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Pessoa: dos dramas da pandemia às alegrias do verão

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Se você piscar o olho, o músico e compositor baiano Leandro Pessoa surge com uma música nova, ou até um EP novo. Durante a pandemia, ele produziu bastante: quando batemos o papo abaixo, ele estava lançando um clipe, Azoada, sobre os problemas enfrentados por músicos que gravam em casa e enfrentam vizinhos que fazem obras. Dessa vez, o clima já mudou um pouco e ele lançou até uma canção mais alegre, O verão chegou, feita para festejar o começo de 2022. De 2020 para cá rolaram também dois EPs, Surreal e Não fique jururu. Pessoa (como é mais conhecido) andou privilegiando bastante a composição de músicas curtas, do tipo que prendem rapidinho a atenção do ouvinte.

Batemos um papo com ele e Pessoa falou um pouco sobre como ficou a produção dele durante a pandemia, além das novidades (foto: David Lingerfelt/Divulgação)

Primeiro, me parece que você fez muita coisa durante a pandemia: EP, clipes, alguns singles, um EP em 2020 que foi um experimento (só canções bem curtas)… Isso de lançar e criar várias coisas é comum para você ou foi algo que veio no momento do isolamento?

O contexto de isolamento pandêmico me levou a olhar para o baú de canções, dedicar tempo e atenção a elas; percebi uma oportunidade de me reconectar com inquietações artísticas que estavam adormecidas. Aos poucos foi caindo a ficha de que produzir música pra distribuir na rede seria uma maneira de seguir o fluxo de criação em que me encontrava no fim de 2019. Meses antes da pandemia tinha acabado de lançar o show do Esse é pra tocar no streaming e em pouco tempo aquilo foi se tornando a memória de um outro mundo.

Hoje sinto que essa decisão me aproximou da dimensão terapêutica que há na criação, essa possibilidade de suspensão de uma lógica da produtividade, de me permitir sair do uso constante das telas e somente respirar na Arte. Eu acho que desde a adolescência cultivo um ritmo de criação, na ideia de que uma música puxa outra, mas acho que esse movimento de lançar as criações veio mesmo com a Pandemia, quando saquei a possibilidade da produção à distância através do homestudio. Foi nesse sentido que decidi arregaçar as mangas e sentei pra escrever canções com os sentimentos que me inquietavam naquele início de quarentena, como A lei, Big data, e Surreal – que acabaram se juntando a outras que estavam no baú – O bom filho a casa torna e Bufo Alvarius.

A pandemia e questões ligadas a ela serviram de inspiração para algumas canções, como Mania de zap, Rock dá saudade e Azoada. Você sentiu que diante dessa novidade, não teria como não ser influenciado por este tema? Como foi?

Cara, quando o contexto pandêmico se apresentou busquei olhar para o mundo com novos olhos: foram tantas mudanças, adaptações, novas experiências… que só mesmo a Arte pra tentar dar conta, eu disse pra tentar. Foi um período em que me aproximei de pessoas que também buscaram digerir esse novo momento através da Arte. E na minha expressão isso teve início com o movimento do EP Surreal, que tem um aspecto mais introspectivo, e veio desembocar no EP Não fique jururu, que busca diálogo com o que foi possível aprender na vivência da quarentena.

Pra mim foi mesmo inevitável buscar uma conexão com as situações cotidianas, levá-las às músicas e tentar assim assim nutrir o elo com as pessoas, porque o convívio social se tornou algo muito restrito. Em alguns momentos eu me sentia numa mesa de bar, feito quando a gente conta para desconhecidos uma resenha de alguma experiência fantástica da vida, sabe? E foi nessa que acabei escrevendo sobre o novo normal, sobre a saudade de shows, o uso abusivo das redes, sobre a obra do vizinho…

Aliás como foi quando você soube que rolaria o isolamento? Estava com shows marcados ou algo assim? Como tava sua vida profissional na época?

Cara, no primeiro momento foi bem difícil: tinha planos de gravar um compacto ao vivo com a banda e parte dos recursos para essa gravação viriam de circular com o show que a gente tinha montado. E de repente o mais seguro e saudável pra todos nós seria suspender os shows, não ter mais os ensaios. Foi dureza. Essas músicas, inclusive, continuam inéditas, agora é que estou começando a movimentá-las de novo para gravar. Nessa eu tive de vender equipamentos, investir no homestudio, trocar de computador. Comecei então a produzir as músicas à distância e começaram a pintar alguns trabalhos com jingles, spots, vinhetas.

Azoada veio de uma história real?

Sim, é uma história real com pitadas de ficção. Durante o período pandêmico convivi com três obras grandes aqui na residência. A primeira foi uma geral no térreo do prédio, daí quando começou a segunda, no apartamento do vizinho de cima, pintou a ideia de escrever a música. Eu tinha de gravar um vocal para um jingle, mas não conseguia porque a zoada da obra estava sendo captada pelo microfone. Comecei a cantarolar o refrão – “azoada não deixa, azoada não deixa”- e criei um desabafo no meio daquela barulheira, registrando a situação. A parte do vizinho ter viajado e largado a obra nos ouvidos da vizinhança é que foi a pitada de ficção.

Quem são os personagens do clipe de Azoada e de onde vieram aquelas imagens de obra?

O personagem do vizinho eu prefiro manter sob sigilo. O clipe conta com duas participações especiais de produtores musicais que também vivem esse dilema de trabalhar em casa com obras na vizinhança: Marcela Bellas e Carlos Vilas Bôas, vale muito conhecer o trabalho deles. Já as imagens das obras foram retiradas da internet: existe um universo de influencers que ensinam como você mesmo pode resolver as coisas estruturais da sua casa, como por aqui eu não estava em obra, meu exercício foi selecionar de imagens que melhor interagissem com as que tinha produzido de cá.

Você costuma contar várias histórias nas letras. As músicas surgem das histórias? Ou você começa a escrever e aí vai vendo?

Comigo acontece das duas maneiras, mas o mais recorrente é encontrar a letra uma melodia. Essa melodia geralmente surge cantarolando em um idioma inventado, de onde irei tentar pescar palavras. Fico um bom tempo nessa prosa com a melodia, que é também uma escuta interna até chegar nas palavras. Assim as histórias surgem à medida que as palavras vão sendo escolhidas, o que vai ser contado na letra tem como ponto de partida essa descoberta melódica.

Como estão seus planos para novos discos em 2022 e como tá sendo essa volta aos shows?

Para 2022 vou começar trabalhando no lançamento de dois singles pelo selo Aquahertz Corporation, em um novo encontro musical com o produtor Marcelo Santana (com quem gravei Acorda, irmão). São faixas com sabor de verão e que buscam oferecer para o ouvinte momentos de contemplação e prazer. Estou trabalhando também um EP inédito que reúne canções de reggae e que deve ser lançado no segundo semestre.

Ainda não tenho previsão para shows, mas já retomei os ensaios e estou mergulhado na construção de um repertório que contemple as músicas já lançadas até aqui, a vontade de tocá-las ao vivo e de reencontrar o público só aumenta, mas sinto que ainda temos de ser prudentes com o controle do contágio.

O que você tem feito aí no seu homestudio? Têm rolado coisas para outras pessoas?

Aqui no homestudio faço pré-produções de músicas do trabalho autoral e envio elas em faixas separadas para o produtor com quem estou trabalhando no momento. Daí, a partir de videochamadas, vamos desenvolvendo em cima desse material. Tenho me arriscado também na mixagem com drops musicais que divulgo nas redes sociais. De cá trabalho também para outras pessoas, em geral a partir de quem já conhece o meu trabalho na música e convida ou indica. Algumas coisas inusitadas pintaram na pandemia: um jingle para um coletor de cobras, outro para um vendedor de coco e um repente para uma campanha de cuidados com a diabetes. Vamos que vamos!

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Radar: Stina Marie Claire, King Princess, Mèr, Esteves Sem Metafísica, Suede, Mantra Of The Cosmos, Rosetta West

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Radar: Stina Marie Claire, King Princess, Mèr, Esteves Sem Metafísica, Suede, Mantra Of The Cosmos, Rosetta West

Ouça no último volume: em comum, as músicas do Radar internacional de hoje têm a inquietação – seja a inquietação existencial, a inquietação criativa, ou aquele estado que tira a gente da letargia e obriga a fazer alguma coisa urgentemente. A lista começa com Stina Marie Claire dando um trato no arranjo de sua própria música, e prossegue até a psicodelia dançante do Mantra Of The Cosmos.

Texto: Ricardo Schott – Foto: Bandcamp (Stina Marie Claire)

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STINA MARIE CLARIE, “THE HUMAN CONDITION (MEMENTO VERSION)”. Stina Tweeddale é mais conhecida por liderar a banda Honeyblood, que gravou álbuns excelentes unindo emo, power pop (com mais ênfase no “power”), sons misteriosos e um certo clima grunge. O Honeyblood tá meio sumido desde o single You’re standing on my neck (2019) e após a pandemia, Stina tem se dedicado a seu projeto solo, assinado com seu nome quase completo (que é Christina Marie Claire Tweeddale).

Na real, o Honeyblood já vinha funcionando como um projeto de uma mulher só. A diferença é que Stina Marie Claire dedica-se a uma sonoridade mais próxima do dream pop e do som-de-quarto. O EP A souvenir of a terrible year, repleto de lembranças do isolamento pandêmico, saiu em 2021, e agora sai a versão “memento” das faixas, reimaginadas com arranjos de cordas. A de The human condition humaniza tudo aquilo que era eletrônico e quase chiptune no original. Ficou bonito.

KING PRINCESS, “RIP KP”. No dia 12 de setembro sai Girl violence, novo álbum de Mikaela Strauss, ou King Princess, produzido por ela ao lado de Jake Portrait (Alex G, Unknown Mortal Orchestra) e Aire Atlantica (SZA). O disco marca a volta da artista a Nova Iorque e a um som mais cru e direto, após rompimentos pessoais e profissionais. O single RIP KP, que anuncia o álbum, mistura desejo feminino, melancolia e autossabotagem com batidas pulsantes e guitarras viscerais.

“É é sobre o lado sexy da violência feminina – quando o amor toma conta do seu cérebro e, de repente, você está sendo fodida pela casa toda, agindo como uma idiota. É a maneira perfeita de abrir o disco: dramática, desequilibrada e um pouco irônica”, conta ela, que no clipe, encara um clube de strip tease bem estranho. “É um hino safado para as lésbicas. Precisamos de devassidão neste verão”.

MÈR, “LET’S FIGHT”. A dupla formada pelas cantoras e compositoras francesas Cindy Doire e Sarah Burton uniu-se ao Chorus of Courage – um coletivo que amplifica as vozes de sobreviventes da violência. Do trabalho em conjunto saiu a delicada e etérea Let’s fight, uma canção em inglês e francês, que põe em versos a convivência com pessoas narcisistas e tóxicas. Aliás, a faixa é a estreia da dupla: Sarah e Cindy conhecem-se há duas décadas e mantém carreiras solo, mas só agora gravam juntas.

“Você já teve um amigo ou amante que sempre queria começar uma briga? É um ciclo exaustivo de manipulação e mágoa”, diz Sarah, localizando o sentido da letra. “A música é interpretada com ironia e calma, como se a pessoa dissesse: ‘Não vou mais brigar'”. A gravação foi feita durante uma nevasca na casa de Cindy, e o Mèr misturou sons acústicos e eletrônicos, lançando mão de sintetizadores vintage.

ESTEVES SEM METAFÍSICA, “SÓBRIA”. Com nome inspirado num verso do poema Tabacaria, de Álvaro de Campos (heterônimo do poeta Fernando Pessoa), o Esteves Sem Metafísica é uma banda de uma mulher só – a escritora portuguesa Teresa Esteves da Fonseca, que acaba de lançar com seu projeto o álbum de.bu.te. Não é um pop fácil: é um dream pop com referências de folk, música clássica, sons de Portugal e a fase mais elaborada dos Beatles. Nas letras, há espaço para crônicas pessoais e comentários existenciais: a bela e contemplativa Sóbria, single que antecedeu o álbum, é definido por Teresa como “um hino à juventude inconsequente”.

SUEDE, “TRANCE STATE”. No dia 5 de setembro, os reis do glam rock dos anos 1990 voltam às plataformas e prateleiras: o Suede lança o novo álbum Antidepressants (BMG). Produzido por Ed Buller, parceiro de longa data da banda, o disco promete um mergulho no pós-punk, segundo o vocalista Brett Anderson. Depois do ótimo primeiro single, Disintegrate, agora é a vez de Trance state, um rock dramático e elegante sobre perder o controle (entrar em estado de transe, enfim) ao ver alguém. Nada de trance eletrônico, como o nome da canção sugere, mas o clima hipnótico está garantido: é Suede puro, com clima de arena e direção de vídeo feita por Chris Turner.

(e falamos de Disintegrate aqui).

MANTRA OF THE COSMOS feat NOEL GALLAGHER, “DOMINO BONES (GETS DANGEROUS)”. O tira-casaco-bota-casaco envolvendo Zak Starkey na formação do The Who manteve o nome do baterista na mídia. Aliás, no caso, pior para a veterana banda britânica, que agiu de maneira bem estranha na demissão do músico.

Zak permanece aparecendo: seu supergrupo Mantra Of The Cosmos – que também tem na formação Shaun Ryder e Bez, do Happy Mondays, e o guitarrista do Ride, Andy Bell – volta com o terceiro single, um dance-rock lisérgico que lembra os próprios Mondays e o Black Grape (a “outra banda” de Shaun e Bez), e que tem participação de Noel Gallagher, do Oasis. Starkey, provavelmente o único filho de beatle que dispensa tal aposto ao lado no nome, usou os brinquedos do filho no clipe da faixa.

ROSETTA WEST, “DORA LEE”. Lembra do Rosetta West, banda que chegou até nós pelo nosso perfil no Groover e da qual já falamos diversas vezes? Eles estão de volta com o ótimo EP Gravity sessions, com músicas antigas do grupo gravadas numa sessão no estúdio Gravity, de Chicago. Dora Lee, uma das mais legais do álbum Night’s cross (resenhado aqui), era um blues acústico no original, e virou punk-blues com herança de Jimi Hendrix e Tad.

“A música conta a história de um homem assombrado por uma visita breve e apaixonada de uma figura feminina aparentemente sobrenatural. No clipe, o narrador assume o papel de um endurecido comandante de tanque, ainda perturbado por essa aparição mesmo em meio aos combates”, avisa o grupo, chegadíssimo nos climas sombrios.

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Radar: Julião e o Forró do Suco Elétrico, Swave, Lupino, Vi Drumus – e mais

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Radar: Julião e o Forró do Suco Elétrico, Swave, Lupino, Vi Drumus - e mais

Tem um restinho da farra de junho abrindo essa edição nacional do Radar – com o som nordestino e psicodélico de Julião e O Forró do Suco Elétrico (foto). Entre sons herdados do punk, como Swave e Lupino, também tem muita brasilidade aqui hoje, inclusive com a presença de um dos maiores e mais longevos nomes da MPB entre os novos lançamentos. Ouça tudo no volume máximo.

Texto: Ricardo Schott – Foto: Divulgação

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JULIÃO E O FORRÓ DO SUCO ELÉTRICO, “A MURIÇOÇA”. Criado pelo músico pernambucano Feiticeiro Julião, o Forró do Suco Elétrico (que estreia agora em EP epônimo) é uma brincadeira séria com a tradição zoeira e alegre do forró, só que turbinada pelas guitarras e pela psicodelia – como também é tradicional na MPB nordestina dos anos 1970 para cá, via Alceu Valença, Robertinho de Recife e vários outros nomes. Julião une-se a Ju Menezes, Alexandre Baros, Drica Ayub, Juvenil Silva e Tomé, e liga forró, frevo e sons afins na tomada, sem esquecer das raízes. A muriçoca, de Julião, une forró, folk, reggae, sofrência e picardia em doses quase iguais. Pra tocar na sua festa!

SWAVE, “VAI CAIR”. Esse supergrupo indie paulistano lançou recentemente o disco Foi o que deu pra fazer (resenhado pela gente aqui) e une sua estética musical grunge a um clima de gravação de vídeo antiga no novo clipe, Vai cair. Parece um VHS guardado por décadas, uma videoarte antiga, ou um vídeo dos primórdios das câmeras digitais – você escolhe – mas tudo cheio de estilo e som alto. Detalhe: com esse vídeo, a banda fechou a rodada, porque agora todas as onze faixas do álbum (!) têm clipes. Música para ver e ouvir.

LUPINO, “MUROS”. Unindo rock, variações rítmicas e música eletrônica, o Lupino, de Florianópolis (SC), fecha seu primeiro ciclo de gravações com Muros – que vem após outros quatro single lançados. Uma música especial para a banda, por ter sido a primeira vez em que a banda compôs em conjunto, “unindo elementos de rock e música eletrônica para criar uma experiência dançante e introspectiva”.

Na faixa, os vocais de Taissa Bordalo cantam uma relação bem complicada, em que uma pessoa entra sem pedir licença e as coisas fica beeem bagunçadas – tanto que em algum momento, a outra parte do relacionamento tem que construir muros em volta de si. Lá pela metade, a canção muda de ares e ganha um clima mais tecnológico, com teclados e programações.

JOÃO MERIN, YAAN, LAIÔ, “FILHOS DE ÁFRICA”. Esse trio vem da Bahia, une afrobeats, pagotrap e r&b, e mescla talentos – João é cantor e rapper, Yaan é músico e produtor, Laiô tem 20 anos de carreira como cantora, compositora e gestora cultural. O EP Olhos de sol tem música pra dançar, mas tem protesto e vitória, como no balanço de Filhos de África. Uma música em que Laiô canta que “tá ficando preto, tá ficando bom / cês tão vendo só o começo, vamo dominar”, e João entra citando o jogador Vinicius Jr e o rei do afrobeat Fela Kuti. “Cantando o amor até mesmo no fim /precioso na lama feito rubi”, diz, unindo amor e resistência.

CAMALEÔNICA, “GERAL”. Banda formada em Barcelona por dois amigos de infância do Brasil (Felipe Dantas e Fernando Reis), o Camaleônica encontra na mistura musical a sua razão de existir – samba, bossa nova, rock, rap, eletrônicos, tudo isso encontra lugar no som deles. Geral, um dos singles que puxam o disco Eletrotropical, une guitarras ligadas ao blues e ao rock, e batuque vindo do axé. Seria um axé-blues, então? Talvez. Felipe explica que o principal da faixa é que apesar das diversidades, o personagem da música tem orgulho de sua história – e é esse amor próprio que “pulsa forte nos batuques e conduz sua trajetória”, completa o músico.

VI DRUMUS, “O SONHO ANESTESIA”. “Quero que quem ouça esse som se sinta visto, mesmo nas suas sombras”, diz Vi Drumus, que acaba de lançar o álbum Medor. O sonho anestesia é uma música que une metais, beats e referências que vão do hip hop ao soul brasileiro, para falar de “uma realidade em que o corpo é explorado e a mente busca refúgio na poesia e na fuga onírica”. Som pra dançar e encarar a luta do dia a dia com outra mentalidade, já que um dos grandes temas dos quais Vi fala em seu álbum, é como um monte de coisas que a gente faz e pensa são mediadas pela dor.

NEY MATOGROSSO, “PÁSSARO BRANCO”. Canção meditativa composta por Paula Raia, Pássaro branco é a faixa-título do novo EP de Ney – que traz quatro faixas feitas para a trilha do balé Entre a pele e a alma, espetáculo encenado pela Focus Cia de Dança sob direção de Alex Neoral. O disco é um dos projetos que envolvem o nome de Ney perto de seu aniversário de 84 anos – ele chega à nova idade em 1º de agosto. Tivemos também o filme Homem com H – que fez sucesso nos cinemas e está agora na Netflix – e o ótimo disco Canções para um novo mundo, um dos destaques do começo do ano, gravado com a banda Hecto (e resenhado pela gente aqui). Algo nos diz que vem mais aí.

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Radar: Ain’t, Girlband!, Cuasi Maleable, Real Farmer, Love Ghost, Georgian, Victoria Staff

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Radar: Ain't, Girlband!, Cuase Maleable, Real Farmer, Love Ghost, Georgian, Victoria Staff

Temos novidades nesse feriado: o Radar internacional do Pop Fantasma não descansa, e enquanto você dá um tempo na loucura do dia a dia (fazemos votos de que você tenha conseguido fazer isso) tem sons de bandas como Ain’t, Georgian, Girlband! e muito mais. Ouça no volume máximo.

Texto: Ricardo Schott – Foto Ain’t: Divulgação

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AIN’T, “JUDE”. Banda do Sul de Londres, o Ain’t já havia lançado Pirouette em maio, e vem agora com Jude. O grupo flerta simultaneamente com o pós-punk e o grunge (ou seja: se você é fã de Pixies e Smashing Pumpkins, vai curtir), e faz lembrar os anos 1990, alternando tensão e suavidade.

Hanna Baker Darch, vocalista de voz poderosa, lembra que George Ellerby, o guitarrista do grupo, fez o riff principal e deu o nome à canção, “o que me lembrou de um pub chamado Jude the Obscure, onde fui com um amigo da universidade”. A letra tem versos como “seu sádico desgraçado / num amor pastoral / talvez você devesse ser / não tão obscuro”.

GEORGIAN, “LEARNING TO FORGET”. O tema do novo single do Georgian é aprender a lidar com o que sobra de um relacionamento que chegou ao fim – as tristezas, lembranças, coisas do tipo, além de todo o processo de superação que alguém tem que passar depois de tudo.

“Mesmo que você não queira as memórias e pequenas lembranças daquela pessoa, elas ainda acontecem”, conta Georgia McKiernan, que lidera a banda. O som é rock sombrio e mágico, com referências tanto de pós-punk quanto do folk. Já o clipe da faixa mostra a vida passando por Georgia, enquanto a tristeza da cantora do Georgian rola sem limites. Todo o vídeo foi rodado em Manchester, terra da banda.

GIRLBAND!, “HOT LOVE” / “TALK ME DOWN”. Ainda sem álbuns lançados (por enquanto…) o excelente trio britânico Girlband! gosta de surpreender – e de fuçar nas nostalgias dos anos 1980 e 1990, mas com tino pop próprio de 2025. Duas pérolas do trio formado por Georgie, Jada and Kay já estão nas plataformas. A mais recente é uma ótima versão de Hot love, do T. Rex, A anterior é Talk me down, single autoral, bastante pessoal e profundo, abordando saúde mental. “É de fato uma situação da vida real que aconteceu comigo e eu não consegui escrever sobre isso até anos depois”, conta Georgie. A melodia e o arranjo invadem a pequena área da new wave oitentista, com beleza e agilidade.

CUASI MALEABLE, “AGRIA PLEGARIA”. “Uma canção escura e etérea, com sintetizadores espaçosos, guitarras e uma letra que se move entre o desejo, o desgaste e a repetição”, diz o Cuasi Maleable, projeto-de-um-homem-só vindo da Argentina, sobre Agria plegaria. Uma canção que vai em câmera lenta e em tom quase espacial. E que em meio a vocais graves, e a toques de canção gótica, pergunta “você poderia me amar mais?”. As referências vão de Portishead ao argentino Gustavo Cerati, e a música “não é para agradar, é para conectar”.

REAL FARMER, “HARD TIMES”. Esses pós-punks holandeses aceleram o passo no EP RF II, e Hard times talvez seja o maior soco desse novo pacote: uma faixa urgente, raivosa e barulhenta na medida certa, com dois minutos de mensagem direta para quem já perdeu a fé no mundo (ou nunca teve). A batida torta parece saía de um porão suado em Rotterdam, e o clima é de caos controlado — punk afiado, ríspido, sem descuidar da forma. A banda segue a linha do disco anterior, Compare what’s there, mas agora com ainda mais ironia e sangue nos olhos.

LOVE GHOST feat SKINNER BROTHERS, “SCRAPBOOK”. Colaboração entre o LG e os Skinner Brothers, essa faixa leva o som do projeto liderado pelo músico Finnegan Bell para uma onda completamente emo – conectando, como diz o texto de lançamento, “as diferentes histórias e eventos da vida dos últimos anos – decepções e recomeços, vitórias e derrotas”. O Love Ghost já havia aparecido outras vezes aqui, mas dessa vez soa como sempre deveria ter soado.

VICTORIA STAFF, “I STILL THINK YOU MIGHT”. “Aprendi na universidade que, desde 1960, dois terços das músicas populares são sobre amor romântico, e 75% delas são tristes. Esta foi a única vez que usei meu diploma em neurociência desde que o obtive”, conta Victoria Staff, uma cantora de Toronto, Canadá, que acaba de lançar o single I still think you might. Uma canção simpática, meio folk, meio indie-pop, mas melancólica, que fala sobre um amor que acabou, e mesmo assim se recusa a desaparecer por completo. “É sobre como os relacionamentos são difíceis”, diz.

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