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Cultura Pop

50 em 21: discos cinquentões no rádio

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50 em 21: discos cinquentões no rádio

Com vários podcasts, canais de YouTube e programas de TV contando histórias de discos clássicos, só faltava uma série de rádio para falar tudo sobre álbuns famosos da música. Não falta mais: a Rádio Roquette-Pinto, do Rio, estreia nesta segunda (7), às 21h, a série 50 em 21, enfocando 15 discos que completam cinco décadas neste ano, um por semana. O apresentador é o produtor e músico Nilo Romero, que convidou Roberto Menescal para abrir os trabalhos, contando a história do disco Construção, de Chico Buarque, que ele produziu.

Nilo, que cuidou de discos como Ideologia, de Cazuza (1988), diz ao POP FANTASMA que a ideia do programa é ouvir música a três: no caso, ele, o convidado e o ouvinte. “Como antigamente, quando as pessoas se reuniam para ouvir música”, recorda. O projeto de festejar as cinco décadas de vários álbuns surgiu após uma conversa com o cantor Toni Platão, diretor artístico da emissora.

>>> Veja também no POP FANTASMA: Várias coisas que você já sabia sobre The Who sell out, do Who

“E a gente comenta os discos como se fazia há alguns anos: ‘olha essa guitarra’, ‘ouve essa letra’, ‘aumenta mais o volume’”, conta. Na estreia, Nilo e Menescal recordam histórias raras de Construção, como o fato da gravação da orquestra do LP ter sido apagada, por um descuido de um auxiliar do estúdio (tudo foi regravado sem Chico nem sequer desconfiar disso). Os dois recordam também que a censura foi bastante forte no lançamento.

50 em 21: discos cinquentões no rádio

“E também o fato de haver uma música de trabalho (a faixa-título) de seis minutos. Ou a opção de colocar a letra de Construção na contracapa”, conta. “Vejo essas músicas grandes como uma coisa curiosa. Esse estouro de músicas com tamanho acima do normal aconteceu com pelo menos três discos que vamos abordar: o do Chico, What’s going on, do Marvin Gaye, e o álbum de Stairway to heaven, do Led Zeppelin. Nessa última, a gravadora não queria que fosse single, não fez o single, e o LP vendeu como se fosse o compacto!”, completa.

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>>> Veja também no POP FANTASMA: Várias coisas que você já sabia sobre Blonde on blonde, de Bob Dylan

Os convidados foram escolhidos por proximidade com o disco enfocado. What’s going on, de Marvin Gaye, ganha participação da cantora Silvia Machete. Paulo Ricardo escolheu o disco de 1971 de Roberto Carlos. Já Roberto Frejat comenta sobre Sticky fingers, dos Rolling Stones, e sobre Fa-tal (Gal a todo vapor), duplo ao vivo de Gal Costa. O álbum da baiana faz parte da vida e da história de amizade entre Nilo e o guitarrista, que vem de longe.

“Eu e Frejat estudamos juntos no colégio e íamos a muitos shows juntos. Inclusive no Teatro Teresa Raquel, onde o disco da Gal foi gravado. A gente ia lá e chegava mais cedo para poder ficar na primeira fila em frente ao Pepeu Gomes (que tocou no show de Gal)“, recorda Nilo, de olho no nicho das pessoas que curtem ouvir álbuns inteiros, apesar do hábito estar cada vez mais escondido em tempos de singles e vídeos. “Não acho que o tempo dos álbuns vá voltar porque música está cada vez mais ligada à imagem. Mas vai sempre haver pessoas que gostam de LPs. E é importante historicamente saber que eles existem”, afirma.

>>> Veja também no POP FANTASMA: Várias coisas que você já sabia sobre Sticky fingers, dos Rolling Stones

Já Pedro Luís vai falar no 50 em 21 sobre o disco de 1971 de Tim Maia. Paulinho Moska vai abordar Jardim elétrico, dos Mutantes. Ritchie, que lançou em 2019 Wild world, CD dedicado ao repertório de Cat Stevens, fala sobre Teaser and the firecat, disco do cantor. “No programa, até colocamos algumas músicas na voz do próprio Ritchie em vez do Cat”, conta Nilo. Que, aliás, chamou também convidados que não são músicos: o fotógrafo Milton Montenegro viu de perto o lançamento do disco sem título do Led Zeppelin (que tem Stairway to heaven) e vai falar dele.

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NILO EM ESTÚDIO

Além do programa, Nilo vem produzindo coisas novas. Cuidou do single de uma cantora adolescente chamada Carol Gibbon e está produzindo a trilha de um documentário chamado Na fronteira da imagem, do cineasta chileno Jorge Duran. Alguns novos lançamentos têm data pra sair: dia 17 de junho sai Mina, uma sobra de estúdio de Só se for a dois, disco de Cazuza que Nilo produziu. A música foi composta por ele mesmo ao lado de Cazuza e George Israel. Para o lançamento, ela ganha um vídeo de animação produzido pelo tecladista Humberto Barros.

Nilo também produziu Estrela Moraes, música do ex-saxofonista do Kid Abelha, George Israel, em homenagem a Moraes Moreira, morto ano passado. O single teve participações de dois filhos de George, Cat (no vocal) e Leo (na bateria, percussão e piano), além de Felipe, filho de Pepeu Gomes (violão). “Sai no dia do aniversário de Moraes (8 de julho)“, anuncia Nilo.

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Cultura Pop

Jimi Hendrix, Moebius, “Voodoo soup”, uma briga e um livro (?)

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Voodoo soup é um (vamos dizer assim) lançamento bem discutível da obra de Jimi Hendrix. Saiu em 1995, já na era do CD, e foi a segunda tentativa de montar o que seria o quarto disco do músico, que teria saido duplo e repleto de faixas novas se o guitarrista não fosse convocado para aquela grande gig no céu. Bruce Gary, baterista veterano que, entre idas e vindas na carreira, acabou indo parar na sensação punk-power pop The Knack, foi convocado para gravar overdubs (!) em duas músicas do disco, o que já bastou para (com razão) tirar o humor de vários hendrixmaníacos.

Após a obra de Hendrix passar para o controle total de sua família, o material todo do tal “quarto disco” (que ainda incluía o bom The cry of love, de 1971) foi compilado no disco First rays of the new rising sun (1997) e Voodoo soup foi esquecido. Mas o disco tinha lá um grande atrativo: pelo menos tinha a famosa ilustração do monstro francês dos quadrinhos Moebius, na capa. No desenho que ilustrava o álbum, o guitarrista aparecia tomando um espécie de sopa psicodélica (é a foto lá de cima). Se você queria saber de algum caso em que a capa se tornou bem mais importante que um disco, tá aí.

Moebius, pseudônimo do francês Jean Giraud (1938-2012), tinha se notabilizado por seus desenhos cheios de paisagens psicodélicas e espaciais, publicados em revistas como a Métal hurlant. E esse desenho que ele fez de Hendrix tem história. Foi feito por ele a partir de uma foto tirada pelo jornalista Jean-Nöel Coghe em 6 de março de 1967, de Hendrix tomando uma sopa num restaurante na França. O desenho de Moebius ainda era maior do que a capa de Voodoo soup faz supor, e foi publicado originalmente na capa de uma edição francesa dupla dos álbuns Are you experienced? e Electric ladyland, lançada em 1975 pela Barclay.

Coghe, ao que parece, se chateou muito – e com razão – por não ter recebido crédito como autor-da-foto-que-inspirou-o-desenho. Não apenas se chateou: ele processou Moebius, pediu um milhão de francos de indenização pelo plágio, mas acabou perdendo.

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Bom, em 1999, poucos anos depois de Voodoo soup, eles se conheceram pessoalmente (isso nunca havia acontecido, incrivelmente), enterraram suas diferenças e Moebius ilustrou um livro de Coghe em que o fotógrafo relatou justamente suas experiências como cicerone de Hendrix na França na época da foto. O livro se chama Emotions électriques e traz Hendrix habitando as mesmas paisagens futuristas e psicodélicas das histórias de Moebius (que sempre foi fã do guitarrista). Olha aí alguns dos desenhos.

Via Open Culture.

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Ronnie Spector: descubra agora!

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Ronnie Spector: descubra agora!

Após alguns anos de sucesso com as Ronettes, Ronnie Spector (que saiu de cena no dia 12 de janeiro) tentou por vários anos voltar ao mainstream. Primeiramente, não deu certo, por causa de um fator bastante complicado: ela era casada com o produtor Phil Spector, um sujeito que sempre deu outras dimensões a palavras como “maluco” e “mau-caráter”.

A partir de 1968, Ronnie tornou-se prisioneira do próprio marido. A cantora de hits como Be my baby ficava trancafiada numa casa com arame farpado e cães de guarda. Cada vez que tentava sair, era ameaçada de morte. Por mais que o próprio Phil se concentrasse em tentar reavivar a carreira dela, o dia a dia era de prisão domiciliar e maus tratos – interrompidos apenas quando Ronnie decidiu fugir de casa, no começo dos anos 1970, e pôs fim ao relacionamento.

Até essa fuga rolar acontecer, gravou com George Harrison, teve um lance platônico com John Lennon (“eu tinha um crush nele”, disse ao Telegraph) e fez algumas gravações. Depois disso, os retornos de Ronnie foram gradativos e incluíram um EP produzido pelo fã Joey Ramone, She talks to rainbows (1999) e um último álbum, English heart (2006), cheio de regravações clássicas.

O POP FANTASMA poderia fazer uma playlist, mas a gente é da antiga e preferiu escolher oito canções solo de Ronnie para você procurar, e escrevemos sobre elas. Pega aí.

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“TRY SOME, BUY SOME” (1971). A estreia solo de Ronnie surgiu das sobras de All things must pass, disco triplo de George Harrison, que havia sido produzido justamente pelo maridão desgraçado Phil. Se as Ronettes estavam acostumadas a narrar encontros e desencontros amorosos, dessa vez sobrou para Ronnie cantar na primeira pessoa as desventuras de uma pessoa que “tentava de tudo” e encontrava deus – o que deixou a cantora bem contrariada, já que ela admitiu ter ficado “perplexa” quando escutou a música. Try some saiu pela Apple, não fez muito sucesso e não rendeu o esperado primeiro álbum para Ronnie.

“YOU’D BE GOOD FOR ME” (1975). Ronnie, já separada de Phil, fez uma tentativa de reativar as Ronettes em 1973, gravando alguns singles de pouca repercussão pelo selo Buddah. Em 1975, foi contratada solo pela gravadora Tom Cat, responsável por lançamentos curiosos como a banda austríaca King Size e a carreira solo de Nancy Nevins, vocalista do Stillwater, a famigerada primeira banda a tocar no festival de Woodstock. O único single de Spector pela gravadora, segundo a própria cantora, “foi um segredo entre ela e o selo”.

“SAY GOODBYE TO HOLLYWOOD” (1977). Num contrato rápido com a Epic, Ronnie gravou duas faixas com a E Street Band, de Bruce Springsteen. Uma delas foi essa versão de Billy Joel. Apesar do single trazer a inscrição “tirada do LP Epic PE: 34683”, o disco inteiro nunca foi completado ou lançado.

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“ITS A HEARTACHE” (1978). Em 1977, Bonnie Tyler, a do Total eclipse of the heart, lançou seu primeiro single, It’s a heartache, composto por Ronnie Scott e Steve Wolfe. A canção demorou alguns meses para sair nos EUA e, quando saiu, a versão de Bonnie disputava espaço com mais duas, a de Juice Newton e a de Ronnie Spector – que saiu por um selinho de Miami chamado Alston Records.

“HERE TODAY GONE TOMORROW” (1980). Finalmente em 1980 saiu o esperadíssimo primeiro LP de Ronnie, Siren. A faixa de abertura era aquela dos Ramones, do disco Rocket to Russia, em versao punk-girl group. O disco é daqueles que você tem que ouvir em alto volume – mas infelizmente está fora das plataformas digitais.

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“LOVE ON A ROOFTOP” (1987). Após reaparecer como vocalista convidada num hit de Eddie Money, Ronnie foi convidada a voltar para a Epic e gravar um segundo disco, Unfinished business. O álbum tinha canções de Gregory Abbott, Don Dixon, David Palmer e o principal single, Love on a rooftop, era de dois top selles do pop: Diane Warren e Desmond Child. Mas não deu certo.

“YOU CAN’T PUT YOUR ARMS AROUND A MEMORY” (1999). O hino de Johnny Thunders  – um dos primeiros hits do ex-New York Dolls em carreira solo – surgiu numa bela versão de Ronnie no EP She talks to rainbows, produção de Joey Ramone e Daniel Rey. “Joey era o artista mais altruísta que eu conhecia. Era uma alma pura, tímido, inocente, apaixonado pela música, e nós dois acreditávamos que uma música nunca precisava se arrastar: dois minutos era o suficiente!”, disse Ronnie ao LA Weekly.

“BACK TO BLACK” (2011). Ronnie gravou a canção imortalizada por Amy Winehouse pouco após a morte da cantora – que se inspirou bastante nela. A gravação foi feita em benefício do centro de reabilitação Daytop Village, com sede em Nova York.

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Coletânea dupla relembra os “discos de ginástica” de Frank Hatchett

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Coletânea dupla relembra os "discos de ginástica" de Frank Hatchett

Diagnosticado com um tumor cerebral em 2008, o coreógrafo e professor de dança Frank Hatchett morreu em 23 de dezembro de 2013, aos 78 anos de idade. O cara que ajudou a revolucionar o ensino da dança (mais apropriadamente aquele estilo de dança conhecido como jazz, que era bastante famoso nos anos 1980) deu aulas em Nova York para alunas como Madonna, Naomi Campbell e Brooke Shields. E foi um dos fundadores do Broadway Dance Center, em 1984.

Até a fama (e a segurança financeira) baterem na porta de Hatchett, ele se apresentou em diversos clubes, e dividiu palcos com nomes como Sammy Davis Jr e Frank Sinatra. Anos depois, já conhecido, chegou a ser chamado de “o doutor do jazz” pelo programa Good morning America. Os ensinamentos de Hatchett não se limitavam à dança, vale dizer. Uma de suas alunas lembrou num obituário que o professor, no contato com os alunos, “lhe diria para ficar em pé, olhar as pessoas nos olhos e mostrar que você é digno. Ele fez isso por milhares de pessoas e foi muito amado”.

Aliás, Hatchett também tinha uma discografia, paralela à carreira de professor e coreógrafo. Foram vários LPs, lançados desde 1973, pelo selo Statler Records, especializado em discos de instrução para aulas de dança. Dá para acompanhar tudo pelo Discogs.

Hoje, os discos de Hatchett estão sumidos até mesmo do YouTube – dá para achar uma faixa ou outra. O mais louco é que Frank não era um cantor, ou mantinha uma carreira como músico ou algo do tipo. Em quase todos os discos “dele”, a voz de Hatchett nem sequer aparecia, o material era em sua maioria instrumental e muitas faixas eram covers. E quem ia para o estúdio era um time de músicos liderados por nomes como o diretor musical Don Tipton ou o arranjador Zane Mark.

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Da ficha técnica de Dance explosion, o disco de 1975, constam nomes como Eric Thomas (baixo), Dennis Byrd (trumpete), Danny Krutzer (teclados) e o próprio Don tocando guitarra. Mas basicamente, ele era mais um cara que colocava a marca dele em discos de música feita para dançar do que qualquer outra coisa. Muita coisa que saía com o nome de Hatchett na capa era ligada ao jazz instrumental ou à música afro-cubana. O objetivo era que as pessoas usassem as músicas na hora do treino.

Isso aí é a versão de Getaway, do Earth, Wind & Fire, lançada num disco de Hatchett.

Wishing on a star, do Rose Royce, ganhou uma versão meio maluca num dos discos de Hatchett, encerrada com ruídos de teremin.

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E a novidade para fãs e para pessoas que acabaram de conhecer Hatchett é que saiu uma coletânea com algumas faixas dos álbuns dele. Sensational! foi lançada em novembro por um selo chamado Telephone Explosion e traz 22 músicas pinçadas direto dos vinis antigos (literalmente, dá pra ouvir o chiado) do coreógrafo. O repertório vai do soul-jazz a coisas do comecinho da onda da dance music, nos anos 1980. Alguns sons mais recentes são bem na batuta do freestyle (caso de Break out, com bateria eletrônica e teclados). E as canções em sua maioria eram bem curtas – o suficiente para serem usadas em treinos e exibições de dança.

Sensational! saiu em LP duplo (arrisque aqui) mas as músicas podem ser encontradas nas plataformas digitais (aliás, são dos poucos discos do coreógrafo que estão nelas). Uma boa oportunidade para recordar Hatchett e relembrar uma época bem louca e variada do mercado fonográfico.

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