Connect with us

Cultura Pop

Prince era fãzão de Joni Mitchell

Published

on

Prince era fãzão de Joni Mitchell

Nos anos 1970 tinha um futuro astro pop na plateia de Joni Mitchell. E a cantora nunca esqueceu disso. Tanto que certa vez declarou que Prince era o artista influenciado por ela do qual ela mais gostava.

“Prince foi a um de meus shows em Minnesota. Lembro-me de vê-lo sentado na primeira fila quando muito jovem. Ele devia ter cerca de 15 anos, estava sentado no corredor e tinha olhos extraordinariamente grandes. Assistiu a todo o show com o colarinho levantado, olhando para os lados. Você não podia sentir falta dele – ele era um pequeno príncipe”, disse ela certa vez à New York Magazine.

>>> Veja também no POP FANTASMA: Prince: saiu uma nova edição do vídeo de While my guitar gently weeps

Segundo ela, Prince chegou a mandar uma carta de fã, cheia de “u” no lugar do “you” e de corações. O escritório que cuidava da carreira de Joni pensou que se tratava de um maluco e quase jogou a correspondência no lixo.

Prince era fã mesmo: apesar de nem sempre falar abertamente sobre suas influências, vocais e melodias parecidas com as de canções como Help me podem ser muito encontradas em seu trabalho. Ainda que Joni seja uma cantora folk e Prince seja o hedonista genial que fez discos como Dirty mind (1980) e Lovesexy (1988).

>>> Veja também no POP FANTASMA: E Prince ficou de fora de We Are The World

Help me, ALIÁS, é a canção de Joni da qual Prince mais gostava. Ele também fez uma versão de A case of you (que ele mudou de nome para A case of U) em 1983, mas a cover ficou inédita até 2001. Recentemente o disco Piano & a microphone 1983, o primeiro a explorar o material do chamado “Prince vault”, trouxe essa faixa em versão de voz e piano (falamos disso aqui). E em 1985, Prince afirmou que não se apaixonava por um disco havia dez anos, porque o último havia sido The hissing of summer lawns, álbum de Joni de 1975.

Mais: Joni lembrou depois em outras entrevistas que Prince tirou coisas “dela e de Sly Stone” e que o cantor certa vez lhe mostrou uma paisagem harmônica da música Paisley Park, perguntando se ela sabia de onde ele tinha tirado. “E ele disse: ‘De você’. Não consegui ouvir”, disse.

Via Far Out Magazine

>>> Saiba como apoiar o POP FANTASMA aqui. O site é independente e financiado pelos leitores, e dá acesso gratuito a todos os textos e podcasts. Você define a quantia, mas sugerimos R$ 10 por mês.

Ricardo Schott é jornalista, radialista, editor e principal colaborador do POP FANTASMA.

Cultura Pop

No nosso podcast, os erros e acertos dos Foo Fighters

Published

on

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. No terceiro e último episódio, o papo é o começo dos Foo Fighters, e o pedaço de história que vai de Foo Fighters (1995, o primeiro disco) até There’s nothing left to lose (o terceirão, de 1999), esticando um pouco até a chegada de Dave Grohl e seus cometas no ano 2000.

Uma história e tanto: você vai conferir a metamorfose de Grohl – de baterista do Nirvana a rockstar e líder de banda -, o entra e sai de integrantes, os grandes acertos e as monumentais cagadas cometidas por uma das maiores bandas da história do rock. Bora conferir mais essa?

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: encarte do álbum Foo Fighters). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.

(a parte do FF no ano 2000 foi feita com base na pesquisa feita pelo jornalista Renan Guerra, e publicada originalmente por ele neste link)

Ouça a gente preferencialmente no Castbox. Mas estamos também no Mixcloud, no Deezer e no Spotify.

Mais Pop Fantasma Documento aqui.

Continue Reading

Cultura Pop

No nosso podcast, Alanis Morissette da pré-história a “Jagged little pill”

Published

on

No nosso podcast, Alanis Morissette da pré-história a "Jagged little pill"

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. No segundo e penúltimo episódio desse ano, o papo é um dos maiores sucessos dos anos 1990. Sucesso, aliás, é pouco: há uns 30 anos, pra onde quer que você fosse, jamais escaparia de Alanis Morissette e do seu extremamente popular terceiro disco, Jagged little pill (1995).

Peraí, “terceiro” disco? Sim, porque Jagged era só o segundo ato da carreira de Alanis Morissette. E ainda havia uma pré-história dela, em seu país de origem, o Canadá – em que ela fazia um som beeeem diferente do que a consagrou. Bora conferir essa história?

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: Capa de Jagged little pill). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.

Ouça a gente preferencialmente no Castbox. Mas estamos também no Mixcloud, no Deezer e no Spotify.

Mais Pop Fantasma Documento aqui.

Continue Reading

Cultura Pop

No nosso podcast, Radiohead do começo até “OK computer”

Published

on

Radiohead no nosso podcast, o Pop Fantasma Documento

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. Para abrir essa pequena série, escolhemos falar de uma banda que definiu muita coisa nos anos 1990 – aliás, pra uma turma enorme, uma banda que definiu tudo na década. Enfim, de técnicas de gravação a relacionamento com o mercado, nada foi o mesmo depois que o Radiohead apareceu.

E hoje a gente recorda tudo que andava rolando pelo caminho de Thom Yorke, Jonny Greenwood, Colin Greenwood, Ed O’Brien e Phil Selway, do comecinho do Radiohead até a era do definidor terceiro disco do quinteto, OK computer (1997).

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: reprodução internet). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.

Ouça a gente preferencialmente no Castbox. Mas estamos também no Mixcloud, no Deezer e no Spotify.

Mais Pop Fantasma Documento aqui.

Continue Reading

Acompanhe pos RSS

Urgente!: Nova exposição sobre David Bowie vai te levar pra dentro da mente dele
Urgente11 horas ago

Urgente!: Nova exposição sobre David Bowie vai te levar pra dentro da mente dele

Véspera (Foto: Divulgação)
Urgente14 horas ago

Urgente!: Véspera transforma faixa-título de seu álbum em canção densa e espacial

Encontro de Criolo, Amaro Freitas e Dino D’Santiago mistura rap, jazz e ritmos afro-lusos, memória e crítica social, em parceria.
Crítica16 horas ago

Ouvimos: Criolo, Amaro Freitas e Dino D’Santiago – “Criolo, Amaro e Dino”

E os discos que Public Enemy e Chuck D (integrante do grupo, em carreira solo) lançaram ano passado? Dois álbuns de rap old school com novos elementos e reflexões sobre idade, mercado do rap e tempos digitais.
Crítica16 horas ago

Ouvimos: Public Enemy – “Black sky over the projects: Apartment 2025” / Chuck D – “Chuck D presents Enemy Radio: Radio Armageddon”

Enemy mostra o KMFDM mais acessível sem perder o peso: industrial dançante, crítica a líderes autoritários e mistura de metal, punk, dub e eletro.
Crítica16 horas ago

Ouvimos: KMFDM – “Enemy”

Siren Section retorna após quase 10 anos com álbum duplo que mistura rock eletrônico e shoegaze: pesado e melódico, gótico à la Depeche Mode, variado e fluido.
Crítica16 horas ago

Ouvimos: Siren Section – “Separation team”

Caetana e Christine Valença (Foto: Raiz de Maria / Divulgação)
Urgente17 horas ago

Urgente!: Christine Valença e Caetana unem Jackson do Pandeiro, protesto e 16mm em single e clipe

Urgente1 dia ago

Urgente!: Livro revisita Joy Division e New Order faixa a faixa e junta Sumner e Hook no mesmo projeto

Reel me in, de Lisa SQ, mistura indie, power pop e jazz em “álbum-foto” sobre autoconhecimento: melancolia, lembranças doloridas e alguns climas solares.
Crítica1 dia ago

Ouvimos: Lisa SQ – “Reel me in”

Banda australiana Rocket Rules estreia com Dearden’s number: dream pop/shoegaze nostálgico, guitarras em nuvem, clima 60s/1985 e charme caseiro.
Crítica1 dia ago

Ouvimos: Rocket Rules – “Dearden’s number”

Kamikaze, duo alemão, mistura pós-punk e krautrock em EP cru e estranho: riffs minimalistas, dreampop e letras desencantadas sobre erros e sonhos.
Crítica2 dias ago

Ouvimos: Kamikaze – “X me out” (EP)

Capa do single A Plea, de Flea, baixista do Red Hot Chili Peppers
Urgente2 dias ago

Urgente!: Flea lança single com releitura de Frank Ocean e antecipa mais uma vez disco solo de jazz

Barbarize estreia com Manifexta: manguebit + funk e Carnaval, protesto festivo, identidade e crítica social, com Fred 04 e ecos de Chico Science.
Crítica2 dias ago

Ouvimos: Barbarize – “Manifexta”

Bijoux Cone (Foto: Starly Kind / Divulgação)
Urgente2 dias ago

Urgente!: Bijoux Cone, do The Gossip, faz show solo em SP nesta sexta de Carnaval

Leisure - Foto: Sheva Kafai / Divulgação
Urgente2 dias ago

Urgente!: Neozelandeses do Leisure anunciam show em São Paulo e trazem novo disco na bagagem

Foto Kim Gordon: Moni Haworth / Divulgação
Urgente2 dias ago

Urgente!: Kim Gordon vs IA; Bleachers lança clipe romântico; Exclusive Os Cabides louva Daniel Johnston em EP

Urgente3 dias ago

Urgente!: E vai ter Shakira em Copacabana de graça em maio

Noel Gallagher (Foto: Freschwill / Flickr)
Urgente3 dias ago

Urgente!: Noel Gallagher em estúdio – o que será que vem aí?