Silenciosamente, alguém fez o favor de jogar no YouTube duas aparições de Alice Cooper no programa Hy Lit Show, da WKBS-TV da Filadélfia, em 1969. Na época, a banda lançava o mal resolvidíssimo disco de estreia Pretties for you, pelo selo de Frank Zappa, Straight. As músicas escolhidas para o programa eram o primeiro single, Reflected, e Levity ball.

Se você estranhou o termo “banda” aí em cima, na época Alice Cooper era a chamada Alice Cooper Band, com o vocalista ganhando o mesmo nome do grupo. E mais o núcleo duro de Glen Buxton, Michael Bruce (ambos guitarras), Dennis Dunaway (baixo) e Neal Smith (bateria). Se você estava com hits como School’s out e No more mr. Nice Guy na cabeça e estranhou quando foi ouvir as músicas acima, na época Alice Cooper soava como um bizarro mix de Syd Barrett e Black Sabbath. E atraiu Zappa justamente pela estranheza.

“As pessoas que ainda não nos viram estão chocadas porque acham que Alice Cooper deve ser uma mulher que canta folk. Eles não esperam o todo. E o todo é um produto direto da televisão e dos filmes e da América, porque é a base da América. É aí que o coração deles é do sexo, e da violência da TV, e do cinema, e essa foi a nossa influência. Não fomos criados sob uma influência blues. Nós fomos criados sob uma influência eletrônica (…). A televisão tem sido a principal influência para esta geração, e é por causa disso que tudo isso está acontecendo. Você apenas deixa seu ego mais baixo, e então assume todos esses aspectos da sociedade – a cidade com poluição sonora, as pessoas gritando umas com as outras, e a violência e o caos da cidade em tudo. Coloque isso no palco com música, e é o que é”, tentava explicar Alice Cooper sobre seu trabalho num papo com a revista Poppin‘ em 1969.

Alice Cooper na TV em 1969 com Reflected e Levity Ball

Reflected não fez muito sucesso nem ajudou Pretties for you a se tornar um clássico. O disco não foi bem recebido pela crítica e foi ignorado. Testemunhas dizem que o disco foi gravado durante ensaios da banda, e o próprio Alice admitiu que o som do LP não chegava nem perto do que era a banda ao vivo. Pretties inicialmente seria produzido apenas por Frank, mas a própria banda admitiu que teve galhos conceituais com ele. “Ele não tem o feeling que queríamos. Nada contra ele, mas a gente estava em outra viagem”, disse.

E, ah, mesmo que Reflected não tenha feito sucesso, a música foi adaptada em 1972 e virou (esse sim um grande hit) Elected.