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U2: disco novo é de “cartas intimistas” de Bono para amigos, fãs e parentes

De volta ao Brasil – onde fez uma temporada em São Paulo, no Morumbi, que deu bastante o que falar – o U2 avisa que o seu próximo disco, Songs of experience, será basicamente uma reunião de “cartas intimistas”. O álbum novo sai no dia 1º de dezembro. E a banda conta que o vocalista Bono inspirou-se, para fazer as letras, em suas conversas com Brendan Kennelly. Ela é tida como “a melhor poeta viva existente na Irlanda”.
Kennely aconselhou Bono a “escrever cartas como se já estivesse morto”, e as músicas ganharam esse formato de carta intimista. Todas as canções de Songs of experience foram escritas com o pensamento em pessoas próximas do cantor, como “familiares, amigos, fãs e até ele mesmo”.
Songs of experience é o décimo-quarto álbum do grupo (a capa é essa foto lá de cima), e é uma espécie de continuação de Songs of innocence, disco lançado em 2014. A turnê anterior do grupo se chamada justamente Innocence + Experience, e rendeu até um DVD ao vivo.
O U2 já avisara em 2016 que tinha finalizado o disco. Mas tinha decidido adiá-lo e continuar trabalhando nele após a polêmica eleição do atual presidente americano Donald Trump, para que pudessem refletir mais sobre isso. O grupo já mostrou três faixas do disco, You’re the best thing about me, The blackout e Get out of your own way (essa última, com participação de Kendrick Lamar no final). Olha aí.
E essa é a tracklist de Songs of experience
Love is all we have left
Lights of home
You’re the best thing about me
Get out of your own way
American soul
Summer of love
Red flag day
The showman (Little more better)
The little things that you give away
Landlady
The blackout
Love is bigger than anything in its way
13 (There is a light)
Lançamentos
Radar: Lorena Moura, Supercombo, Pra Gira Girar, Máquina Voadora, Jáder, Ra7ael, Camapu

O Radar nacional de hoje tá a cara da diversidade sonora, abrindo com a MPB pop de Lorena Moura, e seguindo com rock introspectivo (Supercombo), raízes afro-brasileiras (Pra Gira Girar), instrumental com cara jazzística (Máquina Voadora) e sons variados e eletrônicos (Jader e Ra7ael). Ouça e repasse!
Texto: Ricardo Schott – Foto (Lorena Moura): Malu França/Divulgação
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LORENA MOURA, “QUIS”. Lorena já apareceu aqui no Radar com o belo single Carinho – e agora volta com seu primeiro clipe, Quis. Uma música delicada e tranquila, numa onda que lembra Rita Lee e João Donato (imagine uma música composta e arranjada pelos dois!), cuja letra põe o amor-próprio na mesa de debates: Lorena encontra-se com ela própria numa mesa de bar e fala dos altos e baixos de um pós-relacionamento que já foi um triângulo amoroso, e virou uma divisão de bens. A direção é do irmão de Lorena, Lorenço Moura.
A cantora compôs a faixa a partir de uma prosa poética que Maria Santos enviou para ela. Luca Fustagno, parceiro de Lorena, entrou depois e fez a segunda parte da canção. E Quis acabou se tornando tão importante que Mata-leão, disco de Lorena que está para sair, foi “promovido” de EP a álbum cheio. O material sai pelo selo paulistano Cavaca Records.
SUPERCOMBO, “TESTA”. E lá vem o segundo clipe do disco Caranguejo do Supercombo. Dessa vez, em Testa, a banda traz o caranguejo que apareceu no clipe de Piseiro Black Sabbath, só que num clima bem mais introspectivo – até porque se trata de uma música sobre perdas, saudades e coisas mais sensíveis. Tanto que até o caranguejinho mostra seu lado triste, que não se adapta ao mundo. “Tentamos retratar esse sentimento da música, da gente sentir falta de alguma coisa do passado, mas não conseguir se reconectar”, comentou o baterista André Dea.
O filme (sim, é um filme!) foi feito em película, com direção de Renato Peres e Luke Martins. “A gente ensaiava antes porque tínhamos poucos minutos de gravação. Nesse formato acho que você se entrega mais na hora do “rec” porque tem que fazer valendo, não pode errar”, conta o batera.
PRA GIRA GIRAR, “ATABAQUE CHORA”. É muita, mas muita emoção. O projeto carioca Pra Gira Girar, que celebra a obra dos Tincoãs, recorda a faixa de abertura do disco epônimo de 1977 do grupo vocal, formado na maior parte do tempo por Mateus Aleluia, Dadinho e Heraldo. O single sai pelo selo Amor in Sound, encabeçado pelo produtor Mario Caldato Jr (que faz também a mixagem) e pela diretora artística Samantha Caldato.
Formado por Alvaro Lancellotti, Michele Leal e Alan de Deus nas vozes, Pedro Costa na guitarra, Kassin no baixo, Zé Manoel no piano e vozes, Zero Telles (in memorian) e Anna Magalhães nas percussões, e Diogo Gomes no trompete, o Pra Gira Girar surgiu de uma ideia de Alvaro, de criar um show com a obra do grupo. Show esse que fez bastante sucesso e ainda não saiu de cartaz – em novembro, no Rio, rolam apresentações no MUHCAB – Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (dia 1º), no Manouche (dia 21) e na Praia de Itaipu, em Niterói (dia 22). Um álbum está vindo aí, ainda sem data de lançamento.
MÁQUINA VOADORA, “TRIANON”. MPB, jazz, rock, climas nordestinos que lembram Hermeto Pascoal, e tons progressivos que chegam perto de bandas como Soft Machine. E, ah, história e literatura paulistanas. Junte tudo isso e você vai sacar o que é o som do Máquina Voadora, duo de música instrumental formado por Marcelo Garcia (guitarra, baixo e programações) e Enrico Bagnato (bateria e percussão acústica e eletrônica). Os dois preparam o disco A grande boca de mil dentes para lançamento ainda neste ano, com todas as faixas inspiradas no livro Pauliceia Desvairada, de Mário de Andrade.
“Cada faixa é uma conversa livre com o genial autor paulistano, uma reação aos versos do livro e sua transposição para a vida contemporânea na capital”, dizem Marcelo e Enrico, que se inspiraram no verso que fala em “bofetadas líricas no Trianon” para compor a bela e intrincada Trianon, o novo single.
JÁDER, “XÊRO”. No Nordeste, dar um “xêro” em alguém significa dar carinho e querer mais proximidade. O recifense Jáder decidiu falar sobre o início de uma paixão em sua nova música, feita ao lado de Barro e Guilherme Assis durante um retiro de composição em Sernambi (PE) e partiu justamente dessa palavra, que já estava bem forte em sua mente, para iniciar a canção, trilhada no corredor do brega-funk e do piseiro.
“A letra foi se desenhando até se tornar um retrato sincero do enamoramento: aquele momento em que o carinho cresce e a vontade de estar junto se revela”, conta ele. O clipe de Xêro, dirigido por Tiago V Lima e com direção de arte de Igor Soares, trata de levar essa vibe de enamoramento para a telinha. A ideia do vídeo, conta Jáder, é mostrar “um universo de sonho, onde o amor é retratado de forma leve, gentil e carinhosa, um reflexo da própria canção”.
RA7AEL, “CANIVETE”. A pronúncia do nome Ra7ael é Rah-Seven-A-el. Nascido na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, e atualmente morando em Los Angeles, ele acaba de lançar o corajoso single Canivete. Uma música entre o eletrônico e o hip hop, cuja letra fala sobre táticas de defesa usadas pela comunidade trans – e que recorda uma época em que Ra7ael andava com um canivete na bolsa para se defender, após vários episódios de violência e discriminação. Arte pop queer pesada, bandida e que revira antigos traumas.
“Essa música representa como devemos rebater ignorância – não se rebaixando ao mesmo nível, mas mantendo a razão e rebatendo com arte, atitude e um pouco de ironia”, conta Ra7ael.
CAMAPU, “GUABIRU”. Uma música de três capitais: Tui Linhares, guitarrista do Camapu – uma banda de Curitiba, PR – compôs a faixa Guabiru quando morava em Fortaleza, CE. E tem Recife (PE) na história, já que Guabiru faz homenagem à música Da lama ao caos, de Chico Science e Nação Zumbi. A música sai agora como primeiro single do grupo – é a “primeira de 12 faixas que sairão ao longo dos próximos meses”, como afirma a banda.
A letra de Guabiru surgiu inspirada num meme sobre caranguejos terem de sair do Parque do Cocó para o Viaduto do Papicu, em Fortaleza, devido à especulação imobiliária (“esse humor se reflete na música”, diz o grupo). E a melodia tem ainda referências a Nearly lost you, sucesso da banda norte-americana Screaming Trees. Isso aí é grunge + manguebit + metal unidos.
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Lançamentos
Radar: Eleon, Communist Sex Magic, Acme, Zen Smith – e mais sons do Groover

O Pop Fantasma tá na Groover! Por lá, artistas independentes mandam seus sons pra uma rede de curadores – e a gente faz parte desse time. Fizemos hoje uma relação do que tem chegado de legal até a gente por lá – começando com a eletrônica pós-punk do Eleon.
O que tem chegado até nós? De tudo um pouco, mas, curiosamente (ou nem tanto), uma leva forte de bandas e projetos mergulhados no pós-punk, darkwave, eletrônico, punk, experimental, no wave e afins.
Texto: Ricardo Schott – Foto (Eleon):Divulgação
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ELEON, “SCREENS”. Com referências em grupos como Muse, Editors e Nothing But Thieves, esse grupo da Suíça faz o que chamam de “fusão sombria e cinematográfica de rock eletrônico e energia pós-punk”. Os solos de guitarra e os vocais têm também uma onda ligada ao metal e a hard rock – algo que surge, por exemplo, nesse single recente, Screens. O Eleon já tem um álbum, Terra incognita (2024), definido por eles como “uma jornada profunda rumo ao desconhecido”.
COMMUNIST SEX MAGIC, “ANOTHER MESS I HAVE SWALLOWED”. “Nosso som é para aqueles que se sentem deslocados, politicamente sem-teto, artisticamente esgotados — mas ainda seguem teimosamente aqui”, diz essa banda de Liverpool que fala sobre escalada do fascismo na Inglaterra, caos urbano e zoeira geral no sistema. O som, por sua vez, tem a ver com Slowdive, com os B-sides do Radiohead e com bandas recentes como Fontaines DC, unindo mumunhas do shoegaze, do grunge e de várias vertentes do rock ruidoso. Another mess…, single novo, volta o foco para o inferno pessoal de cada um, “aquele ciclo muito familiar de caos autoinfligido, aqueles momentos em que você percebe que é você quem continua criando sua própria bagunça”.
ACME, “MIDNIGHT CRISIS”. Essa banda pop-punk chilena existiu lá pelos anos 2000 e retorna quase duas décadas depois com um EP que está para sair. Midnight crisis, single que serve de batedor para o disco, fala sobre aquelas decisões que você tem o dia inteiro para tomar, mas só toma lá pela meia-noite, quando deveria estar dormindo ou indo dormir – ou aqueles decisões que você igualmente evita tomar.
A banda avisa que não se trata de uma reunião que vai durar pouco. “Estamos trabalhando em um novo material, explorando as temáticas de ficar adulto, os passos do tempo e as cicatrizes deixadas pela juventude”, contam.
ZEN SMITH, “YES YES YES”. Esse músico canadense produz todo seu material em casa, da execução à mixagem – e ainda faz clipes surrealistas para as músicas, como este de Yes yes yes, que usa “um bowl daqueles de leite com tinta e óleos”. O som, por sua vez, é psicodelia + pós-punk, uma curiosa mistura de Psychedelic Furs, Pink Floyd e – pode acreditar – Pixies. Zen se define como um “exército de um homem só de som e visão” e é por aí que ele equilibra sua carreira musical.
HIGHLAND, “BITS AND PIECES”. Uma espécie de bedroom synthpop, gravado de forma totalmente caseira, com clima confessional e influências de The Killers e Jeff Buckley. Elliot Alexander Lomas, o criador do Highland, diz fazer todas as músicas “à mão”, da composição à masterização, o que torna a aventura bastante experimental e diferente – rola um pouco de som ambiente em alguns momentos, como se tudo tivesse sido feito de maneira bem casual.
GLASS COFFIN CLUB, “WILLOW”. Esse grupo de darkwave do Kentucky tem influências bem clássicas: The Chameleons, Gun Club e Christian Death estão entre as referências de Willow, música que parece ter sido gravada nos anos 1980 num clube escuro e esfumaçado – não apenas pela instrumentação de época, mas pela qualidade de gravação que lembra as bandas do período. Música curtinha (menos de um minuto), gutural e sombria.
THE CAPTAINS SYNDROME, “TRAPPED”. Essa banda da Suécia faz punk como antigamente, com direito a lembranças de Iggy Pop nas letras, nas melodias e em especial, nos vocais. Trapped, single novo, fala de um tema que todo mundo já viveu: “Ela é inspirada nos desafios mentais e emocionais que enfrentei após perder meu emprego. Por meio de imagens vívidas e irônicas, ela captura a sensação de estar deslocado, mas ainda assim seguir em frente”.
ORPHAN PRODIGY, “TRAITOR”. Projeto criado pelos músicos Ian Keller e Danielle Hope (que são casados), o Orphan Prodigy une música eletrônica e punk pop – e pelo visto, tenta não soar parecido com a turma do nu-metal. Tanto que seu novo single, Traitor, traz uma mescla de teclados de house music, beats vindos do pós-punk e clima musical que alude tanto a Offspring quanto a Radiohead, No mínimo, inusitado – e pesado.
DREAM BODIES, “DEAD AIR” / “LIMERENCE”. Esse projeto musical de Los Angeles lança muita coisa – este ano já saíram alguns singles. O som é quase sempre entre o darkwave e o synthpop, com um clima desértico nas letras. Dead air, um dos singles mais recentes, tem esse clima esparso em letra, melodia e solos de guitarra. Limerence, outro single, une elementos de New Order e The Cure para falar de um relacionamento romântico mal-sucedido – e de todo o clima de pé na bunda que se segue depois, além das tentativas de superação.
PANKOW__77c, “MAD RAW MAX (CYBERPUNK INSANE FURY) V 1.1”. Esse projeto italiano costuma lançar temas ruidosos, na onda cyberpunk, acompanhado de clipes que mais parecem remixes de vídeo – mais até do que remixes de áudio. Dessa vez, a fúria cyber deles mexe com a franquia Mad Max e com sons pesados e eletrônicos, cheios de glitch.
Agenda
Urgente!: Parayba Rock Fest de volta no Rio neste fim de semana

O subúrbio do Rio volta a tremer ao som do faça você mesmo. Neste sábado (25) e domingo (26), a Areninha Hermeto Pascoal, em Bangu, recebe mais uma edição do Parayba Rock Fest, evento que há quase duas décadas movimenta a cena independente com uma mistura de rock, cinema, feira cultural e veganismo. A proposta vai além da música: é uma celebração da arte suburbana e da resistência criativa. E o Pop Fantasma é um dos apoiadores.
Idealizado por Michael Meneses, fundador do selo Parayba Records e editor do site Rock Press, o festival segue fiel ao lema “Idealismo para agregar, arte para revolucionar”. Sem grandes patrocínios ou editais, o evento se apoia na força coletiva de produtores, bandas e público que acreditam na cultura como ferramenta de transformação.
O line-up reflete essa diversidade: nomes como Quadrilha Neolatina, Trash No Star, Gadelha Superdrive, Hungry Jackalz, Selflab, Pic-Nic, Anacrônicos, O Bando, Macaco Sapiens, Iguanas-X e The Dead Suns sobem ao palco da Lona de Bangu, representando diferentes vertentes do rock autoral carioca. Entre um show e outro, o DJ Chorão3 comanda as pick-ups com sets de punk e metal, e músicos como Wagner José, Paulo Schwinn e Luizinho Tranquilo fazem pocket shows.
A programação também inclui debate sobre literatura feminina independente, com as autoras Jaciane Alves e Hanna Halm, e a exibição do documentário A maldita, de Tetê Mattos, sobre a histórica Rádio Fluminense FM – primeira vez que o filme será mostrado na Zona Oeste carioca.
Desde 2007, o Parayba Rock Fest é um espaço onde o underground se encontra, troca e resiste. De fanzines e discos a performances e bate-papos, o festival reafirma que o rock carioca pulsa forte – mesmo longe dos holofotes, mas perto de quem faz.
SERVIÇO:
LOCAL: Areninha Cultural Hermeto Pascoal – Praça 1 de Maio S/N – Bangu/RJ – @areninhahermetopascoal
DATAS: Dias 25 e 26 de Outubro de 2025
INGRESSOS:
Antecipados com descontos:
Bilheteria da Areninha Hermeto Pascoal
Site do Sympla:
Valor PROMOCIONAL – SÁB (25)
Valor PROMOCIONAL – DOM (26)
ATRAÇÕES:
9 Horas – Feira Cultural com: Disco de vinil, CDs, DVDs, roupas, livros, fanzines, artesanato, acessórios de moda rock, cultura geek e muito mais.
POCKET SHOW COM: Wagner José + Paulo Schwinn e Luizinho Tranquilo
DJ: Chorão 3
SÁBADO 25 de Outubro
10 Horas – DEBATE: A importância da literatura Feminina Independente
14 Horas – SHOWS: Quadrilha Neolatina, Pic-Nic, Diavolos, Trash No Star, Hungry Jackalz, Móbile Drink e Iguanas-X
DOMINGO – 26 de Outubro
10 Horas – A MALDITA – Doc. da Fluminense FM com a diretora Tetê Mattos
14 Horas – SHOWS: Partido da Classe Perigosa, O Bando, Macaco Sapiens, Selflab, Anacrônicos, Gadelha Superdrive e The Dead Suns
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