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Cultura Pop

David Bowie e Bing Crosby: aquele encontro bizarro de natal

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David Bowie e Bing Crosby: aquele encontro bizarro de natal

O próprio Bing Crosby nunca viu seu dueto com David Bowie ir ao ar. O encontro dos dois foi filmado em 11 de setembro de 1977, para o especial de natal Merrie Olde Christmas de Crosby. Foi ao ar em 3o de novembro de 1977 pela CBS. Entre uma data e outra, no dia 14 de outubro, o cantor e entertainer americano, ídolo da geração imediatamente anterior à de Bowie, morreu de um ataque cardíaco, após uma partida de golfe.

Quem viu na TV (e reviu no YouTube) deve ter achado tudo muito bonito, mas estranho: dois astros que não tinham rigorosamente nada a ver um com outro, com direito a Bowie vestido com sobriedade (não era do feitio dele naquela época), cantando Peace on Earth/Little drummer boy. Bowie admitiu numa entrevista à revista Q, em 1999, que sua ida ao programa tinha sido a experiência mais bizarra de sua vida, e que não sabia nada sobre Crosby, além do fato de que sua mãe gostava dele.

A Rebeat Magazine publicou um artigo sobre a aparição de David no especial de Bing e, no texto, demonstrou que tudo ali estava meio errado. Estava mesmo: “Provavelmente, a coisa mais estranha sobre a apresentação é a configuração anterior de como os dois músicos se encontram. Bowie toca a porta de Crosby e depois o insulta perguntando se ele é o novo mordomo! A ideia de Bowie de ‘caras mais velhos’ na época era John Lennon e Harry Nilsson. O papo entre os dois é tão leve e bem-humorado quanto possível. Imagine alguém como Paul Anka tentando ter uma conversa com Marilyn Manson, e você verá o que quero dizer”. O “personagem” de Bowie estava na verdade andando por ali e tinha passado na casa do vizinho para tocar piano.

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Outra coisa meio bizarra que aconteceu na ocasião: Bowie entrou na gravação “vestido de Bowie”, com maquiagem, casaco de pele e cabelo vermelho, ao lado da esposa Angie. Nathaniel, filho de Crosby, era fã de Bowie, e lembra que apesar das exigências do participante, a gravação quase não aconteceu, e que alguém da produção pediu para David maneirar no visual. Mary, filha de Crosby, se recorda que Bowie estava nervoso.

Tinha duas coisas acontecendo ali durante a gravação do especial natalino de Crosby. A primeira é que o veterano estava em turnê na Grã-Bretanha e o tema do especial era “comemorar o natal na Inglaterra”, daí a produção achou por bem chamar astros ingleses para abrilhantar o número. A modelo Twiggy e o ator Ron Moody aceitaram sem problemas.

Bowie foi difícil de topar, não gostou de (aliás odiou) Litte drummer boy e perguntou se não havia mais alguma música. Buz Kohan, Larry Grossman e Ian Fraser, responsáveis pela produção musical do programa, acrescentaram Peace on Earth num medley, e o cantor topou. Bowie cantou também seu sucesso da vez, Heroes, e Crosby disse que o “garoto” foi um “excelente trunfo” para a atração.

A segunda coisa que rolava ali (e que foi percebida neste artigo aqui) é que Bowie estava passando por uma metamorfose altamente necessária na carreira. Ele estava vivendo em Berlim e abandonara as drogas, após um período tão complicado de vício em cocaína, que ele mal se lembrava das gravações do disco Station to station (1976). Teve também aquela época em que Bowie andou envolvido com alguma coisa que lembrava fascismo e nazismo: foi visto fazendo algo parecido com uma saudação nazista para uma multidão em Londres, mas anos depois negou tivesse feito isso.

Seja lá o que tenha acontecido ali, ou quão cagada fosse toda aquela experiência, era bem interessante para Bowie aparecer num programa de TV “dedicado à família” (como os especiais anuais de Roberto Carlos e o sofá da Hebe Camargo). Com isso, ele poderia fugir da barca furada da associação às drogas e ao fascismo. Também mostraria que seu som podia ser ouvido por outros tipos de público. O que David Bowie não esperava era que o dueto dele com Crosby chegasse… à era da MTV.

Isso aconteceu porque no natal de 1981, ano de lançamento do canal, a emissora começou a tocar direto o dueto. Tocou tanto que animou a RCA, gravadora do cantor, e com a qual ele já estava tendo um relacionamento meio ruim, a relançar a música num single, tendo Fantastic voyage (do disco The lodger, de 1979) no lado B. No livro The complete David Bowie, Nicholas Pegg afirma que isso aí foi a razão de Bowie sair da RCA, após o relacionamento com a gravadora azedar de vez, já que ele não gostava da gravação. Muito tempo depois, em 1995, a Kodak lançou uma fitinha K7 de brinde de Natal, e uma das músicas era o fonograma de Little drummer boy, com Bowie e Crosby, que a empresa havia conseguido licenciar.

Uma outra situação inesperada era que, naquele mesmo ano de 1977, em agosto, Bowie tinha ido participar do programa que Marc Bolan apresentava na TV. E no dia 16 de setembro, pouco depois da gravação, o líder do T. Rex morreu de acidente de automóvel.

E em janeiro de 1978, a revista britânica Zig Zag foi lá bater um papo com Bowie. O jornalista John Tobler lustrou a cara de pau e perguntou ao cantor se ele não via nada de sinistro no fato de ter participado de dois programas cujos apresentadores morreram, em sequência. “Você realmente quer que eu … o que eu digo?”, disse o cantor, antes de negar que visse algo de sinistro e de revelar que estava trabalhando com uma banda nova chamada Devo – que ele produziria.

E segue aí o especial inteiro de Crosby. Feliz natal!

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No nosso podcast, Alanis Morissette da pré-história a “Jagged little pill”

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No nosso podcast, Alanis Morissette da pré-história a "Jagged little pill"

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. No segundo e penúltimo episódio desse ano, o papo é um dos maiores sucessos dos anos 1990. Sucesso, aliás, é pouco: há uns 30 anos, pra onde quer que você fosse, jamais escaparia de Alanis Morissette e do seu extremamente popular terceiro disco, Jagged little pill (1995).

Peraí, “terceiro” disco? Sim, porque Jagged era só o segundo ato da carreira de Alanis Morissette. E ainda havia uma pré-história dela, em seu país de origem, o Canadá – em que ela fazia um som beeeem diferente do que a consagrou. Bora conferir essa história?

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: Capa de Jagged little pill). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.

Ouça a gente preferencialmente no Castbox. Mas estamos também no Mixcloud, no Deezer e no Spotify.

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No nosso podcast, Radiohead do começo até “OK computer”

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Radiohead no nosso podcast, o Pop Fantasma Documento

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. Para abrir essa pequena série, escolhemos falar de uma banda que definiu muita coisa nos anos 1990 – aliás, pra uma turma enorme, uma banda que definiu tudo na década. Enfim, de técnicas de gravação a relacionamento com o mercado, nada foi o mesmo depois que o Radiohead apareceu.

E hoje a gente recorda tudo que andava rolando pelo caminho de Thom Yorke, Jonny Greenwood, Colin Greenwood, Ed O’Brien e Phil Selway, do comecinho do Radiohead até a era do definidor terceiro disco do quinteto, OK computer (1997).

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: reprodução internet). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.

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4 discos

4 discos: Ace Frehley

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Dizem por aí que muita gente só vai recordar de Gene Simmons e Paul Stanley, os chefões do Kiss, quando o assunto for negócios e empreendedorismo no rock – ao contrário das recordações musicais trazidas pelo nome de Ace Frehley, primeiro guitarrista do grupo, morto no dia 16 de outubro, aos 74 anos.

Maldade com os criadores de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, claro – mas quando Frehley deixou o grupo em 1982, muita coisa morreu no quarteto mascarado. Paul Daniel Frehley, nome verdadeiro do cara, podia não ser o melhor guitarrista do mundo – mas conseguia ser um dos campeões no mesmo jogo de nomes como Bill Nelson (Be Bop De Luxe), Brian May (Queen) e Mick Ronson (David Bowie). Ou seja: guitarra agressiva e melódica, solos mágicos e sonoridade quase voadora, tão própria do rock pesado quanto da era do glam rock.

Ace não foi apenas o melhor guitarrista da história do Kiss: levando em conta que o grupo de Gene e Paul sempre foi uma empresa muito bem sucedida, o “spaceman” (figura pela qual se tornou conhecido no grupo) sempre foi um funcionário bastante útil, que lutou para se sentir prestigiado em seu trabalho, e que abandonou a banda quando viu suas funções sendo cada vez mais congeladas lá dentro. Deixou pra trás um contrato milionário e levou adiante uma carreira ligada ao hard rock e a uma “onda metaleira” voltada para o começo do heavy metal, com peso obedecendo à melodia, e não o contrário.

Como fazia tempo que não rolava um 4 Discos aqui no Pop Fantasma, agora vai rolar: se for começar por quatro álbuns de Ace, comece por esses quatro.

Texto: Ricardo Schott – Foto: Reprodução

“KISS: ACE FREHLEY” (Casablanca, 1978). Brigas dentro do Kiss fizeram com que Gene, Paul, Ace e o baterista Peter Criss lançassem discos solo padronizados em 1978 – adaptando uma ideia que o trio folk Peter, Paul and Mary havia tido em 1971, quando saíram álbuns solo dos três cujas capas e logotipos faziam referência ao grupo. Ace lembra de ter ouvido uma oferta disfarçada de provocação numa reunião do Kiss, quando ficou definido que cada integrante lançaria um disco solo: “Eles disseram: ‘Ah, Ace, a propósito, se precisar de ajuda com o seu disco, não hesite em nos ligar ‘. No fundo, eu dizia: ‘Não preciso da ajuda deles’”, contou.

Além de dizer um “que se foda” para os patrões, Ace conseguiu fazer o melhor disco da série – um total encontro entre hard rock e glam rock, destacando a mágica de sua guitarra em ótimas faixas autorais como Ozone e What’s on your mind? (essa, uma espécie de versão punk do som do próprio Kiss) além do instrumental Fractured mirror. Foi também o único disco dos quatro a estourar um hit: a regravação de New York Groove, composta por Russ Ballard e gravada originalmente em 1971 pela banda glam britânica Hello. Acompanhando Frehley, entre outros, o futuro batera da banda do programa de David Letterman, Anton Fig, que se tornaria seu parceiro também em…

“FREHLEY’S COMET” (Atlantic/Megaforce, 1987). Seguindo a onda de bandas-com-dono-guitarrista (como Richie Blackmore’s Rainbow e Yngwie Malmsteen’s Rising Force), lá vinha Frehley com seu próprio projeto, co-produzido por ele, pelo lendário técnico de som Eddie Kramer (Jimi Hendrix, Beatles, Led Zeppelin) e Jon Zazula (saudoso fundador da Megaforce). Frehley vinha acompanhado por Fig (bateria), John Regan (baixo, backing vocal) e Tod Howarth (guitarras, backing vocal e voz solo em três faixas).

O resultado se localizou entre o metal, o hard rock e o rock das antigas: Frehley escreveu músicas com o experiente Chip Taylor (Rock soldiers), com o ex-colega de Kiss Eric Carr (Breakout) e com John Regan (o instrumental Fractured too). Howarth contribuiu com Something moved (uma das faixas cantadas pelo guitarrista). Russ Ballard, autor de New York groove, reaparece com Into the night, gravada originalmente pelo autor em 1984 em um disco solo. Típico disco pesado dos anos 1980 feito para escutar no volume máximo.

“TROUBLE WALKING” (Atlantic/Megaforce, 1989). Na prática, Trouble walking foi o segundo disco solo de Ace, já que os dois anteriores saíram com a nomenclatura Frehley’s Comet. A formação era quase a mesma do primeiro álbum da banda de Frehley – a diferença era a presença de Richie Scarlet na guitarra. O som era bem mais repleto de recordações sonoras ligadas ao Kiss do que os álbuns do Comet, em músicas como Shot full of rock, 2 young 2 die e a faixa-título – além da versão de Do ya, do The Move. Peter Criss, baterista da primeira formação do Kiss, participava fazendo backing vocals. Três integrantes do então iniciante Skid Row (Sebastian Bach, Dave Sabo, Rachel Bolan), também.

“10.000 VOLTS” (MNRK, 2024). Acabou sendo o último álbum da vida de Frehley: 10.000 volts trouxe o ex-guitarrista do Kiss atuando até como “diretor criativo” e designer da capa. Ace compôs e produziu tudo ao lado de Steve Brown (Trixter), tocou guitarra em todas as faixas – ao lado de músicos como David Julian e o próprio Brown – e convocou o velho brother Anton Fig para tocar bateria em três faixas. A tradicional faixa instrumental do final era a bela Stratosphere, e o spaceman posou ao lado de extraterrestres no clipe da ótima Walkin’ on the moon. Discão.

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