Connect with us

Destaque

POP FANTASMA apresenta Chico Salem, “Sangue”

Published

on

POP FANTASMA apresenta Chico Salem

“Protestar hoje é bater em cachorro morto, tá até fácil”, conta o cantor e compositor paulista Chico Salem, que do fim de 2020 para cá lançou duas canções com letras de protesto, Só que não e Sangue (esta, com letra de Arnaldo Antunes e participação vocal de Zeca Baleiro). Só que mais recentemente foi a vez de Nesse quarto de hotel, versão de Chelsea Hotel, de Leonard Cohen. Uma canção de amor, mas com versos como “a gente ali a cidade a dormir/nessa luta por carne e por grama/falar em amor é pra compositor/é pra quem resistiu a esse drama”.

Essa mistura de protesto, amor e amargura tem tudo a ver com o disco de Salem que está vindo aí, Gritos de guerra, canções de amor (selo Baila, da cantora e compositora Clara Valverde). “A ideia é polarizar protesto e amor”, conta ele, assustado de ver como canções de protesto, mesmo feitas há anos continuam atuais. E para ele, é importante cutucar as pessoas. “Menos no intuito de fornecer respostas e mais para promover perguntas”, conta ele, afirmando que alguns amigos compositores até se sentiram tentados a escrever suas próprias canções de protesto ao ouvir as dele.

“E quando você tem nomes como Arnaldo Antunes e Zeca Baleiro engrossando esse coro, aí mesmo é que faz as pessoas se questionarem”, conta ele, que tem visto a letra de Sangue – escrita antes da pandemia, mas que parece ter sido feita de encomenda para o  momento atual – fazendo efeito. “Teve gente que até me falou: ‘Pô, tava combinando uma balada com os amigos, ouvi a música e desisti'”, brinca. “Mas tenho que tomar cuidado para não ser panfletário, para não ficar dizendo como as coisas são”, conta.

ARNALDO E ZECA

Com Arnaldo Antunes, a história de Chico vem desde o fim dos anos 1990, quando ele começou a tocar guitarra e violão na banda do ex-titã. “Ele é um gênio. Não é só músico, é um poeta, performer, um cara que não para. Uma mente artística impressionante. Qualquer coisa que você lance para ele, vira arte”, afirma ele, que aprendeu bastante com o papel de sideman, de músico acompanhante do cantor, para hoje poder tocar com seus músicos.

“E o Zeca Baleiro é de uma geração que foi muito importante pra mim, dos grandes cantautores, que tinha desaparecido um pouco. Mas aí vieram ele, Chico Cesar, Lenine…”, recorda Chico, que aliás, já havia composto com Zeca Obsessão, gravada em seu segundo disco (2016). A música teve até clipe.

Mesmo que nem houvesse pandemia, a parceria na canção foi à distância: o amigo Zeca estava em uma turnê em Portugal e achou que nem conseguiria fazer a letra a tempo, como Chico Salem recorda. Conseguiu e ainda pôs voz. “E na pandemia essa proximidade se intensificou, a gente trocou figurinha. Mandei Sangue, ele adorou e falei: ‘Quem mandou elogiar? Agora vou te convidar pra cantar'”, brinca.

TOCOU RAUL

Em 2018, Chico fez o show Raul Vivo, em homenagem a ninguém menos que Raul Seixas. O repertório incluía hits como Mosca na sopa, Metamorfose ambulante e Maluco beleza. O clima raulseixista vazou para algumas de suas composições recentes, como Só que não – com Salem colocando em suas músicas tudo o que aprendeu com a obra de Raul. A quem, aliás, chegou a conhecer pessoalmente na adolescência, quando morava no Butantã.

“Eu encontrava Raul na padaria, trocava ideia com ele”, conta Chico Salem, que chegou a ouvir do compositor que enquanto soubesse tocar um instrumento nunca lhe faltaria nada. “Eu sonhava em fazer um show de musica dele. Claro que como ele já foi muito gravado, todo mundo fica receoso. Mas vi filmes, documentários, li livros. Muita gente me procurava e falava: ‘Obrigado por fazer esse show'”. Numa ocasião, Salem viu uma menina chorando na plateia por causa de uma música. Mas no camarim, conversando, descobriu que ela havia conhecido a obra de Raul com ele, Salem. “Quando você pega uma música dele de 1980 falando que ‘tá tudo pronto aqui, é só vir pegar’, você fala: ‘Não acredito que esse cara fez isso há quarenta anos!'”, afirma.

MUDANÇA

Quando começou a pandemia, Chico Salem chegou a pensar que sua produção artística ficaria parada, a espera da vacina. “Mas que vi que nada me obrigava a permanecer em São Paulo, que já é uma cidade massacrante no dia a dia normal”, conta. Ele só saiu de casa para fazer compras e para ir a seu sítio em Piracicaba, onde tem um estúdio. Em virtude disso, as produções para o próximo disco estão sendo feitas à distância, com participações de músicos como Ricardo Prado (produção), Marcelo Effori (bateria) e Estevan Sinkovitz (baixo, guitarra). “Comecei a me encorajar para fazer um disco desse jeito, e assim a gente vem fazendo. O novo álbum vai ser todo gravado nesse formato ‘de pandemia'”, conta.

Mais POP FANTASMA APRESENTA aqui.

Cultura Pop

Quando Suicide gravou… “Born in the USA”, do Bruce Springsteen

Published

on

Quando Suicide gravou... "Born in the USA", do Bruce Springsteen

A way of life, disco de 1988 da dupla de música eletrônica Suicide, é tido como um disco, er, acessível. Acessível à moda de Martin Rev e Alan Vega, claro. O disco pelo menos podia ser colocado tranquilamente na prateleira dos artífices da darkwave e era bem mais audível do que o comum de um grupo que havia lançado a assustadora Frankie teardrop. O disco era produzido por Ric Ocasek, líder dos Cars (que já havia produzido o segundo disco deles, de 1981, Alan Vega/Martin Rev), e tinha até uma eletro-valsinha, Surrender, além de um estiloso misto de rockabilly e synthpop, Jukebox baby 96.

O que ninguém esperava era que a dupla tivesse feito nessa mesma época uma estranhíssima versão de… Born in the USA, de Bruce Springsteen. A faixa surge numa versão ao vivo, gravada num show de Vega e Rev em 1988, em Paris. A dupla nem sequer disfarçou que a ideia era fazer uma versão bem lascada – saca só o sintetizadorzinho da música, e a referência a músicas como Lucille, de Little Richard, e o tema When the saints go marching in, logo na abertura. A “versão” da faixa resume-se a quase nada além do título da canção. Parece um karaokê do demo (e é).

A versão poderia ser uma bela pirataria, mas vira oficial nesse mês: vai aparecer em uma reedição de A way of life, prevista para o dia 26. A edição de luxo estará disponível em vinil azul transparente com Born in the USA e em CD com quatro faixas bônus, além do formato digital. O material extra inclui versões ao vivo de Devastation e Cheree, bem como uma versão inicial de estúdio de Dominic Christ. O pesquisador Jared Artaud encontrou as faixas enquanto trabalhava no arquivo de Vega, após a morte do cantor em 2016.

Quando Suicide gravou... "Born in the USA", do Bruce Springsteen

E se você não sabia, vai aí a surpresa: Springsteen tá bem longe de ser um sujeito que diria “what?” ao ser informado da existência do Suicide. Pelo contrário: era fã da dupla e costumava dizer que a estreia do Suicide, o disco epônimo de 1977, era “um dos discos mais sensacionais que já ouvi”. Em 1980, o cantor esteve com a dupla e Vega descobriu que Springsteen era seu fã – e se surpreendeu.

“Ele estava gravando o disco The river (1980) e nós estávamos gravando nosso segundo álbum em Nova York. Então tivemos uma reunião de audição do nosso álbum. Havia três ou quatro figurões da nossa gravadora, e Bruce também estava lá. Depois que tocamos o álbum, houve um silêncio mortal… exceto por Bruce, que disse, ‘Isso foi ótimo pra caralho.’ Ele fazia questão de nos dizer o quanto nos amava”, contou em 2014 ao New York Post.

Mais: um texto do site Treblezine, a partir de audições da obra de Bruce e de entrevistas do Suicide, descobre: a dupla influenciou muito o sombrio disco Nebraska, tido como o “primeiro disco solo” (sem a E Street Band) de  Springsteen (1982), basicamente um disco sobre crise, desemprego e gente à beira do desespero pela falta de oportunidades. Houve uma versão elétrica e pesada de Nebraska, mas Bruce quis lançar o disco acústico, de voz, violão e registros crus, e que de fato lembram o clima esparso do Suicide do primeiro disco.

Na dúvida, ouça State trooper, cujos uivos lembram bastante os gritos (sem aviso prévio) de Frankie teardrop. “Lembro-me de entrar na minha gravadora logo após o lançamento do meu disco”, disse Vega depois de ouvir State trooper pela primeira vez. “Eu pensei que era um dos meus álbuns que eu tinha esquecido. Mas era Bruce!”

Continue Reading

Cultura Pop

No podcast do Pop Fantasma, a fase de transição do Metallica

Published

on

No podcast do Pop Fantasma, a fase de transição do Metallica

A morte do baixista Cliff Burton, em 27 de setembro de 1986, desorientou muito o Metallica. Além do que aconteceu, teve a maneira como aconteceu: a banda dormia no ônibus de turnê, sofreu um acidente que assustou todo mundo, e quando o trio restante saiu do veículo, só restou encarar a realidade. A partir daquele momento, estavam não apenas sem o baixista, como também estavam sem o amigo Cliff, sem o cara que mais havia influenciado James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett musicalmente, e sem a configuração que havia feito de Master of puppets (1986) o disco mais bem sucedido do grupo até então.

Hoje no Pop Fantasma Documento, a gente dá uma olhada em como ficou a vida do Metallica (banda que, você deve saber, está lançando disco novo, 72 seasons) num período em que o grupo foi do céu ao inferno em pouco tempo. O Metallica já era considerado uma banda de tamanho BEM grande (embora ainda não fosse o grupo multiplatinado e poderoso dos anos 1990) e, justamente por causa disso, teve que passar por cima dos problemas o mais rápido possível. E sobreviver, ainda que à custa justamente da estabilidade emocional de Jason Newsted, o substituto do insubstituível Cliff Burton…

Nomes novos que recomendamos e que complementam o podcast: Skull Koraptor e Manger Cadavre?

Estamos no Castbox, no Mixcloud, no Spotify, no Deezer e no Google Podcasts.

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch. Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Estamos aqui toda sexta-feira!

Continue Reading

Destaque

Dan Spitz: metaleiro relojoeiro

Published

on

Se você acompanha apenas superficialmente a carreira da banda de thrash metal Anthrax e sentia falta do guitarrista Dan Spitz, um dos fundadores, ele vai bem. O músico largou a banda em 1995, pouco antes do sétimo disco da banda, Stomp 442, lançado naquele ano. Voltaria depois, entre 2005 e 2007, mas entre as idas e as vindas, o guitarrista arrumou uma tarefa bem distante da música para fazer: ele se tornou relojoeiro (!).

A vida de Dan mudou bastante depois que o músico teve filhos em 1995, e começou a se questionar se queria mesmo aquela vida na estrada. “Fazíamos um álbum e fazíamos turnês por anos seguidos, e então começávamos o ciclo de novo – o tempo em casa não existia. É uma história que você vê em toda parte: tudo virou algo mundano e mais parecido com um trabalho. Eu precisava de uma pausa”, contou Spitz ao site Hodinkee.

>>> Veja também no POP FANTASMA: Rockpop: rock (do metal ao punk) na TV alemã

Na época, lembrou-se da infância, quando ficava sentado com seu avô, relojoeiro, desmontando relógios Patek Philippe, daqueles cheios de pecinhas, molas e motores. “Minha habilidade mecânica vem de minha formação não tradicional. Meu quarto parecia uma pequena estação da NASA crescendo – toneladas de coisas. Eu estava sempre construindo e desmontando coisas durante toda a minha vida. Eu sou um solucionador de problemas no que diz respeito a coisas mecânicas e eletrônicas”, recordou no tal papo.

Spitz acabou no Programa de Treinamento e Educação de Relojoeiros da Suíça, o WOSTEP, onde basicamente passou a não fazer mais nada a não ser mexer em relógios horrivelmente difíceis o dia inteiro, aprender novas técnicas e tentar alcançar os alunos mais rápidos e mais ágeis da instituição.

>>> Veja também no POP FANTASMA: Discos de 1991 #9: “Metallica”, Metallica

A música ainda estava no horizonte. Tanto que, trabalhando como relojoeiro em Genebra, pensou em largar tudo ao receber um telefonema do amigo Dave Mustaine (Megadeth) dizendo para ele esquecer aquela história e voltar para a música. Olhou para o lado e viu seu colega de bancada trabalhando num relógio super complexo e ouvindo Slayer.

O músico acha que existe uma correlação entre música e relojoaria. “Aprender a tocar uma guitarra de heavy metal é uma habilidade sem fim. É doloroso aprender. É isso que é legal. O mesmo para a relojoaria – é uma habilidade interminável de aprender”, conta ele. “Você tem que ser um artista para ser o melhor – seja na relojoaria ou na música. Você precisa fazer isso por amor”.

>>> POP FANTASMA PRA OUVIR: Mixtape Pop Fantasma e Pop Fantasma Documento
>>> Saiba como apoiar o POP FANTASMA aqui. O site é independente e financiado pelos leitores, e dá acesso gratuito a todos os textos e podcasts. Você define a quantia, mas sugerimos R$ 10 por mês.
Continue Reading
Advertisement

Trending