Cultura Pop
“Alter-ego”: Prince em quadrinhos

Lembra daquele clima amigável de Beat it, de Michael Jackson, em cujo clipe duas gangues começam a se desentender e o rei do pop vai lá e promove a paz entre os brigões?
Um pouco dele vazou para um trabalho relacionado a Prince que foi lançado em 1991 – a história em quadrinhos Alter-ego, publicada pela Titan Books na Grã-Bretanha e depois republicada pela Piranha Music / DC Comics. Dois anos antes de Alter-ego, Prince tinha feito a trilha sonora do filme Batman, dirigido por Tim Burton. No clipe de Batdance, aparecia encarnando o alter ego Gemini, com um lado do rosto pintado como o Batman (o bem) e o outro como o Coringa (o mal). O clima vazou para a historinha, que mostrava Gemini (daí o nome da revista) como um Coringa de Prince
Pegando uma época em que Prince ainda não estava totalmente brigado com o sistema (no mesmo ano ele viria ao Rock In Rio II e só poucos anos depois ele mudaria seu nome para um símbolo estranho), a história escrita por Dwayne McDuffie e desenhada por Denys Cowan trazia o astro resolvendo brigas de gangues (olha aí!), correndo de carro e moto (ele aparece sobre duas rodas na abertura e, em outra ocasião, ouve de Gemini a frase “tá pensando que é quem? O Batman?”), subindo no palco e habitando um universo que o deixava mais próximo do mundo soturno do Batman do quadrinista Frank Miller.
Alter ego, se você quiser muito ler, está à venda na Amazon.com. De qualquer jeito, o site io9 pôs várias imagens da historinha. Olha aí.

O artista visual James Harvey deu suas impressões sobre a história no Twitter.
In 1991 DC put out a comic starring Prince in which he stops two gangs from killing each other pic.twitter.com/vGRRz4evgU
— James Harvey (@jamesharveytm) September 23, 2015
What I like about this is that everyone, including the cops, is on first-name terms with Prince pic.twitter.com/ardBW8cQaH
— James Harvey (@jamesharveytm) September 23, 2015
This explains why his mansion has so much surveillance he views from a secret control room, like the '89 Batman movie pic.twitter.com/eydgVnCMQ0
— James Harvey (@jamesharveytm) September 23, 2015
What's surprising about this is it isn't a piece of shit- it expands his mythology in a respectful and considered way pic.twitter.com/bBXXRKsK2R
— James Harvey (@jamesharveytm) September 23, 2015
Via io9 e Dangerous Minds
Cultura Pop
No nosso podcast, os erros e acertos dos Foo Fighters

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. No terceiro e último episódio, o papo é o começo dos Foo Fighters, e o pedaço de história que vai de Foo Fighters (1995, o primeiro disco) até There’s nothing left to lose (o terceirão, de 1999), esticando um pouco até a chegada de Dave Grohl e seus cometas no ano 2000.
Uma história e tanto: você vai conferir a metamorfose de Grohl – de baterista do Nirvana a rockstar e líder de banda -, o entra e sai de integrantes, os grandes acertos e as monumentais cagadas cometidas por uma das maiores bandas da história do rock. Bora conferir mais essa?
Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: encarte do álbum Foo Fighters). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.
(a parte do FF no ano 2000 foi feita com base na pesquisa feita pelo jornalista Renan Guerra, e publicada originalmente por ele neste link)
Ouça a gente preferencialmente no Castbox. Mas estamos também no Mixcloud, no Deezer e no Spotify.
Mais Pop Fantasma Documento aqui.
Cultura Pop
No nosso podcast, Alanis Morissette da pré-história a “Jagged little pill”

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. No segundo e penúltimo episódio desse ano, o papo é um dos maiores sucessos dos anos 1990. Sucesso, aliás, é pouco: há uns 30 anos, pra onde quer que você fosse, jamais escaparia de Alanis Morissette e do seu extremamente popular terceiro disco, Jagged little pill (1995).
Peraí, “terceiro” disco? Sim, porque Jagged era só o segundo ato da carreira de Alanis Morissette. E ainda havia uma pré-história dela, em seu país de origem, o Canadá – em que ela fazia um som beeeem diferente do que a consagrou. Bora conferir essa história?
Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: Capa de Jagged little pill). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.
Ouça a gente preferencialmente no Castbox. Mas estamos também no Mixcloud, no Deezer e no Spotify.
Mais Pop Fantasma Documento aqui.
Cultura Pop
No nosso podcast, Radiohead do começo até “OK computer”

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. Para abrir essa pequena série, escolhemos falar de uma banda que definiu muita coisa nos anos 1990 – aliás, pra uma turma enorme, uma banda que definiu tudo na década. Enfim, de técnicas de gravação a relacionamento com o mercado, nada foi o mesmo depois que o Radiohead apareceu.
E hoje a gente recorda tudo que andava rolando pelo caminho de Thom Yorke, Jonny Greenwood, Colin Greenwood, Ed O’Brien e Phil Selway, do comecinho do Radiohead até a era do definidor terceiro disco do quinteto, OK computer (1997).
Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: reprodução internet). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.
Ouça a gente preferencialmente no Castbox. Mas estamos também no Mixcloud, no Deezer e no Spotify.
Mais Pop Fantasma Documento aqui.








































