Cultura Pop
Sete discos de Wilson das Neves que você tem que ouvir hoje

Wilson das Neves (1936-2017), morto no sábado (26) após batalhar contra um câncer, mudou a figura do baterista na história da música brasileira. Aliás não só ele, já que é impossível esquecer de nomes como Edison Machado (1934-1990) e Milton Banana (1935-1999). No caso de Wilson, essa mudança acabou sendo mais ampliada ainda: as novas gerações conhecem até bem mais seu lado de cantor e compositor do que o de baterista, graças aos shows solo e às apresentações com a Orquestra Imperial. Dos anos 1960 até os 1990, quando virou cantor de vez (ele soltava a voz ocasionalmente antes), foram vários discos em que privilegiava a música instrumental e emprestava seu estilo a sambas, bossas, temas de jazz, soul, pop nacional e estrangeiros e rock. Você tem que ouvir todos, e praticamente tudo de Wilson, se não está disponível nas lojas, tem pelo menos no YouTube. Mas pra começar, pode ficar com esses aí.
“OS IPANEMAS” – OS IPANEMAS (CBS, 1964). “Meus colegas de 1964 estão mortos, infelizmente. Enquanto estiver vivo, tô lá. Quando eu morrer, os mais novos carregam Os Ipanemas. Ou mudam para Os Copacabanas, Os Leblons, o que quiserem”, brincou em um papo comigo Wilson, quando resolveu remontar com nova formação um seus primeiros grupos como baterista. No LP, Wilson, Rubens Bassini (dois bateristas na mesma banda), Astor Silva (trombone), Marinho (contrabaixo) e Neco (violão) faziam uma união de jazz e tons afro que até hoje é cultuadíssima lá fora. No Brasil de 1964, o álbum nem chegou a ter um show de lançamento e virou raridade.
“JUVENTUDE 2000” (Parlophone/Odeon, 1968) – WILSON DAS NEVES E SEU CONJUNTO. Em seu primeiro disco solo, o baterista ia além dos ritmos nacionais. Acompanhado de músicos como Geraldo Vespar (guitarra), unia jazz, samba-rock, pop gringo (Don’t go breaking my heart, de Burt Bacharach, ganha uma versão excelente) e até jovem guarda (O amor está pra nascer, de Wanderley Cardoso). Esse disco ainda ganha rótulos como “psicodélico” em sites de vendas de LPs por causa da improvisada O abominável homem das Neves, de Vespar, que fecha o álbum.
“BATERISTA: WILSON DAS NEVES”- ELZA SOARES E WILSON DAS NEVES (Odeon, 1968). Um dos discos mais inacreditáveis já feitos na história da música popular brasileira. Wilson tocava com Elza, fazia turnês pelo mundo com ela e deixou a cantora impressionadíssima quando fez um solo de bateria durante um show na Argentina – a ponto de, lá mesmo, a cantora pedir a um presidente da Odeon local para fazer um LP em dupla. Tem Balanço Zona Sul (de Tito Madi, em versão furiosa), Deixa isso pra lá (do repertório de Jair Rodrigues), Garota de Ipanema (Tom Jobim e Vinicius de Moraes). Ouça correndo.
“SOM QUENTE É O DAS NEVES” – WILSON DAS NEVES (Polydor, 1969). Trabalhando com um combinado de músicos de estúdio da antiga Philips – comandados pelo maestro Erlon Chaves – Wilson trazia jovem guarda (Se você pensa, de Roberto e Erasmo Carlos), easy listening nativo (Sambaloo e Tio Macrô, ambas de Dom Salvador e Arnoldo Medeiros), samba-rock (Zazueira, de Jorge Ben) e soul gringo (California soul, gravada por uma turma que incluía Marvin Gaye, 5th Dimension e outros nomões). Os arranjos de metais desse disco estão entre as melhores coisas já registradas em vinil no Brasil.
“SAMBA-TROPI: ATÉ AÍ MORREU NEVES” – WILSON DAS NEVES (Elenco, 1970). Wilson e banda (Os Diagonais no vocal, José Roberto Bertrami nos teclados, Sergio Barroso no baixo, Dom Salvador no piano, entre outros) levavam para o universo do samba-soul músicas como Na na hey hey kiss him goodbye (Steam), Essa moça tá diferente (Chico Buarque), Venus (Shocking Blue), Cloud nine (Temptations) e Raindrops keep falling on my head (BJ Thomas).
“O SOM QUENTE É O DAS NEVES” – WILSON DAS NEVES E SEU CONJUNTO (Copacabana, 1976). Nada nesse disco, disse o próprio Wilson num papo com Charles Gavin no programa O som do vinil, foi planejado. “Eu gosto do momento, não gosto nem de ensaiar. Eu ensaio porque tem que ensaiar, mas não gosto. Ali é que é a hora da verdade”, contou. O baterista uniu vários músicos de samba e uma turma animais de metais, e saiu do estúdio com gravações demolidoras como as autorais Que é isso menina e Estou chegando agora, a quase censurada Os caras querem (de João Donato e Orlandivo) e as versões samba-rock-soul de Rock around the clock (Bill Haley) e Pick up the pieces (Average White Band).
“O SOM SAGRADO DE WILSON DAS NEVES” – WILSON DAS NEVES (CID, 1996). Wilson falava havia anos para o amigo Paulo Cesar Pinheiro sobre “uns sambas aí” que havia feito, mas nunca mostrava as composições. Um dia resolveu mostrar todos, e Paulo pôs letra neles. Convidado para fazer um disco instrumental para a CID, propôs a gravação de um álbum com esses sambas, na voz de “alguma cantora” – hoje parece extremamente óbvio que o que faltava para o baterista era um disco inteiro como cantor, mas isso não estava nos planos até o momento. Enfim, O som sagrado saiu, e marcou época.
Cultura Pop
No nosso podcast, Alanis Morissette da pré-história a “Jagged little pill”

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. No segundo e penúltimo episódio desse ano, o papo é um dos maiores sucessos dos anos 1990. Sucesso, aliás, é pouco: há uns 30 anos, pra onde quer que você fosse, jamais escaparia de Alanis Morissette e do seu extremamente popular terceiro disco, Jagged little pill (1995).
Peraí, “terceiro” disco? Sim, porque Jagged era só o segundo ato da carreira de Alanis Morissette. E ainda havia uma pré-história dela, em seu país de origem, o Canadá – em que ela fazia um som beeeem diferente do que a consagrou. Bora conferir essa história?
Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: Capa de Jagged little pill). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.
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Cultura Pop
No nosso podcast, Radiohead do começo até “OK computer”

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. Para abrir essa pequena série, escolhemos falar de uma banda que definiu muita coisa nos anos 1990 – aliás, pra uma turma enorme, uma banda que definiu tudo na década. Enfim, de técnicas de gravação a relacionamento com o mercado, nada foi o mesmo depois que o Radiohead apareceu.
E hoje a gente recorda tudo que andava rolando pelo caminho de Thom Yorke, Jonny Greenwood, Colin Greenwood, Ed O’Brien e Phil Selway, do comecinho do Radiohead até a era do definidor terceiro disco do quinteto, OK computer (1997).
Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: reprodução internet). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.
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4 discos
4 discos: Ace Frehley

Dizem por aí que muita gente só vai recordar de Gene Simmons e Paul Stanley, os chefões do Kiss, quando o assunto for negócios e empreendedorismo no rock – ao contrário das recordações musicais trazidas pelo nome de Ace Frehley, primeiro guitarrista do grupo, morto no dia 16 de outubro, aos 74 anos.
Maldade com os criadores de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, claro – mas quando Frehley deixou o grupo em 1982, muita coisa morreu no quarteto mascarado. Paul Daniel Frehley, nome verdadeiro do cara, podia não ser o melhor guitarrista do mundo – mas conseguia ser um dos campeões no mesmo jogo de nomes como Bill Nelson (Be Bop De Luxe), Brian May (Queen) e Mick Ronson (David Bowie). Ou seja: guitarra agressiva e melódica, solos mágicos e sonoridade quase voadora, tão própria do rock pesado quanto da era do glam rock.
Ace não foi apenas o melhor guitarrista da história do Kiss: levando em conta que o grupo de Gene e Paul sempre foi uma empresa muito bem sucedida, o “spaceman” (figura pela qual se tornou conhecido no grupo) sempre foi um funcionário bastante útil, que lutou para se sentir prestigiado em seu trabalho, e que abandonou a banda quando viu suas funções sendo cada vez mais congeladas lá dentro. Deixou pra trás um contrato milionário e levou adiante uma carreira ligada ao hard rock e a uma “onda metaleira” voltada para o começo do heavy metal, com peso obedecendo à melodia, e não o contrário.
Como fazia tempo que não rolava um 4 Discos aqui no Pop Fantasma, agora vai rolar: se for começar por quatro álbuns de Ace, comece por esses quatro.
Texto: Ricardo Schott – Foto: Reprodução
“KISS: ACE FREHLEY” (Casablanca, 1978). Brigas dentro do Kiss fizeram com que Gene, Paul, Ace e o baterista Peter Criss lançassem discos solo padronizados em 1978 – adaptando uma ideia que o trio folk Peter, Paul and Mary havia tido em 1971, quando saíram álbuns solo dos três cujas capas e logotipos faziam referência ao grupo. Ace lembra de ter ouvido uma oferta disfarçada de provocação numa reunião do Kiss, quando ficou definido que cada integrante lançaria um disco solo: “Eles disseram: ‘Ah, Ace, a propósito, se precisar de ajuda com o seu disco, não hesite em nos ligar ‘. No fundo, eu dizia: ‘Não preciso da ajuda deles’”, contou.
Além de dizer um “que se foda” para os patrões, Ace conseguiu fazer o melhor disco da série – um total encontro entre hard rock e glam rock, destacando a mágica de sua guitarra em ótimas faixas autorais como Ozone e What’s on your mind? (essa, uma espécie de versão punk do som do próprio Kiss) além do instrumental Fractured mirror. Foi também o único disco dos quatro a estourar um hit: a regravação de New York Groove, composta por Russ Ballard e gravada originalmente em 1971 pela banda glam britânica Hello. Acompanhando Frehley, entre outros, o futuro batera da banda do programa de David Letterman, Anton Fig, que se tornaria seu parceiro também em…
“FREHLEY’S COMET” (Atlantic/Megaforce, 1987). Seguindo a onda de bandas-com-dono-guitarrista (como Richie Blackmore’s Rainbow e Yngwie Malmsteen’s Rising Force), lá vinha Frehley com seu próprio projeto, co-produzido por ele, pelo lendário técnico de som Eddie Kramer (Jimi Hendrix, Beatles, Led Zeppelin) e Jon Zazula (saudoso fundador da Megaforce). Frehley vinha acompanhado por Fig (bateria), John Regan (baixo, backing vocal) e Tod Howarth (guitarras, backing vocal e voz solo em três faixas).
O resultado se localizou entre o metal, o hard rock e o rock das antigas: Frehley escreveu músicas com o experiente Chip Taylor (Rock soldiers), com o ex-colega de Kiss Eric Carr (Breakout) e com John Regan (o instrumental Fractured too). Howarth contribuiu com Something moved (uma das faixas cantadas pelo guitarrista). Russ Ballard, autor de New York groove, reaparece com Into the night, gravada originalmente pelo autor em 1984 em um disco solo. Típico disco pesado dos anos 1980 feito para escutar no volume máximo.
“TROUBLE WALKING” (Atlantic/Megaforce, 1989). Na prática, Trouble walking foi o segundo disco solo de Ace, já que os dois anteriores saíram com a nomenclatura Frehley’s Comet. A formação era quase a mesma do primeiro álbum da banda de Frehley – a diferença era a presença de Richie Scarlet na guitarra. O som era bem mais repleto de recordações sonoras ligadas ao Kiss do que os álbuns do Comet, em músicas como Shot full of rock, 2 young 2 die e a faixa-título – além da versão de Do ya, do The Move. Peter Criss, baterista da primeira formação do Kiss, participava fazendo backing vocals. Três integrantes do então iniciante Skid Row (Sebastian Bach, Dave Sabo, Rachel Bolan), também.
“10.000 VOLTS” (MNRK, 2024). Acabou sendo o último álbum da vida de Frehley: 10.000 volts trouxe o ex-guitarrista do Kiss atuando até como “diretor criativo” e designer da capa. Ace compôs e produziu tudo ao lado de Steve Brown (Trixter), tocou guitarra em todas as faixas – ao lado de músicos como David Julian e o próprio Brown – e convocou o velho brother Anton Fig para tocar bateria em três faixas. A tradicional faixa instrumental do final era a bela Stratosphere, e o spaceman posou ao lado de extraterrestres no clipe da ótima Walkin’ on the moon. Discão.
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