Crítica
Ouvimos: Paulinho da Viola, “80 anos (Ao vivo)”

Gravado num show de maio de 2024 e lançado apenas no começo do ano, Paulinho da Viola – 80 anos (ao vivo) é a prova de que o DVD, que havia se tornado coisa banal lá pela década passada, faz falta. Um disco precioso desses, lançado no formato, traria ficha técnica completa (sim, você vai querer saber quem é cada um daqueles músicos e sair buscando todo mundo no Google), encarte com fotos, alguns extras e todo um universo que exigia concentração e atenção – não era apenas algo para deixar rolando no computador em meio a outras demandas do dia.
Visto no espaço nobre do YouTube, ouvido no Spotify ou assistido aos pedaços no mesmo Spotify (que ainda está bem distante de ser um espaço ideal para assistir a vídeos e shows), Paulinho apresenta um dos melhores repertórios do samba, esbanja vitalidade e orgulho do legado que ajuda a perpetuar – e que inclui não apenas suas músicas, mas toda a história do samba, que ele sempre pesquisou, e da qual já faz parte há décadas. Enfileira sambas próprios como Coisas do mundo, minha nega, Onde a dor não tem razão, Sei lá Mangueira, Foi um rio que passou em minha vida (encerramento do show) ao lado de releituras que tornou clássicas, como Acontece (de Cartola, aberta com uma história sobre o próprio) e Nervos de aço (Lupicínio Rodrigues). Dança da solidão e Na linha do mar são divididas por Paulinho com a filha Luciana Rabello (João Rabello, o filho violonista, está na banda que acompanha o cantor).
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O mais louco é concluir que existe algo de Stop making sense, o filme-objeto-conceito dos Talking Heads, na apresentação de um dos artistas mais clássicos da música popular brasileira. Se você nunca viu o filme, David Byrne começava o show-filme tocando e cantando Psycho killer sozinho, e o show era montado a partir desse esqueleto inicial. Paulinho também vai construindo o espetáculo na cara dos espectadores, cantando a música Ele acompanhando-se na caixa de fósforos, e depois apresentando Samba original com o auxílio de um violonista. A banda vai surgindo em sucessos como Eu canto samba e Nas ondas da noite. E a cada momento surge uma novidade, como Paulinho alternando entre cavaquinho e violão, ou alguma percussão que não havia aparecido antes. Um prato-e-faca, instrumento que já causou balbúrdia no jornalismo musical brasileiro – brota dando um som diferente na música Bebadosamba.
Reunido ao vivo, o repertório de 80 anos chama atenção igualmente para o lado vanguardista de Paulinho, que inclui sambas declamados (a própria Bebadosamba), arranjos incomuns (o solo de baixo da abertura de Sei lá, Mangueira ameaça um samba-funk no estilo da Black Rio), tom quase samba-folk no sucesso Sinal fechado, e experimentação tropicalista em Roendo as unhas, samba maníaco de 1973 que lembra Caetano Veloso, Gilberto Gil e até Tom Zé, com versos como “meu samba não se importa se não faço rima/se pego na viola e ela desafina” e vocal-uivo. Um capítulo vivo da história da nossa música nas plataformas digitais, sempre de mãos dadas com a modernidade – ouça correndo.
Nota: 10
Gravadora: Som Livre
Lançamento: 24 de janeiro de 2025.
Crítica
Ouvimos: Ganser – “Animal hospital”

RESENHA: Em Animal hospital, o Ganser mistura pós-punk, ruído e psicodelia em climas sombrios e inquietos, entre Twin Peaks e Siouxsie and The Banshees.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 8,5
Gravadora: Felte
Lançamento: 29 de agosto de 2025.
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O site Pitchfork, ao resenhar o novo álbum da banda de art-punk Ganser, Animal hospital, achou sons tirados direto da obra de David Lynch no disco – referiu-se em especial à trilha de Twin Peaks, feita por Angelo Badalamenti. Faz todo sentido, levando em conta que o trio majoritariamente feminino de Chicago valoriza sons misteriosos e climas que encantam ao mesmo tempo que dão certo medo.
As origens do Ganser parecem estar numa espécie de combinação sonora que une pós-punk e Black Sabbath, Garbage e synthpop, sons de bandas riot grrrl e noise rock tribal, Suicide e The Cure – o tipo de som que foi feito mais para incomodar do que para distrair, enfim. Animal hospital vai nessa onda em faixas como a pesada e distorcida Black sand, a leve e sinistra Stripe, a tipicamente pós-punk Ten miles tall (com baixo e bateria dialogando e vocal quase falado) e a fábula sonora surrealista de Dig until I reach the moon. Lounger, punk com vibração garageira dos anos 1960, é hino anti-coach, anti-performance, anti-verbos como “pivotar”, “escalar” e coisas do tipo: “não quero ser ninguém / não quero fazer nada (…) / outras pessoas compram minhas coisas / mas tudo que eu quero é tempo (…) / meu desempenho tem sido ruim e não consigo me importar”.
- Ouvimos: Goat Girl – Below the waste
Alicia Gaines, Brian Cundiff e Sophie Sputnik, os três da banda, têm um lado seriamente stoner e fantasmagórico explorado em músicas como a destrutiva Half plastic (“prendo a respiração até ver manchas”, diz a letra), Grounding exercises e a psicodélica e pesada Creature habits. Plato, com versos malucos como “Platão diz a ela: ‘venha, vamos dançar’ / e ela não quer / ela diz que não acredita em evolução”, a tribal Speaking of the future, Discount diamonds e Left to chance unem esse lado pesado a sons que lembram Siouxsie and The Banshees. E Left fecha o disco com uma boa massa ruidosa.
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Crítica
Ouvimos: Yellowcard – “Better days”

RESENHA: Yellowcard volta após quase dez anos com Better days, disco que mistura punk-pop, emo e pós-grunge com energia, melodia e sinceridade.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 8,5
Gravadora: Better Noise Music
Lançamento: 10 de outubro de 2025
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Para a surpresa de um total de zero pessoas, numa época em que estilos como emo, nu-metal e rock alternativo (na visão Billboard norte-americana de rock alternativo) tornam-se queridos de alguns críticos, e tambem numa época em que a geração Tik Tok vem abraçando bandas de punk pop, lá vem o Yellowcard com seu primeiro disco em quase dez anos.
Better days não decepciona: a mescla de punk-pop, emo e “pós-grunge” (muito entre aspas) feita pelo grupo volta com ótimas melodias, excelente produção (feita por Travis Barker, do Blink-182, e Andrew Goldstein) e aquela mistura de esperança com tristeza que os fãs adoram. A faixa-título, que abre o álbum, une tudo isso aí em poucos minutos. Take what you want, que chora pitangas sobre o fim de um relacionamento, soa como o som de uma boy band pesada e ágil. Love letters lost – com Matt Skiba, do Alkaline Trio – tem aquela mesma receita da qual o Charlie Brown Jr se alimentou: peso, vocal altamente cantarolável e guitarras que têm algo chupado do The Police.
- Ouvimos: Twenty One Pilots – Breach
A “persona” de Better days é um sujeito angustiado, que fez planos por conta própria mas esqueceu de consultar a realidade (o dramalhão Honestly, I), sofre por um relacionamento que se foi (o pop pesado, mágico e bem feito de You broke me too, com Avril Lavigne), deseja botar o passado em pratos limpos (City of Angels, com Ryan Key, cantor e guitarrista, nascido na Flórida, lembrando sua vida em Los Angeles) e se sente ansioso e inquieto (o punk-popzaço Bedroom posters, a melhor e mais bonita música do disco). Skin scraped e Barely alive, com titulos autoexplicativos e onda punk-emo, têm peso, tristeza e um certo clima herdado da banda do coprodutor.
Para aumentar essa onda “intensa” do disco, Travis pôs mais peso na bateria, arranjos de cordas surgem em algumas músicas e… Better days encerra com a vibração country-folk de Big blue eyes, música pra tocar em filme adolescente. O Yellowcard volta com um álbum rápido – pouco mais de meia hora – e sincero.
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Crítica
Ouvimos: Luna Gouveia – “Sara”

RESENHA: Em Sara, álbum de estreia, Luna Gouveia une pop, rock, jazz e psicodelia em faixas que soam entre Gal Costa indie e Rita Lee espacial.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 9
Gravadora: Independente
Lançamento: 23 de setembro de 2025
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Em seu primeiro álbum, concebido como uma jornada de cura e encerramento de ciclos – daí o título Sara, usado como verbo e não como nome próprio – a paulista Luna Gouveia entrega um trabalho de pop atravessado por ecos de rock, jazz e psicodelia.
Um detalhe é que nenhum desses gêneros surge de forma literal nas oito faixas do disco. Em nome do pop mutante, Sara passeia por todos esses estilos em faixas como Culpa e Diz que é amor, às vezes lembrando a MPB jazz, às vezes soando como uma Gal Costa texturizada e jogada no indie pop. No caso de Diz que é amor, rola ainda uma segunda parte exclusivamente psicodélica, lembrando Mutantes e Tame Impala da fase inicial, com guitarra fuzz.
- Ouvimos: Luapsy – I met the devil in a dream
Sara vai seguindo com Fora de moda, indie rock tropicalizado, com balanço herdado de Rita Lee, vibe de bossa espacial e ótimas guitarras-base (ficaria inclusive melhor com um solo). Mordida tem beat discreto, vocal com dissonâncias e surpresas e clima pop com cara de Rita Lee + Marina Lima indie. Voltar andar passa por várias camadas do pop – embicando num corredor boogie/pós-disco e numa atmosfera meio Physical. A faixa-título é pop oitentista transformado em música celestial, com vocal de sereia.
No final, a sintomática O fim, com mais surpresas escondidas na melodia e no vocal, além de um laço que une tudo em Sara. Um disco de estreia que abre caminhos enquanto fecha ciclos.
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