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Destaque

POP FANTASMA apresenta Blind Pigs, “Not dead yet”

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POP FANTASMA apresenta Blind Pigs, "Not dead yet"

“Na música Death or glory, do Clash, o eterno Joe Strummer canta: ‘Se você está tentando há anos, já escutamos a sua música’. E com o Blind Pigs foi assim”, conta Henrike Baliú, ex-vocalista da banda paulistana de punk rock, recordando o fim do grupo em 2016. “Demos nosso recado, não tinha mais para onde ir sendo uma banda punk no Brasil. A relação entre os integrantes tinha se deteriorado. Chegamos muito mais longe do que achávamos que iríamos chegar quando éramos moleques e começamos a banda em 1993 para afastar o tédio”.

O Blind Pigs encerrou atividades, mas boa parte da sua última formação não parou  de tocar junta. Quatro dos músicos (Henrike, Alexandre Galindo, guitarra; Mauro Tracco, baixo; Arnaldo Rogano, bateria) hoje atendem pelo nome de Armada, ao lado do guitarrista Ricardo Galano. Mas para recordar a história do Blind Pigs, vem aí um disco “póstumo” da banda, Lights out, com oito faixas inéditas – entre elas, algumas regravações.

A autoral Not dead yet, o primeiro single, já está nas plataformas. O disco inteiro sai no dia 26 (e já está em pré-venda em CD e vinil de 10 polegadas, parceria entre os selos Hearts Bleed Blue (HBB), Neves Records e Detona Records.

MÚSICAS

Henrike detalha a origem de cada uma das faixas do disco. “Três das músicas do novo álbum são composições próprias, incluindo o single Not dead yet, e foram gravadas na mesma sessão do disco Linha de frente, que contém seis faixas (2015). Pensamos que se incluíssemos todas as gravações da sessão, o Linha de frente seria um álbum, e naquela época queríamos lançar um EP, então seguramos três faixas que acabaram nesse disco”, recorda.

“Quatro dos covers fram gravadas logo antes da banda acabar: Misguided memories, do The Freeze, God damn job, dos Replacements, New generation, dos texanos Zero Boys, e Lights out, do Angry Samoans. A ideia era lançar um EP celebrando uma das nossas maiores influências, o hardcore americano anos 80, mas aí a banda acabou e a HBB arquivou o projeto”, conta. “Já nossa versão de Real enemy foi gravada nessa leva de covers, para entrar em um tributo ao The Business, clássica banda Oi! inglesa dos anos 80. Infelizmente, o projeto nunca saiu do papel”.

SOBREVIVENDO

Com o Blind Pigs encerrado, o Armada vai seguindo. A banda já tem o segundo disco pronto, falta só colocar voz, e participou com uma música em inglês (a primeira da banda, Rebel sound) da coletânea Oi! This is streetpunk – Fuck 2020. O isolamento levou a banda a lançar uma música nova em 2020, Os ratos, composta à distância e gravada pelo celular – e que ganhou até clipe.

“Individualmente, cada um tocou sua vida e estamos tentando manter nossa sanidade, nossa saúde e sobreviver a essa loucura toda”, diz o vocalista. “Se fosse com o Blind Pigs, acho que seria mais ou menos como estamos fazendo com a Armada. Cada um grava suas ideias no celular, manda pro outro e vamos compondo à distância. Tem funcionado. Mas pensando bem, a Armada é mais eclética, é algo mais trabalhado. O Blind Pigs era mais visceral, era uma banda que tinha que ser testemunhada ao vivo, era no palco que destilávamos nossa fúria. Iria ser difícil não pisar em um palco e se contentar em apenas compor com os Porcos. São duas bandas muito diferentes, em tudo”.

Mais POP FANTASMA APRESENTA aqui.

Tem conteúdo extra desta e de outras matérias do POP FANTASMA em nosso Instagram.

Cultura Pop

Quando Suicide gravou… “Born in the USA”, do Bruce Springsteen

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Quando Suicide gravou... "Born in the USA", do Bruce Springsteen

A way of life, disco de 1988 da dupla de música eletrônica Suicide, é tido como um disco, er, acessível. Acessível à moda de Martin Rev e Alan Vega, claro. O disco pelo menos podia ser colocado tranquilamente na prateleira dos artífices da darkwave e era bem mais audível do que o comum de um grupo que havia lançado a assustadora Frankie teardrop. O disco era produzido por Ric Ocasek, líder dos Cars (que já havia produzido o segundo disco deles, de 1981, Alan Vega/Martin Rev), e tinha até uma eletro-valsinha, Surrender, além de um estiloso misto de rockabilly e synthpop, Jukebox baby 96.

O que ninguém esperava era que a dupla tivesse feito nessa mesma época uma estranhíssima versão de… Born in the USA, de Bruce Springsteen. A faixa surge numa versão ao vivo, gravada num show de Vega e Rev em 1988, em Paris. A dupla nem sequer disfarçou que a ideia era fazer uma versão bem lascada – saca só o sintetizadorzinho da música, e a referência a músicas como Lucille, de Little Richard, e o tema When the saints go marching in, logo na abertura. A “versão” da faixa resume-se a quase nada além do título da canção. Parece um karaokê do demo (e é).

A versão poderia ser uma bela pirataria, mas vira oficial nesse mês: vai aparecer em uma reedição de A way of life, prevista para o dia 26. A edição de luxo estará disponível em vinil azul transparente com Born in the USA e em CD com quatro faixas bônus, além do formato digital. O material extra inclui versões ao vivo de Devastation e Cheree, bem como uma versão inicial de estúdio de Dominic Christ. O pesquisador Jared Artaud encontrou as faixas enquanto trabalhava no arquivo de Vega, após a morte do cantor em 2016.

Quando Suicide gravou... "Born in the USA", do Bruce Springsteen

E se você não sabia, vai aí a surpresa: Springsteen tá bem longe de ser um sujeito que diria “what?” ao ser informado da existência do Suicide. Pelo contrário: era fã da dupla e costumava dizer que a estreia do Suicide, o disco epônimo de 1977, era “um dos discos mais sensacionais que já ouvi”. Em 1980, o cantor esteve com a dupla e Vega descobriu que Springsteen era seu fã – e se surpreendeu.

“Ele estava gravando o disco The river (1980) e nós estávamos gravando nosso segundo álbum em Nova York. Então tivemos uma reunião de audição do nosso álbum. Havia três ou quatro figurões da nossa gravadora, e Bruce também estava lá. Depois que tocamos o álbum, houve um silêncio mortal… exceto por Bruce, que disse, ‘Isso foi ótimo pra caralho.’ Ele fazia questão de nos dizer o quanto nos amava”, contou em 2014 ao New York Post.

Mais: um texto do site Treblezine, a partir de audições da obra de Bruce e de entrevistas do Suicide, descobre: a dupla influenciou muito o sombrio disco Nebraska, tido como o “primeiro disco solo” (sem a E Street Band) de  Springsteen (1982), basicamente um disco sobre crise, desemprego e gente à beira do desespero pela falta de oportunidades. Houve uma versão elétrica e pesada de Nebraska, mas Bruce quis lançar o disco acústico, de voz, violão e registros crus, e que de fato lembram o clima esparso do Suicide do primeiro disco.

Na dúvida, ouça State trooper, cujos uivos lembram bastante os gritos (sem aviso prévio) de Frankie teardrop. “Lembro-me de entrar na minha gravadora logo após o lançamento do meu disco”, disse Vega depois de ouvir State trooper pela primeira vez. “Eu pensei que era um dos meus álbuns que eu tinha esquecido. Mas era Bruce!”

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Cultura Pop

No podcast do Pop Fantasma, a fase de transição do Metallica

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No podcast do Pop Fantasma, a fase de transição do Metallica

A morte do baixista Cliff Burton, em 27 de setembro de 1986, desorientou muito o Metallica. Além do que aconteceu, teve a maneira como aconteceu: a banda dormia no ônibus de turnê, sofreu um acidente que assustou todo mundo, e quando o trio restante saiu do veículo, só restou encarar a realidade. A partir daquele momento, estavam não apenas sem o baixista, como também estavam sem o amigo Cliff, sem o cara que mais havia influenciado James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett musicalmente, e sem a configuração que havia feito de Master of puppets (1986) o disco mais bem sucedido do grupo até então.

Hoje no Pop Fantasma Documento, a gente dá uma olhada em como ficou a vida do Metallica (banda que, você deve saber, está lançando disco novo, 72 seasons) num período em que o grupo foi do céu ao inferno em pouco tempo. O Metallica já era considerado uma banda de tamanho BEM grande (embora ainda não fosse o grupo multiplatinado e poderoso dos anos 1990) e, justamente por causa disso, teve que passar por cima dos problemas o mais rápido possível. E sobreviver, ainda que à custa justamente da estabilidade emocional de Jason Newsted, o substituto do insubstituível Cliff Burton…

Nomes novos que recomendamos e que complementam o podcast: Skull Koraptor e Manger Cadavre?

Estamos no Castbox, no Mixcloud, no Spotify, no Deezer e no Google Podcasts.

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch. Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Estamos aqui toda sexta-feira!

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Destaque

Dan Spitz: metaleiro relojoeiro

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Se você acompanha apenas superficialmente a carreira da banda de thrash metal Anthrax e sentia falta do guitarrista Dan Spitz, um dos fundadores, ele vai bem. O músico largou a banda em 1995, pouco antes do sétimo disco da banda, Stomp 442, lançado naquele ano. Voltaria depois, entre 2005 e 2007, mas entre as idas e as vindas, o guitarrista arrumou uma tarefa bem distante da música para fazer: ele se tornou relojoeiro (!).

A vida de Dan mudou bastante depois que o músico teve filhos em 1995, e começou a se questionar se queria mesmo aquela vida na estrada. “Fazíamos um álbum e fazíamos turnês por anos seguidos, e então começávamos o ciclo de novo – o tempo em casa não existia. É uma história que você vê em toda parte: tudo virou algo mundano e mais parecido com um trabalho. Eu precisava de uma pausa”, contou Spitz ao site Hodinkee.

>>> Veja também no POP FANTASMA: Rockpop: rock (do metal ao punk) na TV alemã

Na época, lembrou-se da infância, quando ficava sentado com seu avô, relojoeiro, desmontando relógios Patek Philippe, daqueles cheios de pecinhas, molas e motores. “Minha habilidade mecânica vem de minha formação não tradicional. Meu quarto parecia uma pequena estação da NASA crescendo – toneladas de coisas. Eu estava sempre construindo e desmontando coisas durante toda a minha vida. Eu sou um solucionador de problemas no que diz respeito a coisas mecânicas e eletrônicas”, recordou no tal papo.

Spitz acabou no Programa de Treinamento e Educação de Relojoeiros da Suíça, o WOSTEP, onde basicamente passou a não fazer mais nada a não ser mexer em relógios horrivelmente difíceis o dia inteiro, aprender novas técnicas e tentar alcançar os alunos mais rápidos e mais ágeis da instituição.

>>> Veja também no POP FANTASMA: Discos de 1991 #9: “Metallica”, Metallica

A música ainda estava no horizonte. Tanto que, trabalhando como relojoeiro em Genebra, pensou em largar tudo ao receber um telefonema do amigo Dave Mustaine (Megadeth) dizendo para ele esquecer aquela história e voltar para a música. Olhou para o lado e viu seu colega de bancada trabalhando num relógio super complexo e ouvindo Slayer.

O músico acha que existe uma correlação entre música e relojoaria. “Aprender a tocar uma guitarra de heavy metal é uma habilidade sem fim. É doloroso aprender. É isso que é legal. O mesmo para a relojoaria – é uma habilidade interminável de aprender”, conta ele. “Você tem que ser um artista para ser o melhor – seja na relojoaria ou na música. Você precisa fazer isso por amor”.

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