Connect with us

Crítica

Ouvimos: Disco Partisan, “Disco Partisan”

Published

on

Ouvimos: Disco Partisan, “Disco Partisan”
  • Disco Partisan é o primeiro álbum da banda norte-americana Disco Partisan. Não há muitas informações, mas parece um projeto-de-um-cara-só (as canções são creditadas a um compositor chamado Aleksey Arkhangelskiy), e que se define desta forma: “Punk rocker imigrante com grande paixão por música, gosto de muitos estilos diferentes, como o Clash, gosto de trazer algo novo e original ao meu som, fiz muitos shows antes da pandemia, gravei o primeiro EP com Jay do Slackers (Jay “Agent Jay” Nugent, guitarrista da banda de ska novaiorquina)“.
  • “Pode parecer que acabei de começar, mas é apenas um novo capítulo. A nova música é meu reflexo do mundo ao meu redor, amor e ódio, comédia ou tragédia, sarcasmo e melancolia, pura diversão para todos”, continua.

Em seu primeiro álbum, o Disco Partisan chega a beirar o ska em Division of joy e o reggae estilo lovers rock em Turn to left, cheia de metais (e tem algo de reggae até mesmo no punk funkeado de Road to the pit, a faixa de abertura). Mas de modo geral é uma espécie de eletro-punk-surf-hard-rock (não necessariamente nessa ordem) feito no quarto, de maneira bem despretensiosa, mas com muita personalidade em composições e melodias.

Muitas faixas de Disco Partisan lembram os trabalhos que Mike Patton faz fora do Faith No More, além das primeiras produções do selo do vocalista, Ipecac Records, por investirem em passagens musicais loucas e contrastes entre voz calma e berrada. É o que rola na batida quase drum’n bass (depois transformada numa espécie de blues-rock) de Drunk little bird, no tecno punk de Fashion and trends e no punk + hard rock de Plastic Olympia. Tudo isso soa como se tivesse sido feito no quarto, ou num estúdio caseiro, com tecnologia simples.

Essa não-convencionalidade faz com que algumas coisas soem estranhas às vezes, como nos vocais meio relaxados de Demons and angels, com tom grave de synth, batida entre o funk e o reggae, com estileira entre o despropositadamente largado e o realmente descuidado. As coisas voltam ao quase normal no punk estilo Ramones Why? (com vocal lembrando as intervenções de Dee Dee Ramone como cantor do grupo), no clima ruidoso de No advice e na pauleira de You will love me (Maybe). Ouça em volume alto.

Nota: 7,5
Gravadora: Independente

  • E esse foi um som que chegou até o Pop Fantasma pelo nosso perfil no Groover – mande o seu som por lá!
  • Apoie a gente e mantenha nosso trabalho (site, podcast e futuros projetos) funcionando diariamente.

Crítica

Ouvimos: David Bowie – “The Shel Talmy Recordings”

Published

on

Resenha: David Bowie – “The Shel Talmy Recordings”

RESENHA: The Shel Talmy recordings recupera o jovem Davie Jones tentando se encontrar entre mods, blues e rock britânico — gravações irregulares que mostram, justamente, tudo o que ainda faltava para David Bowie surgir.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 6
Gravadora: Parlophone
Lançamento: 18 de setembro de 2026

  • Quer receber nossas descobertas musicais direto no e-mail? Assine a newsletter do Pop Fantasma e não perca nada.

The Shel Talmy Recordings vale muito pelo aspecto histórico. Afinal são as gravações de Davie Jones, um jovem cantor tentando encontrar seu espaço na efervescente cena londrina dos anos 1960. E cujo nome artístico, dentro de alguns anos, passaria a ser David Bowie. Na época, Davie (ou Davy, a grafia varia), de terno e franja, parecia mais com a turma mod, da qual faziam parte bandas como The Who e Small Faces.

Para falar desse disco, vamos por partes: muitos artistas se dizem “injustiçados” porque suas primeiras tentativas de carreira bateram na trave. Só que você vai ouvir as gravações desse pessoal anos depois e percebe que não havia outro jeito. Era preciso amadurecer, ou pelo menos aprender onde fuçar e onde mexer.

Vai daí que o pré-Bowie produzido por Shel Talmy – o mesmo nome por trás de gravações clássicas de The Who e The Kinks – era uma espécie de refugo “selvagem” de Who, Rolling Stones e até Beatles. Um sujeito cabeludo e com cara de anjo – bem diferente de Mick Jagger e John Lennon – que tentava a sorte no rock sessentista londrino cantando rocks e rhythm’n blues sobre dramas passionais. É o que você acha em faixas como You’ve got a habit of leaving, I want your love (lembrando The Troggs), Cupid (com final na cola de Bo Diddley) e num instrumental quase pré-punk, Keep up with the Jones.

O material de The Shel Talmy Recordings tem a participação de um então desconhecido Jimmy Page, guitarrista de estúdio requisitadíssimo na Inglaterra antes de formar o Led Zeppelin, e divide-se entre músicas gravadas ao lado dos grupos Davie Jones & The Lower Third (a maioria) e The Manish Boys, além de demos solo. É curioso observar que, com os Manish Boys, Bowie soava como um animador de auditório, ou cantor de café-teatro.

Era algo que tinha bastante a ver com a primeira fase de sua carreira, mas que aqui rende a pior gravação já lançada com o nome dele, I pity the fool – um blues caricatural e sem graça, até porque Bowie definitivamente nunca foi um cantor de blues. Já Take my tip, outra com os Manish, traz quase uma história sendo contada, onde Bowie / Jones assume o papel de garoto malvado e frio.

Por uma questão conceitual, ficou de fora do ábum a melhor e mais conhecida gravação de David com o Lower Third, Can’t help thinking about me, de 1966. Afinal, foi produzida por Tony Hatch, não por Talmy, e o nome do produtor está no título do disco – sem contar que a essa altura Davie Jones já era David Bowie. Se nessa música dá pra dizer que já havia um risco no papel que levaria até o Bowie do álbum epônimo de 1969, o Davie de 1966 soava como um primo rueiro dele – um sujeito que surpreendia pelos hábitos, vamos dizer, estranhos para a época.

  • Mais David Bowie no Pop Fantasma aqui.

Faixas como Cupid, I want your love e Leave her to me surpreendem por serem canções “de amor” com uma temática pra lá de marginal – com letras que às vezes parecem falar de garotas de programa ou de figuras bem fora do sistema. Em alguns momentos, como Baby loves that way, dá a impressão que David e Talmy acharam que poderiam clonar as primeiras gravações dos Stones, até na lasqueira herdada do blues e do soul. Só esqueceram que não havia um Andrew Loog Oldham marketeando os discos dele.

Uma curiosidade desses tempos é I’ll follow you, uma balada BEM horrível, na qual a misoginia de músicas como Play with fire e Yesterday’s papers, dos Rolling Stones, dá lugar a um monte de delírios de perseguição – quase numa versão “entendeu ou quer que eu desenhe?” de Every breath you take, do The Police. A carreira de Bowie ainda demoraria pra acontecer, mas o fato é que ele precisava entender por onde atacar e como descolar as companhias corretas.

  • Gostou do texto? Seu apoio mantém o Pop Fantasma funcionando todo dia. Apoie aqui.
  • E se ainda não assinou, dá tempo: assine a newsletter e receba nossos posts direto no e-mail.

 

Continue Reading

Crítica

Ouvimos: Vera Fischer Era Clubber – “Veras II”

Published

on

Resenha: Vera Fischer Era Clubber – “Veras II”

RESENHA: Em Veras II, o Vera Fischer Era Clubber transforma electroclash, pós-punk, funk e poesia marginal em provocação, desejo e confronto — um disco feito para incomodar quem espera comportamentos e gêneros bem definidos.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 10
Gravadora: Palatável Records
Lançamento: 17 de setembro de 2026

  • Quer receber nossas descobertas musicais direto no e-mail? Assine a newsletter do Pop Fantasma e não perca nada.

Consigo imaginar o drama de alguém tentando escapar de ouvir falar do Vera Fischer Era Clubber, e torço pra essa pessoa não conseguir – especialmente se a tal pessoa é um dos haters que a banda ganhou após brotar no programa de TV Cultura Livre. Num país com muitos ouvintes casuais e poucos hypes, Veras II, o segundo disco da banda, consolida a presença no mercado de um dos grupos nacionais que ouviu o chamado da desconstrução do rock.

Como assim? Lá fora, num arco que vai de Geese a Mandy, Indiana, passando por Y e Man/Woman/Chainsaw, o rock vem sendo quebrado e reconstruído como um quebra-cabeças – ou como uma boneca que você tira os braços e as pernas e troca tudo de lugar. Uma turma que opera numa linha histórica que segue esticada até estileiras como no wave e pós-punk – mas que passa por country, rock clássico, David Bowie, math rock e outros sons.

No caso do Vera Fischer Era Clubber, dá pra dizer que o som deles é um electroclash passado como um café no filtro do punk, com acréscimos de poesia marginal – e uma onda que passa por Antonio Cícero, Fausto Fawcett, Letrux, Gang 90, Mercenárias, Metá Metá. Veras II abre num clima tranquilo, entre a eletrônica e o pós-punk. Só que a música em questão se chama Quero que se foda e é cantada na base da total descaralhação por Crystal Duarte.

  • Falamos do Veras I, do Vera Fischer Era Clubber, aqui.

Poderia ser uma ótima resposta aos detratores conquistados na época do Cultura Livre – a curiosidade é que Quero que se foda foi cantada pela banda durante a gravação do programa, e cortada na hora de tudo ir para o ar. Veras II prossegue com o trip hop malévolo de Feitiço, com o funk + synthpop experimental Amor de anjo (na verdade um exugaze paralelo com participação do criador do termo, Kiko Dinucci) e o electroclash quimicamente alterado de É o pico, é o ápice.

No caso dessas três faixas, elas formam uma seleção que apresenta a vida noturna como um estilo de vida que não sai de você mesmo que você saia dela. E que é completada pelo acervo de desejos da possuída Grito, dano e possessão. E pela tensão de gêneros de Buceta gay, de versos como “buceta gay / e um pau extremamente feminino” e “você não sabe se é o céu ou se é o inferno / e isso é tudo que eu quero”. Algo como o universo misterioso e provocador de Rebel rebel, de David Bowie, ou da capa de The man who sold the world (disco de Bowie de 1970) renascendo de forma quase industrial, em meio a uma noite que começa marginal, mas corre o risco de virar padrão.

Veras II tem ainda Prantos (que une tensão eletrônica e percussão brasileira) e o excesso e a falta de sensações – ambos provocando explosões – de Vesúvio. Além de uma vibe que lembra Gang 90, Marina, Mercenárias, Black Future e até o Metrô das faixas menos conhecidas de Olhar (1985), em Chic chic. Curiosamente, Calcinha gozada, o single do álbum (com Katy da Voz e as Abusadas) não soa como uma música hedonista. Numa pegada próxima da eletrônica podre do Suicide, a faixa fala mais de atitude e conexão.

Tem muita gente que deve ficar assustada com a linguagem direta e chula das Veras. E que está mais para um aceno ao primitivo, presente em canções dos Titãs (como Todo mundo quer amor). O fato é que Veras II usa esse negócio chamado “música” para comunicar atitude, provocação e verdade.

  • Gostou do texto? Seu apoio mantém o Pop Fantasma funcionando todo dia. Apoie aqui.
  • E se ainda não assinou, dá tempo: assine a newsletter e receba nossos posts direto no e-mail.

Continue Reading

Crítica

Ouvimos: Boletaire – “Last sausage before America”

Published

on

Resenha: Boletaire – “Last sausage before America”

RESENHA: Formado por dois brasileiros e um uruguaio em Barcelona, o Boletaire estreia cruzando Hüsker Dü, Fugazi, Iggy Pop e pós-punk em um rock de trio – urgente, idealista e pronto para explodir.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 9
Gravadora: Independente
Lançamento: 15 de julho de 2026

  • Quer receber nossas descobertas musicais direto no e-mail? Assine a newsletter do Pop Fantasma e não perca nada.

Uma banda que canta em inglês, formada por dois brasileiros e um uruguaio que se encontraram em Barcelona (!), e cuja ideia de rock passa pelo heroísmo e pelo clima guerreiro que, outrora, costumava ser associado ao indie rock e ao punk. Essa onda quase utópica é o motor da estreia do Boletaire, Last sausage before America. Os brasucas Gustavo Kaly (guitarra, voz) e Koala (bateria) e o uruguaio Nério (baixo) não conseguem ficar mais de duas faixas sem soar como uma espécie de elo perdido entre o rock de hoje, e o som de nomes como Hüsker Dü, Iggy Pop, Julian Cope, Fugazi.

Investindo numa espécie de “punk rock” que nem sequer depende da invenção do próprio punk para existir, o Boletaire passeia por guitar rock sem vícios comuns do guitar rock (Leave no trace, que abre em clima de samba-noise) e falam sobre um mundo em combustão com guitarras em clima desértico, de faroeste (Ashes of a silent dignity, Guided by smoke and fire). Mesmo a noção de pós-punk do grupo passa pelo clima mais romântico e idealista do estilo, em faixas como Let them chase my tail e The art of misery (esta, traz igualmente algo herdado do Clash).

Completando Last sausage before America, tem o som poderoso de Guest list e Glass ceiling – esta, com riff de guitarra tomando conta. A backpack and a homemade bomb, mais guerrilheira impossível com um nome desses, constrói uma ótima trama de guitarra e baixo, e chega a um resultado que faz lembrar um Joy Division mais alegre. Um som de trio, bastante concentrado e pronto para explodir.

  • Gostou do texto? Seu apoio mantém o Pop Fantasma funcionando todo dia. Apoie aqui.
  • E se ainda não assinou, dá tempo: assine a newsletter e receba nossos posts direto no e-mail.

Continue Reading

Acompanhe pos RSS

MC Karlos: porrada nos defensores do "agro é pop" em "Máquinas agrícolas”
Urgente9 horas ago

MC Karlos: porrada nos defensores do “agro é pop” em “Máquinas agrícolas”

Queens Of The Stone Age - Foto: Andreas Neumann / Divulgação
Urgente18 horas ago

Queens of the Stone Age “fala” português em clipe novo, e pode vir ao Brasil em 2027

808 Punks - Foto: Léo Castro / Divulgação
Urgente18 horas ago

808 Punks segue firme no anarcophunk no clipe de “Bater cabeça e rebolar”

Resenha: David Bowie – “The Shel Talmy Recordings”
Crítica21 horas ago

Ouvimos: David Bowie – “The Shel Talmy Recordings”

Resenha: Vera Fischer Era Clubber – “Veras II”
Crítica21 horas ago

Ouvimos: Vera Fischer Era Clubber – “Veras II”

Resenha: Boletaire – “Last sausage before America”
Crítica22 horas ago

Ouvimos: Boletaire – “Last sausage before America”

Oh Pray Tell: luta, memória e transformação em “Poor black woman blues”
Urgente22 horas ago

Oh Pray Tell: luta, memória e transformação em “Poor black woman blues”

Resenha: Alcateia - “Contra a trupe do camaço”
Crítica22 horas ago

Ouvimos: Alcateia – “Contra a trupe do camaço”

Bending Backwards mistura pós-punk e shoegaze em estreia fora do Spotify
Urgente22 horas ago

Bending Backwards mistura pós-punk e shoegaze em estreia fora do Spotify

Aztec Caves: pós-punk sobre revelações em "Epiphany"
Urgente22 horas ago

Aztec Caves: pós-punk sobre revelações em “Epiphany”

Monique Maion - Foto: GRITA / Divulgação
Urgente23 horas ago

Ouça antes: Monique Maion transforma vizinha preconceituosa na personagem de “Karen”

Elemento Zero - Foto: Divulgação
Urgente2 dias ago

Elemento Zero: pós-punk nacional texturizado no single “Deserto”

Girl In The Year Above - Foto: Sophia French / Divulgação
Urgente2 dias ago

Girl In The Year Above assina com a Transgressive e lança “Wet paint”

Resenha: Just Penelope – “Great lake” (EP)
Crítica2 dias ago

Ouvimos: Just Penelope – “Great lake” (EP)

Resenha: PERNAF – “Casa” (EP)
Crítica2 dias ago

Ouvimos: PERNAF – “Casa” (EP)

Chapterhouse
Urgente2 dias ago

Chapterhouse faz show único em SP dia 29; ainda há ingressos

Eyecolour (Foto: Divulgação)
Urgente2 dias ago

Eyecolour traz de novo seu “dark pop com coração narcótico” com “Clean”

Resenha: Swami John Reis – “Navajo white”
Crítica2 dias ago

Ouvimos: Swami John Reis – “Navajo white”