Connect with us

Destaque

Caetano, Gal e João: o especial perdido da Tupi

Published

on

Caetano, Gal e João: o especial perdido da Tupi

O retorno de Caetano Veloso ao Brasil, enquanto era um músico exilado, foi acontecendo em partes. O primeiro “retorno” do cantor ao país foi bastante traumático. A irmã Maria Bethânia conseguiu que ele viesse, em 1971, participar da festa de 40 anos de casamento dos pais.

Caetano e a então mulher Dedé vieram, mas foram praticamente sequestrados por policiais no aeroporto, interrogados severamente e o cantor foi obrigado a fazer uma apresentação na TV a pedido dos militares (no Som Livre Exportação, da Globo). Mesmo tendo cumprido o combinado, o cantor teve a sensação de estar sendo vigiado e perseguido durante sua estadia em seu próprio país.

Poucos meses depois, em agosto de 1971, Caetano voltaria por quinze dias – antes ainda de retornar em definitivo para o Brasil, o que só aconteceu em 1972. Só que o clima era outro, um pouco mais ameno. João Gilberto o convidou para vir ao Brasil tocar num especial de TV. O cantor de Alegria, alegria contou sobre o risco que havia corrido, mas João alegou que dessa vez ele seria bem tratado. “Caetano, escute: é deus quem está pedindo para eu lhe chamar”, disse João, garantindo que o Brasil amava o cantor e que todos lhe sorririam (o que de fato acabaria acontecendo).

Se Caetano questionou o que ou quem João estaria definindo como “deus”, só ele sabe, mas o cantor veio e participou, sim, do tal programa de TV, que se tornou uma das maiores lendas da história da música brasileira na televisão. O cantor veio (“porque João mandou”, como alegou à Folha de S. Paulo) e, logo no dia 8 de agosto de 1971 reuniu-se com João e Gal Costa no Teatro Tupi para gravar o tal programa.

O encontro, que ganhou o significativo nome de Chega de saudade, durou seis horas e ainda teve participação de Lanny Gordin. Pro ar, na TV Tupi, foram 1h30 de música, com produção de Manoel Barenbein, da gravadora Philips, e direção de Fernando Faro.

Ao que consta, Fernando ficou bastante irritado com os cortes finais e pediu até mesmo que seu nome fosse tirado dos créditos – e as imagens foram destruídas em algum incêndio ou na falta de cuidado geral com o acervo de emissoras de TV. A ideia era que a Philips, a pedido do chefão André Midani, lançasse um LP com pelo menos seis faixas do encontro, o que nunca aconteceu porque João teria detestado sua performance.

“Havia uma cláusula em contrato que dava a João o direito de não lançar o disco se ele não gostasse. Em um primeiro momento, soube que ele havia aprovado. Depois, já a caminho da Itália, ouvi dizer que ele não havia gostado de nada e desistiu”, chegou a afirmar Barenbein a Renato Vieira no Estadão. O clima foi legal nos bastidores: João chegou a convidar Caetano para jogar pingue-pongue (o cantor de Chega de saudade era viciado no jogo na época).

O som foi conservado em duas fitas de rolo, guardadas no acervo da Universal. Alguns jornalistas tiveram acesso às seis horas de música nos anos 2000. A Folha ouviu e cravou que o material dificilmente seria lançado, não apenas por ter imperfeições técnicas como também pelo relacionamento ruim de João com a Universal.

A música transmitida no especial de TV, por sua vez, ficou guardada por vários anos em fita por Ion de Freitas Filho, que gravou tudo em fita de rolo direto da televisão e depois passou para fita K7. Recentemente, o pesquisador e produtor musical Pedro Fontes teve acesso ao material, tratou em estúdio e jogou no YouTube em duas partes. A última parte do show chegou a ser gravada por Ion mas se perdeu – embora as músicas desse segmento possam ser ouvidas no canal de Pedro.

O site Volume Morto, que noticiou o surgimentos dos vídeos, explica que “o áudio destas músicas é da fita que ficou com a Fundação Padre Anchieta, doada por Cyro Del Nero, cenógrafo que também trabalhou no especial junto com os produtores Fernando Faro e Alvaro de Moya. Enquanto a fita de Ion traz um material inédito, a parte final, do arquivo da Fundação Padre Anchieta, foi utilizada pelas rádios do grupo, a Cultura Brasil e Cultura FM. Mas no canal de Pedro Fontes o áudio está tratado e mais limpo”.

O material original ainda continha Caetano cantando Triste Bahia, “parceria” com o autor baiano Gregório de Matos (1636-1696), uma das músicas que não foram para o ar na Tupi (mas estão nas fitas de rolo das seis horas). Do material que pode ser ouvido no YouTube, consta novidades como Caetano cantando Fruta gogoia (que Gal cantaria no show Fa-tal) e Na asa do vento (de Joao do Vale e Luiz Vieira, que ele gravaria no disco Joia, de 1975).

Olha aí o programa em duas partes.

Cultura Pop

Quando Suicide gravou… “Born in the USA”, do Bruce Springsteen

Published

on

Quando Suicide gravou... "Born in the USA", do Bruce Springsteen

A way of life, disco de 1988 da dupla de música eletrônica Suicide, é tido como um disco, er, acessível. Acessível à moda de Martin Rev e Alan Vega, claro. O disco pelo menos podia ser colocado tranquilamente na prateleira dos artífices da darkwave e era bem mais audível do que o comum de um grupo que havia lançado a assustadora Frankie teardrop. O disco era produzido por Ric Ocasek, líder dos Cars (que já havia produzido o segundo disco deles, de 1981, Alan Vega/Martin Rev), e tinha até uma eletro-valsinha, Surrender, além de um estiloso misto de rockabilly e synthpop, Jukebox baby 96.

O que ninguém esperava era que a dupla tivesse feito nessa mesma época uma estranhíssima versão de… Born in the USA, de Bruce Springsteen. A faixa surge numa versão ao vivo, gravada num show de Vega e Rev em 1988, em Paris. A dupla nem sequer disfarçou que a ideia era fazer uma versão bem lascada – saca só o sintetizadorzinho da música, e a referência a músicas como Lucille, de Little Richard, e o tema When the saints go marching in, logo na abertura. A “versão” da faixa resume-se a quase nada além do título da canção. Parece um karaokê do demo (e é).

A versão poderia ser uma bela pirataria, mas vira oficial nesse mês: vai aparecer em uma reedição de A way of life, prevista para o dia 26. A edição de luxo estará disponível em vinil azul transparente com Born in the USA e em CD com quatro faixas bônus, além do formato digital. O material extra inclui versões ao vivo de Devastation e Cheree, bem como uma versão inicial de estúdio de Dominic Christ. O pesquisador Jared Artaud encontrou as faixas enquanto trabalhava no arquivo de Vega, após a morte do cantor em 2016.

Quando Suicide gravou... "Born in the USA", do Bruce Springsteen

E se você não sabia, vai aí a surpresa: Springsteen tá bem longe de ser um sujeito que diria “what?” ao ser informado da existência do Suicide. Pelo contrário: era fã da dupla e costumava dizer que a estreia do Suicide, o disco epônimo de 1977, era “um dos discos mais sensacionais que já ouvi”. Em 1980, o cantor esteve com a dupla e Vega descobriu que Springsteen era seu fã – e se surpreendeu.

“Ele estava gravando o disco The river (1980) e nós estávamos gravando nosso segundo álbum em Nova York. Então tivemos uma reunião de audição do nosso álbum. Havia três ou quatro figurões da nossa gravadora, e Bruce também estava lá. Depois que tocamos o álbum, houve um silêncio mortal… exceto por Bruce, que disse, ‘Isso foi ótimo pra caralho.’ Ele fazia questão de nos dizer o quanto nos amava”, contou em 2014 ao New York Post.

Mais: um texto do site Treblezine, a partir de audições da obra de Bruce e de entrevistas do Suicide, descobre: a dupla influenciou muito o sombrio disco Nebraska, tido como o “primeiro disco solo” (sem a E Street Band) de  Springsteen (1982), basicamente um disco sobre crise, desemprego e gente à beira do desespero pela falta de oportunidades. Houve uma versão elétrica e pesada de Nebraska, mas Bruce quis lançar o disco acústico, de voz, violão e registros crus, e que de fato lembram o clima esparso do Suicide do primeiro disco.

Na dúvida, ouça State trooper, cujos uivos lembram bastante os gritos (sem aviso prévio) de Frankie teardrop. “Lembro-me de entrar na minha gravadora logo após o lançamento do meu disco”, disse Vega depois de ouvir State trooper pela primeira vez. “Eu pensei que era um dos meus álbuns que eu tinha esquecido. Mas era Bruce!”

Continue Reading

Cultura Pop

No podcast do Pop Fantasma, a fase de transição do Metallica

Published

on

No podcast do Pop Fantasma, a fase de transição do Metallica

A morte do baixista Cliff Burton, em 27 de setembro de 1986, desorientou muito o Metallica. Além do que aconteceu, teve a maneira como aconteceu: a banda dormia no ônibus de turnê, sofreu um acidente que assustou todo mundo, e quando o trio restante saiu do veículo, só restou encarar a realidade. A partir daquele momento, estavam não apenas sem o baixista, como também estavam sem o amigo Cliff, sem o cara que mais havia influenciado James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett musicalmente, e sem a configuração que havia feito de Master of puppets (1986) o disco mais bem sucedido do grupo até então.

Hoje no Pop Fantasma Documento, a gente dá uma olhada em como ficou a vida do Metallica (banda que, você deve saber, está lançando disco novo, 72 seasons) num período em que o grupo foi do céu ao inferno em pouco tempo. O Metallica já era considerado uma banda de tamanho BEM grande (embora ainda não fosse o grupo multiplatinado e poderoso dos anos 1990) e, justamente por causa disso, teve que passar por cima dos problemas o mais rápido possível. E sobreviver, ainda que à custa justamente da estabilidade emocional de Jason Newsted, o substituto do insubstituível Cliff Burton…

Nomes novos que recomendamos e que complementam o podcast: Skull Koraptor e Manger Cadavre?

Estamos no Castbox, no Mixcloud, no Spotify, no Deezer e no Google Podcasts.

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch. Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Estamos aqui toda sexta-feira!

Continue Reading

Destaque

Dan Spitz: metaleiro relojoeiro

Published

on

Se você acompanha apenas superficialmente a carreira da banda de thrash metal Anthrax e sentia falta do guitarrista Dan Spitz, um dos fundadores, ele vai bem. O músico largou a banda em 1995, pouco antes do sétimo disco da banda, Stomp 442, lançado naquele ano. Voltaria depois, entre 2005 e 2007, mas entre as idas e as vindas, o guitarrista arrumou uma tarefa bem distante da música para fazer: ele se tornou relojoeiro (!).

A vida de Dan mudou bastante depois que o músico teve filhos em 1995, e começou a se questionar se queria mesmo aquela vida na estrada. “Fazíamos um álbum e fazíamos turnês por anos seguidos, e então começávamos o ciclo de novo – o tempo em casa não existia. É uma história que você vê em toda parte: tudo virou algo mundano e mais parecido com um trabalho. Eu precisava de uma pausa”, contou Spitz ao site Hodinkee.

>>> Veja também no POP FANTASMA: Rockpop: rock (do metal ao punk) na TV alemã

Na época, lembrou-se da infância, quando ficava sentado com seu avô, relojoeiro, desmontando relógios Patek Philippe, daqueles cheios de pecinhas, molas e motores. “Minha habilidade mecânica vem de minha formação não tradicional. Meu quarto parecia uma pequena estação da NASA crescendo – toneladas de coisas. Eu estava sempre construindo e desmontando coisas durante toda a minha vida. Eu sou um solucionador de problemas no que diz respeito a coisas mecânicas e eletrônicas”, recordou no tal papo.

Spitz acabou no Programa de Treinamento e Educação de Relojoeiros da Suíça, o WOSTEP, onde basicamente passou a não fazer mais nada a não ser mexer em relógios horrivelmente difíceis o dia inteiro, aprender novas técnicas e tentar alcançar os alunos mais rápidos e mais ágeis da instituição.

>>> Veja também no POP FANTASMA: Discos de 1991 #9: “Metallica”, Metallica

A música ainda estava no horizonte. Tanto que, trabalhando como relojoeiro em Genebra, pensou em largar tudo ao receber um telefonema do amigo Dave Mustaine (Megadeth) dizendo para ele esquecer aquela história e voltar para a música. Olhou para o lado e viu seu colega de bancada trabalhando num relógio super complexo e ouvindo Slayer.

O músico acha que existe uma correlação entre música e relojoaria. “Aprender a tocar uma guitarra de heavy metal é uma habilidade sem fim. É doloroso aprender. É isso que é legal. O mesmo para a relojoaria – é uma habilidade interminável de aprender”, conta ele. “Você tem que ser um artista para ser o melhor – seja na relojoaria ou na música. Você precisa fazer isso por amor”.

>>> POP FANTASMA PRA OUVIR: Mixtape Pop Fantasma e Pop Fantasma Documento
>>> Saiba como apoiar o POP FANTASMA aqui. O site é independente e financiado pelos leitores, e dá acesso gratuito a todos os textos e podcasts. Você define a quantia, mas sugerimos R$ 10 por mês.
Continue Reading
Advertisement

Trending