Crítica
Ouvimos: Sacred Paws, “Jump into life”

Dupla escocesa formada pelas musicistas Ray Aggs (guitarra, baixo, voz) e Eilidh Rodgers (bateria, voz), o Sacred Paws parece um grupo formado por pelo menos mais uns/umas cinco integrantes, tamanha a potência do seu som. Vindas do indie-pop, as duas unem pós-punk e afrobeat, e acabam de lançar Jump into life, um álbum recheado de pérolas, e repleto de uma mistura musical que nasceu justamente dos estertores do rock feito entre os anos 1970 e 1980. Afinal, foi a união com beats diferentes que deu um diferencial enorme para bandas como Talking Heads, Siouxsie and The Banshees e Teardrop Explodes, além de Paralamas do Sucesso.
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O disco abre de maneira fluida, com sons lembrando New Order e The Cure, e uma bateria que se assemelha a uma percussão – enquanto a guitarra tocada por Ray parece viver em um planeta diferente, ordenando que todo o resto da canção se adeque a seu estilo livre, próximo do highlife (estilo africano recheado de guitarras) e repleto de variações. É o que rola em faixas como Save something, Winter e Fall for you. Já Another day é um country construído em torno da matriz de The Cure, New Order e R.E.M., com uma bateria que é puro solo, e a participação do pai de Ray tocando banjo.
Uma característica do Sacred Paws é que os vocais de Ray e Eilidh dão uma sonoridade positiva e tranquila para as canções – não importa o que esteja sendo cantado, e olha que as letras da dupla em Jump into life são basicamente sobre mudanças, finais de ciclo e coisas do tipo. Na grande área do álbum, a partir da quarta-faixa, localiza-se a porção mais afropop de Jump into life. E aí o disco une country e highlife em Simple feeling; parte para um pós-punk balançado que lembra o Aztec Camera, em Through the dark; e evoca bandas como Talking Heads e Television (esta, por causa da pegada na guitarra) em meio aos afrobeats de Turn me down.
Slowly slowly, por sua vez, é a canção do disco que tem mais cara new wave + power pop, com guitarras, vocais e batidas lembrando Blondie, Pretenders e Elvis Costello. No final, em Draw a line, uma surpresa: construindo uma fanfarra pós-punk e afrobeat que alude tanto a Fela Kuti quanto a Dexys Midnight Runners, Ray e Eilidh acabaram fazendo algo próximo do frevo, com ritmo pula-pula e metais cativantes e econômicos. Descubra logo essa banda.
Nota: 10
Gravadora: Rock Action Records
Lançamento: 28 de março de 2025
Crítica
Ouvimos: Garbage – “Let all that we imagine be the light”

RESENHA: Garbage lança Let all that we imagine be the light, disco surpreendentemente positivo, político e provocador, com rock ruidoso e dance sombrio.
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Confesso que eu não esperava que o Garbage voltasse com um disco cujo título traz tanta positividade. “Que tudo que imaginamos seja luz” é um nome tilelê inimaginável para uma banda que estourou com o hit Only happy when it rains. Talvez ninguém esperasse. Ainda mais que No gods, no masters (2021), álbum anterior, vinha carregado de energia anti-fascista e anarquista.
Dessa vez, em Let all that we imagine be the light, o Garbage volta mais positivo. Sim, dá para estranhar, embora tenha bastante contexto nisso – nos últimos anos Shirley Manson (vocalista) precisou fazer uma cirurgia delicada no quadril, e o próprio Garbage andava em descrédito após alguns discos que fizeram pouco barulho. Vale dizer que a raiva não foi deixada de lado. Surge, por exemplo, no radicalismo musical e político de There’s no future in optimism e no rock ruidoso de Chinese fire horse, faixa na qual Shirley lida com o etarismo do dia a dia. “Você diz que meu tempo acabou / que eu fiquei velha (…) / que eu devia apenas me aposentar”. Guerras, capitalismo e ódio pelas redes sociais acabaram inspirando o novo material.
É um ponto a considerar o quanto um Garbage “construtivo” é emocionante, vá lá. Como argumentos, o novo álbum apresenta canções provocadoras como Hold, a dance music soturna e sexy de Have we met (The void), o blues tecnorock Radical e até uma música eletrônica, quase pop e estranhamente solar – Sisyphus, sobre o rolar de pedras do dia a dia. R U happy now é um eletrorock sombrio de excelente refrão, falando sobre os males do capitalismo. Já o hard rock Love to give, se fosse lançado nos anos 1980/1990, seria o tipo de rock que faria sucesso entre surfistas e skatistas – algo como o que já foram o Concrete Blonde, o Nirvana e o próprio Garbage, numa época em que surfistas e skatistas eram personagens definitivamente cool.
No final, The day that I met god poderia significar a elevação espiritual de Shirley Manson e a explicação para a “luz” do título do disco – na verdade fala sobre o uso do analgésico Tramadol, em meio a uma base de pós-punk sombrio, com riffs circulares de teclados e qualquer coisa relacionada a David Bowie e ao krautrock. Let all that we imagine be the light mostra o Garbage tentando encontrar sentido (e esperança) em meio ao caos.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 8,5
Gravadora: BMG
Lançamento: 30 de maio de 2025.
Crítica
Ouvimos: Matt Berninger – “Get sunk”

RESENHA: Matt Berninger lança Get sunk, disco solo introspectivo com ecos de David Bowie e Neil Young, sobre depressão, perda e beleza na escuridão.
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Matt Berninger, cantor do The National, andou sofrendo bastante nos últimos anos. Uma depressão brabíssima que ele teve em 2020 afetou o repertório de sua banda – os dois álbuns lançados pelo grupo em 2023, Laugh track e First two pages of Frankenstein, traziam o músico tentando voltar a compor e cantar. Seu segundo álbum solo, Get sunk, lida com a sensação de ter estado afogado em climas ruins por quatro anos. Aliás, tenta explicar esses sentimentos para a/o ouvinte.
A musicalidade de Get sunk tem o mesmo clima de paraíso perdido de discos como Country life, do Roxy Music, e a mesma ambiência dos primeiros álbuns de Neil Young, e de Hunky dory, de David Bowie – ou seja: é um disco que encontra beleza e uma certa vibe sexy na introspecção, e se alimenta disso. Tanto que em faixas como No love, Inland ocean e Frozen orange, além do single Bonnet of pins, a ideia é criar um clima elegante e belo, com os vocais de Matt equilibrando-se entre referências de Leonard Cohen, Bryan Ferry, Serge Gainsbourg e até Kevin Ayers.
Climas de R.E.M. e Pink Floyd, por sua vez, surgem em Breaking into acting e Little by little. Nowhere special, por sua vez, é uma música quase falada, soando como uma tentativa torta de reproduzir os raps sem convicção de Serge Gainsbourg – na real, parece mais um texto enorme encaixado à força numa melodia, e que precisava ter sido editado para virar música. Fechando o disco, a ótima Times of difficulty relaciona-se com o lado mais tranquilo de Lou Reed, com os Rolling Stones de 1970/1971 e ate com bandas como Faces.
As letras, por sua vez, dão clima pesado e desnorteante – por acaso Get sunk já vinha sendo feito desde a época de barra pesada de Matt, em 2021. Em No love, Matt diz que “este lugar tem uma sensação de afundamento / a energia é tão estranha”. Inland ocean avisa que “causa perdida, não tenho emoção / nenhuma emoção (…) / não há nada que eu possa fazer? / tudo acaba antes que eu queira”. Nowhere special repete várias vezes frases como “não tenho nenhum lugar para estar” e “não sei para onde ir”. Ouça quando nada puder te abalar.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 8
Gravadora: Concord Records
Lançamento: 30 de maio de 2025.
Crítica
Ouvimos: Foxwarren – “Foxwarren 2”

RESENHA: Foxwarren constrói seu segundo disco à distância, em clima lo-fi e onírico, com colagens sonoras que misturam Joni Mitchell, ABBA e Pink Floyd.
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Não fosse pelo fato de samples serem algo bastante acessível nos dias de hoje – e não traquitanas caras e com usabilidade complicada – discos como Foxwarren 2 jamais teriam sido feitos. Andy Shauf, Dallas Bryson, Colin Nealis e os irmãos Avery e Darryl Kissick, espalhados em quatro lugares diferentes, basicamente construíram o disco em suas próprias salas de gravação, inserindo material à distância numa pasta compartilhada.
Se por um lado, esses trabalhos remotos são comuns no dia de hoje, por outro a distância acaba se tornando um integrante a mais desse tipo de projeto. Foi o que rolou, por exemplo, em Tall tales, disco de Mark Pritchard & Thom Yorke, feito durante cinco anos de trocas virtuais – mensagens, conversas no Zoom – e sem um único encontro presencial.
Foxwarren 2 tem a mesma onda de colagem sonora, o que muitas vezes pode tornar tudo desnorteador até demais. Mesmo em momentos de beleza como Dance, balada levada adiante pelo piano, e com emanações de Joni Mitchell e Laura Nyro. Ou em Serious, canção sixties, com clima meio psicodélico, lembrando as ondas cinematográficas do começo do Pink Floyd. Tudo soa “distante”, como fantasmas de outra dimensão.
Um lado dançante surge em Deadhead, com riff de guitarra à frente, piano e flauta conduzindo a faixa, e algo de Prince. Round&round é uma faixa curta que poderia ter ficado maior: um r&b indie com ares de ABBA, Beach Boys e Stereolab. O pop elegante e barroco comanda faixas como Dress, Slepping, Strange e Listen2me.
Já Yvonne, uma das mais brilhantes do álbum, é um som praiano e solar, mas discreto – como a musica de uma praia distante, deserta e misteriosa. Enquanto Wings surge com climas lo-fi e heranças musicais da era disco, com cordas patinantes. Um disco em que você vai passando pelas músicas como quem muda de canal, ou procura um filme para ver no streaming, e acaba escutando trechos de diálogos enquanto decide o que ver.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 8,5
Gravadora: Anti/Arts and Crafts
Lançamento: 30 de maio de 2025.
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