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Crítica

Ouvimos: Camila Cabello, “C, XOXO”

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Ouvimos: Camila Cabello, "C, XOXO"
  • C, XOXO é o quarto álbum da cantora norte-americana Camila Cabello, e é o primeiro disco dela após sua saída da Epic Records.
  • Ao contrário do que vinha acontecendo com os discos anteriores da cantora, o novo disco vem sendo colocado no escaninho do “pop alternativo”. Tanto que a Rolling Stone disse que ela se aproxima agora do hiperpop – estilo considerado como sendo de vanguarda.
  • Várias músicas do disco foram estreadas ao vivo em 23 de junho durante o show de Camila no Rock In Rio Lisboa – foi, por acaso, o primeiro show completo da cantora em dois anos.

Vai ser difícil você achar alguma resenha do disco novo de Camila Cabello que não cite, nem que seja de levinho, o disco novo de Charli XCX, Brat. A começar porque Charli, que é uma ex-colaboradora de Camila – ela co-escreveu Señorita, hit de 2019 dividido por Camila e seu então namorado Shawn Mendes – parece ter sido seguida de perto pela ex-integrante do Fifth Harmony.

O nome do novo disco de Camila parece uma brincadeira com o nome de Charli. Tanto esse C, XOXO quanto Brat têm uma cor chamando bastante a atenção na capa (no caso de Brat, “verde-brat” já virou até uma variação da cor verde em alguns cantos). E Camila, uma cantora que já disse querer ser um “bom exemplo” para as meninas que ouvem seus discos, deu uma invertida braba no novo álbum: ganhou uma imagem mais próxima da garota-moleque, provocadora, que Charli encarna em seu último álbum. Charli, evidentemente, já percebeu que sua I got it foi ligeiramente lembrada pela cantora em I luv it, single do novo disco.

A música pop vem ganhando uma cara nova em lançamentos mais recentes. O papo pode ser até o dançar-até-derreter, e as paixões não correspondidas comuns ao estilo, ou temas como empoderamento. Mas se for pra falar a mesma coisa da mesma forma, não adianta nada. Da mesma forma que o revival dos anos 80 pegou há alguns anos, hoje em dia discos têm que ter roteiros interessantes, músicas quase serializadas, vinhetas. Ou coisas que parecem colar cacos de histórias e dão a cara não apenas do disco como também do artista – algo que se aproxima mais do hip hop e do indie pop. Outro caminho: discos pop feitos por pessoas campeãs em causar empatia nos fãs, como o clima “gente como a gente” de Taylor Swift.

No caso, temos aqui uma cantora que abriu os trabalhos querendo ser um padrão, e que de uma hora para outra levanta a bandeira dos sem-padrão. O que pode ser uma baita mudança ou pode ser apenas alguém tentando ser quem não é – mais fácil rolar a segunda opção. Mas musicalmente C, XOXO é mais genérico do que memorável, parecendo mais uma colagem mal feita de duas visões de pop: a da música feita para estourar de qualquer jeito e a do pop metido a artístico. É o que se ouve no hit I luv it, no festival de autotune de Chanel nº 5 (interrompido por um som torto de piano, soando fora de rotação, arma típica do pop indie) e no trapzinho de Dream girls, por exemplo.

O que dá pra ouvir do disco novo de Camila: Pink xoxo é uma vinheta “celestial” bem interessante, cheia de sintetizadores. B.O.A.T. é uma baladinha triste com vocais repletos de agudinhos. Pretty when I cry é, digamos, um encontro entre Billie Eilish e Shakira, se é que isso é possível. Hot uptown, com Drake, é bacana. O The Guardian afirmou que Camila parece desconfortável no disco novo, como se vestisse uma roupa que não combina com ela. Não exatamente: o reposicionamento da cantora no mercado é que deveria ter acontecido com mais estudo, menos pressa, com uma abordagem mais certeira e menos genérica da latinidade pop, e com mais verdade. Ou com mais tempo para tudo em C, XOXO parecer verdade.

Nota: 5
Gravadora: Geffen/Interscope.

Crítica

Ouvimos: Julien Baker e Torres, “Send a prayer my way”

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Julien Baker e Torres, “Send a prayer my way”

Do clima confessional, indie e quase sempre ruidoso das carreiras solo de Julien Baker e Torres, só sobrou o confessional nesse disco em dupla, Send a prayer my way, voltado para o country. E surgido de algo que parece o “vamos marcar” típico do Rio de Janeiro, com as duas virando-se uma para a outra após um show em 2016, e dizendo “vamos fazer um disco juntas?” (três anos depois, numa mensagem de texto, o lance evoluiu para “vamos fazer um disco country?”, ideia que ainda levaria um tempo para se concretizar).

O começo de Send a prayer my way até engana e dá a entender que as duas resolveram seguir fielmente tal proposta. Dirt une violão, guitarra e cordas numa música que fala sobre relacionamento enrolado e abusivo, The only marble I’ve got left é uma balada country sobre gente encrenqueira (“está é uma musiquinha sobre ser maluca e um pouco estranha”, andaram dizendo as duas). Daí para a frente, Julien e Torres entregam-se a um metacountry que soa mais como country de roqueiro, ou como as experiências soft rock que Julien fez no disco do Boygenius. E a graça do disco é justamente essa: é o country delas, com a cara delas, sem estatuto.

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O som fica mais urbano na canção de amor-até-o-fim Sugar in the tank, na música para beber e brigar Bottom of a bottle, e daí para diante muito do som de Rumours, do Fleetwood Mac, bate em faixas como Downhill both ways e No desert flower, duas músicas em clima montanhês. Tape runs out e Off the wagon, por sua vez, são duas canções com ar pinkfloydiano, enquanto Showdown é uma balada de violão que tem até algo de Dear Prudence, dos Beatles, na abertura.

Send a prayer my way é um disco country que se conecta com o rock – não o oposto, vale dizer. E que usa o storytelling do country para bater fundo no imaginário queer. Tuesday, uma canção que fala sobre um namoro que naufragou por causa de pressão familiar, culpa religiosa e homofobia, é um dos melhores exemplos disso. Torres e Julien contam a história da perspectiva de quem sofreu mas tudo é passado (“por uma década deixei você viver na minha cabeça / mas com esse exorcismo, coloquei nossa história para dormir / e mais uma coisa: se você ouvir essa música / diga pra sua mãe ir chupar um ovo”, um recado malcriado para a Tuesday, a garota do título).

Goodbye baby, por sua vez, encerra o disco respondendo a todas as canções de Send… com amor tranquilo e felicidade (“o mundo não parou de girar / porque ela está indo embora por um tempinho / graças a deus, hoje à noite, aquela mulher / ela está voltando para casa, para mim”). Um disco que cruza fronteiras musicais, e reorganiza tudo.

Nota: 9
Gravadora: Matador Records
Lançamento: 18 de abril de 2025.

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Crítica

Ouvimos: Eugenia Cecchini, “Ay, amor!” (EP)

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Ouvimos: Eugenia Cecchini, “Ay, amor!” (EP)

Atriz e cantautora, Eugenia Cecchini estreia com um EP quase conceitual sobre paixões que não se realizam. Ay, amor! é repleto de ótimas harmonizações vocais, não tem medo de se arriscar no brega (com canções aboleradas e os dois pés na sofrência, em letra e melodia) e abre com Eugenia mergulhando, virtualmente, nas marítimas Peixe e Um mar. Nessa última, uma canção de piano-e-teatro que remete a autoras como Fátima Guedes, ela recorre às profundezas para falar de um amor intenso, no qual alguém pode se afogar.

Ay amor! surge puxado pelo single Relampeia, um “xote de Sampa” (como Eugenia define), que mistura elementos nordestinos com o ruído e o caos poético da metrópole – uma canção de descobertas amorosas, de fascínio pelo feminino, e de amores que quase deram certo. A faixa-título é uma bela moda sertaneja abolerada, com viola, percussão e letra que fala sobre um amor platônico, conturbado, que “seria fácil mas é melhor deixar pra lá”. No final, Venus do amor vem com ritmo funkeado e jeitão de pop radiofônico adulto.

Nota: 8
Gravadora: Independente/Tratore
Lançamento: 28 de abril de 2025.

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Crítica

Ouvimos: Puma June, “A woman that they want” (EP)

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Ouvimos: Puma June, “A woman that they want” (EP)

Musicalmente o EP da canadense Puma June é pop-de-quarto (ou melhor, de armário: ela gravou todas as faixas dentro de um, embaixo da escada de casa), texturizado, volta e meia soando como uma mescla de indie pop atual e neo soul noventista. A woman that they want une esse design sonoro com referências duras e cruas a respeito de feminismo e de expectativas da sociedade sobre mulheres, em faixas como o indie pop oitentista My body my problem e a balada de piano Love comes & goes, que remete a uma época em que o médico de Puma disse que talvez ela não pudesse ter filhos.

Nobody, do verso “se eu não posso ser eu mesma / não posso ser ninguém” e Bad habits investem também numa onda próxima do soul, enquanto Mama don’t know, com certo aspecto latino, chega a lembrar Marina Sena em alguns momentos. No encerramento, a balada Never satisfied e o soft pop Somebody’s dream parecem conectar-se com o som de Clairo, mas apresentando tino musical voltado para o pop adulto de trinta anos atrás. A woman that they want é um bom começo, e um indício de que para Puma June, urge criar uma noção cada vez mais própria de pop.

Nota: 7,5
Gravadora: Independente
Lançamento: 7 de março de 2025.

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