Cultura Pop
Dead Kennedys e The Knack: parabéns por você existir, amigo
O texto abaixo, assinado por André Barcinski na Discoteca Básica da Bizz em março de 2000, dá conta da bomba cultural que foi ter uma banda como os Dead Kennedys nos Estados Unidos, lá pro fim dos anos 1970 (leia também aqui se tiver dificuldade de enxergar as letras).
E o grupo criado por Jello Biafra surgiu numa era complicada para o punk rock. Não haviam mais gravadoras de peso contratando bandas novas do estilo. A não ser que os grupos novos se bandeassem para a new wave. A onda pós-punk, por sua vez, surgia turbinada por gravadoras britânicas como Rough Trade e Factory. A nova era do punk americano permanecia sem perspectiva de lançamentos.
Para compensar (e para suprir a falta de gravadoras que escoassem a produção de bandas punk da Califórnia), Jello Biafra montou o selo Alternative Tentacles, pelo qual lançaria quase todo o catálogo dos Dead Kennedys e vários grupos novos. Teve mais gente tentando reverter esse quadro. Em 1978, os produtores Chris Knad e Howie Klein montaram a 415 Records, que lançou discos de bandas como Mutants, The Offs, The Nuns e The Units.
A relação do selo com o punk durou pouco: a gravadora, em breve, seria adquirida pela Sony – e se concentraria na new wave. E os punks locais – nisso incluídos os Dead Kennedys – passariam a alimentar um ranço enorme pela mais nova sensação da new wave e do power pop angeleno, o The Knack. Os de My sharona.
O The Knack vendia discos e tinha músicas bem bacanas (Let me out também é boa e tocou em rádio), mas ganhava bola preta de muitos críticos, que acusavam o grupo de se apropriar de elementos do punk para fazer sucesso, de fazer um som derivativo, de escrever letras sexistas (Good girls don’t fez fãs e detratores), etc. O grupo gravou inicialmente três discos, terminou em 1981 com o líder Doug Fieger afundado numa maré de drogas e álcool. E era “homenageado” pelos punks da Califórnia com uma camiseta na qual se lia “nuke The Knack” (“exploda The Knack”).
Por mais que a cena punk californiana fosse articulada a ponto de ter fanzines, festas pelos subúrbios, moquifos para se apresentar e até um candidato a prefeito (o próprio Jello, que abiscoitou o quarto lugar ao se candidatar ao cargo em San Francisco, em 1979), não era essa turma que aparecia na TV ou tocava no rádio.
Seja como for, o sucesso do primeiro single dos DK, California uber alles, credenciou a banda a abrir um show para o Clash em outubro de 1979. E aparecer no Bay Area Music Awards, o popular Bammies Awards, prêmio musical da região, em 25 de março de 1980. Se você se recorda daquela foto de Jello, East Bay Ray (guitarra), Klaus Flouride (baixo) e Ted (bateria, substituído depois por D.H. Peligro) vestidos com um figurino assumidamente new wave – camisas com um enorme S desenhado, que, combinadas com gravatas, formavam o símbolo do cifrão – elas foram tiradas nesse evento. Era o look da rapaziada na época.
A história dos DK nos Bammies foi devidamente contada por Alex Ogg no livro Fresh fruit for rotting vegetables – Os primeiros anos (no Brasil saiu pela Ideal). O grupo resolveu partir para o protesto: não cantou California e substituiu-a por Pull my strings, que tinha versos como “quero ser uma ferramenta/não quero ter alma/quero fazer grana pra burro tocando rock´n roll”.
Mais: crentes de que os notáveis do mercado fonográfico (todos presentes ali) só conheciam o “punk” por causa do The Knack, ainda incluíram uma paródia de My Sharona, mudada para My payola (meu jabá, em português). Esse atrevimento foi assistido por nomes como Carlos Santana, Francis Ford Coppola, Jerry Garcia e pela turma do Journey.
“Aquilo era um mundo diferente, nós o odiávamos e não queríamos estar ligados a ele”, jurou Biafra no livro de Alex Ogg, afirmando que o resto da banda não estava tão certo assim sobre se queria mesmo comparecer ao evento, mas todos foram. Quanto ao The Knack, depois da separação, Fieger anunciou um retorno com um grupo chamado Taking Chances, e depois, em 1986, disse que estava remontando sua principal banda. Saíram discos novos em 1991 e 1998, Serious fun e Zoom, respectivamente. My Sharona continua rolando em pistas de dança e, às vezes, em trilhas de filmes. Fieger morreu em 2010, de câncer, num dos retornos do The Knack, e a banda permanece inativa desde então.
Via LA Times e Music Aficionado
Crítica
Ouvimos: Bad Bunny, “Debí tirar más fotos”
Benito Antonio Martinez Ocasio, o popular Bad Bunny, não veio ao mundo pop a passeio. Debí tirar más fotos, seu novo disco, é um passeio pela musicalidade e pela identidade portorriquenhas – e esfrega na cara do mercado fonográfico que ele não tem nenhuma vontade de soar mais “americano” (estadunidense, enfim) para bombar nas paradas.
Já era uma prerrogativa de Bad Bunny desde os primeiros tempos, até porque ele é um dos nomes mais conhecidos do rap de idioma hispânico, mas Debí, mergulhado no reggaeton e em sons caribenhos, é um disco de memórias e sensações. Nuevayol, uma referência à pronúncia hispânica de “Nova York”, traz BB requerendo sua posição de rei do pop, e homenageando a comunidade latina que vive na megalópole. Baile inolvidable, que parece uma trilha sonora, cita as diversões calientes de Porto Rico e traz alunos da Escuela Libre de Música Ernesto Ramos Antonini, de San Juan, tocando salsa. Weltita tem cara de samba-rap e narra uma proposta de date praiano, com as falas do homem (Bunny) e da mulher (Lóren, da banda portorriquenha Chuwi) na história.
Com duração de mais de uma hora, Debí soa irregular em alguns momentos, mas compensa no storytelling (cabendo momentos em que o discurso de Bad Bunny é interrompido para uma mudança rítmica ou a entrada de uma gravação) e na variedade. E em especial no lado mobilizado, definido pelo próprio Bad Bunny como sendo “uma carta a Porto Rico”. A bebaça e doidaralhaça Cafe com ron é pura variação rítmica, cabendo pelo menos três estilos caribenhos, e no fim, um house cubano.
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La mudanza é orgulho portorriquenho purinho (“fala pra ele que essa é a minha casa, onde nasceu minha avó/daqui ninguém me tira, eu não saio daqui”), com letra falada no início e destaque para a percussão (que ganha alguns segundos só dela no final). Lo que le paso a Hawaii é som marolado e cigano, com vocal grave, e letra pregando que não quer que Porto Rico torne-se mais dominada ainda pelos Estados Unidos. A romântica e praguejadora Bokete (que traz encartado na letra um protesto bizarríssimo contra os buracos nas ruas de Porto Rico) abre em clima meio psicodélico, graças a uma gravação de guitarra ao contrário, como num sampling invertido. Não falta diversão em Debi tirar más fotos, e não falta raiz musical.
No lado mais descontraído e menos mobilizado das letras, Debí é um disco que aponta para dois lados, er, complementares. Ou Bad Bunny encarna o fodão que apronta todas nas boates e ganha as gatas, ou ele está chorando pelos cantos – geralmente de arrependimento por alguma merda que fez. El club abre em clima de trap, falando de boates, mulherada, drogas, bebedeira, até que… “mas o que minha ex está fazendo?’. “Os caras acham que estou feliz/mas não, estou morto por dentro/a discoteca está cheia e ao mesmo tempo, vazia/porque meu bebê não está lá”, choraminga.
Se você acha que parou por aí, tem mais. Pitorro de coco, repleta de violões ciganos (e cujo título faz referência a um drinque popular em Porto Rico), é dor de corno etílica das boas. Turista, cheia de cordas e sons acústicos, é… Bom, haja sofrimento: “na minha vida você era turista/você só viu o melhor de mim e não o que eu sofri/você foi embora sem saber o motivo das minhas feridas” – embora o rapper esclareça que a letra fala também dos turistas que vão à Porto Rico e saem de lá sem conhecer os problemas locais. E tem a quase faixa-título, DTMF, um reggaeton que vira algo parecido com funk carioca logo depois, e que traz Bad Bunny chorando pitangas pelo leite derramado (é a do verso-meme “devia ter tirado mais fotos quando tinha você/devia ter te dado mais beijos e abraços quando pude”).
Nota: 8,5
Gravadora: Rimas.|
Lançamento: 5 de janeiro de 2025.
Cultura Pop
No nosso podcast, o recomeço de John Lennon entre 1969 e 1970
No começo de sua carreira solo, John Lennon era um artista brigão, politizado, dado a excessos, que estava de cara virada para seus ex-colegas de Beatles, e que havia encontrado um pouco de paz em seu relacionamento com a artista asiática Yoko Ono. Em meio a isso, alternava protestos, álbuns experimentais (ambos feitos com a nova esposa) e seus primeiros singles, com músicas guerrilheiras como Cold turkey e Instant karma!
Entre 1969 e 1970, parecia que acontecia de tudo na vida dos Beatles. E por tabela, na vida de John, que vivia um dia a dia de brigas, entrevistas malcriadas, gravações novas, ameaça de falência, problemas no novo casamento e um processo de autodescoberta que aconteceu depois que um certo livro apareceu na sua caixa de correio… A gente termina a temporada de 2024 do nosso podcast, o Pop Fantasma Documento, recordando tudo que andava rolando pelo caminho de Lennon nessa época. Termine de ouvir e ataque a super edição turbinada de John Lennon/Plastic Ono Band (1970) que chegou às plataformas em 2020. E, ei, não esqueça de escutar Yoko Ono/Plastic Ono Band, que saiu junto do disco de John.
Século 21 no podcast: Juanita Stein e Caxtrinho.
Estamos no Castbox, no Mixcloud, no Spotify e no Deezer .
Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: reprodução internet). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.
(temos dois episódios do Pop Fantasma Documento sobre Beatles aqui e aqui).
Crítica
Ouvimos: The Cure, “Songs of a lost world + Songs of a live world: Live Troxy London MMXIV” (ao vivo)
Sério que Songs of a lost world, álbum novo do The Cure, já ganhou rapidamente uma edição deluxe com um registro ao vivo de todas as faixas do álbum? Sim, ganhou essa edição acrescida do rabicho Songs of a live world: Live Troxy London MMXIV. Até porque se o disco já fez bastante sucesso, a noite de lançamento do álbum foi inesquecível – com um show da banda em 1º de novembro no Troxy London, tocando todo o repertório do começo ao fim, além de vários hits. E é justamente o repertório do disco executado nessa noite, ao vivo, que surge como “disco 2” do álbum.
O Cure, redescoberto por novas gerações e por uma turma que não necessariamente é fã deles, mas curte os hits e gosta de curtir uma fossa, meio que vai tentando dar uma de U2: além de oferecer mais um mimo para os fãs, a banda vai doar todos os royalties deste lançamento para a instituição de caridade War Child. Na loja online do grupo existe um hotsite (ainda se usa esse termo?) só para as diferentes versões de Songs of a live world e para duas edições diferentes em vinil vermelho de Songs of a lost world: uma deles apenas com o disco original, e outra em formato duplo, trazendo as músicas em versões instrumentais no disco 2 (reparem bem: Songs tem músicas em que o vocal começa quase no fim da faixa, e que já são quase instrumentais, mas aí vai quem quer).
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- Resenhamos Songs of a lost world aqui.
O show inteiro daquela noite possivelmente você já viu no YouTube (se não viu, veja lá embaixo deste texto). E possivelmente você ficou impressionado/a como o The Cure voltou disposto a se transformar num espetáculo. Só que sem as presepadas do Coldplay e sem os truques de mágica do U2: é só a banda, num cenário escuro e esfumaçado, com muito peso e imponência visual e auditiva. As músicas do álbum transportadas para o “ao vivo” soam um pouco mais humanizadas, especialmente no caso de canções que, no disco, eram torrentes de ruído, como Warsong e Alone.
And nothing is forever destaca a magia dos teclados que, rearranjados, poderiam estar até num disco do Péricles – esse lado popularzão sem deixar de ser “dark” sempre foi uma das grandes forças do Cure. A ambiência do Troxy deixou músicas como I can never say goodbye (feita por Robert com o pensamento na morte de seu irmão mais velho Richard) e Endsong bem menos robóticas e desprovidas de qualquer traço de frieza. Se o disco novo do Cure é triste, a contrapartida ao vivo é a prova de que o show é feito para fãs que curtem chorar baldes ouvindo música. E tá tudo bem.
Nota: 9
Gravadora: Fiction/Polydor
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