Dizem por aí que a música realmente famosa é aquela que é reconhecida pelos estratos mais populares com apenas uma menção – um refrão, um trecho assoviado, ou coisa do tipo. E foi por causa de uma velha piada a respeito disso, contada por compositores novaiorquinos (que dizia que uma música só era conhecida quando os porteiros velhos e grisalhos de Nova York a reconheciam por um assovio), que a BBC decidiu que seu novo programa musical, cuja primeira edição foi ao ar em 21 de setembro de 1971, se chamaria The Old Grey Whistle Test.

As lembranças desse primeiro dia de programa estão espalhadas por aí e já ressurgiram até em caixas de DVDs. Olha aí a apresentação do America que a BBC levou ao ar na noite de estreia.

Há dois anos, a própria BBC deu uma relembrada no primeiro dia da atração, num videozinho publicado no Twitter. A ideia do Old Grey era focar num público bem mais “adulto” que o da atração musical maior da emissora, o Top of the pops – que arrebanhava hordas de adolescentes graças às aparições de nomes do pop, gente do glam rock, etc.

Tinha dois xarás no primeiro dia do Old grey: Alice Cooper foi lá mostrar sua Halloweed be my name, e uma cantora folk britânica chamada Alice Stuart foi apresentar seu hit Full time woman. Na época, essa cantora fazia bastante sucesso. O primeiro programa ainda tinha Lesley Duncan, Bob Dylan e até um vídeo de Jimi Hendrix tocando no festival de Monterey (aqui você confere todas as atrações das temporadas do programa, até o final).

Com o tempo, o Old grey foi acompanhando novas modas e manias da música pop, agendando apresentações de Bob Marley, Free, Siouxsie and the Banshees, Roxy Music, Randy Newman e vários outros. Olha aí o Roxy Music, uma das bandas preferidas do POP FANTASMA, com Ladytron em 1972.

O programa também apresentou shows inteiros de artistas como Queen e Emerson, Lake & Palmer.

O primeiro apresentador do programa foi o jornalista de rock Richard Williams, mas “a cara” do programa durante os anos 1970 foi mesmo o radialista, apresentador e co-fundador da revista Time Out, Bob Harris. Depois, o Old grey teve à frente nomes como Annie Nightingale, Mark Ellen e Andy Kershaw.

Em 1983, o programa – que já não tinha mais a mesma audiência  – mudou de nome para Whistle test. Olha aí o Run DMC lançando You’ll be illin’ em 1987 por lá. E o The Cult faturando com sua Love removal machine.

Em 1987, o programa acabou. Janet Street Porter, executiva de televisão havia anos, cuidava dos programas para jovens da BBC e degolou o Whistle test da programação. Mark Cooper, uma das cabeças da área de música na emissora, recordou que havia um senso geral de que música deveria ser apenas parte da agenda dos programas da BBC, e que a demanda era por atrações que utilizassem a música como pano de fundo para temáticas envolvendo comportamento, estilo de vida, etc. Na véspera do Ano Novo, rolou um último especial, que durou até as primeiras horas de 1988.

E se você fuçar no YouTube, encontra imagens do programa Old grey whistle test 2018, levado ao ar pela BBC em 23 de fevereiro do ano passado, e que revive um pouco da magia da atração com entrevistas e números musicais. Olha aí.

Via BBC.