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Sete nomes por trás de “DAMN.”

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Kendrick Lamar, capa de "DAMN"

É provável que você já tenha ouvido o disco novo do rapper Kendrick Lamar, “DAMN.”. Se não, tá aí uma ótima oportunidade para fazer isso.

Já ouviu tudo? Aproveite e confira aí sete nomes que estão por trás, voluntariamente ou não, do novo álbum de Kendrick, que reúne um impressionante time de produtores e convidados.

VLAD SEPETOV. Quer ter uma arte feita pelo cara que fez a capa do disco novo de Kendrick? Só falar com ele em seu próprio site. Morador de Los Angeles e formado em design pela Universidade de Washington, Seattle, ele fez também as capas dos dois álbuns anteriores de Kendrick e trabalhou em gravadoras como Harvest e Interscope. Em sua conta do Instagram, ele põe alguns de seus trabalhos.

https://www.instagram.com/p/BRYrKUljp97

MIKE WILL MADE IT. O nome verdadeiro dele é Michael Len Williams II. Americano da Georgia, ele tem um currículo bem grandinho, que inclui produções detrap feitas para vários artistas sulistas de hip hop, além de singles como “Black Beatles” (Rae Sremmurd), “Pour it up” (Rihanna), “Love me” (Lil Wayne), “Body party” (Ciara), “We can’t stop” (Miley Cyrus) e outros. No novo de Lamar, produziu “HUMBLE”,”DNA” e “XXX” (ao lado de DJ Dahi, Sounwave, Top Dawg e B?kon).

THUNDERCAT. O baixista participou muito dos dois discos anteriores de Kendrick, mas dessa vez tocou baixo apenas em “FEEL”. A parada do momento é seu novo disco autoral,”Drunk”. Mas ele disse que gravar discos próprios e colaborar nos dos outros tem o mesmo peso, “à medida em que você quer estar envolvido”.

GERALDO RIVERA. O veterano apresentador de TV, ao comentar na Fox News sobre o show de Kendrick no Bet Awards – em que ele cantou “Alright” e fez um improviso sobre brutalidade policial – criticou o radicalismo do rapper e disse que o estilo “tem feito mais mal aos jovens afro-americanos que o racismo, nos anos recentes”. Lamar sampleou a fala de Rivera nas três primeiras faixas do disco, “BLOOD”, “DNA” e “YAH” e na terceira, diz que “a Fox News quer usar meu nome por percentagens/digam a Geraldo que este crioulo tem ambição”. Rivera ouviu e respondeu que Lamar, ao lado de Drake, é um dos maiores astros do rap atual, mas que o estilo “engendra uma mentalidade de ‘nós contra eles'”.

U2. O grupo participa – e acaba na coautoria – de uma das músicas mais destacadas do disco, “XXX”, em que Kendrick bate um papo com um amigo que teve o filho assassinado. O produto saiu da equipe de Lamar, chegou às mãos de Michael Len Williams II (o popular Mike Will Made It), que tentou de tudo para que os interlúdios do cantor Bono Vox soassem bem na pista, e foi finalizado novamente por Lamar e sua turma. Num papo com o portal BuzzFeed, Mike disse que tinha conhecido Bono um tempo antes, apresentado por Jimmy Iovine (cabeça da Apple Music) durante um almoço, mas não o reconheceu. “Claro que eu sabia quem era o U2, mas não tinha reconhecido quem estava na mesa comendo junto comigo. Jimmy mandou um: ‘Você sabe quem é este, não?’. E eu: ‘Cara, sem desrespeito, mas não'”.

9th WONDER. Com trabalhos acumulados com Mary J. Blige, Jean Grae, Wale, Jay-Z, Murs, Drake e outros, o produtor, DJ e rapper Patrick Denard costuma se inspirar (e samplear) Al Green e Curtis Mayfield em suas produções. No disco novo de Lamar, ele colabora na produção da faixa de encerramento, “DUCKWORTH”. O cineasta independente Kenneth Price passou um ano cobrindo cada detalhe da vida de Patrick e daí saiu o filme “The wonder year”.

RIHANNA. A cantora aparece em “LOYALTY”. Em entrevista à revista The Fader, Lamar conta que sempre quis trabalhar com ela. “Amo tudoa respeito de Rihanna. Artisticamente, ela representa as mulheres, não apenas para que elas sejam elas próprias, mas para que elas se expressem, da mesma maneira como ela se expressa”.

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Faixa a faixa: LuizGa, “Real cinema” (EP)

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Faixa a faixa: LuizGa, "Real cinema" (EP)

Com uma sonoridade bem acústica e brasileira, Luiz Gabriel Lopes, o LuizGa, estreia com o EP Real cinema, lançamento do selo independente Pequeno Imprevisto. Um disco que teve suas faixas apresentadas ao longo de 2024, e que reúne um pouco do calor do “ao vivo” com o clima certinho das gravações em estúdio, já que LuizGa buscou inovar ao captar as canções. As cinco faixas foram feitas a partir de takes ao vivo gravados no Teatro do IX Mundo, em São Paulo, em 2023. Ele e o produtor Otávio Carvalho adicionaram material ao que já havia sido feito.

“É um disco que pega aquele quente do take ao vivo, aquela imprecisão viva, mas descontextualizando um pouco o tradicional ao vivo e passando a usar isso mais como matéria prima. E isso me pareceu bem interessante como abordagem de produção musical”, explica LuizGa, que já tem três álbuns solo gravados desde 2010, além de dois EPs e alguns singles. Ele também é fundador das bandas Rosa Neon e Graveola, e tem trabalhos ao lado de Luiza Brina e Maglore.

“A junção de ao vivo com estúdio trouxe uma personalidade muito interessante na sonoridade, que a gente achou com os efeitos sonoros acrescentados às bases gravadas ao vivo. Destaco também a presença do violinista português João Silva, que aparece em três das cinco faixas. Ele criou arranjos maravilhosos, todos gravados posteriormente em Barcelona, na Espanha”, complementa Luiz, que apresenta uma parceria com a mineira Clara Delgado (Quadrante) e uma canção escrita em idioma originário, Yame awa kawanay, feita por Maxi Huni Kuin e Daniela Sales Pereira Kaxinawa.

Abaixo, LuizGa comenta as canções do EP. Ouça em sua plataforma favorita.

“O QUE EU QUERO PRO MUNDO”. “Nessa época, eu estava fazendo uma residência em Lisboa, na Fábrica Braço de Prata, e morava numa caravana do lado de fora do prédio da fábrica. Lembro que no fim de um dia de trabalho, já era noite, eu sentei com o violão e me veio essa letra, como uma manifestação das coisas que estavam passando na minha cabeça naquele momento. É uma música que logo se tornou – pela clareza do texto mesmo – um pequeno amuleto pra mim. Uma espécie do profissão de fé, do que que a gente quer pro mundo, pra nossa vida, desenvolvimento da nossa sensibilidade como seres humanos nessa planeta tão maravilhoso que a gente vive”.

“QUADRANTE”. Eu estava em Portugal e tinha acabado de terminar um relacionamento. Fiz a melodia e mandei para a Clara Delgado, que é uma escritora, poeta e letrista maravilhosa de Belo Horizonte. E ela fez essa letra, que é meio de saudade, meio de coração partido, de memórias, de lembranças”.

Quadrante é uma alusão direta ao mar e à navegação. É um instrumento com o qual você checa a linha do horizonte. É um formato clássico de parceria, muito consagrado na música popular brasileira. Eu tenho alguns parceiros letristas com quem componho com alguma regularidade, e a Clara Delgado é uma dessas pessoas. Ela é uma artista, escritora e poeta que tem esse hábito de escrever letras de música. Isso exige uma sensibilidade muito específica, e ela tem isso muito consolidado. Com a Clara, as experiências tem sido muito bonitas, muito bem sucedidas. Você ouve a música e sente a integração entre melodia e palavra. Ela tem um feeling muito interessante de achar o assunto da melodia”.

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“APRENDER A PERDER”. “É uma música que tem batido muito forte nos shows. Ela parece criar uma conexão emocional com as pessoas através dessa ‘universalidade da vulnerabilidade’. Esse sentimento que, apesar de ser profundamente humano, talvez não encontre muita referência no cancioneiro produzido mais recentemente. E como todas as músicas desse disco, Aprender a perder também foi produzido a partir de um take ao vivo de voz e violão gravado durante um show, sobre a qual foram acrescentadas pequenas camadas sutis de alguns poucos elementos de paisagem de sonora, como os violinos do João Silva. Ele imaginou, performou e gravou um arranjo fabuloso de cordas”.

“ABYA AYALA”. “Comecei a escrever há muito tempo atrás e ela ficou numa espécie de limbo das canções não-terminadas. Parecia sempre faltar ou sobrar alguma coisa. Mas eu sempre quis que essa música falasse sobre a misteriosa natureza de liberdade do espírito sul-americano, especialmente aqueles de matrizes indígenas. Abya ayala é uma expressão que historicamente considerada um dos grandes nomes que o continente tinha numa linguagem originária, antes da invasão dos europeus”.

“Esse desejo de falar disso tem, claro, muito a ver com o meu encontro com o povo Huni Kuin. Os trabalhos que eu tenho feito em parceria com ele nos últimos seis anos, modificaram minha forma de ver a arte, a música, a minha própria música e a minha forma de fazer música. Escrevi ela em espanhol, o que não é muito usual pra mim, mas é algo que tem se tornado mais comum recentemente”.

“YAME AWA KAWANAY”. “É uma canção Huni Kuin, cuja letra é na língua Hantxa Kuin, que é um idioma originário, com melodia de uma jovem artista da aldeia, Maxi Huni Kuin, que foi aluna das residências artísticas que eu tenho feito por lá. É uma canção que sempre teve um impacto muito grande pra mim. Acho a melodia muito forte e muito bonita”.

“Eu me lembro deles cantando na aldeia, era sempre muito emocionante. E aí eu tive a feliz surpresa de ter alguns integrantes do grupo Kayathibu em São Paulo na mesma data em que eu estava gravando a apresentação ao vivo que gerou as bases desse disco. E sem muito planejamento, eu os chamei para participar e pintou a ideia de cantarmos juntos essa música. Ali tem a voz da Maspã, que na altura da gravação tinha de 8 para 9 anos. Estavam ainda o pai dela, Txana Tuin, e Yura Shane e Shane Saite, todos integrantes do grupo e parentes entre si. E essa música se tornou uma espécie de portal quântico do disco, é quase uma vinheta que abre um outro espaço sonoro dentro do EP”.

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No Bass No Love: duo eletrônico fala de ansiedade no single “Tudo ao mesmo tempo”

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No Bass No Love: duo eletrônico fala de ansiedade no single "Tudo ao mesmo tempo"

O No Bass No Love, duo eletrônico de Hortolândia (SP), já apareceu no Pop Fantasma – quando participou da coletânea Fragmentos, lançada no ano passado pelo selo Paranoia Musique, com repertório dedicado ao Setembro Amarelo.

Dessa vez, Fernando Anastácio (baixo e synths) e Grazi Correa (vocal e controladora), adiantam o primeiro álbum com o single Tudo ao mesmo tempo, que eles definem como “um hino para os tempos modernos”, e que une elementos de synth pop e disco-punk – destacando a combinação entre sujeira e tons pop na gravação e mixagem. “A música captura a sensação de sobrecarga e a busca por equilíbrio em meio ao caos”, afirma o duo (“procure respirar/tudo acontece ao mesmo tempo/e eu sei que vai passar”, diz a letra).

Tudo ao mesmo tempo foi gravada e produzida de forma totalmente independente pela banda e mixada no Estudio Level 10 por Pedro Gambá, guitarrista da banda Djamblê. E já tem até clipe. Confira abaixo.

Foto: Divulgação.

 

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Ouvimos antes: Bel Medula, “Giro” (EP)

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Ouvimos antes: Bel Medula, “Giro” (EP)

Com exclusividade para o Pop Fantasma, o duo gaúcho Bel Medula – formado por Isabel Nogueira e Luciano Zanatta (LucZan) – adianta as músicas de seu novo EP, Giro, que chega às plataformas nesta quinta (12 de setembro). Um material que a dupla acredita ser um pequeno interlúdio no que eles vinham fazendo, e na história que levou a discos como A dança do caos (2023). No texto de lançamento, o duo faz questão de explicar que está convidando seu público para “uma nova dança” (e de fato, é um disco bem dançante e variado).

O material do EP traz canções feitas há um tempinho. A mais recente, Quebrada do tempo, foi feita há dois anos. A mais antiga, Teus olhos, foi composta há duas décadas. “Este ano nos dedicamos a dar forma a energias criativas que estavam fluindo há um tempo, em paralelo ao fluxo dos shows dos álbuns anteriores. Giro é substantivo e verbo, é passagem. E continua de onde o álbum anterior parou”, conta Isabel, explicando como o conceito de Giro foi criado.

Mario Arruda assina a produção musical do disco, gravado entre novembro de 2023 e janeiro de 2024, e cujo trabalho foi marcado, segundo o próprio produtor, por muita experimentação no estúdio. Ouvindo Giro, fica claro: Não vem de garfo que hoje é sopa, a faixa de abertura, inspirada na frase da música Nem vem que não tem (imortalizada por Wilson Simonal) traz uma cara mais samba-rock para o som da dupla. De repente senti-me tão besta, na sequência, combina batida funkeada, um baixo que é a cara do Roxy Music, e senso melódico herdado da jovem guarda – a dupla enfatiza que as guitarras têm uma cara meio Beach Boys.

O lado B do disco traz Quebrada do tempo, quase um synth pop nortista – a inspiração, diz a dupla, veio das canções de Dona Onete – aberto por uma vinheta com o mesmo nome da faixa, de teor quase psicodélico. Teus olhos, dos versos “eu não esqueço não/foram teus olhos que me deixaram na solidão”, fecha o disco unindo indie rock e o lado Norte-Nordeste da jovem guarda (Reginaldo Rossi é citado como influência na música, surgida de uma ideia de LucZan, imaginando um personagem compondo uma música sobre coração partido).

Você pode conferir o disco antes de todo mundo aí embaixo. A capa de Giro, que você viu lá em cima, tem foto de Lau Baldo e arte de Vinicius Angeli.

  • Mais Bel Medula no Pop Fantasma aqui.

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