O canal In Praise Of Shadows fez uma análise bem interessante dos filmes e desenhos de terror lançados nos anos 1990. De fato, era uma época (e os reflexos disso chegaram no Brasil) em que por intemédio de desenhos do Cartoon Network e de filmes de Tim Burton, as crianças cresciam acostumadas a monstros, ao universo sobrenatural e a imagens meio assustadores – como no desenho Coragem, o cão covarde, lançado em 1996.

Zane Whitener, que criou o canal, afirma que esse tipo de imagem moldou bastante sua infância, e explica qual foi a lição mais importante que ele aprendeu assistindo terror quando criança.

“Acho que a maior parte do terror, especialmente o terror infantil, como todas as boas histórias são, fala de superar seus adversários e sobreviver. No final que há algo errado, mas você pode superá-lo”, conta. “É sobre empoderamento. Uma lição que eu acho que todas as crianças aprendem é que, mesmo que algo esteja no seu caminho – seja uma pessoa um monstro ou até você mesmo – você sempre pode superar isso e viver dias melhores”.

Via Laughing Squid

>>> Saiba como apoiar o POP FANTASMA aqui. O site é independente e financiado pelos leitores, e dá acesso gratuito a todos os textos e podcasts. Você define a quantia, mas sugerimos R$ 10 por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA