A primeira estação de TV do Brasil, a TV Tupi, foi fundada em 18 de setembro de 1950. Pois bem: nessa época, os Estados Unidos já conheciam as estações de televisão a cabo havia pelo menos dez anos. Na Pensilvânia já tinha gente vendendo serviços de televisão paga para pessoas que moravam em áreas repletas de arranha-céus – e, portanto, tinham direito a uma transmissão fraquíssima. O auge do formato veio mesmo em 1972 (isso se a Wikipedia estiver certa), quando começaram a ver que montar uma programação original para estações a cabo daria pé.

Vem dessa época esse anúncio BASTANTE esquisito, divulgado na televisão americana, pedindo para as pessoas NÃO assinarem TV paga ou TV a cabo. Compara a TV a cabo a um monstro que (ai ai ai) vai impedir os pobres telespectadores de exercerem seu direito de ver televisão de graça. Para fazer com que os monstrengos da TV paga saíssem do caminho, era só assinar uma petição no teatro mais próximo de sua casa.

“Monstros têm seu lugar. No zoológico. Em pesadelos. Nas profundezas das águas (atenção para a imagem de um polvo gigante). Em seus filmes de horror favoritos. Mas não em sua sala de estar, na sua TV! Não deixe a TV paga ser o monstro na sua sala de estar. TV paga e TV a cabo estão de olho no seu direito de ver os programas que você agora tem de graça. Se você quer parar com a TV paga e salvar a TV grátis, assine a petição no lobby desse teatro. Deixe seus legisladores saberem como você se sente na luta contra a TV paga e a TVa cabo”, diz o texto do comercial. Pelo visto deu certo, hein? 😀