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Cultura Pop

Jogaram vários clipes do Ghoulardi no YouTube

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Jogaram vários clipes do Ghoulardi no YouTube

Apresentadores malucos que tiram sarro da qualidade do próprio material que apresentam na TV ou no rádio? Já existiram vários – até Fausto Silva, quando apresentava o Perdidos na noite (Record e depois Bandeirantes) foi um deles. Mas quem marcou época de verdade fazendo isso foi um apresentador ligado ao universo do terror, que influenciou meio mundo do rock. Era o americano Ernie Anderson (1923-1997), que encarnou por alguns anos o personagem Ghoulardi.

Jogaram vários clipes do Ghoulardi no YouTube

Antes da TV – e bem antes de Ghoulardi – Ernie fora radialista e DJ, o que lhe dava passe livre para usar seus horários na TV para alternar filmes de horror B e clipes de bandas de rock. Entre 1963 e 1966, ele esteve à frente do Shock theatre, uma sessão de filmes de terror apresentada pela emissora WJW-TV, de Cleveland, Ohio. O programa sempre ia ao ar tarde da noite nos fins de semana, e aproveitava uma pacoteira de produções licenciadas pela Screen Gems.

Com pouco espaço na emissora após um programa que apresentava ter sido descontinuado, Ernie topou ficar à frente da atração, e acabou marcando gerações com o personagem Ghoulardi, que sempre aparecia na penumbra, com um foco de luz na cara, de jaleco, óculos escuros e cavanhaque. Usava gírias da moda e lançava expressões como “stay sick” (em 1990, os Cramps batizariam um disco com esse nome), “hey group”, “turn blue” e um “over there” com sotaque forte de Cleveland que soava como “ova-dey”. Futuros roqueiros da região de Ohio amavam o programa: Chrissie Hynde (Pretenders) não perdia um, a turma do Rocket From The Tombs (e, por consequência, dos Dead Boys) vivia assistindo.

A novidade é que alguém com muito tempo livre jogou no YouTube vários clipes antigos de Ghoulardi, incluindo trechos de entrevistas. Pega aí.

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Ghoulardi passava boa parte do tempo depreciando as bombas que exibia no programa. Dizia para o público desistir da TV e ir dormir, ou coisas do tipo. Ainda que suas aparições fossem feitas ao vivo, volta e meia sua equipe conseguia realizar “milagres”, como inserir sua imagem dentro de alguns filmes exibidos na sessão. Um dos maiores hits musicais do seu programa era Papa-Oom-Mow-Mow, dos Rivingstons, que ele costumava apresentar sempre num “clipe” bizarro em que aparecia um idoso desdentado abrindo e fechando a boca. Anos depois alguém pegou essas imagens e reconstruiu o clipe.

Por algum motivo bastante bizarro, uma das manias de Ghoulardi era fazer piadas com uma cidade-dormitório de Ohio, Parma. Dizia que a cidade tinha mau gosto para decoração, que seus moradores costumavam ouvir polca… e até criou uma paródia da série Peyton Place (sucesso na época) chamada Parma Place. Claro que os moradores ligaram para a emissora e mandaram Ghoulardi parar com a brincadeira. Para compensar, ele dividia não muito igualitariamente as gozações entre Parma e a cidade de Oxnard, na Califórnia.

O personagem foi desaparecendo com o tempo. Há quem atribua esse sumiço a um divórcio enfrentado por Ernie, que por sinal depois casaria de novo e terminaria a vida somando dez (!) filhos. Um dos filhos é ninguém menos que Paul Thomas Anderson, do filme Boogie nights (1997), aliás dedicado à memória do pai. Ernie levaria uma vida relativamente tranquila e anônima até o fim da vida. Morreu em 1997, de câncer.

Ghoulardi viraria uma lenda no universo pop, e não apenas para gente que pôde vê-lo em ação. A banda de rock Black Keys, cujos integrantes nasceram nos anos 1970 (e são de Akron, Ohio, por sinal), chegou a batizar um disco de Turn blue, uma de suas frases. Seja como for, em 1991, Ernie resolveu fazer uma aparição na TV, caracterizado como o personagem. Mais um vídeo que você tem que assistir agora mesmo.

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Mais sobre Ghoulardi aqui

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Cultura Pop

O 1967 dos Beatles no podcast do Pop Fantasma

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Da mesma forma que uma década muitas vezes não começa no ano em que ela se inicia (já havia um “anos 1990” encartado no fim da década anterior), as mudanças vividas pelos Beatles em 1967, ano do disco Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band, começaram pelo menos uns dois anos antes.

Mas para todos os efeitos, foi há 55 anos que John, Paul, George e Ringo lançaram um dos discos mais desafiadores da história da cultura pop, tramaram sua volta ao cinema, fizeram duas aparições significativas na televisão (numa delas, lançaram um telefilme que deixou sensação de entalo nas gargantas de muitos fãs), realizaram montes de experiências de estúdio, perderam tragicamente seu empresário e começaram a dar passos rumo à independência. E, ah, graças a um certo composto químico de três letras, sintonizaram dimensões bem diferentes das que os pobres mortais estavam acostumados naquela época.

O último episódio da segunda temporada do Pop Fantasma Documento levanta os causos de uma das épocas mais movimentadas do dia a dia dos quatro de Liverpool. Aumente o volume, ligue-se e sintonize!

Nomes novos que recomendamos e que complementam o podcast: Turn Me On Dead Man, Trudy and The Romance, Dario Julio & Os Franciscanos.

Estamos no Castbox, no Mixcloud, no Spotify, no Deezer e no Google Podcasts. 

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Edição, roteiro, narração: Ricardo Schott. Arte: Aline Haluch. Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Estamos aqui toda sexta!

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Cultura Pop

Devo: no YouTube, tem versão “rascunho” do filme The Men Who Make The Music

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Devo: no YouTube, tem versão "rascunho" do filme The Men Who Make The Music

Raridade por vários anos para muitos fãs do Devo, o filme The men who make the music (1981), realizado pela banda, foi lançado sob o rótulo maluco de “vídeo-LP”. A produção combina imagens de shows do Devo (focando bastante na turnê de 1978) com textos irônicos sobre a indústria da música, além de aparições do controverso personagem General Boy (interpretado por Robert Mothersbaugh Sr, pai dos irmãos Mark e Bob).

Devo: no YouTube, tem versão "rascunho" do filme The Men Who Make The Music

O tal conteúdo “anarquista” do vídeo fez com que ele ficasse arquivado por uns dois anos, já que The men who make the music foi terminado em 1979. O lançamento deveria ter acontecido em paralelo com o disco Duty now for the future, tanto que o LP original anuncia um endereço para os fãs comprarem um produto chamado Devo-vision, que sairia pela Time-Life (empresa responsável por arquivar o filme por dois anos, irritada com as mensagens anti-indústria da música do vídeo).

O material ainda aparece intercalado com imagens bem antigas do Devo. O grupo aparece tocando Jocko homo em 1976, em imagens do primeiro curta do Devo, The truth about de-evolution – que também incluía o clipe do grupo em 1974 tocando Secret agent man, igualmente incluído em The men. Nessa época, o Devo tinha uma formação bastante variável. Com pelo menos cinco ou seis músicos gravitando em volta (incluídos aí três irmãos Mothersbaugh), a banda virou quarteto no clipe de Secret agent man.

The men who make the music, por sinal, teve ainda uma versão demo, feita com produção amadora, em 1977. Tá no YouTube. Foi dirigida por Jerry Casale e produzido por Marina Yakubic, que era namorada de Mark na época.

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O vídeo (sim, é vídeo, produzido com câmeras de TV) tem diferenças nos diálogos, nos cenários, na qualidade de som e de imagem (bastante rascunhadas) e no fato de que as músicas não aparecem em clipes. Todas são gravadas em versões extremamente cruas, ao vivo num palco.

Uma surpresa para os fãs é que, originalmente, a versão do grupo para (I can’t get no) Satisfaction, dos Rolling Stones, era quase um blues maníaco e lembrava Captain Beefheart. Muito diferente do que se imagina do Devo.

Aproveita e pega The men who make the music, a versão oficial, que também tá no YouTube.

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Cultura Pop

The Lost Sheep: um single (da Virgin, de 1979) com ovelhas soltando a voz

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The Lost Sheep: um single (da Virgin, de 1979) com ovelhas soltando a voz

Você provavelmente não conhece Adrian Munsey. Dono de uma carreira de sucesso como produtor de TV, o britânico trabalhou em canais como BBC Worldwide, ITV, Universal, e dirigiu dois longas, além de uns 45 documentários. Também tem uma extensa carreira como produtor musical e dono de gravadora. A vida dele tá aqui.

Agora, um detalhe que garantiu bastante popularidade a ele no fim dos anos 1970 foi ter aderido à mania sempre em alta dos novelty records – discos feitos para vender por uns tempos, com piadas ou assuntos da moda. Em 1979, ele soltou o single The lost sheep, creditado a “Adrian Munsey, ovelha, sopros e orquestra”. Essa pérola aí.

Lançado pela Virgin, o single trazia, segundo o site World’s Worst Records, ” uma fatia medíocre de monotonia sub-clássica que apresenta um cordeiro balindo enquanto uma pequena orquestra – repleta de baixista e baterista – toca a música mais sentimental que você já ouviu”.

Se você já acha pitoresco escutar isso em áudio, olha aí o próprio Munsey tocando a peça ao vivo no Russel Harty Show, na London Weekend Television. Munsey levou para o palco uma ovelha (“é uma fêmea”, esclarece) e a mãe do animal – além da orquestra, para tocar ao vivo. Só que o bichinho ficou meio amedrontado e não “cantou” nada. Sobrou para Munsey fazer o “béééé” ao vivo. A plateia ri, os músicos de orquestra não movem um músculo das faces.

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Russel fica indisfarçavelmente de boca aberta ao ouvir  Munsey contar como foi que surgiu a ideia de fazer música com ovelhas. Ele fez uma viagem e passou por um anfiteatro que estava cheio delas, balindo. “Acho que as pessoas às vezes se sentem como ovelhas perdidas um dia”, contou, já anunciando que sairia um single em ritmo de discoteca. Saiu sim: C’est sheep, lançado também em 1979, e produzido por Ron e Russell Mael, os dois irmãos da banda Sparks. Essa música, mais tarde, foi incluída na compilação da Virgin Methods of dance.

Ah sim, tinha o lado B de The lost sheep. Era Echoing spaces, essa maravilha pós-prog relaxante aí.

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Um detalhe bem louco a respeito de C’est sheep, o tal single disco de Munsey, é que ele foi detonado por um colega de gravadora do cantor. John Lydon, já cantando à frente do Public Image Ltd, foi participar do Juke box jury da BBC, programa no qual uma turma de jurados comentava lançamentos recentes. A canção, cheia de balidos com beats dançantes, foi apresentada e provocou verdadeira aflição nos convidados, que precisaram dar suas opiniões na frente do próprio Munsey (!), mais perdido que cebola em salada de frutas. Lydon diz que a música é “a Virgin Records  tentando faturar uns trocados e falhando miseravelmente”.

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