Em 1991, rolava o fim de uma era para Elton John. O cantor, que estava nas paradas com Sacrifice e You gotta love someone, capitulou diante da onda dos CDs e vendeu toda a sua (enorme) coleção de discos. O fato do artista ter largado bebida e drogas também contribuiu para o fato dele ter resolvido se livrar de alguns objetos e coleções pessoais.

Elton não era exatamente um fã comum de música. Na verdade era bem mais do que isso: o cantor comprava tudo o que via pela frente, inclusive discos em duplicata para ter guardados em suas várias casas, cada uma com um aparelho de som diferente. Ele também saía comprando tudo quanto era single e EP em 45 rpm que via pela frente, e tinha todo (todo!) compacto lançado na Inglaterra desde 1959. Só que bem depois de vender tudo, Elton passou a frequentar a loja Wax Tax, em Las Vegas (“que era dirigida por um cara especialista em doo wop”) e quase gastou a mesma quantia que havia ganho com as vendas dos discos. Ele conta essas histórias no vídeo abaixo.

COMPRE COM SEGURANÇA

O método Elton John de catação de vinis, durante os anos 1970, incluía horas e horas a fio em lojas, com uma listinha (!) na mão incluindo discos já comprados e algumas coisas que o popstar queria ter em sua coleção. Ele também muitas vezes pegava logo duas ou três cópias de algum disco que queria, e levava um segurança (!) para carregar tudo o que estava comprando.

Como a gente sabe disso? Bom, alguém subiu um videozinho (de 1975, ao que consta) de Elton indo às compras na Tower Records do Sunset Boulevard, em Los Angeles. Dá pra ver na mão de Elton John e do segurança dele discos como There’s no place like America today, de Curtis Mayfield (1975) e Lost generation, do cantor, compositor e jornalista (!) novaiorquino Elliott Murphy (do mesmo ano). A situação é tão maluca e ao mesmo tempo tão casual, que o cantor e o ajudante parecem mais dois funcionários da loja conferindo o estoque e carregando caixas, por sinal.

VEJA TAMBÉM NO POP FANTASMA:

– Elton John compondo Tiny dancer em 1970
– Quando Neil Young achou discos piratas seus numa loja

Tem conteúdo extra desta e de outras matérias do POP FANTASMA em nosso Instagram.