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Cultura Pop

John Lennon e Yoko Ono: apresentadores de TV por um dia

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Em 1970, Yoko Ono relançou seu primeiro livro, Grapefruit, lançado em 1964. O livro consiste de vários event scores – pequenas performances descritas em poucas linhas, para o leitor realizar ou não. O relançamento do livro em Nova York rolou pela editora Simon & Schuster e, evidentemente, foi acompanhado de perto por John Lennon, que já estava casado com ela.

Esse tipo de modalidade artística (event scores, ou pontuação de eventos, enfim) fazia parte do dia a dia do Fluxus. Foi um movimento que Yoko integrou em Nova York e que se definia mais como uma “atitude”. E não como apropriadamente um grupo artístico com objetivos radicalmente definidos. Em Grapefruit, esses eventos apareciam descritos como atividades quase infantis, como se fosse um livrinho de conselhos psicodélicos.

O livro tinha trechos como “pense que a neve está caindo. Pense que a neve está caindo em todos os lugares o tempo todo. Quando você fala com uma pessoa, pense que a neve está caindo entre você e a pessoa”. Ou “Imagine mil sóis no céu ao mesmo tempo. Deixe-os brilhar por uma hora. Em seguida, deixe-os derreter gradualmente no céu. Faça um sanduíche de atum e coma”.

IMAGINE

No vídeo acima, Karen O’Rourke, curadora da exposição Double fantasy – John & Yoko (que sentou praça no Museu de Liverpool até 3 de novembro de 2019) explica que Grapefruit teve influência básica até mesmo na música de John Lennon. Em especial na letra de Imagine, que apesar de ser creditada apenas ao ex-beatle, sempre foi referida como uma composição do casal. E há dois anos passou a ser considerada oficialmente uma música dois dois. Aliás, de certa forma, havia semelhança entre a linguagem de Grapefruit e a de Lucy in the sky with diamonds, que Lennon fizera para os Beatles e que já tinha verbos no imperativo (“imagine-se num barco em um rio”, “procure a garota com o sol nos olhos”, etc).

E foi sob o signo de Grapefruit que John Lennon e Yoko Ono viraram apresentadores de TV por um dia, em 14 de outubro de 1971.

MUITO TEMPO LIVRE

O lado Faustão do casal de músicos foi para o ar no programa Free time, que ia ao ar numa estação de TV pública de Nova York, a WNET. O Free time era uma atração de variedades muito louca. Ia ao ar três vezes por semana na faixa de 22h30 à meia-noite e variava a equipe de apresentadores, convidando sempre uma turma a fim de arrumar confusão. Num dos programas, o poeta beat Allen Ginsberg dividiu o palco com o cantor Bob Dylan, o poeta e ator Peter Orlovsky e Gerard Malanga, também poeta, ator e ex-integrante da trupe de Andy Warhol.

A aparição do casal já esteve milhares de vezes no YouTube, saiu de lá e voltou pra lá. Os dois dividiram o palco com o cineasta alternativo Jonas Mekas. Na frente de uma plateia bastante animada, os três fizeram uma performance que incluía trechos de um texto de Yoko intitulado Of a grapefruit in the world of park. Aliás, exibiu também filmes do casal (entre eles, o Up your legs forever, cheio de bundas desnudas, do qual já falamos aqui).

TOMOU UM TOMBO

A plateia também sobe no palco e num dos momentos mais malucos, vários dos espectadores sobem, em fila, numa escada, para uma tentativa de “voar” do degrau superior. Todo mundo cai nos braços de Lennon. Com exceção de um sujeito que cai da escada e vai direto em cima do próprio braço, no chão. O ex-beatle consegue socorrer o cara, mas só depois de tudo.

John Lennon e Yoko Ono: apresentadores de TV por um dia

Videocassetadas do Lennon

Tá tudo aí.

Via Dangerous Minds e That Eric Alper

Cultura Pop

No nosso podcast, Alanis Morissette da pré-história a “Jagged little pill”

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No nosso podcast, Alanis Morissette da pré-história a "Jagged little pill"

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. No segundo e penúltimo episódio desse ano, o papo é um dos maiores sucessos dos anos 1990. Sucesso, aliás, é pouco: há uns 30 anos, pra onde quer que você fosse, jamais escaparia de Alanis Morissette e do seu extremamente popular terceiro disco, Jagged little pill (1995).

Peraí, “terceiro” disco? Sim, porque Jagged era só o segundo ato da carreira de Alanis Morissette. E ainda havia uma pré-história dela, em seu país de origem, o Canadá – em que ela fazia um som beeeem diferente do que a consagrou. Bora conferir essa história?

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: Capa de Jagged little pill). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.

Ouça a gente preferencialmente no Castbox. Mas estamos também no Mixcloud, no Deezer e no Spotify.

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Cultura Pop

No nosso podcast, Radiohead do começo até “OK computer”

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Radiohead no nosso podcast, o Pop Fantasma Documento

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. Para abrir essa pequena série, escolhemos falar de uma banda que definiu muita coisa nos anos 1990 – aliás, pra uma turma enorme, uma banda que definiu tudo na década. Enfim, de técnicas de gravação a relacionamento com o mercado, nada foi o mesmo depois que o Radiohead apareceu.

E hoje a gente recorda tudo que andava rolando pelo caminho de Thom Yorke, Jonny Greenwood, Colin Greenwood, Ed O’Brien e Phil Selway, do comecinho do Radiohead até a era do definidor terceiro disco do quinteto, OK computer (1997).

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: reprodução internet). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.

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4 discos

4 discos: Ace Frehley

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Dizem por aí que muita gente só vai recordar de Gene Simmons e Paul Stanley, os chefões do Kiss, quando o assunto for negócios e empreendedorismo no rock – ao contrário das recordações musicais trazidas pelo nome de Ace Frehley, primeiro guitarrista do grupo, morto no dia 16 de outubro, aos 74 anos.

Maldade com os criadores de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, claro – mas quando Frehley deixou o grupo em 1982, muita coisa morreu no quarteto mascarado. Paul Daniel Frehley, nome verdadeiro do cara, podia não ser o melhor guitarrista do mundo – mas conseguia ser um dos campeões no mesmo jogo de nomes como Bill Nelson (Be Bop De Luxe), Brian May (Queen) e Mick Ronson (David Bowie). Ou seja: guitarra agressiva e melódica, solos mágicos e sonoridade quase voadora, tão própria do rock pesado quanto da era do glam rock.

Ace não foi apenas o melhor guitarrista da história do Kiss: levando em conta que o grupo de Gene e Paul sempre foi uma empresa muito bem sucedida, o “spaceman” (figura pela qual se tornou conhecido no grupo) sempre foi um funcionário bastante útil, que lutou para se sentir prestigiado em seu trabalho, e que abandonou a banda quando viu suas funções sendo cada vez mais congeladas lá dentro. Deixou pra trás um contrato milionário e levou adiante uma carreira ligada ao hard rock e a uma “onda metaleira” voltada para o começo do heavy metal, com peso obedecendo à melodia, e não o contrário.

Como fazia tempo que não rolava um 4 Discos aqui no Pop Fantasma, agora vai rolar: se for começar por quatro álbuns de Ace, comece por esses quatro.

Texto: Ricardo Schott – Foto: Reprodução

“KISS: ACE FREHLEY” (Casablanca, 1978). Brigas dentro do Kiss fizeram com que Gene, Paul, Ace e o baterista Peter Criss lançassem discos solo padronizados em 1978 – adaptando uma ideia que o trio folk Peter, Paul and Mary havia tido em 1971, quando saíram álbuns solo dos três cujas capas e logotipos faziam referência ao grupo. Ace lembra de ter ouvido uma oferta disfarçada de provocação numa reunião do Kiss, quando ficou definido que cada integrante lançaria um disco solo: “Eles disseram: ‘Ah, Ace, a propósito, se precisar de ajuda com o seu disco, não hesite em nos ligar ‘. No fundo, eu dizia: ‘Não preciso da ajuda deles’”, contou.

Além de dizer um “que se foda” para os patrões, Ace conseguiu fazer o melhor disco da série – um total encontro entre hard rock e glam rock, destacando a mágica de sua guitarra em ótimas faixas autorais como Ozone e What’s on your mind? (essa, uma espécie de versão punk do som do próprio Kiss) além do instrumental Fractured mirror. Foi também o único disco dos quatro a estourar um hit: a regravação de New York Groove, composta por Russ Ballard e gravada originalmente em 1971 pela banda glam britânica Hello. Acompanhando Frehley, entre outros, o futuro batera da banda do programa de David Letterman, Anton Fig, que se tornaria seu parceiro também em…

“FREHLEY’S COMET” (Atlantic/Megaforce, 1987). Seguindo a onda de bandas-com-dono-guitarrista (como Richie Blackmore’s Rainbow e Yngwie Malmsteen’s Rising Force), lá vinha Frehley com seu próprio projeto, co-produzido por ele, pelo lendário técnico de som Eddie Kramer (Jimi Hendrix, Beatles, Led Zeppelin) e Jon Zazula (saudoso fundador da Megaforce). Frehley vinha acompanhado por Fig (bateria), John Regan (baixo, backing vocal) e Tod Howarth (guitarras, backing vocal e voz solo em três faixas).

O resultado se localizou entre o metal, o hard rock e o rock das antigas: Frehley escreveu músicas com o experiente Chip Taylor (Rock soldiers), com o ex-colega de Kiss Eric Carr (Breakout) e com John Regan (o instrumental Fractured too). Howarth contribuiu com Something moved (uma das faixas cantadas pelo guitarrista). Russ Ballard, autor de New York groove, reaparece com Into the night, gravada originalmente pelo autor em 1984 em um disco solo. Típico disco pesado dos anos 1980 feito para escutar no volume máximo.

“TROUBLE WALKING” (Atlantic/Megaforce, 1989). Na prática, Trouble walking foi o segundo disco solo de Ace, já que os dois anteriores saíram com a nomenclatura Frehley’s Comet. A formação era quase a mesma do primeiro álbum da banda de Frehley – a diferença era a presença de Richie Scarlet na guitarra. O som era bem mais repleto de recordações sonoras ligadas ao Kiss do que os álbuns do Comet, em músicas como Shot full of rock, 2 young 2 die e a faixa-título – além da versão de Do ya, do The Move. Peter Criss, baterista da primeira formação do Kiss, participava fazendo backing vocals. Três integrantes do então iniciante Skid Row (Sebastian Bach, Dave Sabo, Rachel Bolan), também.

“10.000 VOLTS” (MNRK, 2024). Acabou sendo o último álbum da vida de Frehley: 10.000 volts trouxe o ex-guitarrista do Kiss atuando até como “diretor criativo” e designer da capa. Ace compôs e produziu tudo ao lado de Steve Brown (Trixter), tocou guitarra em todas as faixas – ao lado de músicos como David Julian e o próprio Brown – e convocou o velho brother Anton Fig para tocar bateria em três faixas. A tradicional faixa instrumental do final era a bela Stratosphere, e o spaceman posou ao lado de extraterrestres no clipe da ótima Walkin’ on the moon. Discão.

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