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Cultura Pop

O caralho voador de Jeff Bezos (e o do Faith No More)

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Recordando Caralho Voador, do Faith No More

Resta saber quem vai ser o primeiro porco capitalista desgraçad…, digo, ziliardário brasileiro a ir para o espaço. Afinal, Jeff Bezos e Richard Branson já atingiram o objetivo de dar uma voltinha fora da Terra e retornaram tranquilamente.

E o formato da aeronave que levou Bezos ao espaço lembra exatamente aquilo que vocês estão pensando. E remete a nada menos que… Caralho voador, o não-clássico do Faith No More. Sim, a canção em português que o grupo lançou no disco King for a day… Fool for a lifetime, de 1995.

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King for a day era o quinto disco do Faith No More, e foi lançado em plena lua de mel do grupo com as plateias brasileiras. Uma lua de mel marcada por muitos hits, shows emocionados, fãs conquistados (e que são fãs até hoje) e muito confusionismo. Para começar, o FNM vinha de um disco muito bem sucedido, The real thing, lançado em 1989 mas popularizado por aqui entre 1990 e 1991. E que acabou dando aquela estourada em duas canções que só apareciam como bônus no CD e no K7, Edge of the world e War pigs, a cover do Black Sabbath.

>>> Veja também no POP FANTASMA: Courtney Love no Faith No More em 1983

O disco seguinte do FNM, Angel dust (1992) era bastante maluco, tinha cara de suicídio comercial, mas vendeu mais que todos os outros (2,5 milhões de cópias em todo o mundo). E ainda por cima mostrou que aquilo ali tinha virado “a banda do Mike Patton”, com grande concentração de esquisitices em meio a canções.

Só que nada ali foi um grande hit de rádio, e em dezembro de 1992 a banda ainda por cima lançou um single com uma versão de Easy, dos Commodores, que superou o disco todo e arrumou um espaço para o FNM no coração dos consumidores de música pop.

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No Brasil, essa música foi parar na trilha da novela Mulheres de areia (1993). Ou seja: muita gente sequer sabia que, pouco tempo antes, o grupo tinha lançado um disco com bombas sonoras como Everything’s ruined e Malpractice. Mas conhecia Mike Patton cantando Lionel Richie.

>>> Veja também no POP FANTASMA: Chuck Mosley no Brasil: um show que quase aconteceu

Com King for a day, um pouco mais de confusão. O FNM voltava disposto a fazer mais maluquice em estúdio e a decepcionar de vez quem esperava um som eminentemente voltado ao metal alternativo. Tinha soul, hardcore, música asiática, jazz-rock e… uma bossa nova torta com letra metade em português, metade em inglês, em homenagem ao Brasil, cujo título era… Caralho voador.

Olha a banda tocando a música em 1995 no festival PinkPop.

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As execuções de Caralho voador ao redor do mundo são sempre muito interessantes. Nesse show de 2009 em Portugal, no Optimus Festival, a banda dedica a canção ao jogador Cristiano Ronaldo.

Vale informar que o FNM permaneceu investindo no setor de covers alucinadas. Lançado em fevereiro de 1995, um mês antes do lançamento de King for a day, o single de Digging the grave foi lançado numa edição limitada que trazia a versão da banda para… I started a joke, balada da primeira fase dos Bee Gees.

História de amor, grande sucesso da Globo (1995), escrita por Manoel Carlos, teve I started a joke na voz de Mike Patton na sua trilha sonora. E era o tema do casal Carlos (José Mayer) e Helena (Regina Duarte). Muita gente viu a novela e ouviu a canção sem desconfiar da existência de nenhum c… voador.

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>>> Veja também no POP FANTASMA: Mike Patton tocando de pijama na MTV e cagando a sincronia labial do Top Of The Pops

Com um disco bem doidão para divulgar, o FNM atraía no Brasil fãs no estilo “meu bem, estão tocando a nossa música…”. Isso ficou bem evidente na bizarra passagem do grupo pelo Brasil em setembro de 1995, quando a banda tocou no festival Monsters Of Rock, abrindo para Ozzy Osbourne. Foi vaiada pelos metaleiros tr00 e pouco compreendida pelos fãs menos radicais. O Bruno Eduardo, do site/canal de vídeos Rock On Board, conta sobre o assunto no vídeo abaixo.

Ok, não vamos esquecer do assunto principal: Caralho voador ficou meio perdidinha lá e virou lenda no disco, embora não tenha sido um hit e tenha tocado pouco no rádio. A canção era mesmo uma homenagem ao público brasileiro, mas até ficar pronta, teve outro título de trabalho (The velvet hammer). A letra não fazia muito sentido e a parte em português era (você deve saber) sobre um sujeito que tentava dirigir enquanto enfiava o dedo no nariz.

O que muita gente nem se recorda é que havia outra canção em português  no bolo de King for a day, disco que acabou tendo um monte de músicas gravadas e não-aproveitadas. Olha aí Mike Patton tentando cantar Evidence em português.

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Ricardo Schott é jornalista, radialista, editor e principal colaborador do POP FANTASMA.

Cultura Pop

Raridade: recuperaram papo de Ian MacKaye para a revista Panacea, em 1994

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Auto-intitulada “a revista brasileira de quadrinhos (e outros bichos)” a revista Panacea fez muitas cabeças nos anos 1990 – na verdade, foi um zine transformado em revista, pela jornalista Gabriela Dias. hoje colunista da Revista Caju. E foi ela quem conduziu um papo com Ian MacKaye (Fugazi, Minor Threat) em 1994, quando o grupo se apresentou no desbravador festival Belo Horizonte Rock Independente Fest (o popular BHRIF).

Encontrar algum número da Panacea dando sopa é complicado – volta e meia aparece algum à venda no Mercado Livre. Em compensação, pegaram a tal entrevista de Ian MacKaye, bateram tudo e subiram no site Issuu. “Em 2003 copiei o texto, diagramei, imprimi e distribui entre alguns amigos. Na época eu não revisei, também não sabia diagramar e muito menos o que era leiturabilidade”, diz a pessoa, que passou horas batendo a conversa.

Na abertura do papo, Gabriela explica que Ian é “obsessivo, gentil, atencioso”, mas “simples, direto e ríspido”. Os dois lados do músico, conhecido pelo mergulho total na atitude punk e pelo “não se vender” levado à máxima potência, ficam bem claros no papo.

>>> Veja também no POP FANTASMA: Quando Guy Picciotto (Fugazi) cantou enfiado numa cesta de basquete

MacKaye recusa-se a dar conselhos aos repórteres sobre como fazer a cena independente funcionar no Brasil (“vocês não precisam de um americano para dizer como fazer as coisas”, esbraveja) e foge de fazer comentários sobre colegas, mesmo que positivos. Mas diz que Henry Rollins, quando foi cantor do Black Flag, foi roubado pelos donos da gravadora SST. E reclama que as majors, uma tentação a qual o Fugazi nunca cedeu, são ambiciosas demais. “A especialidade delas é pegar um pedaço de merda, dar uma polida e fazer um disco”, diz ele, por sinal amigo de Rollins desde a infância.

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“Não é interessante ser parte de uma major. É chato. Às vezes eu penso: ‘Deus, todos os meus amigos são milionários e famosos, e eu sou este carinha que é fiel ao próprio mundo. As pessoas pensam que uma banda como Rage Against The Machine é que é radical. Como se pode ter raiva da máquina quando se é parte dela?”, prega Ian.

Tá aqui a conversa toda. Leia antes que suma.

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Cultura Pop

Bob Dylan elogiando Madonna

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Bob Dylan elogiando Madonna

Em 1991, Bob Dylan afirmava à American Songwriter que desprezava o pop. O cantor, que tinha lançado um ano antes o disco Under the red sky, elogiou compositores como Brian Wilson e Randy Newman, e disse que ninguém deve se guiar pelas canções de um arista pop. Mas falou bem de ninguém menos que Madonna.

“O entretenimento pop não significa nada para mim. Nenhuma coisa. Você sabe, Madonna é boa. Madonna é boa, ela é talentosa, ela une todos os tipos de coisas, ela aprendeu suas coisas … Mas é o tipo de coisa que leva anos e anos da sua vida para você ser capaz de fazer. Você tem que se sacrificar muito para fazer isso. Sacrifício. Se você quer se tornar grande, você tem que sacrificar muito. É tudo igual, é tudo igual”, disse, rindo.

Bob também fez um comentário bem interessante sobre Jim Morrison quando ouviu que o hoje negacionista militante Van Morrison o considerava o maior poeta vivo. “Os poetas costumam ter finais muito infelizes. Veja a vida de Keats. Olhe para Jim Morrison, se você quiser chamá-lo de poeta. Olhe para ele. Embora algumas pessoas digam que ele está realmente nos Andes”, afirmou.

O repórter da revista perguntou se ele achava que isso era verdade e Dylan saiu fora da resposta. “Bom, nunca passou pela minha cabeça pensar de uma forma ou de outra sobre isso, mas você ouve isso por aí. Pegando carona nos Andes. Montando um burro”, disse.

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Uma revelação que Bob fez no papo é a de que ele prefere, no piano, as teclas pretas para trabalhar. “E elas soam melhor na guitarra também. Às vezes, quando uma música tem uma tonalidade bemol, digamos Si bemol, leve para o violão, você pode querer colocá-la em Lá”, diz. “Quando você pega uma música de tecla preta e a coloca no violão, o que significa que você está tocando em lá bemol, muitas pessoas não gostam de tocar nessas teclas. Para mim não importa”.

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Cultura Pop

Quando Syd Barrett fez resenha de David Bowie

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Quando Syd Barrett fez resenha de David Bowie

A Melody Maker, publicação britânica de música, tinha o hábito de pedir a artistas conhecidos que comentassem lançamentos da época. Em 1967, Paul McCartney chegou a fazer uma resenha (falando bem) de Purple haze, single do Jimi Hendrix Experience. E caiu para ninguém menos que o novato (na época) Syd Barrett analisar um single de um cantor mais novato ainda: Love you till tuesday, de David Bowie.

Segundo a Far Out Magazine, algum emissário da revista visitou o Pink Floyd durante a gravação do single Bike, levou a canção para Syd ouvir e extraiu dele várias opiniões sobre o disco. “Sim, é um número de piada. Piadas são boas. Todo mundo gosta de piadas. O Pink Floyd gosta de piadas”, escreveu/falou o cantor da banda. “É muito casual. Se você tocar uma segunda vez, pode ser ainda mais uma piada”.

A animação de Barrett terminou aí. O cantor ainda disse que as pessoas iriam gostar da letra e de suas brincadeiras com os dias da semana. Mas… “Muito alegre, mas não acho que meus dedos do pé estavam batendo”, afirmou. Ironicamente, Barrett era uma das maiores referências de Bowie em sua primeira fase de carreira, e continuaria sendo uma sombra enorme no trabalho dele por vários anos. Olha Bowie nos anos 1970 cantando See Emily play, do Pink Floyd.

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“Syd foi uma grande inspiração para mim Ele era tão carismático e um compositor surpreendentemente original”, afirmou Bowie em 2006, quando Barrett morreu. “Além disso, junto com Anthony Newley, ele foi o primeiro cara que ouvi cantar pop ou rock com sotaque britânico. Seu impacto em meu pensamento foi enorme. Um grande pesar é que nunca o conheci. Um diamante, de fato”.

Seja como for, nem Love you till tuesday nem o primeiro disco de Bowie, The world of David Bowie (1967) fizeram sucesso algum. E olha que o cantor e seu empresário tentaram, já que saiu até um filme com pequenos clipes do disco. A gente falou disso aqui.

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