Em 1979, o Departamento de Transportes dos Estados Unidos (por meio de sua administração de segurança nas estradas) achou que seria uma excelente ideia produzir um comercial inspirado na célebre cena da cantina do filme “Star wars”, para a então mais recente campanha do departamento: “Amigos não deixam um amigo dirigir bêbado”. Digamos que não ficou uma maravilha, até porque nenhum ator conhecido da franquia foi utilizado – mas se a campanha conseguiu realizar seu objetivo, aí é outra história. Veja aí.

Discutindo a questão da segurança nas estradas já há bastante tempo, a administração começara a tocar um programa chamado Alcohol Safety Action Project (ou ASAP, trocadilho com aquela velha expressão “as soon as possible”, que tem a mesma sigla). O ASAP recebeu US$ 88 milhões dos fundos federais entre 1969 e 1976 (quem diz é Barron H. Lerner no livro “One for the road: Drunk driving since 1900“) para trabalhar muito bem a questão do hábito de beber e dirigir. Vários programas foram criados, a maioria no modelo tradicional de policiamento, com treinamento de agentes, identificação, bafômetro, etc. No fim dos anos 1970, começaram a criar spots para a TV, com slogans como “seu vizinho amigável pode te matar hoje”, “quantas pessoas nesse coquetel irão matar hoje?”. Foi nessa que eles resolveram criar o spot do Star Wars, lembrando que mesmo nas galáxias mais distantes, ninguém deveria deixar ninguém pegar no volante após beber.