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Lançamentos

Califone: banda folk-rock-experimental relança “Villagers” com bônus (e uma inédita)

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Califone: banda folk-rock-experimental relança "Villagers" com bônus (e uma inédita)

O Califone é um projeto de rock experimental, meio ligado ao folk e a climas meio sombrios e loucos, e que já fez duas dezenas de lançamentos desde 1998, quando saiu o álbum autointitulado de estreia. Em maio, saiu o álbum mais recente, Villagers, que acaba de ganhar uma edição deluxe com três faixas. Uma versão diferente de Comedy, uma demo de Halloween, e uma inédita, Antenna mountain death blanket, aberta com efeitos sonoros e uma musicalidade meio ambient, até iniciar uma espécie de folk deprê que lembra as primeiras iniciativas solo de John Lennon.

O disco novo do Califone chegou a ser definido como “uma fita do Roxy Music derretendo sob o sol batendo no painel do automóvel”. Num papo com o site Aquarium Drunkyard, Tim Rutili, criador da banda, contou que o disco foi gravado em quatro cidades diferentes, além de sua própria casa, e envolveu passagens por vários estúdios, o que exigiu dele uma enorme capacidade de organização.

“Tive que ficar de olho nos discos rígidos e rotular tudo claramente. Eu faço muitas listas e escrevo ou desenho alguma coisinha todos os dias, então sempre tenho alguns cadernos diferentes disponíveis. O aplicativo de notas e o gravador de voz do telefone também estão sempre em uso. Se eu não continuar com essas coisas, perco tudo”, contou.

Ele contou também que, como o disco foi pensado durante a pandemia, reality shows tiveram grande influência em todo o processo. “Isso começou durante o bloqueio pandêmico e continua até hoje: minha esposa e eu ficamos viciados nos piores reality shows e assistimos mais do que bons filmes”, brincou. “As primeiras temporadas de Love island UK por volta de 2016 podem ser melhores do que os Sopranos. Naked and afraid é incrível”.

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Radar: Big Fish, Love Ghost, Wills Tevs e outros sons que chegaram pelo Groover

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Radar: Big Fish, Love Ghost, Will Tevs e outros sons que chegaram pelo Groover

O Pop Fantasma agora também tá no Groover! Por lá, artistas independentes mandam seus sons pra uma rede de curadores – e a gente faz parte desse time. O que tem chegado até nós? De tudo um pouco, mas, curiosamente (ou nem tanto), uma leva forte de bandas e projetos mergulhados no pós-punk, darkwave, eletrônico, punk, experimental, no wave e afins.

Aqui embaixo, separamos cinco nomes que já passaram pelo nosso filtro e ganharam espaço no site. Dá o play, adiciona na sua playlist e vem descobrir coisa nova! (na foto, o Big Fish).

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BIG FISH, “VAD BLIR KVAR”. Essa banda sueca, ativa desde 1988, mantém sua formação original após cinco álbuns lançados. Vad blir kvar (em português, “o que permanecerá”) é uma faixa percussiva, sombria e espiritualizada, inspirada em uma experiência real: o vocalista David Giese teve que esvaziar a casa onde cresceu após sua mãe ser diagnosticada com demência. A percussão da música foi criada batendo garrafas pet em um tambor de óleo — um experimento sonoro que surgiu na gravação demo e foi mantido na versão final.

LOVE GHOST, feat KATSU ENERGY, “DECOY”. Um grupo norte-americano que mistura as guitarras pesadas do emo e a fala sinuosa do trap, com influências de bandas como Smashing Pumpkins. Em Decoy, o novo single, o Love Ghost traz o trap latino de Katsu Energy e chega com um som que tangencia até o shoegaze, mas com marcação rítmica suingada e diferente. A música vai entrar no álbum Memento mori, o próximo do Love Ghost, que sai em breve.

WILLS TEVS, feat. SIDE, “EU GOSTO DE ARRISCAR”. “Essa música é uma exaltação à impermanência”, conta Wills Tevs, que vem de São Paulo e promove uniões entre MPB e groove rock em Eu gosto de arriscar. “A música funcionaria em diferentes gêneros, como samba ou pop, mas pelo sangue que corre nas minhas veias, ela se inclina naturalmente para o rock”, diz ele, que convidou a banda Side para tocar na canção.

SINPLUS, “A TEAR GOING LONELY”. “É uma música sobre amor, perda e o lado agridoce do deixar ir”, conta essa banda ligada ao pós-punk e aos climas góticos sobre a faixa A tear going lonely. A canção tem uma atmosfera ambient dada pelos teclados, e vocais que lembram um Iggy Pop mais certinho.

DESU TAEM, “JUSTIFY YOURSELF”. Resenhamos o álbum Used meat 4 sale, dessa imprevisível banda norte-americana formada por pai e filho roqueiros, mas vale destacar essa mescla de punk e hard rock que eles lançaram no álbum. Manual deles para escutar a faixa: “Faça um acordo com alguém que esteja disposto a deixar você dar uns tapas nele continuamente durante a música. Então toque de novo e aproveite sua vez de levar um tapa! Coloque a música no repeat, agora você tem planos para o dia! Você pode fazer isso de novo amanhã também!”. Eita.

 

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Crítica

Ouvimos: Chloe Slater, “Love me, please”

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Ouvimos: Chloe Slater, "Love me, please"
  • Love me, please, é o segundo EP da cantora inglesa Chloe Slater. O primeiro EP, You can’t put a price on fun, saiu ano passado (e foi resenhado pela gente aqui).
  • “Acho que muitas pessoas acham que sou controversa ou algo assim, mas meu ponto de vista é que todos merecem ser amados, ter direitos e existir no mundo. Acho que essa é uma crença bem básica de direitos humanos, mas muitas pessoas discordam”, disse recentemente à New Musical Express, quando foi capa da publicação.
  • Recentemente, Chloe chamou a atenção a ponto de pular dos pequenos shows em Manchester (onde ela nasceu) para o status de ato de abertura do Kings Of Leon em uma arena em Colônia, e para tocar no palco BBC Introducing de Glastonbury (foi sua primeira experiência em um festival, aliás).

O momento é de Chloe Slater, e nada parece capaz de deter isso. Já perfilada em duas extensas reportagens do New Musical Express — a mais recente, inclusive, como matéria de capa —, a artista volta com Love me, please, um EP mais direto e afiado do que You can’t put a price on fun, sua estreia no ano passado.

A música de Chloe transita por um rock acessível e imediato, especialmente para as novas gerações. Ecos de Paramore e Wet Leg surgem aqui e ali, mas, desta vez, até um primo mais comercial do Sonic Youth dá as caras. É o caso de Sucker, um pós-punk debochado de vocais quase falados, onde ela mira neofascistas e adoradores de Trump e similares: “Não serei uma otária pelo sonho americano/não mentirei para fazer você ficar/e se eu conseguir, então não vou endireitar meus dentes (…)/como é saber que seus milhões podem alimentar uma tonelada?”.

Como o próprio título sugere, Love me, please também cutuca a indústria da fama e a maneira como alguns artistas são lançados. Em Tiny screens, um cruzamento entre Blondie, Paramore e uma estética ruidosa, Chloe descarta o mundo de algoritmos, celebridades vazias e estrelas fabricadas. Já Fig tree molda a servidão ao patriarcado na indústria da música, sobre uma base que flutua entre o pós-punk e o pós-grunge.

We’re not the same injeta micropontos de metal no indie rock enquanto a letra ironiza artistas sem cultura e sem informação: “Ah, então você gosta de Tarantino?/Eu nunca assisti a esse filme/Como é que se chama mesmo?/A garota com o sangramento nasal na parede do seu quarto”. No desfecho do EP, o quase dream pop de Imposter aborda a insegurança da síndrome do impostor — aquele medo silencioso que muitos escondem. Love me, please consolida Chloe Slater como uma voz afiada e impossível de ignorar.

Nota: 9
Gravadora: Stoler Juice/AWAL
Lançamento: 4 de fevereiro de 2025

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Crítica

Ouvimos: Circa Waves, “Death & love, pt.1”

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Ouvimos: Circa Waves, "Death & love, pt.1"
  • Death & love, pt.1 é o sexto álbum da banda britânica Circa Waves. O grupo é formado por Kieran Shudall (voz e guitarra), Joe Falconer (guitarra solo, piano, backings), Sam Rourke (baixo, teclados, backing vocals) e Colin Jones (bateria).
  • “Os problemas que eu tinha com meu coração mudaram completamente minha perspectiva de vida… abalou meu mundo e o mundo da minha família, é claro. Eu fui de pensar merda, vou morrer, para encontrar o que eu descreveria como uma nova chance de vida. Eu ainda não consigo superar o quão sortudo eu sou de ainda estar aqui”, disse Kieran ao site Boot Music.

Poderia ter sido o melhor disco do Circa Waves, mas a banda não colaborou lá muito. Marcado pelos problemas pessoais do vocalista Kieran Shudall – que fez uma operação cardíaca em 2023 e ficou entre a vida e a morte – Death & love pt. 1 é aquele típico disco legalzinho, que não compromete tanto, mas que poderia ter saído bem melhor. O Circa Waves volta “lembrando” uma série de grupos, mas sem conseguir usar uma cola própria para unir tantas referências e “recados” que pulam de uma faixa para a outra.

Vá lá que o disco abre com uma faixa boa: American dream abre em clima Pixies, com base seca de guitarra, e vai ganhando uma base mais próxima do indie rock dos anos 2000 – já a letra, feita provavelmente bem antes dos Estados Unidos embarcarem sem disfarce na escrotidão política, reflete a chegada de um jovem inglês a Nova York, com versos como “então eu caminho pelo Central Park/tentando encontrar meus pés, mas a rua ficou escura/e eu vi coisas que você nunca viu/oh, eu sou um garoto inglês com um sonho americano”, sem sombra de ironia. Like you did before traz Kieran botando em melodia os pensamentos da internação (“neste quarto escuro, estou subjugado/estou confuso, clamando por ajuda”) numa música que parece uma mescla de Harry Styles e Strokes – mas parece com canções pouco inspiradas de ambos, vale dizer.

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We made it caminha por um terreno perigoso: soa como uma mescla do indie rock norte-americano dos anos 2000 com a época em que bandas como Snow Patrol e Coldplay eram boas. Um certo tom dramático no estilo das bandas emo chega perto do grupo em Le Bateau, e um clima meio batido de rock de pista toma conta de Everything changed, cuja letra é relato bem fiel das mudanças na vida do vocalista (“eu sei que você queria que as coisas permanecessem as mesmas/bem, querida, tudo mudou, tudo mudou”). A bacaninha Hold it steady reza na cartilha do pop adulto oitentista.

No entanto, é no final do disco que se encontra uma faixa que deveria servir de modelo para o Circa Waves: Bad guys always wins tem lá seus cruzamentos com o som do The Jam, com um tom bittersweet no fim. A letra mistura dores de corno e recomeços (“e às vezes é difícil quando você se sente excluído/e você acha que pode ser deixado para trás/apenas prenda a respiração e vá devagar/linha por linha”). Vale louvar a capacidade do Circa Waves de explorar coisas diferentes, mas é para aguardar a parte 2 desse disco (sim, tem uma parte 2) na esperança de inspirações melhores.

Nota: 6,5
Gravadora: Lower Third/PIAS
Lançamento: 31 de janeiro de 2025

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