O primeiro disco das Breeders, Pod (1990), foi feito rapidamente e com pouca grana. O selo 4AD deu a Kim Deal (voz e guitarra) e Tanya Donelly (guitarra e voz) a bagatela de 11 mil dólares para que as meninas se trancassem no estúdio por três semanas. O disco acabou sendo completado em dez dias.

Kim, que na época estava de saco cheíssimo do papel subalterno que exercia nos Pixies (basicamente cantar em poucas músicas, comunicar-se com o público da banda durante os shows e escrever uma ou outra canção), não tinha nem o grupo inteiro formado. Antes, três bateristas ajudaram a gravar a demo, já que a banda não oficializara nenhum (ou nenhuma).

Quando o estúdio já estava agendado, Josephine Wiggs, do grupo Perfect Disaster, entrou para o baixo. Steve Albini, que havia produzido Surfer Rosa, estreia dos Pixies (1988), foi chamado por Kim para cuidar de Pod e indicou o baterista Britt Walford (Slint), que assinou o job como Shannon Doughton.

Só que como a banda gravou Pod em menos tempo que o normal, as Breeders conseguiram fazer outras coisas. Em 22 de janeiro de 1990, aproveitaram até para gravar uma Peel Session, comandada pelo DJ da BBC John Peel, na Inglaterra. O grupo conseguiu levar para o estúdio até mesmo o engenheiro de som de Pod, Steve Albini, que cuidou da gravação. Walford continuou na bateria nessa gravação.

A banda estava surfando uma onda boa, já que a crítica havia curtido o disco. Kim costumava ouvir de repórteres questionamentos como “por que você não compõe mais nos Pixies?”. E na mesma época em que as Breeders gravaram o programa de John Peel, ainda deu tempo de fazer uma aparição no Snub TV, um dos programas mais quentes da música pop do fim dos anos 1980, exibido inicialmente na base do “faça você mesmo”, e depois pela BBC. Walford também apareceu com o quarteto dessa vez. Ficaria lá até 1992, com as Breeders ainda restritas a idas e vindas. Em 1993, com Kim, Josephine, Kelley Deal (irmã gêmea de Kim, guitarra) e Jim McPherson (bateria), viria o disco Last splash. O resto é história.

Via Todestrieb