Crítica
Ouvimos: The Jesus And Mary Chain, “Glasgow eyes”
- Glasgow eyes é o oitavo álbum de estúdio da banda escocesa The Jesus And Mary Chain, e o primeiro deles em sete anos. A banda formada pelos irmãos Jim e William Reid está completando 40 anos neste ano.
- Por acaso Jim afirmou que o novo disco segue os mesmos métodos estabelecidos no começo do Jesus. “Basta ir ao estúdio e ver o que acontece. Não há regras”, dizendo também que os dois irmãos se entendem por telepatia e são “aqueles gêmeos estranhos que terminam as frases um do outro”.
- Ao New Musical Express, a dupla conta que o disco novo surgiu de ajustes no som, que fizeram com que os dois quisessem usar mais sintetizadores na gravação.
O Jesus And Mary Chain é aquele tipo de banda que basta você ler sobre ela para ficar apaixonado (a) pelo som – funcionava quando todo mundo lia as resenhas dos álbuns do J&MC na antiga Bizz, mesmo sem ter dinheiro para comprar os discos. Mas depois de Honey’s dead (1992), último grande disco deles, o Jesus se tornou uma banda que volta e meia faz discos legais, e que mantém a chama acesa até mesmo quando faz álbuns irregulares.
O mais exemplo disso foi Munki, disco de 1998, com duração de LP duplo e uma ou outra coisa dispensável – e ainda assim, brilhante. Mas a rigor não existe “pior disco do Jesus”, no sentido de que toda banda tem um disco cujas cópias ela gostaria de ver enterrado no mesmo aterro onde a Atari enterrou cópias do fracassadíssimo videogame ET – O Extraterrestre. Nem mesmo discos um tanto criticados, como Darklands (o segundo, de 1987, que deixou muita gente de nariz torcido pelo fim das microfonias e pelas baterias eletrônicas) ou Damage and joy (2017), o mais recente.
Glasgow eyes, o novo álbum, mantém a dinâmica. Não é um disco perfeito como a estreia Psychocandy ou Automatic (1990), mas cresce por causa da soma de referências e das invenções de estúdio. A onda surf music do Jesus volta mesclada com o som do Suicide em Venal joy. Já Mediterranean x Film é pós-punk sombrio lembrando The Cure. Discotheque e Silver strings são o lado synth pop do Jesus. O lado distorcido soa como se produzido e tocado por Brian Eno, como em American boy e Pure poor. E o mais inusitado é ver o Jesus emulando a introdução de I love rock’n roll, da Joan Jett, na curiosa The Eagles and The Beatles – que cita Brian Jones e Bob Dylan. Ou soando como uma banda de power pop e rock chiclete na ótima Girl 71.
Agora, quem quer a dupla Jim e William Reid apaixonadíssima por seu passado e por si própria, deve correr para jamcod, single do disco, que abre em tons industriais-eletrônicos e recorda o passado de doideira dos irmãos, com referências a cocaína e bebida (sem contar o título, uma sigla para “Jesus And Mary Chain overdose”) . Ou a balada sombria Chemical animal, que sentencia “me encho de produtos químicos/para esconder a merda obscura que eu não mostro”. Além disso, a dupla encena o próprio renascimento (e cita a si própria) na bela Second of june e homenageia o Velvet Undeground, uma de suas maiores referências, na estranha Hey, Lou Reid, que encerra o álbum.
Para citar uma banda de sucesso que nada tem a ver com o rock escocês oitentista, o Jesus não jogou fora os sonhos que seus fãs sonharam. Glasgow eyes deixa isso bem claro.
Nota: 8
Gravadora: Fuzz Club
Crítica
Ouvimos: Sophie, “Sophie”
- Sophie é o segundo disco, e primeiro álbum póstumo, da DJ e produtora inglesa Sophie. Foi feito a partir de gravações que ela vinha finalizando, e teve produção do irmão dela, Benny Long, que tomou à frente na produção após a morte da artista.
- Em 30 de janeiro de 2021, aos 34 anos, Sophie morreu ao cair acidentalmente do telhado de um prédio de três andares em Atenas, Grécia, enquanto tentava tirar uma foto da lua cheia. Artistas como Rihanna, Sam Smith, Vince Staples e Charli XCX deram declarações de condolências. Brat, disco novo de Charli, tem uma homenagem a ela na faixa So I (a letra: “quando eu faço músicas, lembro das coisas que você sugeria/’acelere mais’/será que você gostaria dessa música?”).
Há notícias de que a DJ e produtora Sophie estava preparando um álbum bem pop antes de morrer prematuramente. A artista britânica vinha trabalhando em casa na sequência do segundo álbum, Oil of every pearl’s un-insides (2018), e levando adiante uma carreira que se tornou conhecida pela criação de texturas e atmosferas sonoras, que influenciaram de Pet Shop Boys a Charli XCX.
Músicas mais antigas como It’s okay to cry, Vyzee, Ponyboy e Lemonade soam mais como pequenas mixtapes, miniexperimentos de estúdio, prontos para serem esticados por DJs e produtores como módulos dançantes – o tipo de som que funciona na pista de dança e vira viagem individual quando ouvido em casa. E que, como costuma acontecer em projetos de produtores, permite a entrada de obras em progresso lado a lado com canções prontas.
Essa noção de que o inacabado tem seu tempo e lugar é o que permeia Sophie, primeiro álbum póstumo da DJ e produtora – e um disco cuja conexão com o ouvinte é imensa, o que já era comum na obra dela (não se lança uma música chamada “é Ok chorar” à toa, enfim). O material abre com uma canção climática, monocórdica e fantasmagórica, Intro (The full horror), que se aproxima mais do rock alemão dos anos 1970 do que da dance music. Repletas de participações, as dezesseis faixas assemelham-se mais a beats e criações nas quais Sophie vinha trabalhando, embora, segundo a família, componham um disco que já estava quase completo em 30 de janeiro de 2021, quando a produtora morreu.
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Como costuma acontecer em discos póstumos, sempre parece que algo está faltando – no caso, Sophie entregou os vocais para convidados como Cecile Believe, Liz e a controversa Nina Kraviz, que dão um ar mais humano a músicas como o popzão de FM My forever, a atmosférica The dome’s protection e ao house irretocável de Why lies e Live in my truth. O techno mais frenético surge na experimental Berlin Nightmare e no gabber de Gallop – ambas com participações de Evita Manji – e na parte final de One more time. Não há nenhuma faixa mal diagramada no disco, mas em alguns momentos, fica a ligeira impressão de que muita coisa de Sophie ainda seria repensada, e que estava sendo gravada quase como um mostruário de trabalho – como se alguns beats pudessem ser reaproveitados aqui e ali.
Nos títulos e nas letras (ou frases usadas como letras simples), dá para perceber que Sophie acreditava de verdade em sua música como fator de transformação e de proximidade. E essas são as melhores características do disco. Não deve ser por acaso que o álbum termina com a bela e dançante Love me off Earth (“ame-me fora da Terra”), quase uma mensagem post mortem para seus fãs, num clima bem mais ameno do que o próprio começo do disco.
Já Always and forever, um house celestial e discreto (que pedia um remix ou uma segunda parte com beats mais fortes) gravado com a amiga Hannah Diamond, parece uma carta dos amigos para Sophie: “tudo está se afastando/para mais e mais longe/(…) para sempre e para sempre/estaremos brilhando juntos”. Esse clima de mensagens trocadas quase como numa tábua ouija é o que mais fica na mente no fim da audição.
Nota: 7
Gravadora: Transgressive Records/Future Classic
Crítica
Ouvimos: We Hate You Please Die, “Chamber songs”
- Chamber songs é o terceiro álbum da banda punk francesa We Hate You Please Die. O disco tem produção e mixagem de Guillaume Bordier. Na formação da banda, Mathilde Rivet (bateria), Chloe Barabé (vocais e baixo) e Joseph Levasseur (guitarra).
- O grupo foi um quarteto até 2023, quando o ex-vocalista Raphaël Balzary saiu. Chloé assumiu os vocais desde então. “Tive que arriscar no início de 2023, quando tivemos que compor rapidamente para os shows. Coloquei muita pressão sobre mim mesma. E sinceramente, fiquei estressada com essa virada. Esforcei um pouco a voz, me perguntando o que eu poderia fazer, o que eu gostava de fazer também”, disse ao site Mowno.
Mal dá para imaginar que o We Hate You Please Die é uma banda francesa. O som desse trio é barulho que parece feito nos anos 1990 em alguma garagem dos Estados Unidos, com direito a muitas microfonias, vocais raivosos e refrãos explosivos, como os de Adrenaline e Stronger than ever. As partes iniciais das faixas são pura preparação para a ação – é aquele tipo de música que prepara o ouvinte para algo que vai acontecer nas caixas de som, no palco ou até mesmo na plateia (dá para imaginar as rodas ao som de faixas como Automatic mode e Control).
Em boa parte do repertório de seu novo álbum, o We Hate You Please Die traz influências bastante óbvias de bandas como Babes In Toyland, como nos vocais de quase todo o álbum, nas paradinhas de Lust e na parede de ruídos que introduz Vampirized – e toma quase 5 segundos da faixa. Asshole e Hero são punk vintage lembrando X Ray Spex. A cavernosa e quase falada Sorority prega, entre microfonias: “somos mais fortes se estivermos juntas/as mulheres não são suas inimigas”. No final, os cinco minutos e a torrente de ruídos de Surrender. Se não ouvir em alto volume, nem tem graça.
Nota: 8
Gravadora: Nouveau Monde Artistes Services/Incisive Records
Crítica
Ouvimos: The Waeve, “City lights”
- City lights é o segundo disco do The Waeve, projeto dos músicos, vocalistas e compositores Graham Coxon (Blur) e Rose Elinor Dougall (artista solo e ex-The Pipettes). O disco tem produção de James Ford.
- O single You saw é definido pela dupla como “uma música sobre reconhecer como decisões aparentemente minúsculas podem ter um impacto sísmico no curso da vida de alguém, como às vezes parece que a maneira como as coisas acontecem é predestinada”.
- O nome The Waeve é “the wave” (a onda) na antiga grafia inglesa. A dupla foi batizada assim porque ambos os integrantes são piscianos e há muitas referências nas letras das canções do The Waeve à água e ao mar.
Sim, o mundo precisava de uma união perfeita entre pós-punk e pop sessentista. Sendo que “pop sessentista” aí aponta para uma mescla de Motown, girl groups, Velvet Underground, The Who, Kinks, Beatles, unidos com uma visão lúgubre do que é fazer um rock que vá além dos três acordes. E se não precisava, vai acabar achando que precisa logo após ouvir City lights, segundo disco do The Waeve.
É complicado apontar referências diretas no som de Graham Coxon (Blur) e Rose Elinor Dougall (ex-Pipettes), mas em músicas como Mouth to the flame, bate ponto uma sonoridade que junta Ultravox (o final lembra o metais-e-programação de Hiroshima mon amour), Roxy Music e até a fase solo de Pete Shelley (Buzzcocks). You saw é o mais próximo possível de uma união entre Todd Rundgren e ABBA. I belong to… transporta o clima sombrio de uma canção de Alice Cooper para a Inglaterra dos anos 1980. A balada mântrica Simple days, destacando os vocais de Rose, a parede de guitarra-e-efeitos de Broken boys e o folk agridoce e mágico de Song for Eliza May e Girl of the endless night levam o álbum para outros lugares, bem diferentes musicalmente.
Não existe nada de eminentemente “progressivo” em City lights. Se bem que a última faixa, a belíssima Sunrise, chega perto disso. É uma música de sete minutos, bastante associável a Pink Floyd, mas com uma filiação glam que a deixa próxima do David Bowie de músicas como Memory of a free festival. E é uma grande surpresa no fim do álbum.
Nota: 9
Gravadora: Trangressive
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