Crítica
Ouvimos: Papisa, “Amor delírio”

- Amor delírio é o segundo álbum da cantora e compositora paulistana Rita Oliva, mais conhecida como Papisa. O disco tem produção assinada por Felipe Puperi (Tagua Tagua). As músicas surgiram de uma imersão de duas semanas em São Francisco Xavier (SP).
- “Passei a me questionar sobre o amor romântico e comecei a observar as minhas relações e de outras pessoas sob essa ótica. Então, fui me dando conta de que o disco tinha uma narrativa, retratando fases distintas que alguém pode viver dentro das relações, incluindo a excitação dos começos, a angústia da falta, o processo de ilusão e desilusão quando colocamos expectativas em uma situação e também as formas como nos ligamos e nos desligamos de algo ou alguém”, explica Papisa sobre os temas do disco.
Rita Oliva, a Papisa, faz música pop. Em Amor delírio, sua música faz, ainda que sob um viés mais experimental e psicodélico, a louvação do pop nacional dos anos 1980 – Lincoln Olivetti, Robson Jorge, Rita Lee, Gal Costa, som adulto-contemporâneo. A estreia dela, Fenda (2019) já indicava essa opção pela diferença, ao atuar numa esquina Mutantes x Titãs, só que num tom quase meditativo, e ao adotar temas como vida, morte e existência.
Amor delírio não foge à regra. Mesmo sendo mais romântico – e “pop” de uma maneira mais formal – usa o amor para falar de vida, de existência, de tempo passando, de impressões que podem se confirmar ou não. Como em Dores no varal, dos versos “dores virarão/roupas no varal”, tropeços amorosos do dia-a-dia transformando-se em lembranças, em tarefas diárias. Amor delírio, a faixa-título, encarta um reggae leve como “recado” no arranjo, unido a sintetizadores que lembram Tame Impala e Allah-Las, e a uma letra que fala do amor como promessa e dúvida. Luiza Lian, chegada à mesma mescla de sons pop e dessfiadores, divide os vocais com Papisa nessa faixa. Já o instrumental Vento põe energia pinkfloydiana,. num arranjo que parece derreter no ouvido.
Um toque ou outro de bandas como Black Keys e o próprio Tame Impala surgem em Melhor assim, single do álbum, que já ganhou clipe. Corte é pós-punk com formatação eletrônica, mas sem ser exatamente synth pop. Romance vago é uma balada praieira com certa cara anos 1950, modulada por tons psicodélicos. Amor delírio também é o disco de Vai passar e Fronteira, duas baladas discretamente associadas a Marina Lima e Guilherme Arantes.
Nota: 8
Gravadora: Costa Futuro
Crítica
Ouvimos: Residents, “Doctor Dark”

Morto em 2018, Hardy Fox era um dos raros integrantes dos Residents que costumavam ter seu nome citado em matérias sobre o grupo – que sempre tentou trabalhar secretamente, não revelando nem mesmo as identidades de seus integrantes, escondidos atrás da famosa máscara de globo ocular usada em shows e aparições públicas.
Sua partida é o combustível de Doctor Dark, novo disco dos Residents, espécie de ópera-rock de terror musical, falando sobre temas “agradáveis” como morte, eutanásia, abuso de drogas, suicídio e assassinatos. Para dar o tom sombrio da coisa, os Residents chamaram músicos do Conservatório de São Francisco.
O resultado é uma trilha sonora tensa, quase cinematográfica, como em White guys with guns — que, além de cordas ameaçadoras, traz ruídos de tiros — e Maggot remembers, que evolui para um híbrido de industrial e stoner rock. Em The gift, as cordas soam tristes e fúnebres, lembrando os momentos mais sombrios de Berlin, de Lou Reed.
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Por trás das faixas, há outro subtexto inquietante: o famoso julgamento da banda de heavy metal Judas Priest em 1990, quando a banda foi acusada de incitar suicídios com mensagens subliminares. Tension, que soa como um conto infantil em seu momento mais assustador, fala diretamente disso. O mesmo vale para She was never lovelier e Remembering mother, que têm o clima gélido de um funeral.
Tem espaço até para um momento quase amigável: Ol’ man river tem um quê de rock progressivo à moda da banda canadense FM — embora, claro, com o selo de bizarrice habitual dos Residents. E o fim da faixa já emenda em Take me to the river, uma avalanche de ruídos que lembram uma guerra de balas traçantes.
Doctor Dark é aquele disco que até os fãs mais fiéis vão ouvir com fascínio — mas provavelmente só ouvirão uma vez. Intenso, desconfortável e profundamente perturbador, é uma obra que encara de frente temas que muita gente prefere manter à distância. Mas, enfim, os Residents não vieram ao mundo para fazer concessões.
Nota: 7
Gravadora: Cryptic Corp
Lançamento: 28 de fevereiro de 2025.
Crítica
Ouvimos: Tigre Robô, “Telefone pra cachorro”

Muito do que está no primeiro disco do Tigre Robô, Telefone pra cachorro, confirma uma velha teoria nossa: bandas como Wire, The Fall e Public Image Ltd talvez sejam mesmo algumas das mais influentes da história. Com apenas onze faixas e nenhuma enrolação, o álbum da banda brasiliense mistura pós-punk de quarto com o experimentalismo lo-fi do Weatherday — como na abertura, Desconforto.
Há espaço também para uma mescla esperta de punk e rap, como em Atlas, com o excelente verso “como se dança com o mundo nas costas?”. A faixa remete a Akira S & As Garotas Que Erraram, e só não parece ainda mais com eles porque destaca uma guitarra — econômica, seca, honrando o pós-punk.
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O Tigre Robô, aliás, parece gostar de contrariar expectativas: Desperdício é punk de garagem que soa como o já citado Wire, ou como um Titãs alternativo, gravado na tora e meio bêbado. Definitivamente um indivíduo traz um baixo herdado da disco music (pense em Gang Of Four) e uma letra crua, com versos como “não sou uma ideia formada de certezas” e “nos fluidos pegajosos escorrem gosmentos os meus desejos”.
Carne de pescoço é blues rock ruidoso que remete à Patife Band – e que parece uma faixa gravada numa máquina de oito canais, em 1985, pronta para ser lançada num LP independente. Já Desconserto tem pegada power pop, melodia que flerta com os Beatles e uma vibe que, curiosamente, lembra o Blur dos primeiros discos.
Na salada sonora do Tigre Robô, ainda cabe Turismo, um punk com teclados e baixo em diálogo, na linha dos Stranglers. E uma pequena joia quase psicodélica: Todos seus amigos são supermodelos, que começa como se o Jefferson Airplane tivesse caído no punk e prossegue com solos de guitarra tomando o comando.
Nota: 9
Gravadora: Manga Rec
Lançamento: 20 de janeiro de 2025.
Crítica
Ouvimos: Kill Your Boyfriend, “Disco kills” (EP)

A dupla italiana Kill Your Boyfriend se autodefine como pós-punk, mas vai muito além dessa etiqueta em Disco kills, EP cujo título já dá uma pista do que vem pela frente. Influenciados por nomes como New Order, Kraftwerk e Giorgio Moroder, os dois transitam entre o rock industrial e eletrônico — como na faixa de abertura Ego, marcada por um grave que faz as vezes de baixo — e uma disco music mal-humorada, com tempero punk. Obsession, por exemplo, parece um encontro tenso entre Depeche Mode e Ministry, definindo bem os dois polos que sustentam o EP.
Apathy, com batida acelerada que flerta com o dubstep, entrega uma house music industrial nervosa, com uma letra curta e direta que chega quase como um rap — mais uma vez na trilha do Ministry. Illusion gira em torno de um riff grave e distorcido, com vocais simplificados e letra mínima. Discretion começa com um batidão eletrônico que ganha a companhia de um synth agitado, e tem ritmo pulado como num country-metal-dance.
No encerramento, a vibe sombria dá lugar a Youth, que se aproxima da dance music e do hi-NRG graças aos teclados cintilantes — embora os vocais ainda sejam marcados por ecos góticos. Um EP sujo, pesado, cheio de boas referências e, acima de tudo, divertido.
Nota: 8,5
Gravadora: Sister 9 Recordings
Lançamento: 9 de maio de 2025.
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