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Cultura Pop

Quando Tropicaliente ganhou uma eleição na Rússia (????)

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Quando Tropicaliente ganhou uma eleição na Rússia (????)

A novela da Rede Globo Tropicaliente (1994) tornou-se ilustre por causa de algumas coisas. Pra começar, era uma trama “caribenha” ambientada nas praias do Ceará, e que foi até bastante criticada por esconder a miséria que o estado vivia na época. A novela aproveitou bastante a estrutura dada pelo governo cearense. Que aliás mobilizou transportes e o setor hoteleiro para dar uma forcinha para a Globo na produção – e em troca, garantir mais turismo na região.

A ideia de uma trama “latina” foi levada a sério a ponto de a trilha internacional trazer só hits hispânicos, alguns deles bem da antiga. Tinha de Juan Luis Guerra e Jose Luis Perales (este, relendo Porque te vas, o eterno tema do filme Cria cuervos, de Carlos Saura), a Santana (Oye como va) e Mercedes Sosa. Passando por Linda Ronstadt e Nat King Cole soltando a voz em espanhol.

Foi uma iniciativa que possivelmente passou batida para muita gente, mas que, na época, com certeza, foi responsável por arrumar compradores para os primeiros “pacotes latinos” que as gravadoras lançaram na era do CD. Poucos anos depois disso, nomes como Shakira invadiram as rádios brasileiras e rolou uma onda de interesse até pela música italiana (via Renato Russo e Laura Pausini).

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NA RÚSSIA

O definitivo site Teledramaturgia explica que Tropicaliente, trama de Walther Negrão que por muito pouco não se chamou Summertime, fez um sucessão em países frios. “O Ceará passou a ser um dos destinos mais procurados por russos e escandinavos depois que a novela foi exibida na Europa”, diz o site. Aliás, no caso da Rússia, ela fez mais do que apenas sucesso: ajudou a decidir uma eleição. Por causa disso, o site Mental Floss não teve dúvidas: tascou Tropicaliente na lista de 25 programas de TV mais influentes do mundo (!!).

É muita informação para o seu coraçãozinho, mas o blog Blogaritmox ajuda a dar uma resumida na história. Tropicaliente estava passando na Rússia em 1996 com o nome de Tropikanka (“mulher tropical”) e, até o momento, era o programa de maior sucesso no país, atraindo 25 milhões de telespectadores para a rede estatal ORT.

CAMARADA BORIS

Só que em julho de 1996, o presidente e candidato à reeleição Boris Yeltsin dava voltinhas na sala, preocupado que estava com a proximidade da eleição, que aconteceria num dia de clima tão agradável quanto o das cenas de Tropikanka. Ele morria de medo que seus eleitores fugissem para suas dachas (chalés) para pegar um sol e não votassem a tempo de votar. Sendo que, só para dar um contorno mais dramático à história, o voto é facultativo no país.

A solução foi apelar para a novela: Yeltsin ordenou que a ORT exibisse o fim da trama (o fim!!) como um episódio triplo especial no dia da eleição entre 8h e 11h. O pior foi que deu certo: como não havia YouTube (jura?) poucos viajaram, porque não queriam correr o risco de perder a novela. Isso porque boa parte das dachas não tinha TV. Para Yeltsin, final feliz: o presidente ganhou a eleição.

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O site Teledramaturgia diz que a história de Tropicaliente na Rússia rendeu tanto que depois compraram Mulheres de areia, e batizaram por lá a novela como Sekret tropikanki (“o segredo de uma mulher tropical”) ou Tropikanka 2, ainda que as duas novelas não tivessem nada a ver uma com a outra. E vale citar que a tal lista do Mental Floss ainda tinha outro programa que já apareceu aqui no POP FANTASMA: a versão de Big Bang Theory na Bielorrússia.

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Cultura Pop

Raridade: recuperaram papo de Ian MacKaye para a revista Panacea, em 1994

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Auto-intitulada “a revista brasileira de quadrinhos (e outros bichos)” a revista Panacea fez muitas cabeças nos anos 1990 – na verdade, foi um zine transformado em revista, pela jornalista Gabriela Dias. hoje colunista da Revista Caju. E foi ela quem conduziu um papo com Ian MacKaye (Fugazi, Minor Threat) em 1994, quando o grupo se apresentou no desbravador festival Belo Horizonte Rock Independente Fest (o popular BHRIF).

Encontrar algum número da Panacea dando sopa é complicado – volta e meia aparece algum à venda no Mercado Livre. Em compensação, pegaram a tal entrevista de Ian MacKaye, bateram tudo e subiram no site Issuu. “Em 2003 copiei o texto, diagramei, imprimi e distribui entre alguns amigos. Na época eu não revisei, também não sabia diagramar e muito menos o que era leiturabilidade”, diz a pessoa, que passou horas batendo a conversa.

Na abertura do papo, Gabriela explica que Ian é “obsessivo, gentil, atencioso”, mas “simples, direto e ríspido”. Os dois lados do músico, conhecido pelo mergulho total na atitude punk e pelo “não se vender” levado à máxima potência, ficam bem claros no papo.

>>> Veja também no POP FANTASMA: Quando Guy Picciotto (Fugazi) cantou enfiado numa cesta de basquete

MacKaye recusa-se a dar conselhos aos repórteres sobre como fazer a cena independente funcionar no Brasil (“vocês não precisam de um americano para dizer como fazer as coisas”, esbraveja) e foge de fazer comentários sobre colegas, mesmo que positivos. Mas diz que Henry Rollins, quando foi cantor do Black Flag, foi roubado pelos donos da gravadora SST. E reclama que as majors, uma tentação a qual o Fugazi nunca cedeu, são ambiciosas demais. “A especialidade delas é pegar um pedaço de merda, dar uma polida e fazer um disco”, diz ele, por sinal amigo de Rollins desde a infância.

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“Não é interessante ser parte de uma major. É chato. Às vezes eu penso: ‘Deus, todos os meus amigos são milionários e famosos, e eu sou este carinha que é fiel ao próprio mundo. As pessoas pensam que uma banda como Rage Against The Machine é que é radical. Como se pode ter raiva da máquina quando se é parte dela?”, prega Ian.

Tá aqui a conversa toda. Leia antes que suma.

>>> POP FANTASMA PRA OUVIR: Mixtape Pop Fantasma e Pop Fantasma Documento
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Cultura Pop

Bob Dylan elogiando Madonna

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Bob Dylan elogiando Madonna

Em 1991, Bob Dylan afirmava à American Songwriter que desprezava o pop. O cantor, que tinha lançado um ano antes o disco Under the red sky, elogiou compositores como Brian Wilson e Randy Newman, e disse que ninguém deve se guiar pelas canções de um arista pop. Mas falou bem de ninguém menos que Madonna.

“O entretenimento pop não significa nada para mim. Nenhuma coisa. Você sabe, Madonna é boa. Madonna é boa, ela é talentosa, ela une todos os tipos de coisas, ela aprendeu suas coisas … Mas é o tipo de coisa que leva anos e anos da sua vida para você ser capaz de fazer. Você tem que se sacrificar muito para fazer isso. Sacrifício. Se você quer se tornar grande, você tem que sacrificar muito. É tudo igual, é tudo igual”, disse, rindo.

Bob também fez um comentário bem interessante sobre Jim Morrison quando ouviu que o hoje negacionista militante Van Morrison o considerava o maior poeta vivo. “Os poetas costumam ter finais muito infelizes. Veja a vida de Keats. Olhe para Jim Morrison, se você quiser chamá-lo de poeta. Olhe para ele. Embora algumas pessoas digam que ele está realmente nos Andes”, afirmou.

O repórter da revista perguntou se ele achava que isso era verdade e Dylan saiu fora da resposta. “Bom, nunca passou pela minha cabeça pensar de uma forma ou de outra sobre isso, mas você ouve isso por aí. Pegando carona nos Andes. Montando um burro”, disse.

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Uma revelação que Bob fez no papo é a de que ele prefere, no piano, as teclas pretas para trabalhar. “E elas soam melhor na guitarra também. Às vezes, quando uma música tem uma tonalidade bemol, digamos Si bemol, leve para o violão, você pode querer colocá-la em Lá”, diz. “Quando você pega uma música de tecla preta e a coloca no violão, o que significa que você está tocando em lá bemol, muitas pessoas não gostam de tocar nessas teclas. Para mim não importa”.

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Cultura Pop

Quando Syd Barrett fez resenha de David Bowie

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Quando Syd Barrett fez resenha de David Bowie

A Melody Maker, publicação britânica de música, tinha o hábito de pedir a artistas conhecidos que comentassem lançamentos da época. Em 1967, Paul McCartney chegou a fazer uma resenha (falando bem) de Purple haze, single do Jimi Hendrix Experience. E caiu para ninguém menos que o novato (na época) Syd Barrett analisar um single de um cantor mais novato ainda: Love you till tuesday, de David Bowie.

Segundo a Far Out Magazine, algum emissário da revista visitou o Pink Floyd durante a gravação do single Bike, levou a canção para Syd ouvir e extraiu dele várias opiniões sobre o disco. “Sim, é um número de piada. Piadas são boas. Todo mundo gosta de piadas. O Pink Floyd gosta de piadas”, escreveu/falou o cantor da banda. “É muito casual. Se você tocar uma segunda vez, pode ser ainda mais uma piada”.

A animação de Barrett terminou aí. O cantor ainda disse que as pessoas iriam gostar da letra e de suas brincadeiras com os dias da semana. Mas… “Muito alegre, mas não acho que meus dedos do pé estavam batendo”, afirmou. Ironicamente, Barrett era uma das maiores referências de Bowie em sua primeira fase de carreira, e continuaria sendo uma sombra enorme no trabalho dele por vários anos. Olha Bowie nos anos 1970 cantando See Emily play, do Pink Floyd.

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“Syd foi uma grande inspiração para mim Ele era tão carismático e um compositor surpreendentemente original”, afirmou Bowie em 2006, quando Barrett morreu. “Além disso, junto com Anthony Newley, ele foi o primeiro cara que ouvi cantar pop ou rock com sotaque britânico. Seu impacto em meu pensamento foi enorme. Um grande pesar é que nunca o conheci. Um diamante, de fato”.

Seja como for, nem Love you till tuesday nem o primeiro disco de Bowie, The world of David Bowie (1967) fizeram sucesso algum. E olha que o cantor e seu empresário tentaram, já que saiu até um filme com pequenos clipes do disco. A gente falou disso aqui.

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