Notícias
Parabéns para “Earthling”, de David Bowie – vinte aninhos hoje
O POP FANTASMA relembra diariamente alguns discos que estão fazendo aniversário. Os textos serão escritos e postados com total desrespeito ao velho apetite do jornalismo por datas redondas, clássicos indiscutíveis (opa, alguns dos que vamos colocar são clássicos sim) e efemérides de meter medo.
Por ordem cronológica: uma curiosidade que faz anos hoje, dia 3 de fevereiro, é o clássico álbum (mais lá fora que no Brasil) “Love story” (1971), do entertainer John Williams. Williams lançou a célebre faixa-título no disco, e ela dividiu espaço na tracklist com artistas “jovens” (o cantor tinha pra mais de 40 anos quando esse disco saiu) como George Harrison e James Taylor…
… “Difficult to cure” (1981), quinto disco do Rainbow e pesadelo de muitos fãs radicais, também faz aniversário. Ronnie James Dio já estava circulando por aí com seu trabalho solo e o vocalista foi Joe Lynn Turner foi recrutado por Richie Blackmore para ficar à frente do grupo. A faixa-título, que você já conhece, tocou sem parar no rádio…
https://www.youtube.com/watch?v=PF86yezj6Ao
… Parabéns também para “Powerlight” (1983), disco do Earth, Wind & Fire, do hit “Fall in love with me”…
… E para o segundo disco do The Firm, banda que reunia Jimmy Page (Led Zeppelin) e Paul Rodgers (Bad Company, Free). “Mean business” saiu há 31 anos…
… “Of chaos and eternal night”, EP do Dark Tranquility, faz 22 anos..
… “Earthling”, de David Bowie, completa 20 anos – e é o disco de “I’m afraid of americans” (epa) e “Little wonder”…
… “Freak show”, segundo disco do Silverchair, também tá fazendo 20 anos. Em homenagem à classe política brasileira, peguem aí “Lie to me”…
… e vai rolar a festa para “Too much information”, quinto disco do Maximo Park, lançado em 2014.
Lançamentos
Lovnis: punk lo-fi e garageiro em “Running out of luck”, novo single
Lovnis é uma banda brasileira radicada em Berlim – e que já foi até entrevistada pelo Pop Fantasma. O grupo abriu inicialmente espaço como duo, formado por Murilo Sá e Amanda Longo, e ao mudar-se para a Alemanha, virou um trio, acrescentando o baterista Putti. O single novo, Running out of luck, vai para os lados do punk, tem influências confessas de bandas como The Jam e Buzzcocks, e uma cara garageira, típica das bandas indies dos anos 1990 e 2000.
“É uma música que fala sobre estar perdido e sem rumo”, diz o grupo, enfatizando que a ideia no novo single foi dar uma ambientação lo-fi, como se fosse um som gravado em fita K7.
Lançamentos
Ibibio Sound Machine lança EP eletrônico com remixes, “The black notes”
Responsável por um ágil afro-funk eletrônico, unido com sabedoria synth-pop, a banda britânica Ibibio Sound Machine já havia lançado um álbum neste ano, o ótimo Pull the rope (resenhamos aqui). Para marcar o segundo semestre de 2024, a banda vem com mais um lançamento, e com algumas diferenças. O EP The black notes, curto e com quatro faixas, mostra o lado mais eletrônico do ISM, levando um design sonoro mais clubber ao som da banda – sem largar de lado os arranjos de metais e o clima afrobeat.
O disco tem só duas faixas novas, Black notes e Honey bee – essa última soando como um desdobramento house do som de artistas como Fela Kuti e o grupo Osibisa. As duas últimas são remixes de duas faixas de Pull the rope, a música-título (remexida em clima funk-house por Captain Planet) e Got to be where U are (que traz o “U” do nome mudado para “you” mesmo, e ganha ambientações psicodélicas no remix do Vanguard).
“Black notes e Honey bee são dois lados da mesma moeda — dança soulful e uma versão eletrônica do highlife para 2024. O remix funky de afro house do Captain Planet em Pull the rope” e a versão ácida de Got to be who U are do Vanguard completam a seleção”, completa a banda no texto de lançamento.
Lançamentos
Applegate anuncia segundo álbum com single sobre ansiedade
Lançando uma série de singles antes do segundo álbum, prometido para breve, a banda paulistana Applegate solta Acalmei, música que une características de pós-punk e sons eletrônicos, e cuja letra parte “da ansiedade como o grande problema social dos tempos atuais”.
“A música pode ser entendida assim como seu refrão: um grito que alivia o peso de problemas comuns a todos nós”, completa o grupo no texto de lançamento do single. Entre as inspirações da banda, estão grupos como Unknown Mortal Orchestra, Boogarins, Pink Floyd e DIIV.
O primeiro álbum da banda, Movimentos regulares, saiu em 2019. O segundo, que vai ter várias participações, traz, segundo o grupo, uma mistura de ritmos eletrônicos, sons brasileiros e sonoridades próximas do indie pop e do rock alternativo.
-
Cultura Pop4 anos ago
Lendas urbanas históricas 8: Setealém
-
Cultura Pop4 anos ago
Lendas urbanas históricas 2: Teletubbies
-
Notícias7 anos ago
Saiba como foi a Feira da Foda, em Portugal
-
Cinema7 anos ago
Will Reeve: o filho de Christopher Reeve é o super-herói de muita gente
-
Videos7 anos ago
Um médico tá ensinando como rejuvenescer dez anos
-
Cultura Pop8 anos ago
Barra pesada: treze fatos sobre Sid Vicious
-
Cultura Pop6 anos ago
Aquela vez em que Wagner Montes sofreu um acidente de triciclo e ganhou homenagem
-
Cultura Pop7 anos ago
Fórum da Ele Ela: afinal aquilo era verdade ou mentira?