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Quando o filme de Woodstock causou polêmica na África do Sul

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Quando o filme de Woodstock causou polêmica na África do Sul

Tem uma história polêmica sobre o documentário do festival de Woodstock, dirigido por Michael Wadleigh. O filme passou em países que muita gente não faz ideia. Se para quem morava nos Estados Unidos e não pôde ir ao festival, aquilo tudo parecia um sonho dentro de outro sonho, imagine o que acontecia em países um tanto quanto imunes a novidades.

Na Grécia, sob governo militar, o documentário de 1970 foi agendado para exibição em cinema em praça pública – a polícia chegou na hora e quis impedir, mas rolou. No Japão, igualmente, Woodstock, o filme, fez um sucesso enorme, até porque ninguém no país sabia coisa alguma sobre o festival, daí o filme virou “o festival”.

Flyer japonês do filme Woodstock

Flyer japonês do filme Woodstock

Já na África do Sul, que vivia sob o regime do apartheid (que separava negros e brancos), há certa controvérsia sobre o que aconteceu com o filme. É certo que não ficou tudo muito normal. No livro Woodstock, de Pete Fornatale, o diretor Michael Wadleigh jura que o filme foi inicialmente proibido e depois foi liberado. Mas com ressalvas. “O filme tinha sido tão popular – estamos falando de uma época de Apartheid – que as pessoas na África do Sul quiseram muito vê-lo e fizeram pressão para isso. Claro que havia artistas negros no palco, o que era proibido. Não se podia ter artistas negros e brancos juntos no palco ou mesmo alternando-se separadamente”, recordou.

Wadleigh foi ao país, escapou de ter seus cabelos compridos raspados no aeroporto (era um procedimento comum na África do Sul na época), deu várias entrevistas (surpreendeu-se de depois ver apenas “comentários inócuos” publicados) e… o pior ainda estaria por vir. A censura local cortou, segundo o diretor, todos os artistas negros do filme. E qualquer cena da plateia onde houvesse um negro. Santana, que tinha músicos negros em sua banda, também desapareceu do filme.

Essa história é a versão do diretor. Há controvérsias sobre o que realmente aconteceu no país. O radialista, colecionador de discos e executivo de gravadora sul-africano Benjy Mudie disse ao The Herald que viu o filme em seu país na época e jura que ninguém cortou as cenas dos artistas negros. “Vi o DVD e as cenas que foram cortadas foram as de nudez e as cenas mais ostensivas de consumo de drogas”, recordou.

Seja como for, Wadleigh diz que não deixou de passar outros maus bocados na África do Sul. A começar porque aquele clima todo fez com que ele se interessasse pela história do Apartheid. O cineasta acabou fazendo filmes clandestinos sobre o regime separatista, e voltou ao país algumas vezes. Numa dessas, ele diz ter quase morrido.

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“Numa das vezes em que estive lá, estava num carro com um famoso cineasta e jornalista quando fomos atingidos por um caminhão. Fiquei em coma num hospital e quase morri, como ele também. O acidente foi obra da polícia secreta. Enquanto estávamos hospitalizados, eles tiraram o equipamento de filmagem que estava no carro, depois foram na casa desse cara e confiscaram tudo. Quando tive alta, me puseram na prisão e me disseram: ‘Você pode sair do país ou continuar preso’. Foi isso”, disse Wadleigh.

Se você chegou até aqui, pega aí uma entrevista bem interessante com Wadleigh em 2010. Ele também dirigiu filmes de baixo orçamento como My girlfriend’s wedding (em 1969), um documentário sobre Janis Joplin (Janis, de 1974, que passou até na TV no Brasil várias vezes), um filme de terror (Wolfen, de 1981) e depois passou a fazer filmes sobre desenvolvimento sustentável.

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Tangarella: uma pornochanchada com Jô Soares e Paulo Coelho (!)

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A carreira de Jô Soares como ator incluiu um filme que pediu para ser trash e ficou três vezes na fila: Tangarella, a tanga de cristal era uma pornochanchada soft lançada em 1976, dirigida e escrita por Lula Campello Torres, e que tinha o humorista interpretando uma espécie de mordomo trapalhão (Erasmo), meio viciado em participar de concursos, que trabalhava para uma família disfuncional e falida, e que complementava a renda trabalhando como consultor sentimental numa revista.

A grande curiosidade é a participação de ninguém menos que Paulo Coelho (!), naquele que talvez seja seu único papel no cinema, interpretando Avelar, um garotão meio vida-torta. Numa das cenas, Paulo aparece sentadão numa poltrona, lendo um exemplar da revista Vampirella. Por acaso, Cachorro urubu, parceria dele com Raul Seixas, aparece na trilha do filme (na interpretação de Raul no disco Krig ha bandolo, de 1973).

Tangarella: pornochanchada de 1975 com Jô Soares e Paulo Coelho (!)

A tal família esquisita era o prato principal do filme. Lucio Tangarella (Jardel Filho), um marido abusivo, viciado em jogo, violento com a mulher e a filha, Sandra – que assiste a todas as brigas dos pais. Ele fica viúvo e casa-se com Luísa Maria (Lidia Mattos), uma dondoca também viúva, que tem três filhos, Âncora (Regina Torres), Alvorada (Fanny Rose) e o tal Avelar. Sem grana por causa do vício em jogo do marido, Luisa sai em busca de um empregado que não saiba fazer nada direito, para que ela possa pagar bem pouco a ele. Erasmo, que mal consegue carregar objetos sem se atrapalhar, é contratado.

O que a madame não contava era que Lucio desaparecesse e deixasse a esposa com o três filhos, com o mordomo e… com a filha Sandra, já adolescente (e interpretada por Alcione Mazzeo). Ela sofre bullying da família e é tratada como uma criada. Até que surge na história um garotão interiorano, rico e meio outsider, Muniz Palacio (interpretado pelo designer de capas de discos e editor do jornal alternativo Presença, Antonio Henrique Nitzche) e algumas coisas mudam.

Tangarella foi lançado discretamente, em cinemas do Rio e de São Paulo, e foi considerado um filme “leve”, liberado para jovens de 14 anos. É uma produção que dá vontade de socar as paredes de tão trash, mas é um filme bem legal – aliás é uma boa indicação para quem curte ver imagens antigas do Rio de Janeiro, já que aparecem lugares como a Lapa, o Largo da Carioca, o Túnel do Pasmado (mesmo local em que o personagem de Roberto Carlos já havia entrado com um helicóptero no filme Em ritmo de aventura, de 1967) e até o Carnaval carioca (que dá sentido à tal “tanga de cristal” do título).

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Lula Campello Torres é um cineasta sobre o qual há bem pouca informação – na Globo, em 1991, ele escreveu uma minissérie chamada Meu marido, ao lado de Euclydes Marinho, que foi assistente de direção em Tangarella. O filme foi todo montado como se fosse uma espécie de documentário ou novelinha de rádio “com imagens”, já que um narrador (Aloysio Oliveira, dublador de filmes da Disney e criador do selo bossa-nova Elenco) vai explicando toda a história. As aparições do já saudoso Jô Soares são quase sempre de rolar de rir, especialmente quando ele participa de uma maratona de corredores sambistas, ou quando se veste de fada madrinha para ajudar Sandra.

Pega aí antes que tirem do YouTube.

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Vai sair caixa com as trilhas sonoras dos filmes de John Hughes

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Vai sair caixa com as trilhas sonoras dos filmes de John Hughes

O site Brooklyn Vegan, quando noticiou a caixa Life moves pretty fast – The John Hughes mixtapes, com o repertório dos filmes do diretor norte-americano, lembrou bem: “Algumas pessoas podem argumentar que as trilhas sonoras dos filmes de John Hughes resistiram melhor do que os próprios filmes”. Maldade com o diretor que melhor conseguiu sintetizar a angústia jovem dos anos 1980, em filmes como Gatinhas e gatões, Clube dos cinco e Curtindo a vida adoidado.

A “década perdida” (pelo menos para os países da América Latina, como dizem alguns economistas) pedia um novo tipo de filme jovem, em que até as picardias de produções como Porky’s, do canadense Bob Clark (1981), tinham seu tempo e lugar, desde que reembaladas e exibidas com um verniz mais existencial e (vá lá) inclusivo.

Ainda que se possa alegar que algumas situações envelheceram (e algumas envelheceram muito), que não havia diversidade racial, etc, tinha espaço para o jovem zoeiro e audacioso de Curtindo a vida adoidado, para o choque de tribos de Clube dos cinco e A garota de rosa shocking (este, dirigido por Howard Detch e roteirizado por Hughes), para a decepção com a vidinha besta e burguesa de Ela vai ter um bebê. Eram criações bastante originais para a época, tudo fruto do trabalho de Hughes, um ex-publicitário e ex-colaborador da revista de humor National Lampoon. Tudo embalado pela sensação de que a vida é, sim, apenas um piscar de olhos – como o próprio Ferris Bueller (Matthew Broderick) sentenciou em Curtindo a vida adoidado.

>>> Leia também no Pop Fantasma: Quando teve uma sitcom do Ferris Bueller

Live moves pretty fast, a caixa em questão, é a primeira compilação oficial de músicas de todos os filmes de John Hughes, incluindo aqueles que ele dirigiu ou apenas escreveu o roteiro. Sai em 11 de novembro pela Demon Music e vai ser vendida em vários formatos: box com LPs, CDs, etc, incluindo canções que estavam nos filmes mas acabaram não aparecendo nas trilhas sonoras.

Entre as bandas que apareciam nas trilhas, New Order, The Smiths, Echo & The Bunnymen, Simple Minds, Oingo Boingo, OMD, The Psychedelic Furs, Simple Minds, e várias outras que, muitas vezes, chegaram ao grande público por aparecem num filme dele. Ou já estavam virando “tendência” e foram pinçadas quando as agendas bateram, como foi o caso do New Order com Shellshock e Elegia em A garota de rosa shocking – um filme que ainda tinha na trilha Smiths com Please, please, let me get what I want e Echo & The Bunnymen com Bring on the dancing horses, gravada especialmemte para a trilha.

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Teve também o caso de Don’t you forget about me, da trilha de Clube dos cinco – aquela famosa música que o Simple Minds não queria gravar de jeito nenhum, mas acabou gravando. E virou o maior hit deles. Você já leu sobre isso aqui.

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Aquela vez em que Christiane F. virou cantora

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Aquela vez em que Christiane F. virou cantora

Lembra daquela adoração que Christiane Felscherinow, a popular Christiane F, tinha por David Bowie? E que ocupa algumas páginas do livro Eu, Christiane F, 13 anos, drogada e prostituída, dos jornalistas Kai Hermann e Horst Rieck? Aliás, ocupa também vários minutos do filme de mesmo nome, dirigido por Uli Edel (e que, impossível você não saber, acaba de ser relançado nos cinemas)?

Foi pro saco. Pelo menos é o que ela contou no livro Eu, Christiane F.: A vida apesar de tudo, escrito por ela ao lado de Sonja Vukovic. Quando o filme estava sendo feito, Christiane – já com 19 anos, longe da prostituição e pegando tão leve quanto possível nas substâncias ilícitas – foi chamada para assistir o copião do filme e dar sugestões. E a tal cabine aconteceria em Lausanne, na Suíça, na casa de… David Bowie, que também daria seus pitacos.

Só que Chris ficou extremamente decepcionada ao ver que seu ídolo era baixinho, magrelo, ensimesmado e usava bigode – sim, ele usou um no comecinho dos anos 1980. E sentiu-se mais vendida ainda quando Bowie fez a virada para o pop maduro no disco Let’s dance (1983). “Eu tinha gostado do artista, o homem-cão exótico da capa de Diamond dogs. O louco fora das normas. Mas isso tudo tinha passado, e ele não era mais o que a garotinha que fui havia visto nele”, recorda, dando voz a uma decepção que muita gente também sentiu, mas não contou pra ninguém.

Bom, seja lá como for, Bowie e Christiane F foram colegas de profissão (!) durante um curto período no começo dos anos 1980. Primeiro porque, vivendo em Hamburgo num apartamento onde havia um estúdio de alta rotatividade, ela começou a ficar amiga de vários nomes importantes das cenas punk e industrial da Alemanha, inclusive integrantes de grupos como Einstürzende Neubauten. Com o filme lançado, Christiane foi aos EUA fazer divulgação e acabou sendo entrevistada no programa de rádio do DJ Rodney Bingenheimer – diz ela que apresentou Nena e o hit 99 luftbaloons a ele, o que colaborou para o estouro do grupo fora da Alemanha. E o contato com tanta gente da música acabou deixando-a animada para virar cantora.

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Olha aí as músicas do EP Final church, lançado por ela em 1982 com o nome artístico de Christiana. Nesse disco ela contou com a colaboração de músicos como o guitarrista Alexander Von Borsig, integrante de bandas como Mekanik Destruektiw Komandoe. O som lembra Public Image Ltd do começo e tem os dois pés no dub e na manipulação de tapes.

No mesmo ano saiu o EP Gesundheit!, com essa pérola synthpop cantada em inglês e alemão, Wunderbar.

O EP tinha também esse pesadelinho pós-punk-robótico, que mais parece um desdobramento experimental do Joy Division, Heimweh.

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No livro, Christiane F recorda que o material de Gesundheit! foi gravado durante uma temporada alegre em Pasadena, região de Los Angeles, para onde havia ido com uns novos amigos que conhecera em Berlim. O enrosco com a música não durou muito, não, já que ela diz nem ter levado nada a sério. “Eu sabia que não era nenhuma supercantora ou uma atriz genial”, disse. Mas, na época, Suchtig, a primeira faixa do EP Final church, ganhou até clipe.

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