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Crítica

Ouvimos: Alvilda, “C’est déjà l’heure”

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Ouvimos: Alvilda, “C’est déjà l’heure”
  • C’est déjà l’heure é o primeiro álbum da banda punk parisiense Alvilda. O grupo é formado por Nina Galdino (voz e guitarra), Melanie Martinez (guitarra), Eva Donat Montes (baixo) e Sandra Mangione (bateria).
  • “Não ser capaz de falar uma palavra em francês não é um obstáculo, pois todas as músicas são instantâneas e cativantes”, vende o release.
  • A loja Monorail Music, da Escócia, vende o LP do Alvilda com uma mixtape exclusiva feita pela banda (se não estiver esgotado, ta aí).

Se você der uma ouvida distraída nesse C’est déjà l’heure, dá para achar o Alvilda bastante parecido com Blondie, Ramones ou B-52s – pelos vocais, pela duração do disco (menos de meia hora, canções curtas) e pela aparente simplicidade das composições. Não faça isso, claro: pra começar o quarteto feminino de Paris está mais para power pop do que para punk, e em vários momentos lembra mais o Clash (por causa das excelentes guitarras de Nina Galdino e Melanie Martinez), ou uma versão de bem com a vida dos Replacements.

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Sendo uma banda de Paris, elas absorveram muito do clima melódico das canções francesas e até do yé-yé (a chamada jovem guarda francesa, dos anos 1960), o que transparece em músicas como Teléphone e na abertura com Chômage (“desemprego”, em português), mas passando tudo isso por um filtro quase punk. Angoisse mereceria o rótulo “rock de garagem”, mas é ensolarada demais para isso – e ainda tem um lado indie pop forte nas linhas vocais e no subtexto de algumas composições e arranjos. Por acaso, volta e meia dá para deparar com textos recomendando o Alvilda para fãs de bandas como Sheer Mag – faz todo sentido.

Em Melanie, a abertura engana, mostrando algo parecido com o The Cure da estreia Three imaginary boys (1979), mas depois a música embarca num clima entre o surf e o power pop, com solos econômicos e ágeis. Vortex e Moustique são duas das faixas mais classificáveis como punk rock no disco, com uma abertura soando no tom “Chuck Berry encontra o punk” de bandas como The Kids e os próprios Ramones. Uma surpresa é Maladress, bedroom punk eletrônico, em clima de videogame, que lembra Devo e Young Marble Giants. Le froid encerra o disco lembrando (aí sim), o Blondie, em meio a referências ligadas a girl groups e ao próprio pop francês.

Nota: 8,5
Gravadora: Static Shock Records

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Ouvimos: Zara Larsson – “Midnight sun”

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Zara Larsson lança Midnight sun, disco pop dançante e divertido, com batidões de funk, hyperpop e ecos dos anos 1990.

RESENHA: Zara Larsson lança Midnight sun, disco pop dançante e divertido, com batidões de funk, hyperpop e ecos dos anos 1990.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8
Gravadora: Sommer House/Epic
Lançamento: 26 de setembro de 2025

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Lá fora, muita gente se referiu a Midnight sun, quinto álbum da sueca Zara Larsson, como um disco “vibrante” e como uma enorme mudança em sua carreira de poucos discos (1, o primeirão, saiu em 2014). Faz sentido: em termos de (vá lá) persona pop, Zara entrega canções de pop eletrônico hipnótico com letras “de boa”. Por mais que até haja experimentações sonoras aqui e ali, o conceito parece ser apenas o de fazer música para dançar, diversão sem culpa e nada mais do que isso.

Midnight sun, aliás, tem um clima que soa mais rueiro do que propriamente noturno. Ainda que ela faça a crônica da diversão dance da Europa em Eurosummer – que na real é uma dance music barata com aquele velho riff de gaiteiro já surgido em várias outras faixas dançantes – chamam mais atenção os batidões de funk em músicas como The ambition e Hot & sexy. Essa última, por sinal, uma boa recordação da dance music dos anos 1990, com vocal rápido e beat acelerado. Blue moon e a faixa-título chamam a atenção pela felicidade pop de arena, Crush é dance music feliz – e tudo isso desce bem. Já Girl’s girl tem um beat meio latino que soa meio banal, o que acaba desvalorizando uma letra que fala sobre relacionamentos confusos e desejos mais confusos ainda.

  • Ouvimos: Taylor Swift – The life of a showgirl

Um momento bem legal em Midnight sun é Pretty ugly, música na qual Zara se esforça para convencer todo mundo da sua vontade de sair pelas ruas arrumando encrenca e subindo nas mesas em festas. Mas faz isso unindo batidões herdados da house music e clima de cheerleader, algo que Gwen Stefani fazia há anos e hoje não faz mais. Puss puss, que encerra o álbum, é hyperpop para explicar para todo mundo o que é hyperpop: refrão que você tem certeza que cita alguma coisa (mas você não se recorda o que é), pop que não precisa de muito para viciar o/a ouvinte, uma verdadeira chuva de detalhes sonoros que provavelmente vão colocá-la na lista de melhores canções pop de 2025 de muita gente.

Em plena era do disco pop como manifesto conceitual, Zara Larsson decidiu fazer de Midnight sun um disco para divertir e dançar. Nem tudo dá certo nele, mas o que dá certo, dá muito certo.

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Ouvimos: S.E.I.S.M.I.C. – “Ologism”

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Em Ologism, o trio neozelandês S.E.I.S.M.I.C. faz stoner rock espacial que mistura Hawkwind, Sabbath, MC5 e psicodelia à la Doors.

RESENHA: Em Ologism, o trio neozelandês S.E.I.S.M.I.C. faz stoner rock espacial que mistura Hawkwind, Sabbath, MC5 e psicodelia à la Doors.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8,5
Gravadora: Independente
Lançamento: 6 de outubro de 2025

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Banda cujo nome torna bastante difícil a tarefa de buscá-la nas plataformas digitais, o trio neozelandês S.E.I.S.M.I.C. faz um stoner rock espacial que paga tributo tanto a Hawkwind e Black Sabbath quanto a MC5. Ologism, novo álbum, abre bem rápido com a faixa-título, bem punk e curtinha – e ganha um aspecto de blues rock lascado com The demon, que vem em seguida, com alterações rítmicas em torno do estilo. M.A.C. é quase um Aerosmith + Queen espacial, com vocais bacanas e certa vibe de arena na sonoridade – sem deixar de lado o estilo comum do grupo.

Side quest, cercada por solos distorcidos e vocais bastante melódicos e sombrios, é o lado progressivo-hard do grupo, lembrando bandas como Masters Of Reality e Porcupine Tree. Sons garageiros e bastante pesados surgem em Brain rot e Magic seagull.Evil eye e Sands of time são invadidas por um clima psicodélico, que lembra The Doors e Steppenwolf. No final, X-ray vision retoma o corredor punk iniciado na abertura de Ologism.

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Crítica

Ouvimos: Beau Anderson – “Soundtrack of letting go” (EP)

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Beau Anderson mistura stoner, metal alternativo e glam rock em um EP intenso, com peso, ironia e boas melodias.

RESENHA: Beau Anderson mistura stoner, metal alternativo e glam rock em um EP intenso, com peso, ironia e boas melodias.

Texto: Ricardo Schott
Nota: 8,5
Gravadora: Independente
Lançamento: 24 de outubro de 2025

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Ex-integrante de bandas como Seven Year Witch e The Twotakes , o norte-americano Beau Anderson consegue fazer uma mescla, digamos, sui generis em seu EP solo de estreia, Soundtrack of letting go. Boa parte do material une estilos como stoner rock, metal alternativo e… glam rock. A cada momento do disco um desses estilos para para a frente e os outros dois ficam como uma espécie de recado, de subtexto.

Fix it, na abertura, tem algo de stoner e de bandas como Suede no som. O clipe, excelente, mostra Beau caindo no papo de um vendedor televisivo esperto (interpretado por seu ex-colega de banda Aaron Langford) e acumula vários frascos de um cola-tudo supostamente milagroso chamado Fix It. Know by now, por sua vez, já vai para o lado do glam rock com pauleira, enquanto Standing still, aberta com um clima meio blues, meio garageiro, soa um pouco como um Audioslave menos pesado.

  • Ouvimos: Bush – I beat loneliness

Dá para dizer que Beau tem em seu som muito do lado bom do Bush – e não só isso: climas lembrando Placebo e o já citado Suede vão surgindo, às vezes, em alguns segundos das faixas. As if é bem nessa onda, mas Beau tem um lado mais indie, até mais oitentista na abordagem de voz e de estrutura de composição e de arranjo – um lado, por sinal, que não deixa o som se transformar num pastiche de metal alternativo, ou algo do tipo.

Talk talk talk e 505 encerram Soundtrack of letting go focando em peso e guitarra, e unindo todos os elementos do disco em prol de um som intenso, com letras sufocantes (além da doideira de Fix it, Beau fala de morte, amores cagados, dores de cabeça do dia a dia, etc).

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