Já ouviu falar de quando os Sex Pistols falaram “fuck” na TV em 1976 e provocaram a ira de alguns telespectadores? Bom, teve mais gente antes deles: em 19 de agosto de 1969 uma mocinha nada recatada e nada do lar, Grace Slick – vocalista do Jefferson Airplane – foi a primeira pessoa da história a falar a palavra na frente das câmeras.

grace-slick-creem

O ato aconteceu um dia depois do festival de Woodstock, quando a banda apresentou a canção “We can be together” no “Dick Cavett Show”. A música era o lado B do single “Volunteers” e estava no álbum também chamado “Volunteers” – o sexto da banda e um dos primeiros discos da história do rock a serem gravados em 16 canais.

A letra, uma das mais politicamente aguerridas da banda, fazia referência ao grupo anarquista Up Against The Wall Motherfuckers. Sentada sobre uma série de discos bem sucedidos, a turma do Jefferson Airplane conseguiu manter as palavras “fuck”, “motherfucker” e “shit” no disco sem problemas – no single lançado em abril de 1969 com “We can be together”, o “motherfucker” surgiu enterrado na mixagem, mas ainda era audível.

Olha o vídeo aí.