Já ouviu falar de Ryosuke Kiyasu? Não? Então, vamos lá.

Há alguns meses, um vídeo se tornou viral em várias comunidades do Facebook. Nele, um cidadão completamente tresloucado batia numa caixa de bateria de forma ensandecida ao redor de uma pequena plateia. Se você não assistiu esse tão sublime momento da música contemporânea, não se desespere. O vídeo encontra-se aqui embaixo.


Tem mais vídeos.

Opa, aqui Ryosuke toca uma bateria de verdade.

Mas quem seria ele? De onde ele vem? Onde vive? O que come? Não, você não descobrirá isso no próximo Globo Repórter. Nós do POP FANTASMA corremos atrás e fomos lá falar com Ryosuke Kiyasu, um japonês que desde 2003 toca bateria em bandas dos mais variados estilos e, nas horas vagas, faz suas apresentações solo acompanhado apenas da caixa de uma bateria.

O resultado foi essa entrevista feita por e-mail e que você confere a seguir. Ryosuke aparentemente não é de falar muito, mas por outro lado foi bastante simpático em suas respostas e ainda nos confidenciou que nesse ano desembarcará aqui no Brasil para fazer uns showzinhos! Preparem-se desde já portanto conferindo o agradável bate-papo que tivemos com Ryosuke.

POP FANTASMA: Antes de mais nada, apresente-se aos brasileiros que ainda não conhecem seu trabalho.
RYOSUKE KIYASU: Oi, eu comecei fazendo shows solos com a caixa de bateria em 2003. Nos meus outros projetos, eu toco bateria de forma convencional.

Quando e por que você resolveu fazer essas performances incomuns tocando só com a caixa? Se não me engano, comecei em 2003 quando morei no Canadá durante um ano. Eu estava testando quão longe eu conseguiria me expressar tocando com apenas uma caixa.

Quais são suas maiores influencias musicais? Ouvindo vários tipos de música, percebi qual era minha favorita. Não há nada que particularmente tenha sido minha maior influência.

Eu sei que você toca bateria em diversas bandas, dos mais variados estilos. Por favor, conte-nos sobre elas e o que elas andam fazendo. Continuo aprendendo várias maneiras de pensar ao tocar com vários e diferentes tipos de bandas. Tem o Sete Star Sept, banda noise-grindcore que eu iniciei em 2004 (é a banda lá de cima, na qual ele toca bateria). A Kiyasu Orchestra, com uma pegada free jazz, que eu comecei também em 2004. O Fushitsusha, banda liderada por Keiji Haino, que fui convidado a ingressar já fazem 8 anos.

Qual a sua opinião sobre a livre troca de arquivos em mp3 na internet? Você acha que pode ser um problema para você e/ou sua gravadora? Ou a internet é uma aliada? A evolução da tecnologia é uma coisa natural, portanto eu acho que as mídias digitais estão se espalhando, é uma coisa boa. Mas de qualquer modo, vou continuar lançando música em formatos físicos.

Você tem outros empregos ou vive exclusivamente de sua música? Não tenho outros empregos, eu vivo exclusivamente da música que faço.

Ryosuke Kiyasu: "Não estou nem um pouco interessado em rock and roll. Só em fazer o que quero"

Recentemente você fez uma turnê pela Europa. O que achou da reação do público?? Tive excelentes respostas das plateias europeias. Foi uma turnê bem legal!

Falando nessa turnê europeia, seu vídeo se apresentando em Berlim tornou-se viral aqui no Brasil. Algumas pessoas acharam selvagem e criativo, mas a grande maioria achou estranho e não curtiu ou não entendeu. Qual a sua opinião sobre isso? Normal, eu sei que a maioria das pessoas não entende o que eu faço. Porém, os poucos que entendem admiram e me apoiam com muita força. Eu acho que a música tem que ser sempre revolucionária

Que conselho você daria a todos que desejam fazer algo tão incomum quanto a sua música? Faça jus a si próprio!

Você acredita que o rock and roll ou a arte em geral têm o poder de salvar sua alma? Não estou nem um pouco interessado em rock and roll ou arte. Só em fazer o que quero.

Essa é uma pergunta de fã: quando você vai fazer uma turnê no Brasil?? Eu planejo ir ao Brasil no próximo verão. Vou tentar fazer uns shows por aí.

Deixe uma mensagem para os fãs brasileiros. Amo muito o Brasil e mal posso esperar para tocar por aí!

Bate-bola jogo rápido com Ryosuke Kiyasu
Nome completo:
Segredo!
Cidade onde nasceu: Ehime, Japão
Idade: Segredo!
Cor favorita: Preto
Comida favorita: Bife
Filmes favoritos: Nenhum em especial
Torce para qual time de futebol: Nenhum
Prefere tocar ao vivo ou estar no estúdio? Tocar ao vivo
Coisas que gosto: Caixas de bateria
Coisas que odeio: Baratas