Do quarteto original do Velvet Underground, sobraram só dois músicos vivos: o violista John Cale e a baterista Mo Tucker (Lou Reed, cantor e guitarrista, foi-se em 2014, e o baixista Sterling Morrison morreu em 1995). E a dupla Mo e Cale encontrou-se para tocar I’m waiting for the man, do disco The Velvet Underground & Nico, primeiro da banda (1967) durante o concerto Grammy Salute to Music Legends. Olha aí um trecho da apresentação, que já vazou e foi divulgado pela Rolling Stone.

O encontro aconteceu em junho no Beacon Theatre de Nova York e rolou em meio a shows de homenagem aos premiados de honra ao mérito do evento. O show de Mo e Cale vai ao ar lá fora pelo canal PBS às 9h da manhã (hora local dos EUA), mas você pode acompanhar ao vivo por esse site. No vídeo acima, Cale cantou os vocais que eram de Lou Reed e tocou teclado. Mo tocou percussão junto com a banda do músico.

E além do Velvet, os homenageados, entre outros, foram Nina Simone (Whoopi Goldberg fez uma aparição para receber o prêmio em nome dela), Sly Stone, Dionne Warwick, Charley Pride, Jimmie Rodgers, a compositora e produtora Thom Bell e o executivo Mo Ostin.