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Cultura Pop

E aí, dá pra defender Thank You, disco de covers do Duran Duran?

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E aí, dá pra defender Thank You, disco de covers do Duran Duran?

A revista Q considerou Thank you, disco de covers do Duran Duran lançado em 1995, como “o pior disco de todos os tempos”. O álbum, lançado dois anos após o bem sucedido “wedding album” (Duran Duran, o de Come undone e Ordinary world), trazia uma gama de versões bem louca, digamos assim. Tinha coisas que você jamais imaginaria escutar na voz de Simon Le Bon, como 911 is a joke (Public Enemy), White lines (Grandmaster Flash), Lay lady lay (Bob Dylan) e a faixa-título (aquela mesma do Led Zeppelin).

Se você quiser tirar suas próprias conclusões, o disco está nas plataformas digitais.

Na época, o New Musical Express foi atrás dos fãs das músicas originais e… surpresa: vários deles curtiram as versões do Duran Duran. Alguns desejaram boa sorte para o grupo, outros deram declarações isentonas (“e, isso aí não é ruim”). Um fã de Sly Stone ouviu atentamente a versão para I wanna take you higher e ironizou: “Se eu não soubesse que era o Duran Duran, teria gostado muito mais. O que é perturbador, porque gostar de uma faixa do Duran Duran é repugnante para mim. Então eu realmente não sei o que está acontecendo. Meu deus”, brincou.

>>> Veja também no POP FANTASMA: Várias coisas que você já sabia sobre a estreia do Duran Duran

A Parlophone, gravadora do grupo, resolveu se armar: mandou para a imprensa um kit promocional em vídeo com entrevistas não só com a banda, como também com alguns dos autores relidos no disco. Lou Reed ficou feliz com a versão de sua Perfect day e disse que tratava-se “do melhor cover já feito de uma de minhas canções”. Flavor Flav, do Public Enemy, disse que era “uma honra e um prazer” ter sua música cantada pelo grupo. Bob Dylan e Robert Plant também disseram gostar das releituras.

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Eu particularmente sou fã da versão deles para White lines, de Grandmaster Flash.

O Duran Duran, por aqueles tempos, era uma banda mimoseada por causa do sucesso do disco epônimo de 1993. Uma nova geração de fãs foi apresentada ao trabalho deles por causa da bela Ordinary world, enfim. Para a tristeza de muitos fãs, o álbum de família estava incompleto: restavam Simon (vocal), Nick Rhodes (teclados) e John Taylor (baixo) da formação original. O batera original Roger Taylor reaparecera rapidamente para tocar em duas faixas como convidado. Já o fortão Warren Cuccurullo, que começara como músico convidado na história do grupo (no disco Notorious, de 1986), virara desde 1990 parte integrante do negócio, compondo, decidindo arranjos e dando entrevistas. E tava também lá em Thank you.

>>> Veja também no POP FANTASMA: Quando John Taylor (Duran Duran) ficou p… da vida com Making Plans For Nigel, do XTC

A bem da verdade, a ideia de gravar um disco de covers já vinha da época em que o Duran Duran se separou, em meados dos anos 1980. “Nick e eu, lá por… 1985, tivemos a ideia de lançar um disco de covers, mas a ideia evoluiu para o lançamento do disco do Arcadia (banda que uniu os dois, na entressafra do DD). Fizemos uma lista de canções para gravar, mas depois gravamos as canções do Arcadia. E naturalmente essas músicas da lista estão em Thank you“, relembrou Simon no tal promo distribuído pela Parlophone. “As músicas não estão no disco porque são minhas favoritas, mas porque são landmarks na história da música”.

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Em abril de 1995, Simon Le Bon bateu um papo com a repórter Claudia Grechi para a Bizz, e além de relatar que adoraria ganhar um disco de forró (!), contou um pouco da história do disco. Apesar do lance vir da época do Arcadia, John Taylor, que não estava no projeto, escolheu a maioria das músicas, na lembrança do vocalista. “Minha favorita é The crystal ship, dos Doors. Eu acho que conseguimos acrescentar algo novo às músicas. Não é como rever o passado, simplesmente”, recorda. Disse também que tinha adorado Loser, do Beck, e que seu grupo favorito era o Oasis.

Talvez você nem se lembre, mas Thank you tinha uma única música autoral, Drive by. A canção funcionava como uma espécie de retro-introdução de The chauffeur (música do disco Rio, de 1982). Era basicamente um texto falado com música no fundo, e era bem mais sombria que o normal do DD.

>>> Veja também no POP FANTASMA: Várias coisas que você já sabia sobre The Seeds Of Love, do Tears For Fears

A edição japonesa do disco tinha a (boa) versão da banda para Diamond dogs, de David Bowie. E a releitura de Femme fatale, do Velvet Underground (que havia saído justamente no “wedding album”).

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O single britânico de Perfect day teve The needle and the damage done, do Neil Young, como B-side.

De qualquer jeito, Thank you daria uma boa desidratada nas expectativas dos fãs e da crítica em relação ao Duran Duran. Cuccurullo e Nick Rhodes até montariam em 1995 um projeto paralelo, TV Mania. Cujo repertório, na lembrança de Warren, seria retrabalhado para preencher boa parte do próximo álbum do DD, Medazzaland (1997).

O disco só teve edições nos EUA, Japão e América Latina, foi gravado apenas por Nick, Simon e Warren (John Taylor toca em quatro músicas apenas). Depois disso, pelo menos por alguns anos, seria raro ver o DD por aí. De Electric Barbarella, do Medazzaland, você se lembra.

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E ainda sobre Thank you, uma surpresa para os (muitos) fãs do disco: um sujeito pegou várias demos e versões ao vivo, deu um tratinho, reorganizou e pôs no YouTube uma versão “reimaginada” do disco. Já que tá na moda…

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Cultura Pop

In Search Of The: os 13 discos (!) lançados por Buckethead de uma só vez

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Enquanto ainda era um guitarrista misterioso que tocava no Guns N’Roses, Buckethead (Brian Patrick Carroll, seu nome verdadeiro) mantinha uma carreira repleta de lançamentos experimentais, malucos e/ou esquisitos mesmo.

Os discos que ele lançava não tinham nada a ver com seu emprego principal, como guitarrista de uma das bandas de hard rock mais bem sucedidas de todos os tempos. Sua discografia até então incluía álbuns como a estreia solo Bucketheadland (1992, gravado pelo selo do malucão John Zorn, com vários samples de seriados japoneses), Monsters and robots (1999, com funk rock de vanguarda, e várias faixas feitas em parceria com Les Claypool, do Primus) e Bermuda Triangle (2002, uma “fantasia instrumental underground hip-hop/electro-funk”, produzida pelo DJ americano Extrakd). Alguns desses álbuns você encontra de boa nas plataformas digitais. Outros, nem sequer passaram perto delas.

Enquanto lançava trabalhos entre o experimental e o “peraí, isso aqui precisa de alguém produzindo” (como o DVDs Young Buckethead volumes 1 e 2), o guitarrista também tinha músicas lançadas na trilha do game Guitar hero II (Jordan saiu como faixa bônus) e começava um projeto com o baixista Bootsy Collins (Parliament, Funkadelic) e o baterista Bryan “Brain” Mantia (Primus, Guns N’Roses), o Science Faxtion.

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E em 21 de fevereiro de 2007, o experimentalismo do músico chegou num limite que… Bem, só vendo e ouvindo. In search of the, que saiu nesse dia, poderia ter sido apenas o décimo-nono (!) disco de Buckethead – ele gravava aos borbotões. Era mais do que isso: o guitarrista do Guns decidiu lançar um conjunto de treze discos, feitos quase que de maneira automática. Os tais treze discos foram queimados pelo próprio Buckethead em seu computador (sim, eram CD-Rs).

As capas dos discos eram todas desenhadas à mão – enfim, o que o músico tivesse feito ali valia como capa. Só para deixar claro: Buckethead desenhou cada capa de cada cópia de cada disco, à mão. Foram 12.987 CDs queimados manualmente, e ele foi fazendo isso em cada um deles. Não haveria dois conjuntos iguais de discos, por causa disso. O último CD da série tinha uma faixa só, de 45 minutos.

Um outro detalhe é que as músicas não têm título, apesar dos integrantes de um fórum de fãs do músico terem criado nomes para as faixas, baseados no que rolava no som. Daí surgiram coisas como Pollywogs dançando em uma colcha de rostos e Matança sonora. O próprio Buckethead lançou o projeto de forma independentaça e vendia tudo pela internet, direto para os fãs.

A novidade é que alguém pegou todas as faixas de In search of the e jogou tudo no YouTube. Pega aí uma playlist com tudo.

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Tem mais um detalhe: cada um dos treze volumes tem como título uma letra, do “i” ao “e” de In search of the. A ideia original do músico era que, na verdade, fossem caixas de treze CDs (!) que, uma vez unidas, formassem a frase In search of the disembodied sounds (Em busca dos sons desincorporados). Ele desistiu de gravar tantas músicas e largou parte do título, claro.

De lá para cá, Buckethead saiu do Guns N’Roses (a banda, você deve saber, voltou a quase ser como era antes). Mas já gravou mais vários outros álbuns, e iniciou o projeto de Pike series, mini-álbuns com duração de no máximo 30 minutos, gravados desde 2011. De lá para cá foram 294 (!). Também vem tratando da saúde.

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Cultura Pop

Aquela vez em que David Bowie lançou um game chamado Omikron (!)

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O episódio 20 do nosso podcast POP FANTASMA DOCUMENTO detalha como David Bowie, considerado por muita gente boa como “o homem que viu o futuro”, chegou até o século 21 – a época em que ele gravou discos como Heathen (2001). O que ninguém esperava, pelo menos nos dia de hoje, é que no fim do século passado, Bowie lançasse um videogame – o único de sua carreira – com um nome que muita gente está ouvindo direto nos dias de hoje.

Omikron: The nomad soul saiu em 1999 pela então novata Quantic Dream, criada por (e mantida até hoje por) David Cage. Não era um game sobre vírus atacando populações ou coisa parecida. Bowie e sua mulher Iman dublaram personagens no jogo, que falava sobre uma cidade chamada Omikron, comandada por um ditador. Tudo começa a ruir quando aparece um investigador chamado Kay’l 669, que pede ao jogador para assumir seu papel, e ajudá-lo a investigar uma série de assassinatos. Dai para a frente, até demônios aparecem na história.

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O personagem dublado por Bowie é uma espécie de história virtual dentro do ambiente virtual – um revolucionário chamado Boz, que só existe dentro dos computadores de Omikron. Ele também interpreta um cantor de uma banda iniciante, The Dreamers, que canta as músicas que o artista fez para o jogo. As músicas do game foram todas feitas por Bowie e pelo guitarrista Reeves Gabrels, e apareceriam no disco Hours (1999). Era uma novidade, porque as produtoras de games suavam muito para licenciar canções famosas, e lá estava David Bowie compondo músicas exclusivas para o jogo. Houve comentários sobre um possível disco instrumental de Omikron, que acabou não sendo feito.

Olha os cinco minutos de aparição de Bowie no jogo.

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“Para o papel de Boz, conversamos muito sobre o papel proativo que esse personagem tinha, de onde ele veio, o que buscava e David fez o resto”, disse Cage para o Le Monde. “Eu realmente dirigi muito pouco no estúdio porque não era necessário”. O promo do jogo, com algumas aparições do cantor, segue aí.

Olha aí Bowie e Gabrels na coletiva de lançamento do game, em 1999. O cantor diz que teve interesse especial pelo desafio de fazer música para um game, e que ele e o amigo haviam feito músicas para filmes durante vários anos. Bowie também chegou a admitir no papo que nunca foi um grande fã de games, e que seu filho Duncan, hoje cineasta, curtia jogar.

No Le Monde, Cage disse que ele, Bowie e Gabrels, para compor a trilha, ficaram trancados em um apartamento em Paris por um mês, e se viam quase todos os dias, para trabalhar. “Eu trouxe todos os designs do jogo, o roteiro, deixei minhas anotações espalhadas pelo apartamento. Durante várias horas por dia, contava a ele a história momento a momento, víamos as imagens juntos, conversávamos sobre o universo do game. E depois que eu saía, ele ficava trabalhando na música”, disse.

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A Quantic Dream, empresa de Cage, é definida pelo jornalista de games Thomas Wilde como um estúdio que fez “alguns dos jogos mais estranhos das próximas gerações” e que adora “narrativa, nudez e, francamente, pretensão incrível”. A empresa já esteve sob investigação, acusada de condutas tóxicas, racistas e sexistas – em abril de 2021, a QD foi inocentada.

Mais um trecho do jogo, com a música New angels of promise.

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E uma curiosidade para games fãs de Bowie é que o jogo ainda está à venda pelo Steam. Testa aí e conta para a gente!

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Adult Themes For Voice, de Mike Patton, fez 25 anos! (e em abril)

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Adult Themes For Voice, de Mike Patton, fez 35 anos! (e em abril)

Adult themes for voice, a estreia solo (100% solo, inclusive) de Mike Patton, vocalista do Faith No More, não está nas plataformas digitais. Você consegue encontrar o disco, com várias faixas faltando, para ouvir numa playlist do YouTube. O álbum comemorou silenciosamente 25 anos em 2021 (saiu em 23 de abril de 1996). Em lojas virtuais, ele pode ser encontrado em pequenas quantidades ou em MP3.

Quem se dispuser a tirar 43 minutos do seu dia para ouvir, vai descobrir, mais do que um disco experimental, o equivalente musical da frase “quem tem limite é município”. Enquanto divulgava King for a day… Fool for a lifetime, quinto disco do Faith No More, Mike Patton trancava-se nos quartos de hotel – no meio das excursões do grupo – e gravava tudo de Adult themes usando apenas um gravador TASCAM de quatro canais. Fez tudo sozinho mesmo, até porque não precisava mais do que o próprio Mike para fazer tudo: o álbum consiste em gritos, peidos, arrotos, barulhos de raspagem e ruídos estranhos e aleatórios.

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Patton disse que boa parte do disco vinha de lembranças de infância, já que ele aprendeu a cantar fazendo sons não-verbais, e quando era uma criança, ganhou de seus pais um flexidisc com “sons de boca, de uns caras que podiam fazer sons estranhos. Não sei porque me deram, mas era um dos meus discos favoritos”. Na época, rolou certo ruído a respeito do disco, mas era um lançamento underground demais até para os fãs do Mr. Bungle, a banda que Mike mantinha paralela ao Faith No More. Numa loja virtual, um fã do disco define: “É uma ótima ‘música’ para encerrar uma festa que está ficando longa demais. Não é perfeito, mas não enfadonho”, escreveu.

Seja como for, mais interessante até do que a estreia solo do cantor, era o selo que havia lançado o álbum: o Tzadik, gravadora experimental “sem fins lucrativos” do músico John Zorn.

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A Tzadik existe até hoje e se apresenta em seu site oficial como “uma gravadora dedicada a lançar o melhor em música experimental e música de vanguarda” e “uma comunidade mundial de músicos que encontram muita dificuldade ou até mesmo impossibilidade de lançarem seus trabalhos pelos canais convencionais”. Recentemente o próprio Zorn lançou pela sua gravadora a caixa de 4 CDs Bagatelles, com quatro formações diferentes (do jazz ao noise rock) tocando 300 canções compostas por ele.

No catálogo, a gravadora tem até mesmo pins para crianças (feitos pelo designer oficial do selo, Heung-Heung Chin), além do próprio Adult themes e do disco seguinte de Patton, Pranzo oltranzista  (1997), só com faixas com títulos em italiano, inspiradas no livro Futurist cookbook, de Filippo Tommaso Marinetti, e que basicamente falavam sobre comida – havia temas como Carne cruda squarciata dal suono di sassofono (“carne crua rasgada por som de saxofone”), Bombe a mano (“granadas de mão”) e Scoppioingola (“explosão na garganta”). Dessa vez, Patton convocou um grupo que incluía músicos como Mark Ribot (guitarra) e o próprio John Zorn (sax alto). Mas essa maluquice você não acha nem no YouTube.

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