Connect with us

Cultura Pop

The Screamers: uma comunidade hippie no grito

Published

on

Criada pelo psicólogo americano Arthur Janov, a terapia do grito primal faz parte da cultura pop, por intermédio de John Lennon, Yoko Ono, Tears For Fears (a dupla de Roland Orzabal e Curt Smith não compôs Shout à toa), Primal Scream (note o nome). E em 1977 o jornal The Irish Times resolveu conhecer (e divulgar) uma espécie de comuna hippie que achara razões para existir em torno de horários e espaços especiais para gritar (e muito). A turma era conhecida popularmente como os Screamers, e estava localizada em Burtonport, no noroeste de Donegal.

“Os moradores da comuna são, na frase popular, excluídos da sociedade porque, entre outras coisas, eles acham a sociedade pateticamente carente e mais do que hipócrita e irreal”, escreveu o repórter Michael Finlan. A casa da turma era cheia de símbolos astrológicos pintados, além da inscrição “Atlantis”. A civilização virara moda entre hippies na época daquela canção do Donovan, e o nome oficial do grupo era The Atlantis Primal Therapy Commune.

A terapia do grito primal tomava algumas horas do dia da galera, com direito a gritos, choros, risos e gente botando tudo pra fora. Se era muito barulho? Bom, havia um local especial para a berraria, no andar de baixo, com janelas de vidros duplos.

>>> Veja também no POP FANTASMA: Sunburst: a comuna hippie californiana que deu certo

Jenny James, a fundadora da comuna, tinha chegado à Irlanda em 1974. Morava lá com a filha, mas logo começou a circulação de “almas semelhantes” na casa, com direito a cerca de 30 pessoas vivendo por ali. A turma, naquela época, havia alugado mais três casas, mantinha vacas pastando e cultivava seus próprios vegetais.

Havia muito barulho na comunidade, de modo geral, e nem todos os moradores suportavam isso, ainda mais porque na hora das sessões, o clima era de hostilidade entre alguns habitantes. Uma matéria da BBC diz que muita gente caía fora.

Advertisement

Os Screamers eram um prato cheio, digamos assim, para a mídia da época. A estação de TV RTÉ chegou a produzir um documentário sobre eles. O site da emissora diz que o episódio foi ao ar em 1981, mas o Irish Times afirma que os psicodramas da turma, repletos de choros, risos e palavrões, foram considerados pesados demais para a tradicional família irlandesa, e o programa só foi exibido na década de 1990.

>>> Veja também no POP FANTASMA: A comunidade (er) hippie do B-52’s em Nova York

Tem uns trechinhos no YouTube, com direito a entrevistas com Jenny James. No finzinho de um dos vídeos, um rapaz deitado no divã pragueja alucinadamente ao som de Gettin’ better, dos Beatles.

Pouco depois disso, a comuna The Screamers já não estava mais em Burtonport. Em 1980 a turma foi para Inishfree, uma ilha ali mesmo em Donegal. Alguns anos depois foi para a Colômbia. Embora a ideia original de Jenny fosse ir para a Bolívia, graças a uma certa inspiração nas histórias de Che Guevara.

Advertisement

Lá, a história ganhou ares de tragédia, já que o neto de Jenny e um amigo foram assassinados por milicianos. Mas a comunidade ficou por lá. Katie James, a filha de Jenny que era pequena no comecinho de Atlantis, é cantora e compositora conhecida no país. Olha ela contando a história da chegada da família dela à Colômbia.

>>> Veja também no POP FANTASMA: Candy: quando Marlon Brando interpretou um guru hippie safadinho

O site da RTÉ tem um bom arquivo de vídeos sobre a comunidade, incluindo matérias que foram ao ar em 1980 sobre a mudança da turma de Buttonport e a ida para a Colômbia. Um detalhe é que a casa de Buttonport chegou a ser habitada depois por uma comunidade religiosa de mulheres, a Sister Silverhood. Era essa turma aí de baixo.

E importante: não confundir a comunidade com a banda punk The Screamers, da qual falamos outro dia.

Advertisement
>>> Saiba como apoiar o POP FANTASMA aqui. O site é independente e financiado pelos leitores, e dá acesso gratuito a todos os textos e podcasts. Você define a quantia, mas sugerimos R$ 10 por mês.

Continue Reading
Advertisement

Cinema

No podcast do POP FANTASMA, a redescoberta de Jim Morrison em 1991

Published

on

No podcast do POP FANTASMA, a redescoberta de Jim Morrison em 1991

Indo na onda do documentário Val, sobre o ator Val Kilmer, e recordando os 50 anos da morte de Jim Morrison, lembramos no nosso podcast, o POP FANTASMA DOCUMENTO, aquela época em que Val virou Jim. O ator de filmes como Top Secret interpretou o cantor no filme The Doors (1991), dirigido por Oliver Stone. E, de uma hora para outra, mais uma vez (e vinte anos após a partida de Jim Morrison), uma geração nova descobria canções como Light my fire, Break on through e L.A. woman.

No podcast do POP FANTASMA, a redescoberta de Jim Morrison em 1991

O Pop Fantasma Documento é o podcast semanal do site Pop Fantasma. Episódios novos todas as sextas-feiras. Roteiro, apresentação, edição, produção: Ricardo Schott. Músicas do BG tiradas do disco Jurassic rock, de Leandro Souto Maior. Arte: Aline Haluch. Estamos no SpotifyDeezerCastbox Mixcloud: escute, siga e compartilhe! Ah, apoia a gente aí: catarse.me/popfantasma.

Continue Reading

Cultura Pop

Quando pegaram Gary Cherone (Extreme) para Cristo

Published

on

Em 1994, pouco antes de gravar o quarto disco com sua banda Extreme (o pseudo-conceitual Waiting for the punchline, de 1995) e de fazer uma tentativa de virar o vocalista do Van Halen (que deu no disco Van Halen III, de 1998, e numa turnê), o cantor Gary Cherone encontrou Jesus. Bom, mais que isso: ele se tornou Jesus, como ator da ópera-rock Jesus Christ Superstar, mas apenas nas montagens da peça em Boston, em 1994, 1996 e 2003.

O papel de Gary incluiu a crucificação e tudo, e o cantor chegou a declarar que a peça era uma antiga obsessão sua. “Sempre adorei a música dessa peça”, contou. O musical foi uma produção da Boston Rock Opera, trazia ainda Kay Hanley (Letters To Cleo) como Maria Madalena, e participação de vários roqueiros locais. Gary realmente curtia Jesus Christ Superstar: segundo uma matéria do The Boston Globe, a equipe que fazia o musical estava pensando em não apresentar nada na páscoa de 1994. Só que Gary não deixou: tinha visto uma encenação em Boston em 1993, gostou do que viu, passou a mão no telefone e ligou pessoalmente para a turma oferecendo-se para o papel.

A equipe ouviu o pedido do vocalista do Extreme, achou que ser maluquice não aproveitar a oferta do cantor e partiu para os ensaios. Detalhe que Gary, depois de três temporadas sendo crucificado, se preparava para outro desafio na mesma peça: iria interpretar Judas, o amigo da onça de Jesus. “Gosto do papel de Jesus, mas Judas tem músicas mais pesadas”, chegou a dizer.

Advertisement

Isso de Gary resolver interpretar Judas e gostar do lado meio pesado da história (e ele fez mesmo o papel em 2000) reacendeu uma velha polêmica em relação a Jesus Christ Superstar. Criada por Andrew Lloyd Webber e Tim Rice inicialmente como uma ópera-rock lançada apenas em disco (ninguém tinha grana para levar aquilo tudo ao palco e não surgiam produtores interessados), a história discutia os papéis de Jesus Cristo e de seus apóstolos durante sua última semana de vida. E quando a peça foi à Broadway, com Jeff Fenholt como Jesus e Ben Vereen como Judas, não faltou gente reclamando que Judas parecia bastante simpático na peça.

Interpretando Jesus, por sinal, Gary encarou um papel que já foi vivido por outro vocalista de rock. Ninguém menos que Ian Gillan, que foi Jesus no LP da ópera-rock, feito quando ainda não havia planos para levá-la aos palcos. Mas Gillan não quis subir ao palco quando a montagem começou a ser feita, alegando que não queria virar ator. Um tempo depois, o papel de Jesus passou a ser tão cobiçado por roqueiros que até Sebastian Bach (o próprio) interpretou o papel.

Se você mal pode esperar para ver o ex-Skid Row interpretando o papel (bom, vai demorar pro POP FANTASMA fazer outra matéria sobre o mesmo assunto…) tá aí.

Advertisement
>>> Apoia a gente aí: catarse.me/popfantasma

Continue Reading

Cultura Pop

Tem aniversário de Controversy, do Prince, vindo aí!

Published

on

Tem aniversário de Controversy, do Prince, vindo aí!

A capa do quarto disco de Prince, Controversy (lançado em 14 de outubro de 1981 e prestes a fazer 40 anos) já era (hum, ok) controversa. Transformado em escândalo público por causa do disco anterior, Dirty mind (1980, e do qual já falamos aqui), Prince estava nas manchetes. E elas estavam, de brincadeira, na capa do novo álbum.

Dirty mind tinha dado uma bela crescida musical – do pós disco dos álbuns anteriores, a uma mistura de soul, rock, um tantinho de psicodelia e até folk urbano herdado de Joni Mitchell. A crítica não deixou de prestar atenção nas letras beem safadas do álbum – que se chamava “mente poluída” e trazia Prince em frente às molas de uma cama, na capa. Robert Christgau comparou Prince a Jim Morrison e John Lennon, e ainda arrematou com uma frase lapidar: “Mick Jagger deveria recolher seu pau e ir para casa”. Na Rolling Stone, Ken Tucker dizia que Prince era um romântico ingênuo nos dois primeiros discos, mas finalmente estava à solta nas sacanagens e na música.

Controversy foi lançado doze meses após Dirty mind, e foi feito numa época de bastante trabalho para Prince – que pouco antes tinha produzido, assinando o trabalho como Jamie Starr, o disco de estreia do The Time, banda liderada pelo seu vocalista Morris Day. Como na época vários colunistas de jornal já faziam comentários sobre a sexualidade do cantor, não tinha como o assunto ficar de fora do álbum, a faixa-título (que abre o disco) já abre com vários questionamentos: “Sou preto ou branco? Eu sou hetero ou gay?/ Controvérsia / Eu acredito em Deus?/Eu acredito em mim?/Controvérsia”, perguntava Prince.

>>> Mais Prince no POP FANTASMA aqui.

Não era só nos jornais que Prince passava por esse tipo de situação. Abrindo para os Rolling Stones em 9 de outubro de 1981, o cantor (usando a roupa da época da turnê Dirty mind, que incluía uma tanguinha preta) foi vaiado e ouviu xingamentos homofóbicos da plateia, no Memorial Coliseum, em Los Angeles.

Advertisement

Não só vaias: Prince e seus músicos foram atingidos por comida, latas, garrafas e tudo o que estivesse ao alcance do público. Prince ia desistindo de fazer o show do dia 11 de outubro, ate que Mick Jagger ligou para ele para encorajá-lo. “Eu disse a ele: se você chega a ser uma atração principal realmente grande, você tem que estar preparado para as pessoas jogarem garrafas em você à noite. Preparado para morrer!”, brincou Jagger.

Em Controversy, mais uma vez Prince tocou tudo “sozinho” – enfim, mais ou menos, porque em Jack U off, a última faixa, aparecem Bobby Z. (bateria), Lisa Coleman (teclados e vocais de fundo) e Dr. Fink (teclados). Andre Cymone, baixista de turnê de Prince, compôs a safadíssima Do me baby. Mas como estava sendo cada vez mais comum no universo de Prince naquela época, não recebeu crédito pela faixa, que apareceu assinada pelo patrão nas primeiras edições.

Não era o único momento de safadeza no disco, claro. Private joy era pura sacanagem, com versos como “todos os outros garotos amariam transar com você, mas você é meu brinquedo privativo” e “você pertence a Prince”. Mas Sexuality inovava por misturar sexo, política e futurismo (“precisamos de uma nova raça, líderes, levante-se, organize-se/não deixe seus filhos assistirem televisão até que saibam ler”).

Anne Christian era a resposta de Prince ao levante pós-punk, com peso, intensidade e uma letra que fala sobre uma prostituta que “matou John Lennon, atirou nele a sangue frio” e “tentou matar Reagan”. Ronnie, talk to Russia mostrava que Prince vinha acompanhando as tensões entre Ronald Reagan, então presidente dos EUA, e o governo da União Soviética, mas que estava do lado do seu país, enfim (“você pode ir ao zoológico, mas não alimente guerrilheiros de esquerda”).

Advertisement

Para os fãs brasileiros, Controversy trazia uma novidade: Dirty mind não tinha saído aqui em tempo real (só foi lançado no Brasil em 1990!), mas o quarto disco de Prince saiu aqui imediatamente. Com um aviso na capa: “inclui Sexuality e Controversy“. Incluía mesmo.

>>> Apoia a gente aí: catarse.me/popfantasma

Continue Reading
Advertisement

Trending