiritualidade, afrofuturismo, papos extraterrestres e protesto. No documentário Sun Ra: A joyful noise, dirigido por Robert Mugge, Sun aparece na porta da Casa Branca, em Washington DC, soltando o verbo: “Estou sentado em frente à Casa Branca olhando para o outro lado da rua, e não vejo a Casa Negra. Você não pode ter nada sem seu paralelo e seu oposto. Isso é algo que as pessoas da Terra desconhecem”, vociferou.

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New dawn, um disco de jazz espiritualista e (vá lá) psicodélico, deixa transparecer essa relação com as ideias do mestre de Marshall em títulos de músicas, e em escolhas musicais. African sunset, uma jazz-bossa espacial, representa o nascer do dia com música introspectiva e solar, e com um zumbido de um theremin, que volta e meia surge na faixa. E aparece também em Angels and demons at play, jazz ocultista em que baixo e bateria circulam em meio a solos de Allen e sua turma – Michael Ray e Cecil Brooks (trompete), Jamaaladeen Tacuma (baixo), Bruce Edwards (guitarra) e George Gray (bateria), entre outros.

A música título, única faixa a ter letra, conta com os vocais de Neneh Cherry e é um jazz gospel mágico e dissonante, pregando que “um novo amanhecer espera por você”. Sonny’s dance traz todo o caos ordenado pregado pela Arkestra, assumindo um clima menos intranquilo na sequência. Are you ready é som de big band, que adquire um aspecto sinfônico e mágico quando as cordas entram. Destaque também para o afro-jazz de Boma, aberta com baixo e percussão, abrindo caminho para a entrada de metais.

Cem anos de vida, mais de sete décadas de música. E, ainda assim, Marshall Allen segue olhando para frente, sem esquecer do passado. New dawn não é um ponto final, é mais um capítulo de uma jornada cósmica que continua a nos surpreender.

Nota: 10
Gravadora: Mexican Summer
Lançamento: 14 de fevereiro de 2025.

Crítica

Ouvimos: Cicero – “Uma onda em pedaços”

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Cícero retorna com Uma onda em pedaços, indie pop brasileiro que mistura acolhimento, introspecção e arranjos inventivos.

RESENHA: Cícero retorna com Uma onda em pedaços, indie pop brasileiro que mistura acolhimento, introspecção e arranjos inventivos.

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O novo disco de Cicero tem várias origens: a pandemia, a desfragmentação que abateu todo mundo com ela, a passagem do tempo (desde 2020 ele não lançava um novo álbum de inéditas – por sinal, Cosmo, lançado naquele ano, foi seguido pelo isolamento pandêmico). Uma onda em pedaços, de certa forma, é um retrato do tempo desfragmentado, em que muita coisa acontece e cabe a todo mundo fazer a coleta dos sentimentos, do que ficou, do que trouxe vitórias, do que trouxe dificuldades.

Boa parte do material do disco remete a esse tipo de experiência, abrindo com Cícero se apresentando aos antigos fãs e a quem ainda não o conhece (Pássaro nave), dando espaço à busca por acolhimento (Mente voa) e falando sobre a difícil tarefa de dominar os pensamentos ruins (Tranquilo). Muitas letras de Uma onda em pedaços soam como frases que dizemos para nós mesmos quando precisamos ficar mais calmos, criando imagens que trazem paz.

  • Ouvimos: Dora Morelenbaum – Pique
  • Ouvimos: Pablo Lanzoni – Aviso de não lugar

Musicalmente, Cicero, auxiliado pelos arranjos de cordas, parece buscar fazer um indie pop brasileiro com pegada. Em faixas como Pássaro nave, as cordas têm funcionamento rítmico – algo que remete a Lincoln Olivetti, por exemplo, mas sem o clima disco dos arranjos desse último. Mente voa literamente voa, com clima lo-fi, som de música gravada no quarto, e um rap na letra. Sem dormir, gravada ao lado de Duda Beat (e feita para ela cantar) une nordeste e synthpop. Ela disse chega a lembrar Abilio Manoel, pela união de folk e brasilidade, e pelo clima visionário da letra – tudo acrescido de sopros, e de micropontos de jazz.

Cícero adota também um clima de pop adulto, ainda que mais experimental e minimalista, em Dia vai – que chega a lembrar Paralamas do Sucesso – e no clima bossa-pop de Ausência e Lucille. Já Meu amigo Harvey, inspirada no filme de mesmo nome (Henry Koster, 1950) e em histórias sobre desconexão total provocada pelo excesso de tecnologias, tem algo de rock psicodélico atual, com melodia circular e batida dançante. Uma onda em pedaços é marcado pelo tom introvertido de Cícero, mas busca novas criações de design musical.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 9
Gravadora: Independente
Lançamento: 6 de agosto de 2025

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Crítica

Ouvimos: The Dirty Nil – “The lash”

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Punk + metal afiado, o novo The Dirty Nil equilibra energia e surpresas melódicas, com letras diretas e sem meias-palavras.

RESENHA: Punk + metal afiado, o novo The Dirty Nil equilibra energia e surpresas melódicas, com letras diretas e sem meias-palavras.

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A capa do disco novo do The Dirty Nil é daquelas que você gosta de cara: parece uma demo velha em K7, com tudo feito à mão. Nem sempre, vale dizer, o som dessa banda canadense é uma grande surpresa: a proporção é de três, quatro músicas ótimas e várias apenas razoáveis, nos discos anteriores deles. The lash, quinto disco, organiza e equilibra um pouco a balança.

Apostando num punk + metal que nem sempre prima pela originalidade, eles enchem de garra canções como Gallop of the hounds, a sombria Fail in time e a galopada Do you want me?, além de They wont beat us, punk melódico com narrativa heróica. O que vale a pena no Dirty Nil são as surpresas que volta e meia aparecem, como a melódica That don’t mean it won’t sting e a nostálgica e 60’s Spider dream.

Também merece destaque o fato do grupo não ficar em cima do muro, nem em atitude, nem em letras. I was a henchman aponta para falsos deuses. A ótima Rock and roll band avisa sobre as trapaças do mercado da música e sobre a pobreza generalizada do circuito roqueiro: “quer estar numa banda de rock / com sua foto no Instagram? (…) / tem alguém ficando rico / e não é você”. This is me warning ya, só com voz, guitarra e cordas, fala sobre depressão. Um punk rock fiel a si próprio e que sente a passagem do tempo.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8
Gravadora: Dine Alone Records
Lançamento: 25 de julho de 2025

  • Ouvimos: Amyl and The Sniffers – Cartoon darkness
  • Ouvimos: Wet Leg – Moisturizer

 

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Crítica

Ouvimos: Cesar Roversi – “Re verso”

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Cesar Roversi mistura jazz e MPB em Re verso, com samba, valsa, soul e frevo-jazz em arranjos orgânicos.

RESENHA: Cesar Roversi mistura jazz e MPB em Re verso, com samba, valsa, soul e frevo-jazz em arranjos orgânicos.

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Acompanhado por músicos como André Marques no piano, Rodrigo Digão Braz (bateria); Alberto Luccas (baixo), Carolina Cohen (congas), o saxofonista Cesar Roversi exibe sua visão da mistura entre jazz e MPB no disco Re verso, formado por temas extensos – alguns deles já gravados por ele em outros lançamentos.

Cesar trabalhou em projetos como Hermeto Pascoal Big Band, Banda Mantiqueira e Nelson Ayres Big Band, e seu currículo inclui trabalhos com Leny Andrade, Toninho Horta, Leila Pinheiro, Francis Hime, e outros. O repertório viaja entre samba, jazz e valsa em Quarteto ternário, e os voos instrumentais põem as melodias para correr em faixas como Lá na gafieira e o samba-forró-jazz Jabutunga. Portal do Sabiá tem ares de soul e samba, e No fio da navalha guia a sonoridade para o frevo-jazz. Um disco sem truques de produção, em que a música orgânica é que manda.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8,5
Gravadora: Independente
Lançamento: 18 de julho de 2025.

  • Ouvimos: Antonio Neves – De Las Nieves
  • Ouvimos: Sergio Reze Falando Música Quarteto – Um olhar interior

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