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Cultura Pop

Kevin Ayers e Ollie Halsall: parabéns por você existir, amigo

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Kevin Ayers e Ollie Halsall: parabéns por você existir, amigo

Nos anos 1980, Kevin Ayers era um sujeito talentosíssimo, mas debilitado pelas drogas. Estava prestes a embarcar num auto-exílio que já se insinuava, mas que demoraria até o fim da década para acontecer de verdade.

O fundador do Soft Machine vinha de uma carreira repleta de fases diferentes, que incluíam discos cujas expectativas eram altíssimas (o dispendioso The confessions of Dr. Dream and other Stories, de 1974, estreia no selo Island). Ou projetos underground, como as gravações realizadas com a poetisa Lady June. Ou o célebre disco ao vivo June 1, 1974, gravado ao lado de John Cale, Brian Eno e Nico no Rainbow Theatre, de Londres. Ou tentativas de “endireitar” seu som, como em Yes we have no mañanas (So get your mañanas today), de 1976, com produção de Muff Winwood (Sparks, Dire Straits).


Já era uma vitória Kevin ter continuado vivo e produtivo. E olha que ele costumava ser citado ao lado de Syd Barrett como uma das cabeças da psicodelia britânica. “Eles foram as duas pessoas mais importantes na música pop britânica. Tudo que surgiu veio deles”, dizia o jornalista Nick Kent.

Ao iniciar carreira solo, depois do Soft Machine, Ayers montou uma banda chamada The Whole World, com a qual gravou seu segundo disco, Shooting at the moon (1970). Deu emprego a um músico pós-adolescente chamado Mike Oldfield. Mike tocou baixo e guitarra no disco de Ayers, e ainda pegou emprestado o estúdio portátil do patrão. Com ele fez as demos de Tubular bells, seu extremamente bem sucedido disco solo, de 1973.


Em 1974, Ayers passaria a trabalhar com seu parceiro mais duradouro. O guitarrista britânico Ollie Halsall tem até os dias de hoje status de lenda mal avaliada do rock. Seu estilo costuma ser comparado ao de Jimi Hendrix. Halsall sempre ganhou elogios pela rapidez e pela beleza dos solos, e pela musicalidade que unia blues e jazz em altas dosagens.

Ollie vinha de uma espécie de banda querida pelos músicos dos anos 1970, o Patto. Lançada na fartura de novidades do selo Vertigo, a banda liderada pelo vocalista Mike Patto (obviamente não confundir com o cara do Faith No More) tem três discos clássicos em sua discografia. O mais clássico deles é Hold your fire (1971). Cuja faixa-título, mais que qualquer outra canção da época, é o mais perfeito relato do fim do sonho hippie.

Olha aí Ollie no solo de guitarra, acompanhando Kevin na bela Didn’t feel lonely till I thought of you, de 1974.

https://www.youtube.com/watch?v=pDxqh-CaUKE

A parceria de Ayers com Halsall duraria muito tempo, ainda que o guitarrista se juntasse a outras bandas, fizesse gravações solo e ainda por cima resolvesse se mudar para a Espanha, ainda nos anos 1970. Ayers conhecia o país. Logo ao sair do Soft Machine, fez uma viagem para Ibiza com o amigo David Aellen para recarregar as energias. O Soft Machine tinha praticamente nascido em Deia, reduto das Ilhas Baleares, em Mallorca. Tanto Ollie quanto Ayers continuaram frequentando a região, mudaram-se posteriormente para lá e conviveram com a turma local de músicos.

E essa introdução toda é só para dizer que jogaram no YouTube um show de Ayers, acompanhado por ninguém menos que Andy Summers, John Cale e Ollie Halsall, gravado ao vivo na televisão espanhola em 1981.

Alguns outros passos de Ayers e Halsall pela Espanha nos anos 80 estão igualmente no YouTube. Olha os dois aí, em 1987, tocando o hit Stranger in blue suede shoes.

E Flying start, com Ayers ainda ágil e eficiente na guitarra.

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Relembrando: Built To Spill e Caustic Resin, “Built to spill caustic resin” (1995)

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Relembrando: "Built to spill caustic resin", Built To Spill e Caustic Resin

Built To Spill e Caustic Resin são duas bandas bem desafiadoras do rock independente norte-americano, ambas vindas de um local pouco usual em se tratando da história do rock (a cidade de Boise, em Idaho), e que permaneceram ligadas por um bom tempo. A primeira, uma multi-formação liderada eternamente pelo músico Doug Martsch, caminhou entre o guitar rock, o punk e o slacker rock (aquele estilo despojado, geralmente usado para classificar o Pavement). A segunda, contando com relativamente poucas mudanças de line-up, dedicou-se a um “metal alternativo” mais próximo de Neil Young, do Grateful Dead e do Velvet Underground do que das noções comuns de música pesada.

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Como costuma acontecer com bandas-irmãs, uma delas foi para cantos um tanto quanto diferentes da outra. O BTP, que, durante shows recentes na América Latina, chegou a contar com dois músicos brasileiros (o baixista João Casaes e o baterista Lê Almeida), foi contratado da grandalhona Warner por duas décadas e fez turnês extensas. O Caustic Resin, que não grava desde 2003 e em tese, está em hiato, passou boa parte do tempo contratado do selo indie californiano Alias.

Em 1995, pouco antes do Built To Spill partir rumo a Warner e deixar o selo Up Records, de Seattle (por onde o Caustic Resin também havia passado), as duas bandas se juntaram num EP igualmente lançado pela Up. A junção dos nomes das duas bandas no título fez o EP se chamar literalmente Built to spill caustic resin (“construído para derramar resina cáustica”, em português), o que já dava uma imagem do aspecto corrosivo que a música poderia ter. Na formação, Doug (voz e guitarra) ao lado de dois integrantes do Caustic, James Dillion (bateria) e Tom Romich (baixo), além de um membro comum às duas bandas (Brett Nelson, voz e guitarra).

O EP reúne em quatro faixas as características das duas bandas: os ganchos musicais do Built e as viagens sonoras pesadas do Caustic. Duas das faixas, a irônica When not being stupid is not enough e She’s real, são bem extensas. Na prática, boa parte do material tem até mais a ver com o som que o Built vinha fazendo em sua primeira fase, de discos como a estreia Ultimate alternative wavers (1993), que tinha músicas repletas de partes diferentes. Mesmo quando surge uma música creditada ao Caustic e que tem bastante a cara deles, a psicodélica e gritada Shit brown eyes. O longo power pop She’s real, que encerra o disquinho lembrando uma versão zoada do Weezer, é creditado ao músico e artista visual Tae Won Yu, e foi composto quando ele fazia parte da banda indie Kicking Giant, liderada pela musicista Rachel Carns.

Mesmo sendo um EPzinho independente e, de certa forma, restrito, Built to spill caustic resin teve lá sua cota de problemas. A foto da capa, trazendo ovos de peixe e duas simpáticas larvinhas, teve que ser mudada assim que o autor da imagem descobriu o disco. Já a história da Up Records, que lançou discos de artistas como Quasi, Tad e Modest Mouse, durou até o licenciamento de seu catálogo para a Sub Pop, em 2018.

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Relembrando: Interpol, “Turn on the bright lights” (2002)

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E os 20 anos de Turn On The Bright Lights, estreia do Interpol?

Mal dá para crer que a banda novaiorquina Interpol não chegou a ter problemas com a organização policial americana. Mais inacreditável ainda é a lembrança de que o grupo fazia shows concorridíssimos no começo da carreira, quando eram estudantes universitários, mas não tinha um nome. Ao optarem por Interpol, justamente no comecinho da web 2.0, Paul Banks (voz, guitarra, hoje baixista), Sam Fogarino (bateria), Daniel Kessler (guitarra solo, voz) e Carlos D (baixo) não escaparam de receber várias mensagens por engano, de gente que pensava mesmo estar falando com a polícia americana, e não com uma banda iniciante (há um tempinho, isso rolou de novo, e no Brasil).

“Recebi alguns e-mails sérios sobre pessoas que se perderam, que outras pessoas estavam tentando encontrar, ou e-mails sobre golpes em que as pessoas caíram”, contou Kessler ao Pitchfork em janeiro de 2003, poucos meses após lançarem a estreia Turn on the bright lights (de 20 de agosto de 2002). “Um dos e-mails foi ‘meu carro foi roubado’”, contou.

A estreia do Interpol devolvia ao cenário novaiorquino muitas das influências que bandas como Velvet Underground tiveram sob os grupos ingleses. Em pleno retorno da sonoridade do pós-punk, marcada pela chegada ao mercado americano de bandas como Strokes, o Interpol assemelhava-se a bandas como Joy Division, Echo and The Bunnymen e nomes mais recentes como Ride.

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Os vocais de Banks, mesmo sendo mais empostados, são até hoje bastante comparados aos de Ian Curtis, e no disco do Interpol havia Obstacle 1 e Obstacle 2 como havia Exercise one na obra do JD. A canção da banda inglesa era bem mais assustadora do que o pós-punk marcial e volumoso do Interpol, claro, mas a letra de Obstacle 1 é igualmente sombria (“você vai se esfaquear no pescoço/mas é diferente agora que estou pobre e envelhecendo/nunca mais verei esse lugar”).

Havia muito ali também de bandas geralmente pouco comentadas, como The Sound (o clima cavernoso dos vocais e das melodias era herdeiro direto deles). A paixão de alguns integrantes do Interpol por música eletrônica fazia com que Turn on the bright lights fosse um disco cheio de climas diferentes, e que funcionasse como um relógio. embora a estreia da banda fosse bastante orgânica, maturada pelo uso do estúdio como um instrumento musical,  durante seis semanas de isolamento.

Untitled surgia em tom de abertura de filme, preparando o ouvinte para músicas como Obstacle 1, NYC (uma balada shoegaze que mostra o lado sombrio da “cidade que nunca dorme” e que cita o título do disco), PDA (a canção mais ligada ao rock de Manchester já produzida por uma banda americana), Stella was a diver and she was always down (essa poderia estar no Heaven up here, segundo LP do Echo and The Bunnymen). Tudo em Turn on tinha um certo ar de desilusão com as luzes de Nova York, um sentimento que fazia todo sentido no pós-11 de setembro.

Há quem defenda que Turn on the bright lights acaba na nona faixa, a ágil e meio punk Roland, com letra sanguinolenta falando sobre um açougueiro polonês que seccionava pessoas – um personagem aparentemente de ficção, mas que dizem ter sido inspirado no assassino americano Richard Kuklinski, morto em 2006. Os próprios integrantes viam The new e Leif Erikson, as duas verdadeiras últimas músicas, como separadas do disco – a última, em particular, soa como um pop sessentista sombrio, herdado do Velvet Underground e de Nico, encerrado por uma parede de guitarra e voz.

A estreia do Interpol foi um excelente exercício, que gerou imediatamente um grande prosseguimento, Antics (2004), e um disco mais controverso e um tanto mais sombrio, Our love to admire (2007). E a história do Interpol continua, com a banda reduzida ao trio Paul Banks, Daniel Kessler e Sam Fogarino. Rolou inclusive uma vinda há algumas semanas ao Brasil.

Ah, sim: quando o disco completou 20 anos, a banda pôs no YouTube o vídeo de divulgação do álbum, lançado na época apenas como um EPK para a imprensa. Pode ser visto abaixo.

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No nosso podcast, o começo dos Stone Temple Pilots

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No nosso podcast, o começo dos Stone Temple Pilots

Não era nada fácil ser integrante dos Stone Temple Pilots nos anos 1990. Os discos vendiam e os shows lotavam, mas não havia muito respeito da crítica, e a cada disco parecia sempre que uma nova chance estava sendo dada ao grupo de Scott Weiland, Dean DeLeo, Robert DeLeo e Eric Kretz. Pior: de tempos em tempos, as turnês eram canceladas e a banda tinha que parar tudo, já que Scott volta e meia precisava encarar uma internação para reabilitação.

Hoje a gente dá uma volta no tempo e faz um sobrevoo no começo do STP. Falamos de tudo (ou quase tudo) que estava acontecendo na vida deles, e damos uma olhada por trás dos discos Core (1992), Purple (1994) e Tiny music: Songs from the Vatican gift shop (1996). E encerramos essa temporada do nosso podcast, o Pop Fantasma Documento, falando de uma das nossas bandas preferidas.

Século 21 no podcast: Billy Tibbals e A Última Gangue.

Estamos no Castbox, no Mixcloud, no Spotify, no Deezer e no Google Podcasts. 

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: Divulgação). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.

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