Connect with us

Cultura Pop

A fase 1972 de Arthur Lee de volta

Published

on

A fase 1972 de Arthur Lee de volta

O New Musical Express resolveu fazer uma reportagem bem interessante sobre um dos nomes mais cultuados da história do rock – ninguém menos que o líder do grupo psicodélico Love, Arthur Lee (1945-2006). Tudo porque acaba de sair Circles, disco póstumo do rapper Mac Miller, morto de overdose em 2018. E uma das faixas do disco, Everybody, é uma versão bem interessante de uma música solo de Lee, Everybody’s gotta live, gravada por Arthur num disco solo de 1972, Vindicator.

Olha as duas faixas aí.

Possivelmente muitos fãs de rock que estão entre os 35 e 50 anos conheceram Lee por causa do terceiro disco do Love, Forever changes (1967), tido como clássico por uma lista enorme de artistas – há ecos do som desse disco em LPs de Ramones, Flaming Lips, Tame Impala e um monte de outras bandas.

Raro roqueiro negro no meio da psicodelia americana, Arthur Lee era filho de um músico de jazz que abandonou a família logo que se separou da mãe dele. Desde cedo quis unir o estilo musical a blues, rock e folk, e logo descobriu os limites largos da pré-psicodelia. Também adorava Mick Jagger e costumava se dizer “um americano negro imitando um inglês branco imitando um americano negro”.

Lee, tido como gênio por amigos como Jimi Hendrix, nunca foi um sujeito dos mais fáceis. Era autoritário como líder do Love, tinha um humor instável e costumava provocar os próprios colegas de banda no palco. Certa vez, enciumado pelo sucesso que o guitarrista do Love, Bryan Maclean, fazia com as mulheres, mandou o músico parar de tocar em pleno show. Como o Love mal tinha um empresário, era o próprio Lee quem tomava à frente da banda nas negociações com a gravadora Elektra – o que ajudou o grupo a conseguir um adiantamento de cinco mil dólares logo no primeiro disco. Só que o vício em heroína (e o excesso de LSD) por parte de Lee começou a provocar desgastes em todas as relações do grupo.

Em 1969, Lee viu-se sozinho no grupo, e com a responsabilidade de montar um novo Love só para cumprir contrato com a Elektra. Juntou-se com três novos músicos e lançou Four sail, tido como uma má sequência para Forever changes. A carreira do Love (que depois foi para o pequeno selo Blue Thumb) teve ainda discos como False start (1970), que incluía gravações de Hendrix com Lee e era bastante influenciado pelo som do autor de Purple haze. E Reel to real (1974), o último disco e a última tentativa de Lee de ter uma carreira formal como bandleader.

O álbum foi vendido pela gravadora RSO (a mesma de Eric Clapton) em propagandas publicadas em revistas como uma mescla de Byrds, Manfred Mann e Earth, Wind & Fire, mas a coisa não andou como o esperado.

Ensanduichado entre False start e Reel to real, saiu o primeiro disco solo de Lee, Vindicator (1972). O disco surgiu de uma lua de mel entre Lee e a gravadora A&M, por intermédio do produtor Allan McDougall, que assistira o cantor ao vivo  e se surpreendera de descobrir que ele estava sem gravadora.

Na época, num papo com o New Musical Express, Lee manifestou interesse até em projetos bizarros como reunir a formação inicial do Love para alguns discos e shows, e contou que tentou levar a turma para A&M mas ninguém quis. Em vez deles, juntou-se com um time de ratos de estúdio (entre eles o pianista de rock e jazz Clarence McDonald) e apelidou o grupo de acompanhantes de Band-Aid. Também reclamou que não poderia assinar com o Love em outra gravadora porque a A&M não deixaria (!).

O Love ainda demoraria mais um tempo em turnê e seria um projeto reativado de vez em quando. Arthur gravou mais um disco solo epônimo em 1981 e voltou com o Love em 1992, gravando Arthur Lee & Love. Foi preso em 1995 por um crime envolvendo armas de fogo. Foi solto em 2001, voltou a dar shows e gravar, mas em abril de 2006, foi divulgado que o líder do Love estava com leucemia.

Até sua morte, em 3 de agosto, aconteceriam ações beneficentes para ajudá-lo. Entre elas, um show no Beacon Theater em Nova York, em junho, do qual participaram nomes como Robert Plant, Ian Hunter, Ryan Adams e Yo La Tengo. Tem um trecho no vídeo abaixo.

Cultura Pop

No nosso podcast, o recomeço de John Lennon entre 1969 e 1970

Published

on

No nosso podcast, o recomeço de John Lennon entre 1969 e 1970

No começo de sua carreira solo, John Lennon era um artista brigão, politizado, dado a excessos, que estava de cara virada para seus ex-colegas de Beatles, e que havia encontrado um pouco de paz em seu relacionamento com a artista asiática Yoko Ono. Em meio a isso, alternava protestos, álbuns experimentais (ambos feitos com a nova esposa) e seus primeiros singles, com músicas guerrilheiras como Cold turkey e Instant karma!

Entre 1969 e 1970, parecia que acontecia de tudo na vida dos Beatles. E por tabela, na vida de John, que vivia um dia a dia de brigas, entrevistas malcriadas, gravações novas, ameaça de falência, problemas no novo casamento e um processo de autodescoberta que aconteceu depois que um certo livro apareceu na sua caixa de correio… A gente termina a temporada de 2024 do nosso podcast, o Pop Fantasma Documento, recordando tudo que andava rolando pelo caminho de Lennon nessa época. Termine de ouvir e ataque a super edição turbinada de John Lennon/Plastic Ono Band (1970) que chegou às plataformas em 2020. E, ei, não esqueça de escutar Yoko Ono/Plastic Ono Band, que saiu junto do disco de John.

Século 21 no podcast: Juanita Stein e Caxtrinho.

Estamos no Castbox, no Mixcloud, no Spotify e no Deezer .

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: reprodução internet). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.

(temos dois episódios do Pop Fantasma Documento sobre Beatles aqui e aqui).

Continue Reading

Crítica

Ouvimos: The Cure, “Songs of a lost world + Songs of a live world: Live Troxy London MMXIV” (ao vivo)

Published

on

Ouvimos: The Cure, “Songs of a lost world + Songs of a live world: Live Troxy London MMXIV” (ao vivo)

Sério que Songs of a lost world, álbum novo do The Cure, já ganhou rapidamente uma edição deluxe com um registro ao vivo de todas as faixas do álbum? Sim, ganhou essa edição acrescida do rabicho Songs of a live world: Live Troxy London MMXIV. Até porque se o disco já fez bastante sucesso, a noite de lançamento do álbum foi inesquecível – com um show da banda em 1º de novembro no Troxy London, tocando todo o repertório do começo ao fim, além de vários hits. E é justamente o repertório do disco executado nessa noite, ao vivo, que surge como “disco 2” do álbum.

O Cure, redescoberto por novas gerações e por uma turma que não necessariamente é fã deles, mas curte os hits e gosta de curtir uma fossa, meio que vai tentando dar uma de U2: além de oferecer mais um mimo para os fãs, a banda vai doar todos os royalties deste lançamento para a instituição de caridade War Child. Na loja online do grupo existe um hotsite (ainda se usa esse termo?) só para as diferentes versões de Songs of a live world e para duas edições diferentes em vinil vermelho de Songs of a lost world: uma deles apenas com o disco original, e outra em formato duplo, trazendo as músicas em versões instrumentais no disco 2 (reparem bem: Songs tem músicas em que o vocal começa quase no fim da faixa, e que já são quase instrumentais, mas aí vai quem quer).

  • Apoie a gente e mantenha nosso trabalho (site, podcast e futuros projetos) funcionando diariamente.
  • Resenhamos Songs of a lost world aqui.

O show inteiro daquela noite possivelmente você já viu no YouTube (se não viu, veja lá embaixo deste texto). E possivelmente você ficou impressionado/a como o The Cure voltou disposto a se transformar num espetáculo. Só que sem as presepadas do Coldplay e sem os truques de mágica do U2: é só a banda, num cenário escuro e esfumaçado, com muito peso e imponência visual e auditiva. As músicas do álbum transportadas para o “ao vivo” soam um pouco mais humanizadas, especialmente no caso de canções que, no disco, eram torrentes de ruído, como Warsong e Alone.

And nothing is forever destaca a magia dos teclados que, rearranjados, poderiam estar até num disco do Péricles – esse lado popularzão sem deixar de ser “dark” sempre foi uma das grandes forças do Cure. A ambiência do Troxy deixou músicas como I can never say goodbye (feita por Robert com o pensamento na morte de seu irmão mais velho Richard) e Endsong bem menos robóticas e desprovidas de qualquer traço de frieza. Se o disco novo do Cure é triste, a contrapartida ao vivo é a prova de que o show é feito para fãs que curtem chorar baldes ouvindo música. E tá tudo bem.

Nota: 9
Gravadora: Fiction/Polydor

Continue Reading

Crítica

Ouvimos: Dead Boys, “Live in San Francisco”

Published

on

Ouvimos: Dead Boys, “Live in San Francisco”

A Cleopatra Records, uma gravadora de Los Angeles que se dedica a lançar em edições oficiais-ou-quase antigos discos piratas (boa parte deles de punk rock, psicodelia e pedradas obscuras dos anos 1960) revisita agora o catálogo de bootlegs dos Dead Boys, com esse Live in San Francisco.

O show foi gravado em 2 de novembro de 1977, na época de lançamento da estreia do grupo, Young, loud and snotty (1977) e já esteve nas lojas com vários nomes: Live 1977, Live in Old Waldorf (local em San Francisco onde rolou o tal show), Down in flames, etc. Não muda o fato de que é um piratão legítimo, com qualidade de gravação de demo antiga (foi tirado na verdade de uma transmissão da emissora KSAN-FM) e sem muitos tratamentos. Mostra pelo menos o peso do grupo na época, além de uma seleção de faixas de Young, além de algumas que sairiam só no segundo álbum, We have come for your children (1978).

O material dos Dead Boys seria bastante influente em gerações posteriores do punk, do power pop e até do rock pauleira (Guns N’Roses, por exemplo). A abertura com Sonic reducer e All this and more mostra um estilo de punk rock herdadíssimo de artistas como Alice Cooper, Ramones, David Bowie, Rolling Stones, New York Dolls. Um som que, mesmo antes do vocalista Stiv Bators abrir a boca, já se impunha pela atitude, pelas microfonias e pelo clima descompromissado musicalmente – no nível da desafinação em alguns momentos, como em All this and more, a desbocada Caught with the meat in your mouth e outras, todas aplaudidas por uma plateia audivelmente pequena, mas animada.

  • Apoie a gente e mantenha nosso trabalho (site, podcast e futuros projetos) funcionando diariamente.
  • Stiv Bators: o “outro nome” do punk em documentário
  • Entrevista: Frank Secich fala sobre a pouco lembrada (e ótima) carreira solo de Stiv Bators

Flame thrower love, que sairia só no segundo disco, está no álbum ao vivo e já trazia uma diferença em relação ao material anterior: era uma canção punk basicamente construída em cima de um riff pesado, algo bem mais próprio do hard rock. A destrutiva Son of Sam, entre gritos de Stiv e viradas erradíssimas do baterista Johnny Blitz, era formada por uma estranha mescla de pós-punk deprê e acordes poderosos na linha do The Who. No final, a cacofonia de Down in flames, cantada por Bators quase sem voz, e a homenagem aos Stooges com a releitura de Search and destroy, com microfonias no fim.

Os Dead Boys não sobreviveriam, pelo menos inicialmente, ao excesso de drogas, às incompreensões do mercado e a seu próprio comportamento destrutivo. O grupo voltou em 2017 e recentemente anunciou um disco gravado por uma turma all-stars, liderada pelo guitarrista original Cheetah Chrome – disco esse que já causou polêmica porque o vocalista Jake Hout acusa a banda de querer usar a voz do falecido vocalista Stiv Bators em IA. Só vendo, mas o passado, com todos os seus defeitos e qualidades, tá aí.

Nota: 7,5
Gravadora: Cleopatra Records

Continue Reading
Advertisement

Trending