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Cultura Pop

Aquela época que John Peel teve uma gravadora, Dandelion

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Aquela época em que John Peel teve uma gravadora, Dandelion

Olha aí o que é que o DJ inglês John Peel andava fazendo em 1969. Ele estava lançando sua própria gravadora, a Dandelion. O objetivo da gravadora era que Peel pudesse ver lançada em disco a música que ele queria escutar. Ainda que ele próprio visse bem pouco a cor do dinheiro.

Aquela época em que John Peel teve uma gravadora, Dandelion
“Se eu tivesse dinheiro suficiente, eu iniciaria a Dandelion Records firmemente dedicada a nunca ter lucro”, disse Peel num papo com a publicação indie International Times em janeiro de 1968, aproveitando para dizer que adoraria lançar discos de Tyranossaurus Rex (primeira encarnação do grupo glam T. Rex, com Marc Bolan e Steve Peregrine Took), Sam Gopal (grupo de rock lisérgico que tinha como guitarrista Lemmy Kilmister, futuro baixista do Hawkwind e do Motörhead) e álbuns de poesia falada. “Eu ficaria desapontado se você não comprasse meus discos, mas eu estaria feliz pelo fato de ter tido coisas tão agradáveis ??para lançar”.

Bolan, por sinal, dividia apartamento com Peel e foi ele mesmo que sugeriu não apenas o nome da gravadora como da editora musical, Biscuit Music, a partir dos nomes dos hamsters do DJ. Apesar de Peel não se preocupar tanto assim com o lucro – pelo menos não o suficiente para manter uma gravadora de pé – vá lá que a Dandelion durou um tempinho. Foi até 1972 e lançou diversos artistas, além de recolocar nas lojas outros tantos. Gene Vincent, você já leu sobre isso aqui, lançou por lá o seu disco de “retorno”, I’m back and I’m proud, em 1969.

Uma banda que estreou por lá foi o pitoresco Principal Edwards Magic Theatre. Era um grupo folk, mas ao mesmo tempo era um projeto com milhares de integrantes, que faziam performances artísticas, shows de iluminação e música, etc. Olha aí o primeiro single deles, de 1969.

https://www.youtube.com/watch?v=ueLketKo8NU

O blues-rock quase pré-punk do Stack Waddy também estreou por lá, em 1971.

https://www.youtube.com/watch?v=q-xUhpYPebs

Um dos discos mais curiosos da gravadora: um The dark side of the moon, que não é o do Pink Floyd, mas é o disco da banda de hard rock Medicine Head, lançado em 1972. Por causa desse disco, o PF quase desistiu de batizar seu álbum de 1973 com esse nome – ambas as bandas pensaram no lado escuro da lua ao mesmo tempo. Voltaram atrás quando viram que o disco do Medicine não vendeu nada. Também já foi assunto nosso.

Em 1972, o selo de Peel fechou a tampa com um disco chamado There is some fun going forward, uma coletânea de anti-hits da gravadora. Esse disco chegoiu a ser reeditado em CD, trazendo como bônus uma versão do Stack Waddy para Garota de Ipanema.

O Dandelion teve contratos de distribuição com a CBS, a Warner e a Polydor. Apesar da gravadora ter tido algumas execuções em rádio, Peel era proibido terminantemente de tocar os discos da Dandelion na BBC. O selo ainda sofreu com ideias de jerico do próprio Peel. Certa vez, o DJ cismou que iria achar 101 garotas chamadas Sharon e montar um grupo cujo nome seria… 101 Sharons – desistiu da ideia ao parar na 40º cantora. Já o Stack Waddy, que parecia promissor, era liderado por um vocalista, John Knail, que era desertor do exército americano e era um sujeito extremamente impulsivo. Num dos shows, Knail viu um fã dando mais atenção à sua namorada do que à banda. Não teve dúvidas: pulou do palco e foi sair no tapa com o fã.

A ideia de Peel era a de lançar uma filial londrina da Elektra Records (que lançou MC5 e Stooges). Não foi para a frente, mas o selo deixou cerca de 50 lançamentos, entre LPs e singles. Um material que já foi quase todo lançado em CD, mas bem que poderia ser redescoberto em uma caixinha.

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Relembrando: Built To Spill e Caustic Resin, “Built to spill caustic resin” (1995)

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Relembrando: "Built to spill caustic resin", Built To Spill e Caustic Resin

Built To Spill e Caustic Resin são duas bandas bem desafiadoras do rock independente norte-americano, ambas vindas de um local pouco usual em se tratando da história do rock (a cidade de Boise, em Idaho), e que permaneceram ligadas por um bom tempo. A primeira, uma multi-formação liderada eternamente pelo músico Doug Martsch, caminhou entre o guitar rock, o punk e o slacker rock (aquele estilo despojado, geralmente usado para classificar o Pavement). A segunda, contando com relativamente poucas mudanças de line-up, dedicou-se a um “metal alternativo” mais próximo de Neil Young, do Grateful Dead e do Velvet Underground do que das noções comuns de música pesada.

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Como costuma acontecer com bandas-irmãs, uma delas foi para cantos um tanto quanto diferentes da outra. O BTP, que, durante shows recentes na América Latina, chegou a contar com dois músicos brasileiros (o baixista João Casaes e o baterista Lê Almeida), foi contratado da grandalhona Warner por duas décadas e fez turnês extensas. O Caustic Resin, que não grava desde 2003 e em tese, está em hiato, passou boa parte do tempo contratado do selo indie californiano Alias.

Em 1995, pouco antes do Built To Spill partir rumo a Warner e deixar o selo Up Records, de Seattle (por onde o Caustic Resin também havia passado), as duas bandas se juntaram num EP igualmente lançado pela Up. A junção dos nomes das duas bandas no título fez o EP se chamar literalmente Built to spill caustic resin (“construído para derramar resina cáustica”, em português), o que já dava uma imagem do aspecto corrosivo que a música poderia ter. Na formação, Doug (voz e guitarra) ao lado de dois integrantes do Caustic, James Dillion (bateria) e Tom Romich (baixo), além de um membro comum às duas bandas (Brett Nelson, voz e guitarra).

O EP reúne em quatro faixas as características das duas bandas: os ganchos musicais do Built e as viagens sonoras pesadas do Caustic. Duas das faixas, a irônica When not being stupid is not enough e She’s real, são bem extensas. Na prática, boa parte do material tem até mais a ver com o som que o Built vinha fazendo em sua primeira fase, de discos como a estreia Ultimate alternative wavers (1993), que tinha músicas repletas de partes diferentes. Mesmo quando surge uma música creditada ao Caustic e que tem bastante a cara deles, a psicodélica e gritada Shit brown eyes. O longo power pop She’s real, que encerra o disquinho lembrando uma versão zoada do Weezer, é creditado ao músico e artista visual Tae Won Yu, e foi composto quando ele fazia parte da banda indie Kicking Giant, liderada pela musicista Rachel Carns.

Mesmo sendo um EPzinho independente e, de certa forma, restrito, Built to spill caustic resin teve lá sua cota de problemas. A foto da capa, trazendo ovos de peixe e duas simpáticas larvinhas, teve que ser mudada assim que o autor da imagem descobriu o disco. Já a história da Up Records, que lançou discos de artistas como Quasi, Tad e Modest Mouse, durou até o licenciamento de seu catálogo para a Sub Pop, em 2018.

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Cultura Pop

Relembrando: Interpol, “Turn on the bright lights” (2002)

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E os 20 anos de Turn On The Bright Lights, estreia do Interpol?

Mal dá para crer que a banda novaiorquina Interpol não chegou a ter problemas com a organização policial americana. Mais inacreditável ainda é a lembrança de que o grupo fazia shows concorridíssimos no começo da carreira, quando eram estudantes universitários, mas não tinha um nome. Ao optarem por Interpol, justamente no comecinho da web 2.0, Paul Banks (voz, guitarra, hoje baixista), Sam Fogarino (bateria), Daniel Kessler (guitarra solo, voz) e Carlos D (baixo) não escaparam de receber várias mensagens por engano, de gente que pensava mesmo estar falando com a polícia americana, e não com uma banda iniciante (há um tempinho, isso rolou de novo, e no Brasil).

“Recebi alguns e-mails sérios sobre pessoas que se perderam, que outras pessoas estavam tentando encontrar, ou e-mails sobre golpes em que as pessoas caíram”, contou Kessler ao Pitchfork em janeiro de 2003, poucos meses após lançarem a estreia Turn on the bright lights (de 20 de agosto de 2002). “Um dos e-mails foi ‘meu carro foi roubado’”, contou.

A estreia do Interpol devolvia ao cenário novaiorquino muitas das influências que bandas como Velvet Underground tiveram sob os grupos ingleses. Em pleno retorno da sonoridade do pós-punk, marcada pela chegada ao mercado americano de bandas como Strokes, o Interpol assemelhava-se a bandas como Joy Division, Echo and The Bunnymen e nomes mais recentes como Ride.

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Os vocais de Banks, mesmo sendo mais empostados, são até hoje bastante comparados aos de Ian Curtis, e no disco do Interpol havia Obstacle 1 e Obstacle 2 como havia Exercise one na obra do JD. A canção da banda inglesa era bem mais assustadora do que o pós-punk marcial e volumoso do Interpol, claro, mas a letra de Obstacle 1 é igualmente sombria (“você vai se esfaquear no pescoço/mas é diferente agora que estou pobre e envelhecendo/nunca mais verei esse lugar”).

Havia muito ali também de bandas geralmente pouco comentadas, como The Sound (o clima cavernoso dos vocais e das melodias era herdeiro direto deles). A paixão de alguns integrantes do Interpol por música eletrônica fazia com que Turn on the bright lights fosse um disco cheio de climas diferentes, e que funcionasse como um relógio. embora a estreia da banda fosse bastante orgânica, maturada pelo uso do estúdio como um instrumento musical,  durante seis semanas de isolamento.

Untitled surgia em tom de abertura de filme, preparando o ouvinte para músicas como Obstacle 1, NYC (uma balada shoegaze que mostra o lado sombrio da “cidade que nunca dorme” e que cita o título do disco), PDA (a canção mais ligada ao rock de Manchester já produzida por uma banda americana), Stella was a diver and she was always down (essa poderia estar no Heaven up here, segundo LP do Echo and The Bunnymen). Tudo em Turn on tinha um certo ar de desilusão com as luzes de Nova York, um sentimento que fazia todo sentido no pós-11 de setembro.

Há quem defenda que Turn on the bright lights acaba na nona faixa, a ágil e meio punk Roland, com letra sanguinolenta falando sobre um açougueiro polonês que seccionava pessoas – um personagem aparentemente de ficção, mas que dizem ter sido inspirado no assassino americano Richard Kuklinski, morto em 2006. Os próprios integrantes viam The new e Leif Erikson, as duas verdadeiras últimas músicas, como separadas do disco – a última, em particular, soa como um pop sessentista sombrio, herdado do Velvet Underground e de Nico, encerrado por uma parede de guitarra e voz.

A estreia do Interpol foi um excelente exercício, que gerou imediatamente um grande prosseguimento, Antics (2004), e um disco mais controverso e um tanto mais sombrio, Our love to admire (2007). E a história do Interpol continua, com a banda reduzida ao trio Paul Banks, Daniel Kessler e Sam Fogarino. Rolou inclusive uma vinda há algumas semanas ao Brasil.

Ah, sim: quando o disco completou 20 anos, a banda pôs no YouTube o vídeo de divulgação do álbum, lançado na época apenas como um EPK para a imprensa. Pode ser visto abaixo.

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Cultura Pop

No nosso podcast, o começo dos Stone Temple Pilots

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No nosso podcast, o começo dos Stone Temple Pilots

Não era nada fácil ser integrante dos Stone Temple Pilots nos anos 1990. Os discos vendiam e os shows lotavam, mas não havia muito respeito da crítica, e a cada disco parecia sempre que uma nova chance estava sendo dada ao grupo de Scott Weiland, Dean DeLeo, Robert DeLeo e Eric Kretz. Pior: de tempos em tempos, as turnês eram canceladas e a banda tinha que parar tudo, já que Scott volta e meia precisava encarar uma internação para reabilitação.

Hoje a gente dá uma volta no tempo e faz um sobrevoo no começo do STP. Falamos de tudo (ou quase tudo) que estava acontecendo na vida deles, e damos uma olhada por trás dos discos Core (1992), Purple (1994) e Tiny music: Songs from the Vatican gift shop (1996). E encerramos essa temporada do nosso podcast, o Pop Fantasma Documento, falando de uma das nossas bandas preferidas.

Século 21 no podcast: Billy Tibbals e A Última Gangue.

Estamos no Castbox, no Mixcloud, no Spotify, no Deezer e no Google Podcasts. 

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: Divulgação). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.

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