O canal Polyphonic prova cientificamente porque é que John Bonham foi um dos maiores bateristas de todos os tempos. E mostra, na pauta, porque é o Led Zeppelin dependia bastante dele para ser uma das maiores bandas de rock do mundo. Olha o vídeo aí, com legendas (muito boas, olha só!) em português.

O vídeo começa mostrando que o fã da banda era apresentado a Bonham logo na primeira música do primeiro disco da banda, de 1969. Em Good times, bad times, as batidas do músico num cowbell fizeram toda a diferença. Pulando para dez anos depois, seu uso do chimbau em Fool on the rain. do disco In through the outdoor, deu a cara própria que a música precisava. Não apenas isso. O diálogo entre Bonham e Jimmy Page (guitarra) construiu a personalidade da banda, em músicas como Heartbreaker e Black dog.

“Ron Nevison foi engenheiro de som de vários discos do Led Zeppelin. Ele disse que parte do que fez a banda funcionar tão berm foi o jeito como Bonzo trabalhou com Jimmy Page. Ele pegava o riff e fazia dele parte de seu trabalho de bateria”

No vídeo também dá para sacar algumas das grande influências de Bonham, como o jazz de Gene Krupa e o funk de James Brown. Boa viagem.