Connect with us

Cultura Pop

E aí, será que chegou a hora de reavaliar Live Evil, do Black Sabbath?

Published

on

E aí, será que chegou a hora de reavaliar Live Evil, do Black Sabbath?

Live evil, o mal-amadíssimo disco ao vivo do Black Sabbath lançado em 1982: você daria uma segunda chance para ele?

Bom, tem muita (mas muita) gente que não aguenta nem sequer chegar perto das versões do Black Sabbath para músicas como N.I.B. e Black Sabbath com Ronnie James Dio no vocal. O que soava graciosamente tosco na voz de Ozzy Osbourne ganhou um ar teatral e (vá lá) brega com o segundo vocalista do grupo à frente. O disco também está longe de ser o álbum dos sonhos de Tony Iommi, guitarrista do grupo. E saiu numa época em que o relacionamento dentro do “novo” Black Sabbath estava chegando a um ponto em que ninguém se entendia mais.

Dio tinha chegado lá como uma promessa de cantor com a cabeça no lugar (coisa que Ozzy já não estava em condições nem de fingir ser, por causa do excesso de drogas) e de compositor habilidoso, do tipo que poderia pegar uma ideia de Tony Iommi e transformá-la numa canção excelente em poucos minutos. Foi assim com Children of the sea, que acabaria gravada pela banda no primeiro disco com o cantor nos vocais, Heaven and hell (1980).

A música foi feita no primeiro encontro de Dio com o Sabbath – na cabeça de Iommi, era um teste, mas o futuro frontman não sabia disso. Naquele período, Tony estava convencido de que Ozzy Osbourne, totalmente fodido por causa das drogas, era o principal problema da banda. Haviam ainda o uso de drogas nada recreativo por parte do próprio guitarrista, o alcoolismo do baterista Bill Ward e a depressão (e enfim, também o excesso de drogas) na vida do baixista Geezer Butler.

Dio, por sua vez, não estava num dos melhores períodos da sua vida quando topou entrar para o grupo. Tinha sido demitido do Rainbow por Richie Blackmore e estava sem ter de onde tirar grana – a herança de sua avó, recentemente falecida em 1978, o salvou. A esposa de Dio cortou um dobrado para convencê-lo a aceitar fazer uma jam com Iommi, Ward e Butler, mas ele foi lá e ganhou a vaga.

A permanência de Dio no Black Sabbath foi marcada por mais drogas e mais problemas internos – e por diferenças marcantes entre a postura do vocalista e a do resto da banda. O Sabbath mal conseguia se comunicar direito com jornalistas e fãs, enquanto Dio era o cara que passava horas dando autógrafos e sabia dar entrevistas. Dio não curtia drogas pesadas, enquanto Iommi estava entrando para o clube dos primeiros usuários de crack (!) lá por 1980. Tanto Geezer e Iommi (Ward saiu do grupo em 1981 e estava tentando manter-se vivo) reclamavam que Dio tinha levado a sério demais a proposta de ser quase um “sócio” do grupo na nova formação e andava muito folgado e autoritário. Além de estar interferindo até mesmo nos negócios envolvendo o nome da banda.

E foi nesse clima “bonito” que veio Live evil, em dezembro de 1982. As interpretações de Dio deram uma cara diferente (e vá lá, mais teatral) às canções antigas do grupo e o repertório gravado nos discos Heaven and hell e Mob rules (1981) surgia também ali.

Na real, havia uma pequena, er, disputa sobre a primazia do repertório do grupo ao vivo, já que em 1980 havia saído um pirata oficial do grupo ao vivo com Ozzy no vocal, Live at last. E o próprio Ozzy havia revisto o repertório antigo do Sabbath em seu duplo ao vivo Speak of the devil, lançado um mês antes de Live evil – por exigência do próprio Ozzy e do selo Jet, que queriam o disco nas lojas antes do LP do Sabbath.

As histórias bizarras sobre a mixagem do disco foram contadas em bios como Black Sabbath, de Mick Wall. Dividido em duas duplas, o grupo aparecia em horários diferentes no estúdio para a mixagem. O que se comentava era que Dio e o baterista Vinnie Appice só apareciam por lá de noite, com os outros já fora do estúdio. E mexiam em tudo.

A história foi contada a Iommi pelo técnico de gravação, e bate de frente com fatos comprovados, como os hábitos diurnos do vocalista. Seja como for, Iommi não gostou e já quis direto sacar o cantor do Sabbath. Só que jogou pra Geezer a responsabilidade de dizer a Dio que daquela forma não estava funcionando. O vocalista entendeu que estava fora da banda, saiu do grupo dizendo que Live evil era “uma merda” e acusando o grupo de ter feito acréscimos de estúdio no LP todo.

E aí que vale descobrir aquele que é o primeiro registro ao vivo oficial do Black Sabbath e um disco que fez a nova geração de fãs de som pesado descobrir a banda. Inclusive no Brasil, onde o álbum foi lançado com certo destaque. Para muitos dos novos fãs, não havia nem futuro para o Sabbath sem Dio, uma vez que a banda parecia ter descoberto o melhor substituto para Ozzy Osbourne.

E o mundo mudaria bastante no entorno do grupo: Ozzy viraria um dos maiores nomes do rock e Dio conseguiria finalmente criar uma banda para chamar de sua (o Dio, que conseguiu muito sucesso com Holy diver em 1983). Só o Black Sabbath é que demoraria bastante para se acertar: em 1983 pôs Ian Gillan no vocal e gravou Born again, disco bom, mas do qual o próprio Tony Iommi diz não gostar. Depois iniciou uma longa associação com o cantor Tony Martin. Mas isso é outra história.

https://www.youtube.com/watch?v=gIlpTmLM9sA

 

Cultura Pop

Relembrando: Built To Spill e Caustic Resin, “Built to spill caustic resin” (1995)

Published

on

Relembrando: "Built to spill caustic resin", Built To Spill e Caustic Resin

Built To Spill e Caustic Resin são duas bandas bem desafiadoras do rock independente norte-americano, ambas vindas de um local pouco usual em se tratando da história do rock (a cidade de Boise, em Idaho), e que permaneceram ligadas por um bom tempo. A primeira, uma multi-formação liderada eternamente pelo músico Doug Martsch, caminhou entre o guitar rock, o punk e o slacker rock (aquele estilo despojado, geralmente usado para classificar o Pavement). A segunda, contando com relativamente poucas mudanças de line-up, dedicou-se a um “metal alternativo” mais próximo de Neil Young, do Grateful Dead e do Velvet Underground do que das noções comuns de música pesada.

  • Apoie a gente e mantenha nosso trabalho (site, podcast e futuros projetos) funcionando diariamente.

Como costuma acontecer com bandas-irmãs, uma delas foi para cantos um tanto quanto diferentes da outra. O BTP, que, durante shows recentes na América Latina, chegou a contar com dois músicos brasileiros (o baixista João Casaes e o baterista Lê Almeida), foi contratado da grandalhona Warner por duas décadas e fez turnês extensas. O Caustic Resin, que não grava desde 2003 e em tese, está em hiato, passou boa parte do tempo contratado do selo indie californiano Alias.

Em 1995, pouco antes do Built To Spill partir rumo a Warner e deixar o selo Up Records, de Seattle (por onde o Caustic Resin também havia passado), as duas bandas se juntaram num EP igualmente lançado pela Up. A junção dos nomes das duas bandas no título fez o EP se chamar literalmente Built to spill caustic resin (“construído para derramar resina cáustica”, em português), o que já dava uma imagem do aspecto corrosivo que a música poderia ter. Na formação, Doug (voz e guitarra) ao lado de dois integrantes do Caustic, James Dillion (bateria) e Tom Romich (baixo), além de um membro comum às duas bandas (Brett Nelson, voz e guitarra).

O EP reúne em quatro faixas as características das duas bandas: os ganchos musicais do Built e as viagens sonoras pesadas do Caustic. Duas das faixas, a irônica When not being stupid is not enough e She’s real, são bem extensas. Na prática, boa parte do material tem até mais a ver com o som que o Built vinha fazendo em sua primeira fase, de discos como a estreia Ultimate alternative wavers (1993), que tinha músicas repletas de partes diferentes. Mesmo quando surge uma música creditada ao Caustic e que tem bastante a cara deles, a psicodélica e gritada Shit brown eyes. O longo power pop She’s real, que encerra o disquinho lembrando uma versão zoada do Weezer, é creditado ao músico e artista visual Tae Won Yu, e foi composto quando ele fazia parte da banda indie Kicking Giant, liderada pela musicista Rachel Carns.

Mesmo sendo um EPzinho independente e, de certa forma, restrito, Built to spill caustic resin teve lá sua cota de problemas. A foto da capa, trazendo ovos de peixe e duas simpáticas larvinhas, teve que ser mudada assim que o autor da imagem descobriu o disco. Já a história da Up Records, que lançou discos de artistas como Quasi, Tad e Modest Mouse, durou até o licenciamento de seu catálogo para a Sub Pop, em 2018.

Continue Reading

Cultura Pop

Relembrando: Interpol, “Turn on the bright lights” (2002)

Published

on

E os 20 anos de Turn On The Bright Lights, estreia do Interpol?

Mal dá para crer que a banda novaiorquina Interpol não chegou a ter problemas com a organização policial americana. Mais inacreditável ainda é a lembrança de que o grupo fazia shows concorridíssimos no começo da carreira, quando eram estudantes universitários, mas não tinha um nome. Ao optarem por Interpol, justamente no comecinho da web 2.0, Paul Banks (voz, guitarra, hoje baixista), Sam Fogarino (bateria), Daniel Kessler (guitarra solo, voz) e Carlos D (baixo) não escaparam de receber várias mensagens por engano, de gente que pensava mesmo estar falando com a polícia americana, e não com uma banda iniciante (há um tempinho, isso rolou de novo, e no Brasil).

“Recebi alguns e-mails sérios sobre pessoas que se perderam, que outras pessoas estavam tentando encontrar, ou e-mails sobre golpes em que as pessoas caíram”, contou Kessler ao Pitchfork em janeiro de 2003, poucos meses após lançarem a estreia Turn on the bright lights (de 20 de agosto de 2002). “Um dos e-mails foi ‘meu carro foi roubado’”, contou.

A estreia do Interpol devolvia ao cenário novaiorquino muitas das influências que bandas como Velvet Underground tiveram sob os grupos ingleses. Em pleno retorno da sonoridade do pós-punk, marcada pela chegada ao mercado americano de bandas como Strokes, o Interpol assemelhava-se a bandas como Joy Division, Echo and The Bunnymen e nomes mais recentes como Ride.

  • Apoie a gente e mantenha nosso trabalho (site, podcast e futuros projetos) funcionando diariamente.

Os vocais de Banks, mesmo sendo mais empostados, são até hoje bastante comparados aos de Ian Curtis, e no disco do Interpol havia Obstacle 1 e Obstacle 2 como havia Exercise one na obra do JD. A canção da banda inglesa era bem mais assustadora do que o pós-punk marcial e volumoso do Interpol, claro, mas a letra de Obstacle 1 é igualmente sombria (“você vai se esfaquear no pescoço/mas é diferente agora que estou pobre e envelhecendo/nunca mais verei esse lugar”).

Havia muito ali também de bandas geralmente pouco comentadas, como The Sound (o clima cavernoso dos vocais e das melodias era herdeiro direto deles). A paixão de alguns integrantes do Interpol por música eletrônica fazia com que Turn on the bright lights fosse um disco cheio de climas diferentes, e que funcionasse como um relógio. embora a estreia da banda fosse bastante orgânica, maturada pelo uso do estúdio como um instrumento musical,  durante seis semanas de isolamento.

Untitled surgia em tom de abertura de filme, preparando o ouvinte para músicas como Obstacle 1, NYC (uma balada shoegaze que mostra o lado sombrio da “cidade que nunca dorme” e que cita o título do disco), PDA (a canção mais ligada ao rock de Manchester já produzida por uma banda americana), Stella was a diver and she was always down (essa poderia estar no Heaven up here, segundo LP do Echo and The Bunnymen). Tudo em Turn on tinha um certo ar de desilusão com as luzes de Nova York, um sentimento que fazia todo sentido no pós-11 de setembro.

Há quem defenda que Turn on the bright lights acaba na nona faixa, a ágil e meio punk Roland, com letra sanguinolenta falando sobre um açougueiro polonês que seccionava pessoas – um personagem aparentemente de ficção, mas que dizem ter sido inspirado no assassino americano Richard Kuklinski, morto em 2006. Os próprios integrantes viam The new e Leif Erikson, as duas verdadeiras últimas músicas, como separadas do disco – a última, em particular, soa como um pop sessentista sombrio, herdado do Velvet Underground e de Nico, encerrado por uma parede de guitarra e voz.

A estreia do Interpol foi um excelente exercício, que gerou imediatamente um grande prosseguimento, Antics (2004), e um disco mais controverso e um tanto mais sombrio, Our love to admire (2007). E a história do Interpol continua, com a banda reduzida ao trio Paul Banks, Daniel Kessler e Sam Fogarino. Rolou inclusive uma vinda há algumas semanas ao Brasil.

Ah, sim: quando o disco completou 20 anos, a banda pôs no YouTube o vídeo de divulgação do álbum, lançado na época apenas como um EPK para a imprensa. Pode ser visto abaixo.

Continue Reading

Cultura Pop

No nosso podcast, o começo dos Stone Temple Pilots

Published

on

No nosso podcast, o começo dos Stone Temple Pilots

Não era nada fácil ser integrante dos Stone Temple Pilots nos anos 1990. Os discos vendiam e os shows lotavam, mas não havia muito respeito da crítica, e a cada disco parecia sempre que uma nova chance estava sendo dada ao grupo de Scott Weiland, Dean DeLeo, Robert DeLeo e Eric Kretz. Pior: de tempos em tempos, as turnês eram canceladas e a banda tinha que parar tudo, já que Scott volta e meia precisava encarar uma internação para reabilitação.

Hoje a gente dá uma volta no tempo e faz um sobrevoo no começo do STP. Falamos de tudo (ou quase tudo) que estava acontecendo na vida deles, e damos uma olhada por trás dos discos Core (1992), Purple (1994) e Tiny music: Songs from the Vatican gift shop (1996). E encerramos essa temporada do nosso podcast, o Pop Fantasma Documento, falando de uma das nossas bandas preferidas.

Século 21 no podcast: Billy Tibbals e A Última Gangue.

Estamos no Castbox, no Mixcloud, no Spotify, no Deezer e no Google Podcasts. 

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: Divulgação). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.

Continue Reading
Advertisement

Trending