Connect with us

Web

Todas as músicas do Radiohead tocadas ao mesmo tempo

Published

on

Todas as músicas do Radiohead tocadas ao mesmo tempo

Cultura Pop

“Here are the young men”: Joy Division em VHS oficial e póstumo

Published

on

"Here are the young men": Joy Division em VHS oficial e póstumo

Here are the young men, único VHS (ou Betamax!) oficial do Joy Division, lançado originalmente em agosto de 1982, era um acompanhante de luxo para o ao vivo póstumo Still, do mesmo ano. Ambos saíram quando o Joy Division (você deve saber) já havia acabado. Já o New Order, continuação do grupo, não apenas era uma realidade, como estava caçando um rumo na vida e já era considerado uma banda promissora – correndo lá seus riscos de ser uma eterna banda “promissora” que ficou na promessa.

Havia a ideia da gravadora Factory de compilar, para o vídeo, todas as aparições do JD na TV britânica. Não deu certo porque emissoras como a BBC e a ITV queriam uma baita grana para liberar seus arquivos. Restou ao selo usar o material quase caseiro da banda tocando no Apollo de Manchester, além de filmes em 8 milímetros do grupo tocando na Holanda, e do clipe do sucesso Love will tears us apart, dando ao VHS um aspecto de bootleg costurado oficialmente – com direito a variações na imagem, no som e em tudo o que você puder imaginar.

Vale a pergunta: dá pra ter uma ideia de como era o Joy ao vivo assistindo o vídeo? Até dá, mas é tudo escuro, sombrio, meio fantasmagórico e, às vezes, meio assustador (fazia parte). E, claro, tudo meio lascado, como na abertura com a marcial Dead souls. Mas dava pra ter um vislumbre de como o cantor Ian Curtis se comportava ao vivo, nas dancinhas típicas (que soavam bem menos descoordenadas e mais robóticas do que as de vários imitadores) e nos vocais empostados.

Pelo menos tirando pela versão do VHS que está no YouTube, a edição do vídeo é tão caótica que um trecho da faixa Interzone é cortado abruptamente, e salta para Love will tear us apart num versão um tantinho mais solar e mais pula-pula, com Ian tocando guitarra e a banda se comportando (musicalmente) como o The Who do pós-punk. Day of the lords dá a impressão de soar quase grunge ao vivo. I remember nothing, pelo que dá pra ver pelo vídeo, era só ruído ao vivo. E vale ouvir com atenção músicas como Transmission e She’s lost control. Já nas partes em super-8, fica tudo mais sombrio ainda, muitas vezes com só um spot de luz iluminando Ian.

Here are the young men gerou falatório quando foi lançado. Antes que começassem a acusar a Factory de explorar o arquivo da banda para ganhar trocados (era o indie britânico dos anos 1980…), a gravadora se armou: avisou aos fãs que todo mundo podia copiar o material em outras fitas, sem problema. Já o New Order, na zoeira, anunciou que iria lançar um VHS chamado Here are the old men (mas nunca saiu nada). Confira aí embaixo.

Continue Reading

Lançamentos

Pato Fu lança mini doc com entrevista e clipes gravados ao vivo no projeto Sonastério Ilumina

Published

on

No dia 30 de junho, o projeto Sonastério ilumina lançou um novo episódio com um especial que celebra os 30 anos do Pato Fu. Para esta edição, o projeto apresenta grandes hits da carreira da banda mineira, com sucessos como Canção pra você viver mais, Fique onde eu possa te ver, Perdendo dentes, Sobre o tempo. Todo o conteúdo em áudio e vídeo fica disponível nas principais plataformas digitais e no canal do Sonastério no Youtube.

No estúdio Sonastério, localizado nas montanhas de Minas Gerais, os artistas ficam em imersão criativa para gravarem novas versões de suas músicas, em alta qualidade técnica audiovisual, para o projeto Sonastério ilumina. Todo o processo é registrado e disponibilizado em uma live session com seis músicas em versão inédita, além de um mini documentário com entrevista exclusiva e o making-of.

Para John Ulhoa, guitarrista e principal compositor do Pato Fu, gravar no Sonastério é como ganhar de presente um brinquedo raro. “Nessa época de home-studios que ‘resolvem tudo’, as condições que encontramos por lá são quase uma forma de arte perdida, mas que deixam qualquer músico com um sorriso nos lábios só de entrar naquelas salas. Pra além do espaço e equipamento, gente apaixonada pelo que está fazendo habita por ali. Faz com que a gente se esmere para estar à altura, num sentimento que sei que é recíproco e que resulta em muito som”, afirma o compositor.

Já Fernanda Takai, vocalista, ressalta que a participação no projeto renova os ares da banda. “Eu já estive no Sonastério outras vezes participando de projetos com a Orquestra Ouro Preto, podcast, gravações e agora foi maravilhoso passar mais tempo com o Pato Fu, que raramente sai do habitat que é nosso próprio estúdio na Pampulha. Além de paisagens deslumbrantes, temos a arquitetura sonora perfeita para realizar projetos como o ilumina. Todo o staff também faz a diferença. São pessoas dedicadas e atenciosas, entendem bem do riscado e ainda alimentam a gente com muitas delícias”, destaca.

Foto: André Greco/Divulgação

Continue Reading

Cultura Pop

Fã expande capa de “Californication”, de Red Hot Chili Peppers, com Inteligência Artificial

Published

on

O site RHCP Brasil brincou com a nova ferramenta do Photoshop que completa imagens com o uso de Inteligência Artificial e recriou a capa do disco dos Red Hot Chili Peppers Californication (1999).

Em seu site oficial, a Adobe descreve o novo recurso do Photoshop como um “conjunto revolucionário e mágico que permite adicionar, ampliar ou remover conteúdo das suas imagens de forma não destrutiva”. O autor da nova versão da capa contou que nem foi preciso muito trabalho: ele só selecionou um pedaço da imagem e deu o comando para que o programa gerasse o complemento. O passo a passo tá todo aqui. E a foto nova segue abaixo.

O criador da foto revelou ter tido a ideia após ver o que um usuário do sistema fez com a capa do Nevermind, disco do Nirvana.

O criador de conteúdo Jeferfon Menezes também havia expandido várias capas de LPs nacionais com Inteligência Artificial, e colocou todas no Twitter. Álbuns como Cabeça dinossauro (Titãs) e Chega de saudade (João Gilberto) ganharam profundidade ou detalhes que as capas originais não traziam. Confira abaixo:

E há alguns dias, Roberto de Carvalho publicou a capa do LP Rita Lee & Roberto de Carvalho (1982, do hit Flagra), expandida.

Continue Reading

Acompanhe pos RSS

Sammliz (Foto: Tereza Maciel / Divulgação)
Urgente4 horas ago

Sammliz: introspecção e clima de dream pop em novo single

Lucas Emanuel, criador do Amigos Imaginários (Foto: Gabriela Cordeiro / Divulgação)
Urgente4 horas ago

Amigos Imaginários fala de memórias de infância em “Rua São Sebastião”

Giovani Baroni apresenta mais um mergulho em "bLU" com “Fishy boy”
Urgente4 horas ago

Giovani Baroni apresenta mais um mergulho em “bLU” com “Fishy boy”

Saline Eyes transforma Beatles, Elliott Smith e Radiohead em som agridoce
Urgente4 horas ago

Saline Eyes transforma Beatles, Elliott Smith e Radiohead em som agridoce

Resenha: Bruno Berle – “Sem fronteiras”
Crítica12 horas ago

Ouvimos: Bruno Berle – “Sem fronteiras”

Resenha: The Darling Buds – “Same sun / Same sky”
Crítica12 horas ago

Ouvimos: The Darling Buds – “Same sun / Same sky”

Resenha: Pussy Miel – “Bee raged” (EP)
Crítica12 horas ago

Ouvimos: Pussy Miel – “Bee raged” (EP)

Lustmord Lombardo (Foto: Divulgação)
Urgente15 horas ago

Dave Lombardo e Lustmord criam “ambient satânico” em projeto conjunto

Spotify vai identificar artistas feitos por IA e tirá-los das recomendações
Urgente17 horas ago

Spotify vai identificar artistas feitos por IA e tirá-los das recomendações

Neil Young encontra esperança no caos em “Second song”
Urgente18 horas ago

Neil Young encontra esperança no caos em “Second song”

Resenha: Muzgo – “Um lugar alguém”
Crítica1 dia ago

Ouvimos: Muzgo – “Um lugar alguém”

Howling Bells (Foto: Epizentrum / Divulgação)
Urgente1 dia ago

Howling Bells comemora 20 anos da estreia com relançamento em vinil e demos inéditas

Stereotrilhos (Foto: Divulgação)
Urgente1 dia ago

No single “Esperança”, Stereotrilhos reúne três músicas para encerrar uma fase

Luís Perdiz (Foto: Rebeca Figueiredo / Divulgação)
Urgente1 dia ago

Luís Perdiz desacelera o tempo em “Estadia”, último single antes do álbum

Azú (Foto: Alícia Abe / Divulgação)
Urgente1 dia ago

Azú faz MPB com clima jazzístico no single “Aonde vamos daqui”

Olivia Rodrigo e Foo Fighters com sons novos no... Bandcamp!
Urgente1 dia ago

Olivia Rodrigo e Foo Fighters com sons novos no… Bandcamp!

Bruce Dickinson: "Rock And Roll Hall Of Fame? Nunca"
Urgente2 dias ago

Bruce Dickinson: “Meu próximo disco solo é pesado pra c…!”

DIIV - Foto: Louie Kovatch / Divulgação
Urgente2 dias ago

DIIV muda de rumo com “The fountain”, single produzido por A. G. Cook