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As capas de discos de Andy Warhol nos anos 1950

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As capas de discos de Andy Warhol: além do Velvet Underground e dos Rolling Stones

Andy Warhol, o cara que criou a capa de Velvet Underground & Nico (1967), estreia do Velvet Underground. E a de Sticky fingers, dos Rolling Stones (1971). Ou a de Black and blue (1978), disco ao vivo dos Stones. E de uma porrada de discos de jazz, clássicos e variedades dos anos 1950 e 1960. O artista multimídia morto em 1987 já tinha, como capista, uma assinatura reconhecível à distância. E isso bem antes de fazer suas obras mais conhecidas. Olha só esses exemplos aí de capas de discos de Andy Warhol.

E – detalhe – Andy Warhol já tinha uma fruta em sua vida, muito antes da banana da capa do disco do Velvet Underground. E já tinha sido apresentado à heroína anos antes de Lou Reed. Veja tudo isso nas capas abaixo.

As capas de discos de Andy Warhol

VLADIMIR HOROWITZ – “PIANO MUSIC OF MENDELSSOHN AND LISZT” (RCA, 1951). Nesse período, Warhol aplicou seu estilo – que soava artístico e rascunhado quase simultaneamente – a inúmeros discos de jazz e clássicos da RCA e de etiquetas como Prestige.

As capas de discos de Andy Warhol

ORQUESTRA SINFÔNICA NBC/ARTURO TOSCANINI – “WILLIAM TELL OVERTURE – GIOACHINO ROSSINI” (RCA, 1953). E não é que já havia uma fruta na vida de Warhol antes da banana da capa de The Velvet Underground & Nico? A maçã com a flecha representa as habilidades de arqueiro de Guilherme Tell. Uma das mais bacanas capas de discos de Andy Warhol.

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As capas de discos de Andy Warhol

CARLOS CHAVES – “A PROGRAM OF MEXICAN MUSIC” (Columbia, 1949). Lançado originalmente em 1940 num set de quatro discos de 78 rpm, esse álbum ganhou uma capa de Warhol numa edição em LP, nove anos mais tarde. Essa capa saiu com duas versões diferentes nos EUA, variando apenas as cores e mantendo a arte de Warhol. No México, o disco ganhou uma outra capa, com uma foto e sem nada feito por Andy.

As capas de discos de Andy Warhol

COUNT BASIE – “COUNT BASIE” (RCA, 1955). O estilo de Warhol nessa capa ficou popular a ponto de ser imitado até em lançamentos da RCA brasileira, com um logotipo do lado e um desenho baseado numa foto, quase sangrando no LP. No original, era um álbum triplo, com três EPs de 45 rpm. Na Europa, saiu tudo separado.

As capas de discos de Andy Warhol
THELONIOUS MONK – “MONK” (Prestige, 1956). Trabalho em trio: Warhol operou ao lado do designer da Prestige, Reid Miles, que depois trabalharia na Blue Note. E a mãe de Andy, Julia Warhola, desenhou a caligrafia da esquerda, na capa.
As capas de discos de Andy Warhol

JAY JAY JOHNSON, KAI WINDING, BENNY GREEN – “TROMBONE BY THREE” (Prestige, 1956). Durante um tempo, existiu um formato alternativo de LP em 16 rpm, com mais tempo de duração de cada lado. Trombone by three foi reeditado no formato e ganhou essa capa alternativa feita por Warhol e Reid Miles.

As capas de discos de Andy Warhol

“VOL 2” – KENNY BURRELL (Blue Note, 1957). Vendo essa capa aí, que Warhol fez para o segundo disco de Burrell, dá até pra lembrar um pouco das ilustrações de Cesar Vilela para o selo Elenco. Como a do disco Baden Powell à vontade, de 1963. Essa foi igualmente parceria com Reid e foi a primeira ilustração de Andy para o selo.

As capas de discos de Andy Warhol
“BLUE LIGHTS VOL 1 AND 2” – KENNY BURRELL (Blue Note, 1958). Nos dois volumes, a mesma ilustração de Warhol, variando apenas a cor. Esse desenho aparece na capa do catálogo Andy Warhol – 1950s drawings, editado por Daniel Blau para o Louisiana Museum. E que inclui algumas capas de discos de Andy Warhol.
As capas de discos de Andy Warhol

JOHNNY GRIFFIN – “THE CONGREGATION” (Blue Note, 1958). Com o tempo, e com as reedições, as cores da camisa florida de Griffin na capa foram ficando bem menos nítidas e vivas.

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As capas de discos de Andy Warhol

MOONDOG – “THE STORY OF MOONDOG” (Prestige, 1957). Louis Thomas Hardin, o popular Moondog (1916-1999), era músico de jazz, compositor, poeta, escritor e inventor de instrumentos. Cego desde os 17 mas bastante independente, Moondog andava por Nova York, para onde se mudou nos anos 1940, com um chapéu de viking. E era conhecido como “o viking da Sexta Avenida”, já que era por lá que ele costumava circular. Seu quarto disco tinha crédito como capista para Andy. Mas o termo “capas de discos de Andy Warhol” é só genérico aqui. Quase toda a arte era ocupada pela caligrafia da mãe Julia.

As capas de discos de Andy Warhol

TENNESSEE WILLIAMS – “READING FROM THE GLASS MENAGERIE, THE YELLOW BOOK E AND FIVE POEMS” (Caedmon, 1960). Mais uma parceria entre Andy Warhol e sua mãe. A gravadora Caedmon era especializada em discos de leitura de textos e poemas. O álbum do dramaturgo Tennessee Williams, autor de peças como Um bonde chamado desejo, saiu originalmente em 1953. E só ganhou capa feita pela dupla Warhol/Warhola em 1960.

As capas de discos de Andy Warhol

CBS RADIO SERIES BROADCAST – “THE NATION’S NIGHTMARE” (Columbia Special Products, 1952). A heroína já fazia parte da vida de Warhol 15 anos antes de ele fazer a capa do LP que tinha Heroin, de Lou Reed. Um de seus trabalhos nos anos 1950 foi fazer a capa desse disco, que trazia um radiodocumentário da emissora CBS sobre o flagelo das drogas injetáveis. Como você já viu aqui mesmo no POP FANTASMA, era comum há muuuuuito tempo as gravadoras fazerem discos falados. Às vezes até com audiodocumentários e gravações de rádio.

As capas de discos de Andy Warhol
THE JOE NEWMAN OCTET – “I’M STILL SWINGING” (RCA, 1956). EP duplo, relançado depois como LP simples, e com variações das cores das letras. Warhol fez apenas o desenho e o autor do lay-out não está creditado.

Mais sobre Andy Warhol no POP FANTASMA aqui.
Mais sobre as capas de discos de Andy Warhol aqui.
Via Voices Of East Anglia e Vinyl Factory.

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Al Hirschfeld, o cara por trás da capa de Draw The Line, do Aerosmith

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Al Hirschfeld, o cara por trás da capa de Draw The Line, do Aerosmith

Conhecido pelos desenhos que fazia de celebridades, o americano Al Hirschfeld estudou pintura, desenho e escultura em 1924, em Paris e Londres. Ao voltar para os EUA, começou a fazer colaborações para jornais como o New York Herald Tribune e o New York Times. No NYT, era comum que seus desenhos de celebridades servissem para anunciar novas peças da Broadway, o que serviu para construir uma ligação forte dele com o teatro de Nova York, e com o cinema.

Al Hirschfeld, o cara por trás da capa de Draw The Line, do Aerosmith

Al também fez vários desenhos de capas de discos, a maioria de jazz e música clássica. Seu traço fino, cheio de estilo e de detalhes, costumava funcionar bem para detalhar cenários. E nas mãos de Al, os personagens ganhavam sobrancelhas expressivas e cabelos cheios de ondulações. Se tivessem barba, então, era um destaque a mais.

Al Hirschfeld, o cara por trás da capa de Draw The Line, do Aerosmith Al Hirschfeld, o cara por trás da capa de Draw The Line, do Aerosmith Al Hirschfeld, o cara por trás da capa de Draw The Line, do Aerosmith Al Hirschfeld, o cara por trás da capa de Draw The Line, do Aerosmith Al Hirschfeld, o cara por trás da capa de Draw The Line, do Aerosmith Al Hirschfeld, o cara por trás da capa de Draw The Line, do Aerosmith Al Hirschfeld, o cara por trás da capa de Draw The Line, do Aerosmith

Olha aí Al em plena atividade.

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Vários desenhos de Al eram coloridos, em especial os de capa de discos. Mas os melhores trabalhos do desenhista eram mesmo em preto e branco. Assim como acontecia no caso de um dos desenhistas brasileiros mais expressivos de todos os tempos, Benicio, Al também fez pôsteres de filmes, como o de O mágico de Oz (1939), ou os de algumas produções de Chaplin.

Al teve certo relacionamento com o universo do rock, fazendo desenhos de celebridades do estilo, como Mick Jagger, Jerry Garcia e os Beatles. Olha aí as fuças dos quatro de Liverpool pelo traço de Al Hirschfeld.

Al Hirschfeld, o cara por trás da capa de Draw The Line, do Aerosmith

E se você está reconhecendo o traço de Al de algum lugar, sim, foi ele que fez a capa de Draw the line, disco do Aerosmith de 1977.

Al Hirschfeld, o cara por trás da capa de Draw The Line, do Aerosmith

O guitarrista do Aerosmith, Joe Perry, se recorda de que o trabalho com Al foi relativamente rápido. O desenhista foi até o hotel onde a banda estava hospedada para gravar o disco, e passou de meia hora a 45 minutos conversando com eles. O músico chegou a perguntar se ele queria tirar fotos da banda, mas Al disse que tinha tudo o que precisava. Tinha mesmo. “Cerca de uma semana depois, recebemos um desenho incrível, que apenas mostrou como o cara era incrível e brilhante. Tudo o que ele precisava fazer era dar uma olhada em nós e realmente nos capturou”, contou aqui.

Draw the line, por sinal, escondia uma referência dupla em seu título – que se relacionava tanto com a própria capa desenhada por Al quanto com outro tipo de “linhas”, digamos. O Aerosmith estava afundado na cocaína a ponto de Perry dizer que “se os Beatles tinham o White album, esse é nosso ‘álbum do blecaute’”, contou. “Nem sequer estávamos na mesma sala quando as músicas foram gravadas. A única coisa que liga tudo eram nossos headphones. Éramos viciados em drogas interessados em música, não músicos interessados em drogas”, recordou. Para completar o material que o grupo não conseguia terminar, rolaram letras até do produtor, Jack Douglas.

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Ouça aí e tire suas próprias conclusões 🙂 Já Al continuou desenhando por vários anos, ganhando prêmios, lançando livros com sua arte e fazendo exposições. Morreu em 20 de janeiro de 2003, aos 99 anos, de causas naturais.

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Quando os fãs do Joy Division quase cancelaram Closer

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Quando os fãs do Joy Division quase cancelaram Closer

Assim que escutou Closer, segundo disco do Joy Division (1980), Tony Wilson, o chefe da gravadora Factory resolveu demonstrar ao guitarrista da banda, Bernard Sumner, que sabia estar diante de um grande sucesso. Só que fez isso de maneira bastante equivocada: “Sabe, Bernard? No ano que vem você estará relaxando em uma piscina em Los Angeles com um coquetel na mão”, disse. “Foi a coisa mais ridícula que alguém já me disse”, contou anos depois o músico – cuja banda, na época, estava extinta por causa do suicídio do cantor Ian Curtis.

Quando os fãs do Joy Division quase cancelaram Closer

A morte era, digamos, uma convidada especial em Closer, não apenas no subtexto bizarro (a partida do vocalista), como também nos trechos mais autodestrutivos de algumas letras. Em Isolation, Ian cantava coisas como “mamãe, eu tentei, por favor acredite em mim”, “tenho vergonha da pessoa que sou”. Mas ainda tinha a capa do disco. A imagem da estreia da banda, Unknown pleasures (1979) era tão amigável quanto a de Dark side of the moon, do Pink Floyd – apesar de trazer “a morte de uma estrela” expressa num gráfico. A de Closer era uma tumba sem margem de dúvida.

TÚMULO

A foto que você vê na capa de Closer é o jazigo da família Appiani, no cemitério monumental de Staglieno, em Gênova, na Itália. As esculturas foram feitas por Demetrio Paernio em 1910 (e ainda teve gente que, quando viu a capa, pensou que fossem pessoas de carne e osso). A foto foi clicada em 1978 por Bernard Pierre Wolff e entrou no disco por ideia dos designers Martin Atkins e Peter Saville, com a aprovação de todo mundo da banda, antes da morte de Ian.

Só que Closer atrasou e ainda por cima aconteceu a tragédia. E lá estava a banda, com uma coleção de canções sombrias para vender nas lojas, com uma capa daquelas. Saville, assim que soube da morte de Ian, se preocupou mas nada pôde fazer. “Tony Wilson me deu a notícia e eu disse: ‘Temos um problema. A capa do álbum tem uma tumba’”, disse.

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Já os fãs da banda (e alguns críticos) se apressaram a meter o pau no grupo e a acusar todo mundo de se aproveitar da morte de Ian para apelar e ganhar grana. “A fotografia parecia uma profecia sinistra, ou uma piada de mau gosto para ganhar dinheiro. Quem em sã consciência colocaria uma tumba na capa do álbum de uma banda cujo cantor acabou de morrer?”, chegou a afirmar o batera Stephen Morris.

ZOOM

Aquela imagem que foi parar na capa de Closer estava numa revista de arte chamada Zoom, que Saville tinha folheado. Na época, até ele mesmo ficou na dúvida se eram pessoas ou esculturas. Mas gostou da imagem e mostrou para a banda, que adorou e quis que aquilo aparecesse no disco.

Quando os fãs do Joy Division quase cancelaram Closer

Outra foto da revista vazou para a capa do single Love will tear us apart, e não era menos sinistra. Saville disse ter se recordado de que a decisão foi em conjunto, com Ian participando de tudo. Só que… “O preocupante é se perguntar o que estava em sua mente”, afirmou.

Ir à Gênova agora fica um tantinho complicado, mas se você for muito fã do JD, vale dizer que um site de fãs chamado Joy Division Central dá certinho o caminho para você chegar aos locais que inspiraram as capas do LP e do single da banda.

Mais Joy Division e mais New Order no POP FANTASMA aqui e aqui.
Tem conteúdo extra desta e de outras matérias do POP FANTASMA em nosso Instagram.

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Tem exposição do Daniel Johnston vindo aí

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Tem exposição do Daniel Johnston vindo aí

Morto em 2019 após um suposto ataque cardíaco, o músico e artista visual Daniel Johnston sofria de transtorno bipolar e havia passado os anos 1980 e 1990 distribuindo fitas com suas gravações para todo mundo que encontrava em Austin, no Texas, onde morava. Também era desenhista além de músico, e esse outro lado de sua produção vai ganhar uma exposição entre o dia 28 de janeiro e 7 de fevereiro. Daniel Johnston: Psychedelic drawings é uma produção da Outsider Art Fair e vai rolar no Electric Lady Studios em Nova York. Pode ser vista pessoalmente e online. Os ingressos estão disponíveis aqui.

Inicialmente um artista totalmente independente, que vendia seus discos em demos e gravava tudo no quarto de casa, Daniel Johnston conseguiu chegar mais perto do profissionalismo com o passar dos tempos. Apareceu na MTV em 1985 como integrante de uma cena pouco duradoura da região, a new sincerity (vale um texto no POP FANTASMA sobre isso) e conseguiu gravar um disco feito de maneira mais formal em 1988, chamado 1990.

1990 já era, àquela altura, seu décimo primeiro disco, mas foi o primeiro feito num estúdio de verdade, com um produtor de verdade (Mark Kramer, que foi músico de bandas como Ween, Butthole Surfers e Half Japanese).

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Como acontecera nas gravações de discos de Syd Barrett, anos antes, Daniel tinha dificuldades de aderir a um cronograma comum de gravações e o material precisou ser completado com faixas ao vivo. Não foi um dos momentos mais tranquilos da vida do cantor e compositor, que passou por momentos de estresse durante o trabalho e acabou internado em 1990 (após quase provocar um acidente de avião tirando a chave do contato enquanto seu pai, um ex-piloto da Força Aérea dos Estados Unidos, controlava a aeronave).

O plot twist na vida de Daniel viria justamente por causa do desenho. Kurt Cobain aparecera na TV com uma camiseta com a capa de um disco de Johnston, Hi, how are you: The unfinished album (1983).

O desenho feito pelo músico para a capa virou mania de uma hora para a outra, e Kurt ainda havia listado Yip/Jump Music, outro disco lançado em 1983 por Johnston em fita K7, em uma lista de discos preferidos. Aconteceu que em 1994, mesmo internado, Daniel conseguiu virar até mesmo aposta de gravadora: gravou o disco Fun, pela Atlantic. Não vendeu nada e Daniel voltou para o underground.

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Dos anos 1990 até seus últimos dias, Daniel continuou gravando, desenhando e criando coisas – em 2012, saiu até um gibi, Space Ducks – An infinite comic book of musical greatness. Também fez uma última turnê em 2017, com cinco datas, e permaneceu gravando – em 2001 saiu um disco cujo título fazia referência ao término de seu contrato com a Atlantic, Rejected unknown.

A exposição não está acontecendo no Electric Lady à toa: Lee Foster, sócio-gerente do Electric Lady, era colecionador do trabalho de Daniel e hoje está à frente do Daniel Johnson Trust. E lembra que o estúdio já havia sido pensado como um espaço para as artes plásticas na época em que Jimi Hendrix concebeu o estúdio. “A arte sempre foi um acessório no Electric Lady – desde a grande ficção científica, murais espaciais encomendados por Hendrix, às instalações de decupagem feitas aqui no início dos anos 1970”, afirmou num comunicado.

Tem conteúdo extra desta e de outras matérias do POP FANTASMA em nosso Instagram.

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