Lembranças do Orbitel, a TV

Lançada em 1969, a Orbitel era a televisão “espacial” da Panasonic. O design dela, lembrando um robô, o capacete de um ser extraterrestre ou um teletransmissor de filme de ficção científica, faz sucesso até hoje em filmes e documentários. Os modelos estiveram à venda em países como Japão e Estados Unidos e é possível deparar com lembranças dele fuçando o Google ou o YouTube. Olha aí um dos comerciais do produto, feito em 1970.

Indo ao encontro de uma geração que tinha visto o homem chegar à lua e estava meio fanática pelo assunto “viagens espaciais”, o Orbitel fazia parte de um catálogo inovador que incluía produtos como o gravador de vídeo-tape, aparelhos de TV portáteis, etc. O aparelho era bem pequeno, as imagens não eram lá essas coisas e, dependendo do comprador, era preciso uma lupa para enxergar um programa de TV. Mas o visual compensava, e muito – sem contar que as propagandas do produto eram bem legais. Um site chamado Future Forms recuperou várias.

Lembranças do Orbitel, a TV "espacial" da Panasonic Lembranças do Orbitel, a TV "espacial" da Panasonic Lembranças do Orbitel, a TV "espacial" da Panasonic

Um cara achou um aparelho Orbitel em casa, que sempre pertenceu à sua família, e ligou. Olha aí.

Um modelo fabricado no Japão (marca National) que ainda funcionava quando esse vídeo foi feito.