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Cultura Pop

Porrada no show do PiL

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Porrada no show do PiL

Parece um pouco com a história que o POP FANTASMA contou outro dia, das vaias e da chuva de lixo (e de garrafas, e de tudo o que estivesse à mão) que o Blondie recebeu quando foi escalado em cima do laço para abrir para o Rush, em 1979. O Public Image Ltd (PiL, enfim) foi escalado às pressas para substituir os new-wavers do Bow Wow Wow (!) num show no The Ritz, em Nova York, em 15 de maio de 1981.

Só que a coisa desandou por um motivo meio básico: a banda decidiu, em vez de fazer um show simples, substituir a apresentação por uma “performance de vídeo”. Isso deixou os compradores dos ingressos bem putos da vida. Foi o que muita gente chama até hoje de “rebelião do Ritz”.

Olha aí como ficou tudo depois, que beleza.

Porrada no show do PiL

>>> Veja também no POP FANTASMA: John Lydon detonando todo mundo no Juke Box Jury, da BBC

A história do PiL decidindo fazer uma apresentação de vídeo onde poderia tranquilamente rolar um show, vá lá, não é das mais imbecis. Numa época em que nem todo mundo tinha videocassete em casa e uma fita de show era artigo raro (e muitas vezes passado de mão em mão), The Ritz foi um dos primeiros a investir num telão enorme, onde eram apresentados vídeos de bandas.

Ed Caraballo, amigo de Keith Levene, guitarrista da banda, organizou o show e contou toda a história nesse artigo. Para começar, ele foi o responsável por colocar todo o equipamento da banda no local e organizou a edição do filme que foi apresentado na noite. “O filme trazia fotos de PiL fazendo passeios de helicóptero e John Lydon (vocalista) em um quarto de hotel ficando obcecado por TV a cabo (ele praticamente nunca saiu do hotel quando eu o conheci)”, contou.

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“Eu criei esse conceito para a banda, onde eles tocariam ao vivo atrás de uma tela enorme. Você nunca veria a banda diretamente. O que fizemos foi usar toda essa fileira de luzes de alta intensidade, muito baixas. Então, essas luzes iluminariam a silhueta da banda contra a tela do vídeo. Poderíamos alternar isso com uma câmera ao vivo que estava filmando a banda atrás do palco e projetaríamos essa imagem na tela”, contou o produtor.

>>> Veja também no POP FANTASMA: O pensamento vivo de John Lydon sobre música

Ele lembrou que a banda exigiu 12 mil dólares pelo pacote – que ainda envolveu a entrada de um grupo de abertura, recrutado num bar, e que parecia uma banda folk (e foi vaiado). O PiL chegou atrasado, estava chovendo, o público estava irritado e, recorda Caraballo, os fãs do grupo novo de Lydon eram egressos da manada de admiradores da ex-banda do cantor, Sex Pistols. O que já garantia a porrada.

Pra você ouvir tudo o que aconteceu naquela noite nada memorável, tá aí um áudio que foi tirado de um LP pirata (sim, um pirata!) com todo o conteúdo. O que deixou o público mais irritado foi que por exigência da equipe, a apresentadora de TV Lisa Yipp, amiga de Joe e Levene, foi lá entrevistar a banda. Lisa havia feito uma entrevista com Keith Levene um tempo antes, e em seu programa, usava uma lata de lixo (!) como apoio para fazer as reportagens. E ela foi lá com a maldita lata de lixo, cuja tampa virou escudo quando o público jogou garrafas de cerveja no palco.

A banda começou a tocar músicas do disco Flowers of romance e isso deu uma acalmada na plateia, mesmo com todo mundo por trás do telão. Só que Lydon começou a provocar todo mundo com frases como “audiência silenciosa, foda-se” e “por que diabos vocês pagaram 12 dólares pra ver isso?”.

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>>> Veja também no POP FANTASMA: Never mind the bollocks, segundo John Lydon e Glen Matlock

O público começou a pedir para que a tela fosse aumentada. Lydon disse que “não, não vamos aumentar a porra da tela!”. Mais garrafas voaram e a galera começou a puxar a lona do palco. Só que com a lona todos os equipamentos começaram a “andar” como se fosse cair do palco (!!). O Ritz deu o show por encerrado, mandou tirar John e Keith do palco e ficou tudo bem.

Tudo bem? Nada. Joe tinha sido o responsável pela ideia e saiu do palco tascado e morrendo de medo – curiosamente, ouviu elogios de um produtor que tinha convidado para o show, na base do “é a melhor coisa que eu já vi!”. Levene e Lydon começaram a brigar feio e a banda quase acabou aí. Depois, Levene saiu e foi fazer outras coisas. “Mas olhando para todo aquele evento, é uma das experiências da minha vida. Mesmo naquela noite, eu pensei: ‘eu poderia morrer esta noite e vendo o que vi, poderia dizer que vivi uma vida completa”, contou.

Curiosamente o Bow Wow Wow era criação do ex-empresário dos Pistols, Malcolm McLaren, detestado e atacado publicamente por Lydon. Vai que ele se sentiu vingado… Enquanto você pensa sobre o assunto, pega o PiL em uma situação bem mais segura naquele mesmo ano.

>>> Saiba como apoiar o POP FANTASMA aqui. O site é independente e financiado pelos leitores, e dá acesso gratuito a todos os textos e podcasts. Você define a quantia, mas sugerimos R$ 10 por mês.

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Cultura Pop

Relembrando o 120 Minutes da MTV em site e clipes

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Relembrando o 120 Minutes da MTV em site e clipes

Tá faltando gente pra fazer isso com os programas de música do Brasil – ok, dá mais trabalho, enfim. Lá fora tem uma turma bastante dedicada a recordar os bons tempos do 120 minutes, programa “de música alternativa” da MTV que misturava novos lançamentos, entrevistas, bate-papos reveladores e apresentadores especiais (gente como Lou Reed e Henry Rollins).

O programa durou de 1986 a 2000 (foi encerrado pelo canal sem alarde) e foi substituído por um programa análogo chamado Subterranean, além de dois retornos à telinha, no canal associado MTV 2. Entre os apresentadores titulares, gente como JJ Jackson, Martha Quinn e Adam Curry. Agora, a lista de músicas que foram lançadas pela atração e que hoje são tidas e havidas como clássicos, assusta. Tem Smells like teen spirit (Nirvana), Under the milky way (The Church), Kool thing (Sonic Youth), Mandinka (Sinead O’Connor), World shut your mouth (Julian Cope), Seattle (Public Image Ltd), Just like heaven (The Cure) e outras, umas mais, outras menos conhecidas.

A novidade é que um sujeito chamado Chris Reynolds subiu no YouTube uma playlist chamada 120 minutes full archive, com supostamente todos os clipes que foram lançados pela atração.

E uma radialista chamada Tyler Marie criou um site que traz tudo (ou quase tudo) sobre o programa: quem apresentou cada edição, os convidados, os clipes que foram apresentados, etc. “A partir de nossa página inicial , você pode navegar por 27 anos de playlists de 120 Minutos da MTV e seu sucessor, Subterranean“, explica ela. “Este projeto começou em 2003 como o site não-oficial do 120 Minutes, quando o programa ainda estava no ar na MTV2. Surgimos com a ideia de postar a playlist toda semana, porque a MTV não o fazia”, completa.

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Aqui no Pop Fantasma, a gente já recordou o dia, em 1986, que Lou Reed foi um dos apresentadores do programa. Só que chegou usando óculos escuros quase cobrindo o rosto todo, falando com voz grave, de cara amarrada, e disposto quase a encher um convidado da atração de porrada – ninguém menos que Mark Josephson, um dos criadores do New Music Seminar, painel de música que serviu de modelo para vários music conferences ao redor do mundo, reunindo bandas, novos artistas, CEOs de gravadoras, gente de mídia, etc. Mas ele também deu uma de fan boy quando entrevistou a iniciante Suzanne Vega e apresentou clipes.

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Cinema

Tangarella: uma pornochanchada com Jô Soares e Paulo Coelho (!)

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A carreira de Jô Soares como ator incluiu um filme que pediu para ser trash e ficou três vezes na fila: Tangarella, a tanga de cristal era uma pornochanchada soft lançada em 1976, dirigida e escrita por Lula Campello Torres, e que tinha o humorista interpretando uma espécie de mordomo trapalhão (Erasmo), meio viciado em participar de concursos, que trabalhava para uma família disfuncional e falida, e que complementava a renda trabalhando como consultor sentimental numa revista.

A grande curiosidade é a participação de ninguém menos que Paulo Coelho (!), naquele que talvez seja seu único papel no cinema, interpretando Avelar, um garotão meio vida-torta. Numa das cenas, Paulo aparece sentadão numa poltrona, lendo um exemplar da revista Vampirella. Por acaso, Cachorro urubu, parceria dele com Raul Seixas, aparece na trilha do filme (na interpretação de Raul no disco Krig ha bandolo, de 1973).

Tangarella: pornochanchada de 1975 com Jô Soares e Paulo Coelho (!)

A tal família esquisita era o prato principal do filme. Lucio Tangarella (Jardel Filho), um marido abusivo, viciado em jogo, violento com a mulher e a filha, Sandra – que assiste a todas as brigas dos pais. Ele fica viúvo e casa-se com Luísa Maria (Lidia Mattos), uma dondoca também viúva, que tem três filhos, Âncora (Regina Torres), Alvorada (Fanny Rose) e o tal Avelar. Sem grana por causa do vício em jogo do marido, Luisa sai em busca de um empregado que não saiba fazer nada direito, para que ela possa pagar bem pouco a ele. Erasmo, que mal consegue carregar objetos sem se atrapalhar, é contratado.

O que a madame não contava era que Lucio desaparecesse e deixasse a esposa com o três filhos, com o mordomo e… com a filha Sandra, já adolescente (e interpretada por Alcione Mazzeo). Ela sofre bullying da família e é tratada como uma criada. Até que surge na história um garotão interiorano, rico e meio outsider, Muniz Palacio (interpretado pelo designer de capas de discos e editor do jornal alternativo Presença, Antonio Henrique Nitzche) e algumas coisas mudam.

Tangarella foi lançado discretamente, em cinemas do Rio e de São Paulo, e foi considerado um filme “leve”, liberado para jovens de 14 anos. É uma produção que dá vontade de socar as paredes de tão trash, mas é um filme bem legal – aliás é uma boa indicação para quem curte ver imagens antigas do Rio de Janeiro, já que aparecem lugares como a Lapa, o Largo da Carioca, o Túnel do Pasmado (mesmo local em que o personagem de Roberto Carlos já havia entrado com um helicóptero no filme Em ritmo de aventura, de 1967) e até o Carnaval carioca (que dá sentido à tal “tanga de cristal” do título).

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Lula Campello Torres é um cineasta sobre o qual há bem pouca informação – na Globo, em 1991, ele escreveu uma minissérie chamada Meu marido, ao lado de Euclydes Marinho, que foi assistente de direção em Tangarella. O filme foi todo montado como se fosse uma espécie de documentário ou novelinha de rádio “com imagens”, já que um narrador (Aloysio Oliveira, dublador de filmes da Disney e criador do selo bossa-nova Elenco) vai explicando toda a história. As aparições do já saudoso Jô Soares são quase sempre de rolar de rir, especialmente quando ele participa de uma maratona de corredores sambistas, ou quando se veste de fada madrinha para ajudar Sandra.

Pega aí antes que tirem do YouTube.

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Cinema

Vai sair caixa com as trilhas sonoras dos filmes de John Hughes

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Vai sair caixa com as trilhas sonoras dos filmes de John Hughes

O site Brooklyn Vegan, quando noticiou a caixa Life moves pretty fast – The John Hughes mixtapes, com o repertório dos filmes do diretor norte-americano, lembrou bem: “Algumas pessoas podem argumentar que as trilhas sonoras dos filmes de John Hughes resistiram melhor do que os próprios filmes”. Maldade com o diretor que melhor conseguiu sintetizar a angústia jovem dos anos 1980, em filmes como Gatinhas e gatões, Clube dos cinco e Curtindo a vida adoidado.

A “década perdida” (pelo menos para os países da América Latina, como dizem alguns economistas) pedia um novo tipo de filme jovem, em que até as picardias de produções como Porky’s, do canadense Bob Clark (1981), tinham seu tempo e lugar, desde que reembaladas e exibidas com um verniz mais existencial e (vá lá) inclusivo.

Ainda que se possa alegar que algumas situações envelheceram (e algumas envelheceram muito), que não havia diversidade racial, etc, tinha espaço para o jovem zoeiro e audacioso de Curtindo a vida adoidado, para o choque de tribos de Clube dos cinco e A garota de rosa shocking (este, dirigido por Howard Detch e roteirizado por Hughes), para a decepção com a vidinha besta e burguesa de Ela vai ter um bebê. Eram criações bastante originais para a época, tudo fruto do trabalho de Hughes, um ex-publicitário e ex-colaborador da revista de humor National Lampoon. Tudo embalado pela sensação de que a vida é, sim, apenas um piscar de olhos – como o próprio Ferris Bueller (Matthew Broderick) sentenciou em Curtindo a vida adoidado.

>>> Leia também no Pop Fantasma: Quando teve uma sitcom do Ferris Bueller

Live moves pretty fast, a caixa em questão, é a primeira compilação oficial de músicas de todos os filmes de John Hughes, incluindo aqueles que ele dirigiu ou apenas escreveu o roteiro. Sai em 11 de novembro pela Demon Music e vai ser vendida em vários formatos: box com LPs, CDs, etc, incluindo canções que estavam nos filmes mas acabaram não aparecendo nas trilhas sonoras.

Entre as bandas que apareciam nas trilhas, New Order, The Smiths, Echo & The Bunnymen, Simple Minds, Oingo Boingo, OMD, The Psychedelic Furs, Simple Minds, e várias outras que, muitas vezes, chegaram ao grande público por aparecem num filme dele. Ou já estavam virando “tendência” e foram pinçadas quando as agendas bateram, como foi o caso do New Order com Shellshock e Elegia em A garota de rosa shocking – um filme que ainda tinha na trilha Smiths com Please, please, let me get what I want e Echo & The Bunnymen com Bring on the dancing horses, gravada especialmemte para a trilha.

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Teve também o caso de Don’t you forget about me, da trilha de Clube dos cinco – aquela famosa música que o Simple Minds não queria gravar de jeito nenhum, mas acabou gravando. E virou o maior hit deles. Você já leu sobre isso aqui.

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