Cultura Pop
Um papo de 2008 com José Marques Neto, o cara da MofoTV

“Gosto tanto de TV que memorizei acontecimentos da minha vida de acordo com o que era exibido na televisão”, disse certa vez o dentista, representante comercial e arquivista José Marques Neto, criador do canal MofoTV – pioneiro na divulgação de antigos vídeos da televisão brasileira, numa época em que não havia Globoplay e projetos para mexer na memória das estações nacionais ainda começavam.
Marques infelizmente saiu de cena nesta sexta, dia 21. Seu canal, com o tempo, passou por várias mudanças: saiu do ar por causa de reivindicações de direitos autorais, foi replicado em vários outros canais e dividido em dois, tanto que havia o MofoTV 1 e o MofoTV 2. O arquivista contava com um acervo particular gravado por vários anos em fitas VHS, e ainda tinha “correspondentes” que tinham acesso a vídeos raros dos arquivos das emissoras. Não gostava de publicar coisas muito conhecidas e tinha noção de que teria mais audiência se encontrasse vídeos mais inusitados, o que garantiu muitas visualizações e seguidores.
Em 2008, quando o canal de José Marques Neto era novidade (e, wow, o YouTube tinha três anos somente), bati um papo com ele para o Jornal do Brasil, onde eu trabalhava. Deve ter sido a primeira vez que ele era entrevistado.
MOFO TV VIRA ARQUIVO BRASILEIRO HISTÓRICO
Canal do YouTube foi criado por representante comercial
Publicado no Jornal do Brasil em 9 de junho de 2008
Depois de virar programa diário em 1994, o Vídeo show, da Rede Globo, foi deixando cada vez mais de mexer no baú de raridades da emissora, cedendo espaço para reportagens sobre novelas e programas de jogos como o Vídeo game, apresentado por Angélica. Fato lamentado pelo representante comercial José Marques Neto, morador do Engenho de Dentro. Dono de um acervo particular de mais de mil fitas VHS, com raridades de estações como Globo, SBT, Band e até as finadas Tupi e Manchete, ele criou no YouTube um canal dedicado apenas a expor tais vídeos, o MofoTV. Mas preferiria ver essas raridades na televisão.
Ativado em maio de 2006, o MofoTV veio ao encontro de um hábito que Marques Neto mantinha desde os anos 80. Logo que comprou seu primeiro vídeo cassete, em meados da década, ele começou a gravar tudo o que via pela frente: especiais musicais, últimos capítulos de novelas, encerramentos, aberturas, intervalos. Depois, começou a digitalizar o acervo. Seus conhecimentos sobre televisão já o levaram ao antigo quadro Controle remoto, do Domingão do Faustão, no qual respondia perguntas sobre o assunto — chegou em primeiro lugar e ganhou um quadriciclo. Justamente por ser expert em televisão, Neto decidiu fazer do MofoTV um canal apenas para grandes raridades.
— Meu objetivo é colocar coisas mais inusitadas, que marcaram época e que você não acha nunca — explica. — Tem vídeos que você encontra em qualquer lugar, como trechos do programa Tarcísio e Glória (série protagonizada por Tarcísio Meira e Glória Menezes, na Globo, em 1988), Francisco Cuoco e Regina Duarte se beijando etc. Isso eu não coloco.
Entre esses vídeos inusitados, Neto destaca Lulu Santos no Faustão, perto das eleições presidenciais de 1989, cantando o jingle da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva; e Lobão, no mesmo programa — no dia das eleições — tocando com sua banda a mesma música. Lobão encartou um “É Lula-lá!” no refrão da música Quem quer votar e teve de ouvir do apresentador que aquilo era “crime eleitoral”. Também há imagens impagáveis do político Paulo Maluf cantando Amigo, de Roberto e Erasmo Carlos, no quadro Karaokê da Gabi, do programa Marília Gabi Gabriela (Band, 1986); e de Adriane Galisteu, ainda adolescente, atuando no grupo vocal Meia Soquete.
Os campeões de audiência do seu canal, diz ele, são vídeos de antigos símbolos sexuais, como Gretchen e Rita Cadillac.
— Chega a ser engraçado — diverte-se Neto. — No MofoTV tem um vídeo da Gretchen aos 19 anos, toda gatinha, apresentando o hit Dance with me no Programa Carlos Imperial. A molecada que só conhece a Gretchen de hoje, vê aquilo e não acredita.
Como nos anos 70 e no começo dos 80 não era comum ter vídeocassete em casa, muita coisa que Marques Neto amealhou foi conseguida por intermédio de amigos colecionadores que têm acesso ao Centro de Documentação da Globo, ou até mesmo de outras emissoras. Assim, Neto conseguiu últimos capítulos e chamadas de novelas dos anos 70, como Cavalo de aço (1973). Graças a esse material, afirma o colecionador, é possível até estudar as grandes diferenças entre a televisão de hoje e a do passado — um prato cheio para faculdades de comunicação, por exemplo.
— No último capítulo de Espelho mágico (novela de 1977), há um bloco inteiro só com Tarcísio Meira, Glória Menezes e Lídia Brondi. Isso jamais aconteceria hoje. A televisão é muito mais dinâmica e rápida — diz ele, que, apesar de ter uma grande parte do passado da televisão em sua casa, não se considera um saudosista. — Gosto de documentar esse passado, porque é uma coisa datada. Hoje as novelas têm uma abertura mínima e naquela época as aberturas chegavam a durar três minutos, o tempo da música. E ainda havia exibição de todos os créditos, de cenas dos próximos capítulos. Isso não existe mais.
Apesar da ligação óbvia com os arquivos da Globo, um dos grandes prazeres de Neto é documentar vídeos de estações que não têm tradição de exibir seus arquivos — são os casos do SBT e da Band. Da época da antiga TVS, primeira estação de Silvio Santos, ele guarda vinhetas e chamadas e confessa que tem grande vontade de conhecer os arquivos da emissora.
— Estou procurando há anos os vídeos do Programa Silvio Santos, de quando ele era exibido na Globo, até 1975. Como o Silvio comprava horário na Globo, as imagens estão com ele — afirma Neto, que crê que a diversidade do MofoTV chame a atenção dos internautas. — Hoje nós somos norteados pela Globo e acho que as pessoas curtem o fato de haver um lugar em que elas possam ver imagens de todas as estações de televisão, sem distinção.
Cultura Pop
Urgente!: O silêncio que Bruce Springsteen não quebrou

Tá aí o que muita gente queria: Bruce Springsteen vai lançar uma caixa com sete álbuns “perdidos”, nunca lançados oficialmente. O box vai se chamar Tracks II: The lost albums (é a continuidade de Tracks, caixa de 4 CDs lançada em 1998) e nasceu de uma limpeza que Bruce fez nos seus arquivos durante a pandemia. Pelo que se sabe até agora, o material inclui sobras das sessões de Born in the USA (1984) e gravações da fase eletrônica dele, no comecinho dos anos 1990 – inclusive um disco inteiro desse período, que nunca viu a luz do dia.
Essa notícia caiu nos sites na semana passada e trouxe de volta um detalhe que os fãs de Bruce já conhecem bem: ele tem muito material inédito guardado – e material bom. Em uma entrevista à Variety em 2017, ele mesmo comentou que sabia ter feito mais discos do que os que lançou, mas que havia motivos sérios para manter alguns deles nas gavetas.
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“Por que não lançamos esses discos? Não achei que fossem essenciais. Posso ter achado que eram bons, posso ter me divertido fazendo, e lançamos muitas dessas músicas em coleções de arquivo ao longo dos anos. Mas, durante toda a minha vida profissional, senti que liberava o que era essencial naquele momento. E, em troca, recebi uma definição muito precisa de quem eu era, o que eu queria fazer, sobre o que estava cantando”, disse na época (o link do papo tá aqui – é uma entrevista longa e bem legal).
Com o tempo, vários desses registros acabaram saindo em boxes e coletâneas. Um deles foi The ties that bind, um disco de pegada punk-power pop que seria lançado no Natal de 1979 – e que acabou virando uma espécie de esboço inicial do disco duplo The river, de 1980. Pelo menos saiu uma caixa em 2015 chamada The ties that bind: The River collection, com todo o material dessa época, inclusive o tal disco descartado (além de um material que formava quase um suposto disco de punk + power pop que teria sido abandonado).
Um texto publicado na newsletter do músico Giancarlo Rufatto recorda que Bruce infelizmente deixou de fora do novo box alguns álbuns que realmente mereciam ver a luz do dia. Um deles é um álbum solo (sem a E Street Band, enfim), com uma sonoridade country ’n soul, que foi gravado em 1981. Esse disco teria sido abandonado durante um período de depressão, que resultou em isolamento e na elaboração do disco cru Nebraska (1982), feito em casa com um gravador de quatro canais, só voz e violão.
Bruce até parece fazer referência a esse álbum perdido na entrevista da Variety. “Esse disco é influenciado pela música pop da Califórnia dos anos 70”, contou. “Glen Campbell, Jimmy Webb, Burt Bacharach, esse tipo de som. Não sei se as pessoas vão ouvir essas influências, mas era isso que eu tinha em mente. Isso me deu uma base pra criar, uma inspiração pra escrever. E também é um disco de cantor e compositor. Ele se conecta aos meus discos solo em termos de composição, mais Tunnel of love e Devils and dust, mas não é como eles. São apenas personagens diferentes vivendo suas vidas.”
Outro material bastante esperado pelos fãs – e que também não está na caixa – é o Electric Nebraska, a tentativa de Bruce de gravar com a E Street Band as músicas que acabaram no Nebraska. Nem ele, nem o empresário Jon Landau, nem os co-produtores Steven Van Zandt e Chuck Plotkin gostaram do resultado, e as gravações foram trancadas a sete chaves. Nem em bootlegs esse material apareceu até hoje. Pra você ter ideia, Glory days, que só sairia no Born in the USA (1984), chegou a ser ensaiada e gravada junto.
Quase todo mundo próximo a Bruce acredita que ele nunca vai lançar oficialmente essas gravações elétricas do Nebraska. Max Weinberg, baterista da E Street Band desde 1974 (com algumas pausas), confirmou a existência desse material em 2010, numa entrevista à Rolling Stone, e disse que adoraria ver tudo lançado.
“A E Street Band realmente gravou todo o Nebraska, e foi matador. Era tudo muito pesado. Por melhor que fosse, não era o que Bruce queria lançar. Existe um álbum completo do Nebraska, todas essas músicas estão prontas em algum lugar”, revelou. Bruce pode até guardar discos inteiros na gaveta, mas esse é um daqueles casos em que o silêncio guarda várias histórias – que podem render surpresas bem legais.
E ese aí é o lyric video de Rain in the river, uma das faixas programadas para Tracks II (a faixa sai num disco montado durante a elaboração do box, Perfect world).
Cultura Pop
Urgente!: Supergrass, Spielberg e um atalho recusado

Coisas que você descobre por acaso: numa conversa de WhatsApp com o amigo DJ Renato Lima, fiquei sabendo que, nos anos 1990, Steven Spielberg teve uma ideia bem louca. Ele queria reviver o espírito dos Monkees – não com uma nova versão da banda, como uma turma havia tentado sem sucesso nos anos 1980, mas com uma nova série de TV inspirada neles. E os escolhidos para isso? O Supergrass.
O trio britânico, que fez sucesso a reboque do britpop, estava em alta em 1995, quando lançou seu primeiro álbum, I should coco. Hits como Alright grudavam na mente, os vídeos eram cheios de energia, e Gaz Coombes, o vocalista, tinha cara de quem poderia muito bem ser um monkee da sua geração. Spielberg ouviu a banda por intermédio dos filhos, gostou e fez o convite.
Os ingleses foram até a Universal Studios para uma reunião com o diretor – com direito a recepção no rancho dele e papo sobre fase bem antigas da série televisiva Além da imaginação. O papo sobre a série, diz Coombes, foi proposital, porque a banda sacou logo onde aquilo poderia dar. “Talvez eu estivesse tentando antecipar a abordagem cafona que seria sugerida, tipo a banda morando junta como os Monkees”, contou Coombes à Louder, que publicou um texto sobre o assunto.
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A proposta era tentadora. Mas eles disseram não. “Foi lisonjeiro e muito legal, mas ficou óbvio para nós que não queríamos pegar esse atalho”, explicou o vocalista, afirmando ter pensado que aquilo poderia significar o fim do grupo. “Você pode acabar morrendo em um quarto de hotel ou algo assim, ou então a produção quer apenas um de nós para a próxima temporada. Foi muito engraçado, respeitosamente muito engraçado”.
O tempo passou. E agora, em 2025, I should coco completa 30 anos (mas já?). O Supergrass, que se separou no fim dos anos 2000, voltou para tocar o disco na íntegra e alguns hits em festivais como Glastonbury e Ilha de Wight.
Aqui, o trio no Glastonbury de 2022.
Foro: Keira Vallejo/Wikipedia
Crítica
Ouvimos: Lady Gaga, “Mayhem”

Tudo que é mais difícil de explicar, é mais complicado de entender – mesmo que as intenções sejam as melhores possíveis e haja um verniz cultural-intelectual robusto por trás. Isso vale até para desfiles de escolas de samba, quando a agremiação mais armada de referências bacanas e pesquisas exaustivas não vence, e ninguém entende o que aconteceu.
Carnaval, injustiças e polêmicas à parte, o novo Mayhem foi prometido desde o início como um retorno à fase “grêmio recreativo” de Lady Gaga. E sim, ele entrega o que promete: Gaga revisita sua era inicial, piscando para os fãs das antigas, trazendo clima de sortilégio no refrão do single Abracadabra (que remete ao começo do icônico hit Bad romance), e mergulhando de cabeça em synthpop, house music, boogie, ítalo-disco, pós-disco, rock, punk (por que não?) e outros estilos. Todas essas coisas juntas formam a Lady Gaga de 2025.
Algo vinha se perdendo ou sendo deixado de lado na carreira de Lady Gaga há algum tempo, e algo que sempre foi essencial nela: a capacidade de usar sua música e sua persona para comentar o próprio pop. David Bowie fazia isso o tempo todo – e ele, que praticamente paira como um santo padroeiro sobre Mayhem, é uma influência evidente em Vanish into you, uma das faixas que melhor representam o disco. Aqui, Gaga entrega dance music com alma roqueira, um baixo irresistível e um batidão que evoca tanto a fase noventista de Bowie quanto o synthpop dos anos 1980.
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Mais coisas foram sendo deixadas de lado na carreira dela que… Bom, sao coisas quase tão difíceis de explicar quanto as razões que levaram Gaga a criar um álbum considerado “difícil” como Artpop (2013), enquanto simultaneamente mergulhava no jazz com Tony Bennett e preparava-se para abraçar o soft rock no formidável Joanne (2016), um disco autorreferente que talvez tenha deixado os fãs da primeira fase perdidos. Em outro tempo, Madonna parecia autorizada a mudar como quisesse, mas quando Gaga fazia o mesmo, deixava no ar notas de desencontro e confusionismo. O pop mudou, as décadas passaram, o público mudou – e todas as certezas evaporaram.
É nesse cenário que Mayhem equilibra as coisas, entregando um pop dançante, consciente e orgulhoso de sua essência, mas ao mesmo tempo sombrio e marginal. Há momentos de caos organizado, como em Disease e Perfect celebrity – esta última começa soando como Nine Inch Nails, mas, se você mexer daqui e dali, pode até enxergar um nu-metal na estrutura. Killah traz uma eletrônica suja, um refrão meio soul, meio rock que caberia num disco do Aerosmith, enquanto Zombieboy aposta no pós-disco punk, evocando terror e êxtase na pista (por acaso, Gaga chegou a dizer que o disco tem influências de Radiohead, e confirmou o NiN como referência).
Na reta final, o álbum se aventura por outros terrenos: How bad do U want me e Don’t call tonight flertam com o pop dinamarquês dos anos 90 (e são, por sinal, as únicas faixas pouco inspiradas do disco); The beast tem cara de trilha sonora de comercial de cerveja; e Lovedrug mergulha na indefectível tendência soft rock que surge hoje em dia em dez entre dez discos pop. Essa faixa soa como um híbrido entre Fleetwood Mac e Roxette – como se Gaga estivesse pensando também na programação das rádios adultas de 2035.
O desfecho de Mayhem chega como um presente para o ouvinte: Blade of grass é uma balada melancólica de violão e piano, que ecoa tanto a tristeza folk dos anos 70 quanto a melancolia do ABBA, crescendo em inquietação à medida que avança. E então, como quem perde um pouco o tom, o álbum termina com… Die with a smile, a já conhecida balada country-soul gravada em parceria com Bruno Mars, lançada há tempos como single. Dentro do contexto do disco, ela soa mais como um apêndice do que como um encerramento – uma nota de rodapé onde se esperava um ponto final. Nada que chegue a atrapalhar a certeza de que Lady Gaga conseguiu, mais do que retornar ao passado, unir quase todos os seus fãs em Mayhem.
Nota: 8,5
Gravadora: Interscope
Lançamento: 7 de março de 2025.
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