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Urgente!: Black Sabbath e o “maior show de metal da Terra”

Tem seção nova no Pop Fantasma. Urgente! tá mais próxima do conceito de uma newsletter, e é mais ou menos isso. Toda semana, quase sempre na quarta de madrugada, a gente vai dar uma repassada em algumas notícias, fazer alguns comentários, soltar umas dicas e dar uma relembradas em coisas interessantes que aconteceram recentemente no universo da música. O formato é bem livre e os textos são mais ou menos curtos, com direito a atualizações se alguma coisa mudar. E enfim, não dava para não falar de Black Sabbath hoje…
QUARTETO FANTÁSTICO: A essa altura você já deve saber: a formação original do Black Sabbath vai se reencontrar para um show no estádio Villa Park, em Birmingham, terra natal da banda, no dia 5 de julho. Sim: Bill Ward, baterista original do grupo, ausente dos últimos “retornos”, vai se juntar a Ozzy Osbourne, Tony Iommi e Geezer Butler. Por acaso, esse show irá acontecer um dia depois do primeiro show de “volta” do Oasis. Coincidência? Vai saber.
O show vai ter diversas bandas convidadas (o próprio Ozzy solo vai fazer uma das apresentações da noite) e está sendo considerado pelo seu diretor musical – ninguém menos que Tom Morello – como “o melhor show de heavy metal de todos os tempos”. Exagero? Nem um pouco. Afinal, além da formação clássica do Sabbath, o evento reunirá nomes que beberam dessa fonte, como Pantera, Slayer e Lamb of God. E ainda tem mais: o palco vai receber algumas participações especiais.
Uma dessas participações é de cair o queixo: ninguém menos que Jake E Lee, ex-guitarrista de Ozzy, que há décadas trocava farpas públicas com o ex-patrão e com a empresária/esposa Sharon Osbourne. O reencontro vem na esteira de um episódio pavoroso: em outubro do ano passado, Jake foi baleado três vezes ao tentar impedir o roubo da moto de um vizinho em Las Vegas. Provavelmente o acidente fez com que Ozzy esquecesse tudo e procurasse o ex-amigo e colaborador.
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HISTÓRICO E LEGADO. De todos os textos publicados ontem sobre o show de despedida do Black Sabbath, o melhor é o da Far Out Magazine, que fez um ótimo histórico das “despedidas” da banda (a última rolou em 2017, com três quartos da formação original, e passou pelo Brasil). A publicação também aproveitou para detalhar como foi acontecendo devagar a reaproximação entre Ozzy, Iommi, Geezer e Ward. As coisas não estavam bem entre a banda e o baterista. Bill chegou a ensaiar com o grupo, mas ficou de fora do disco 13, o último do Sabbath (2013) porque Ozzy o achou “muito fora do peso” e com sequelas de antigos problemas de saúde. O cantor disse também que Ward era incapaz de se recordar do que havia acabado de tocar.
Ward se ofendeu e exigiu um pedido de desculpas – Ozzy não se desculpou por nada e ainda reiterou o que havia falado. Ano passado a coisa mudou de figura: Bill escreveu nas redes sociais que adoraria voltar a tocar com o grupo. Também disse que não iria falar publicamente sobre sua saúde. “Eu me sinto muito bem todos os dias aos 76 anos de idade, estou musicalmente ativo todos os dias e tenho uma vida muito ocupada e gratificante”, limitou-se a comentar.
A verdade é que o Black Sabbath percebeu que a sua maior força é, e sempre foi, a sua própria história. Diferente de outras lendas do rock que perderam integrantes icônicos ao longo do caminho, o Sabbath está inteiro: os quatro caras que gravaram o primeiro disco da banda, há 55 anos, estão vivos. Mesmo com os excessos, os problemas de saúde, as brigas e as bizarrices do mercado, é a chance de ouvir The wizard, N.I.B e Black Sabbath tocada por quem estava lá.
(e a foto lá de cima foi tirada por mim mesmo em 2017 no show da banda na Apoteose – na época, era o “the end”)
BANDA NOVA DE NEIL YOUNG: De veteranos na ativa, quem chama a atenção também é ninguém menos que Neil Young, que anunciou para abril um disco inteiro com sua nova banda, The Chrome Hearts (Micah Nelson na guitarra, Corey McCormick no baixo, Anthony Logerfo na bateria e Spooner Oldham no órgão Farfisa). Big change, o primeiro single da turma, é quase stoner-country, com vocais lá em cima (anunciando que “a grande mudança está chegando”, e que pode ser “ruim ou boa”) e guitarras bem ruidosas.
Segundo Neil, o trabalho está na seguinte fase: “Acabei de terminar meu novo álbum com Lou Adler e John Hanlon (dupla de produtores). Ele está em masterização agora para fazer o vinil, CD e cópias digitais. Estou muito feliz e aliviado por ter feito isso no curto tempo que levou. A arte do álbum foi concluída e entregue com Jenice Heo. Estou trabalhando nas folhas de letras agora, esperando escrever as palavras à mão e entregá-las, a tempo”.
MADONNA PRA RIR: “Você pode atrair quase 2 milhões de pessoas para um show na praia de Copacabana, no Rio. Mas no mundo cruel da comédia, você ainda tem que começar de baixo”. Pois é: Madonna estreou um nova carreira, a de comediante. E fez um show no Comedy Cellar, um pico de Nova York reservado aos jovens talentos do stand-up, com capacidade para 150 (!) pessoas.
Uma fonte revelou ao jornal britânico The Sun que Madonna apareceu lá levada pela atriz e comediante Amy Schumer, e que a cantora fez um set desbocado de meia hora, no qual não faltaram piadas com o presidente dos EUA, Donald Trump. Já a frase que eu escrevi no começo do texto é de Shaad d’Souza, que deu uma detalhada na na nova faceta de Madonna para o periódico The Guardian. E ainda concluiu: “Nunca me diga que ela não é engraçada. Quem mais passaria grande parte de seu show de três horas, recheado de grandes sucessos, falando com um manequim vestido para se parecer com ela?”.
FAÇA A COISA CERTA: O IMMUB (Instituto Memória Musical Brasileira) lançou um guia bem legal, escrito pela estrategista de marketing Mila Ramos, explicando quais são as melhores maneiras de você divulgar sua música em 2025. Sim: prepare-se para mergulhar em IA e nas redes sociais. Não: o foco do seu trabalho não vai deixar de ser na sua arte – e sem ela, não adianta seguir guia nenhum.
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Lançamentos
Radar: Guandu, Black Pantera, Stefanie, Superafim e outros sons nacionais

O carro do Radar do Pop Fantasma passando na sua porta com seis novidades nacionais. Duas delas, por sinal, lançadas hoje (Guandu e Apenas Juno), além de coisas que já estão na nossa mira há alguns dias. Ouça no último volume.
Foto Guandu: João Orlando/Divulgação
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GUANDU feat. MARINA MOLE, “OTIMISTA”. Originalmente uma dupla voltada ao slowcore (o EP da fase anterior, Planos em cima de planos, foi resenhado aqui), o Guandu virou trio e deu uma ligeira mudada no som, mas a paixão pelo lo-fi continua a mesma – Otimista, o novo single, foi gravado em fita K7, e evoca o som das guitar bands dos anos 1980/1990, com participação de Marina Mole – e tem uma letra “quase otimista” (palavras da banda) sobre como é legal ter uma boa companhia para sair dos momentos deprês da vida. Em maio sai o primeiro álbum do grupo, pelo selo Feitio.
BLACK PANTERA, “SELEÇÃO NATURAL”. O grupo de metal mineiro – já escalado para tocar no festival The Town – andou fazendo vários lançamentos quase ao mesmo tempo: a fita K7 do álbum mais recente da banda, Perpétuo; um registro ao vivo no Palco Supernova do Rock In Rio (gravado em 2024 e lançado mês passado nas plataformas digitais); e um single novo, Seleção natural. Entre evocações de metal e hip hop, a música é outro recado na lata: “machista, homofóbico / fã de milionário / pega seu privilégio e vai pra casa do caralho!”
STEFANIE, “DESCONFORTO”. “Essa música nasceu da dor”, diz Stefanie. E não é força de expressão. Em Desconforto, ela traduz o racismo cotidiano: da criança negra que não é chamada pras festinhas à advogada confundida com secretária. A faixa antecipa o disco Bunmi (lançamento dia 25 de abril), produzido por Grou e Daniel Ganjaman. O clipe tem direção de Gabi Jacob. Dói, e precisa ser dito – e ouvido: Stefanie conta que fez a música para transmitir essa dor para dividir com amigos que viveram experiências semelhantes, e para que “pessoas que não vivenciam o racismo no dia a dia possam entender como ele se manifesta em nossas vidas”.
SUPERAFIM feat DUDA BEAT, “MOUTH”. Saiu Mouth, o primeiro EP da nova banda Superafim, formada por Adriano Cintra e Clara Lima — ambos ex-Cansei de Ser Sexy. São cinco faixas que apostam alto: produção caprichada, refrões que colam instantaneamente e um feat com Duda Beat na faixa-título, que flerta com o melhor do pós-punk-pop. O clipe, por sua vez, parece gameplay de um videogame alternativo: explosivo, retrô e envolvente. A brincadeira já era séria, e agora tem cara de hit.
APENAS JUNO, “SOBRE AMORES DISTANTES”. Um synthpop quase espacial, com letra romântica, esparançosa e tristonha (note o nome da música) e batida cardíaca – é o single novo do compositor que usa o codinome de Apenas Juno, e cuja letra evoca um momento especialmente complicado na vida dele, em que Juno vivia uma espécie de “bifurcação emocional” (quem nunca?). “A gente sabe quando tem que ir, mas a gente sente quando é pra ficar”, diz.
JOSYARA, “FESTA NADA A VER”. Avia, terceiro álbum de Josyara, já está entre nós, trazendo o violão e a voz dela disputando espaço na frente. Uma das faixas que mais têm cara de hit é Festa nada a ver: um bolero indie/folk sobre um amor que termina na festa errada, do jeito mais estúpido possível. Tem ecos de Gonzaguinha, Joanna e Maria Bethânia, e um final que não é exatamente trágico: a narradora se despede dizendo que vai brincar em outros cais. Nada de gilete no pulso – só maturidade poética.
Lançamentos
Radar: Laufey, Stereolab, Skunk Anansie, Frankie Cosmos e mais sons internacionais novos

O Radar do Pop Fantasma de hoje dá uma olhada rápida em sons internacionais que andaram saindo nos últimos dias – de alguns a gente tá falando com atraso, de outros a gente conseguiu chegar mais perto da data de lançamento. Ouça no último volume e ponha tudo nas suas playlists.
Foto Laufey: Gemma Warren/Divulgação
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LAUFEY, “SILVER LINING”. Uma balada triste, com evocações de blues, jazz, canções do universo Disney e o som dos girl groups sessentistas – com direito a um arranjo de cordas maravilhoso e uma voz de perder o fôlego. E, bom, a voz é de Laufey, que retorna agora com novo single, Silver lining. O clipe da faixa, filmado em 35 mm e dirigido por Jason Lester, traz um carnaval de figuras embevecedoras e ameaçadoras, tudo junto e misturado, para mostrar em imagens o céu e o inferno de estar apaixonado/apaixonada. Fica difícil não se perder neste cenário – e Laufey, como sabemos, tem essa coisa de fazer o tempo desacelerar. E no dia 31 de maio, tem show dela no Festival Popload, em São Paulo.
STEREOLAB, “AERIAL TROUBLES”. “Você está com problemas de antena na sua TV colorida? Não podemos ajudar com os problemas técnicos, mas podemos distraí-los com a notícia do novo álbum do Stereolab”, diz a banda em um comunicado postado em seu Instagram. A essa altura você já deve saber, mas não custa lembrar: o Stereolab tem em seu radar seu primeiro álbum em 15 anos, Instant holograms on metal film, marcado para sair dia 23 de maio pelo selo Duophonic UHF Disks/Warp Records. O single novo, Aerial troubles, ganhou um clipe retrô, dirigido por Laurent Askienazy, e que é tão hipnótico quanto a própria música.
SKUNK ANANSIE, “LOST AND FOUND”. Sem discos novos desde o excelente Anarchytecture (2016) – que era o terceiro lançamento desde o retorno deles em 2018 – o Skunk Anansie promete o sétimo álbum, The painful truth, para 23 de maio. Lost and found, novo single, tem tudo que marca a banda: drama, tensão, intensidade. O clipe tem a vocalista Skin em modo atriz, ganhando personalidade dupla após esbarrar numa espécie de personificação do demônio. A música foi ao ar primeiro no programa de Steve Lamacq na BBC 6 — porque certos lançamentos ainda pedem ritual.
FRANKIE COSMOS, “VANITY”. Durante um mês e meio, os integrantes do Frankie Cosmos viveram uma experiência que é ao mesmo tempo sonho e pesadelo para qualquer banda: mudaram-se juntos para uma casa no interior de Nova York, onde criaram Different talking, próximo álbum do grupo, com lançamento previsto pela Sub Pop para 27 de junho.
A cantora e compositora Greta Kline, que por muito tempo foi “a” Frankie Cosmos, explica que boa parte do novo disco gira em torno da ideia de “crescer e descobrir como se conhecer”. E completa: “Como seguimos em frente quando somos viciados em um ciclo de assombrar o próprio passado? Compor músicas é apenas o caminho para isso”. Fofo na aparência, mas intenso no conteúdo, Vanity, novo single, encara de frente os traumas dos relacionamentos abusivos: “outro sintoma de insanidade / outra vítima de sua vaidade imprudente (…) / foi o crime perfeito / você me pegou na hora perfeita”.
LORD HURON, “NOTHING I NEED”. “A música questiona se é possível — no curto espaço de tempo que você tem — realmente saber o que você quer, se vale a pena querer alguma coisa e se há algum sentido em ponderar sobre os caminhos que você não tomou”. É assim que Ben Schneider, cantor da banda norte-americana de indie folk Lord Huron, define o novo single do grupo, Nothing I need. É o segundo lançamento do grupo em 2025: em janeiro saiu Who laughs last, single que tem algumas linhas de spoken word feitas pela atriz Kristen Stewart.
LIMIÑANAS, “THE DANCER”. No meio do psicodelismo hipnótico de The dancer, a dupla francesa Limiñanas presta homenagem a um velho amigo: o artista Foulques de Boixo, falecido em 2023, aparece no clipe dançando com ironia e graça, em imagens em chroma-key. A música, entre o shoegaze, o krautrock e o pós-punk, serve de trilha para essa despedida dançante. Um daqueles momentos em que som e imagem se encontram para dizer: seguimos em frente, mas com memória. A música está em Faded, disco mais recente da dupla.
Lançamentos
Radar: Myoma, Marya Bravo, Pélico e Catto, e mais sons novos nacionais

O Ministério do Pop Fantasma adverte: ouvir sons novos faz muito bem à saúde. O Radar, seção do site que se dedica a separar músicas que estão saindo agora, permanece saudável e vai muito bem, obrigado. Nesta sexta, ele abarca do shoegaze expandido do Myoma ao xote de metrópole de Eugenia Cecchini. Aumenta o som aí.
(Foto Myoma: Divulgação)
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MYOMA, “WARM SAND AND SUNSET”. Lá de São João de Meriti, Baixada Fluminense, vem Myoma — artista solo que funde camadas de shoegaze com pulsos de synthwave e um sol generoso iluminando tudo. Os vocais não se escondem: são abertos, diretos, quase explosivos, num contraste curioso com o costumeiro nevoeiro do gênero. Há também um quê de psicodelia tranquila. O primeiro EP vem aí, fruto de uma inusitada campanha de trocas chamada Da palheta ao disco — do gesto mais simples ao som gravado, uma trilha feita à mão.
MARYA BRAVO, “ETERNO TALVEZ”. “Qual de vocês consegue sustentar uma nota alta?”, perguntou Paul McCartney em 1967, diante de um grupo de fãs dos Beatles no portão da gravadora EMI. Lizzie Bravo, então adolescente brasileira, estava lá, e se candidatou. Entrou no estúdio e eternizou sua voz no coral da faixa Across the universe, dos quatro de Liverpool. Eterno talvez, novo single da filha Marya Bravo (cujo pai é o cantor, compositor e multi-homem Zé Rodrix), herda esse sopro de história, e o embala num clima de jazz e trip hop — onde cada nota é alongada com precisão e afeto. A produção é de Nobru (Planet Hemp, Cabeça) e Dony Von (Os Vulcânicos), e o clipe, dirigido pela produtora carioca Oficina do Diabo, parece cinema das antigas: boa parte dele se passa num barco à deriva, com ecos das sequências marítimas do clássico Limite (1931), de Mario Peixoto. Um mergulho no som e na imagem.
PÉLICO E CATTO, “TE ESPEREI”. Pélico compôs Te esperei pensando no drama silencioso de uma amiga, que vivia uma história de afeto não correspondido. A canção teve arranjo repensado por Zé Godoy, ao piano, e logo ganhou corpo — Thiago Faria chegou com o violoncelo, e faltava só uma voz que atravessasse o tempo. Catto, parceira de longa data (ela gravou Sem medida, música de um disco de Pélico lançado em 2007), foi o nome natural. A delicadeza da música é o retrato de uma amizade e de uma entrega mútua.
ZAINA WOZ, “DOMINATRIX”. O pop de Zaina Woz é performance e transformação. Depois de lançar Boneca de porcelana, ela agora apresenta Dominatrix, produzida por Arthur Kunz (Marina Lima) e com teclados de Donatinho. O single remete ao pop noventista – e traz referências assumidas de Kraftwerk, Goldfrapp e Lady Gaga. Mais uma vez, Zaina veste um personagem: a boneca de antes toma as rédeas da narrativa, caminhando firme rumo ao primeiro disco, prometido para junho.
EUGENIA CECCHINI, “RELAMPEIA”. Atriz, cantora e compositora de trilhas, Eugenia Cecchini define seu novo single como um “xote de Sampa”. Relampeia mistura elementos nordestinos com o ruído e o caos poético da metrópole, evocando nomes como Céu e Jorge Mautner. É uma canção de descobertas amorosas, de fascínio pelo feminino, e de amores que quase foram — mas não foram. Em breve, ela lança o EP Ay, amor!, que promete expandir ainda mais esse universo híbrido.
JADSA, “BIG BANG”. Dormir bem. Comer bem. Caminhar sem tropeços pela cidade. Coisas simples que às vezes, são bem complexas de se fazer (pelas mais variadas razões) e que servem de inspiração para Jadsa. O samba-jazz que serve de “amuleto” para a cantora já apareceu em um Radar anterior, mas volta aqui por uma ótima razão: Big bang virou um belo clipe, feito durante um giro da cantora pela Europa – Jadsa aparece passeando pelo distrito de Kreuzberg, em Berlim, onde ela estava hospedada na ocasião.
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